Youtube

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

AS TRÊS OBRAS DE JEZABEL NA IGREJA DE HOJE




O ESPÍRITO DE JEZABEL

Apocalipse 2:18-29
Carta à igreja em Tiatira
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. 24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; 25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. 26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

O texto que acabámos de ler, fála-nos da Carta que Jesus pediu ao apóstolo João para escrever e enviar ao responsável/pastor da igreja de Tiatira, uma das sete igrejas da Ásia, mais concretamente onde hoje é a cidade de Istambul na Turquia. 

Esta manhã não tenho como objectivo falar de todos os detalhes que caracterizam está igreja, mas focar-me sobretudo na repreensão que Jesus Cristo faz a esta igreja.

Quando Jesus escreveu a esta igreja, Jesus tinha três objectivos, 
1- Mostrar a realidade que aquela igreja estava a viver na sua época.
2- Um período da história Cristã onde a igreja se assemelha à igreja literal do primeiro século
3- Finalmente Jesus quis que individualmente cada Cristão pudesse analisar se a sua conduta espiritual se assemelha à igreja descrita. 

Vejamos então qual foi a repreensão de Jesus à igreja de Tiatira e o que isto tem a ver connosco hoje! 
Apocalipse 2:20-23
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

Antes de Jesus dar a repreensão a esta igreja, Ele começa primeiramente por a elogiar :
Apocalipse 2:19
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Jesus elogia esta igreja pelas suas OBRAS, pelo seu AMOR pela FÉ, pelo SERVIÇO ao próximo, e pela PERSEVERANÇA. 
Mostrando mesmo que as suas obras vão de bom, para muito bom e de muito bom para óptimo.

Provavelmente a igreja de Tiatira seria das sete igrejas, aquela que mais fazia, talvez a mais dinâmica, uma igreja amorosa que trabalhava em prol dos outros. 

No entanto um mal começou a minar e dividir a igreja.
Tinha aparecido alguém, uma mulher naquela igreja que se intitulava profetiza, a qual Jesus a vai chamar de Jezabel, provavelmente o nome dela não seria esse, no entanto Jesus fez questão de a comparar a Jezabel, uma princesa pagã filha de um sacerdote Fenício que se casou com o rei Acabe, e que era adoradora do deus Baal, e que levou o povo de Israel à prostituição espiritual, afastando-o do verdadeiro culto a Deus Jeová.

Pelos vistos esta mulher tinha entrado na igreja de Tiatira e agora ministrava aos membros, ela denominava-se profetiza, e por isso começou a ter o seu espaço, ensinando e doutrinando a igreja.

A igreja de Tiatira estava a sofrer com a doutrina desta mulher, isto porque ela ensinava a igreja, à conformidade com o mundo.

Na cidade de Tiatira havia o culto ao Deus Apolo, identificado como o sol e a luz da verdade, que era o deus principal da cidade, no entanto, devido ao grande comércio e federações de comerciantes, cada uma delas tinha o deus associado, e por causa disso eram feitos muitos banquetes e festas a essas divindades. 

Perante esta realidade social, esta mulher ensinava a doutrina que os crentes não deviam ter qualquer preconceito, em frequentar estas festas, que cada um devia perceber que era necessário modernizar-se, não ter preconceitos, não ficar para traz quando o comboio da modernidade passasse. 

Queridos irmãos, aquilo que esta mulher pregava em Tiatira no primeiro século, é algo que está a acontecer hoje na igreja. 

A CONFORMIDADE COM O MUNDO.

O MUNDO DIZ: 
-Segue o teu coração
-O mais importante é ser feliz.
-Pensa em ti, 
-Não vale a pena sacrificares-te, 
-Segue o teu caminho.
-Cada um tem a sua verdade,  

 A igreja de hoje está apática, e permissiva. Deixou de ser uma igreja autoritária contra o mal, para ser uma igreja subordinada ao mal. 

A igreja nos nossos dias, falta-lhe autoridade para prevalecer contra as portas do inferno. 

O que é que Jezabel tem feito contra a igreja de Deus hoje? e o que é que hoje a igreja pode fazer contra esta Jezabel? 

GOSTAVA DE VER CONVOSCO TRÊS OBRAS DO ESPÍRITO DE JEZABEL NA IGREJA DE HOJE.

1- DESTRUIÇÃO DO ESPÍRITO DE PROFECIA NA IGREJA.

1 Reis 18:4
4 porque, quando Jezabel exterminava os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.)

A primeira obra de Jezabel na igreja é destruir o espírito de profecia, acabar com a verdade, retirar do nosso coração esse envolvimento com a verdade.

O espírito de profecia é um dom extraordinário na igreja. 

Por vezes pensamos que ter o dom de profecia é chegar para uma pessoa e dizer-lhe tu estás a sofrer mas o Senhor vai te abençoar. A igreja que tem o dom de profecia, é a igreja que tem compromisso com a verdade, e por vezes a verdade mostra que estamos a sofrer, porque estamos em pecado contra Deus, e que precisamos mudar a nossa atitude, a nossa postura, a nossa vida.

Normalmente o profeta nunca era bem vindo, pois ele estava comprometido com a verdade, e hoje, nós gostamos mais de ouvir uma mentira, que possa aliviar a nossa consciência, do que ouvir uma verdade que corta o nosso coração. 

Vejam o que diz Jeremias:
Jeremias 28:8-9
8 Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos. 

Reparem que a mensagem do profeta estava quase sempre associada a um juízo da parte de Deus, 
E caso o profeta, trouxesse uma mensagem de paz, vejam o que era necessário acontecer.

9 O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR.

Quando ouvirmos alguma palavra de conforto, vinda de um profeta, ela só pode ser aceite se na realidade se cumprir. 

O profeta está comprometido com o Deus verdadeiro e com a sua mensagem de verdade, é guerra é guerra, é peste é peste, é mal é mal, é pecado é pecado. 

Mas hoje o espírito de JEZABEL está na igreja para acabar com o espírito de profecia, e para afastar os membros da verdade.

Vejam o que diz Paulo:
2 Timóteo 4:2-4
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Paulo está a falar que virá um tempo que ouvir a verdade, causará coceira nos ouvidos, muitos vão dizer, AQUILO É FANATISMO, não gosto daquele pregador, pois EXAGERA, é RADICAL de mais, é EXTREMISTA, simplesmente porque está a falar de verdades que fazem comichão nas orelhas.

Preferem escolher outros que lhes CONTÉM FÁBULAS, histórias inventadas fantasiosas. 

Quando os membros ouvem fábulas e os pastores contam fábulas, então toda a igreja foi envolvida pelo espírito de JEZABEL, agora, será fácil nos conformarmos com o mundo.

Somos adventistas, além da Bíblia, que contém o espírito de profecia, nós temos também os livros de EGW, que consideramos uma profetiza para o nosso tempo, 
O QUE É QUE TEMOS FEITO COM A MENSAGEM QUE ELA NOS DEIXOU? 
Quando ela fala: da CAFEINA,  DA ALIMENTAÇÃO, DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS, DA MODÉSTIA, DO CASAMENTO.ETC

Hoje olhamos para trás e dizemos, ela está ultrapassada, temos que nos adaptar aos novos tempos. Aquilo que ela diz foi para o seu tempo.

Querido irmão a Bíblia diz: 
Provérbios 29:18
18 Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.

Querido irmão guardas o espírito de profecia dentro de ti? vives aquilo que conheces como verdade? 

Ou Jezabel já destruí esse espírito de profecia? 

------------------------

Gostava de ver convosco a 2ª obra do espírito de JEZABEL na igreja de hoje.

2- DESANIMAR O CRENTE E LEVÁ-LO A DEIXAR O CAMINHO.

1 Reis 19:1-4
1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.

Pouco antes destas palavras o Senhor Deus de Israel tinha se manifestado poderosamente, consumindo o altar que Elias tinha erguido no monte Carmelo, Elias tinha desafiado 850 profetas, adoradores da falsa religião de JEZABEL, e ali ficou demonstrado não só o poder de Deus, como a coragem deste profeta de Deus, que era a voz da verdade no meio da idolatria e de um povo que se tinha deixado influenciar  com as normas e padrões do mundo. 

Depois de Elias matar todos os profetas falsos de JEZABEL, recebe uma ameaça de morte desta mulher, e perante isto foge para salvar a sua vida. 

Corre para o deserto, e senta-se debaixo de uma árvore e pediu para si a morte.

Elias tinha desaparecido de cena, não havia mais profeta para enfrentar a mentira, é bem provável que JEZABEL se tenha sentido vencedora, não mais teria alguém que impedisse os seus intuitos. 

Que grande derrota a de Elias, não só tinha desistido do seu chamado, como queria morrer.

Como é que este homem de Deus, com grande experiência espiritual, com grande comunhão com Deus, com grandes vitorias ao lado de Deus queria agora desistir? 

Queridos irmãos gostava que soubessem que: DEVEMOS TER CUIDADO COM O PODER DE PERSUASÃO DE SATANÁS.

O apóstolo Paulo adverte-nos para: 2 Coríntios 2:11
11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os propósitos.

Queridos irmãos, não podemos ignorar que satanás usa o DESANIMO, a FRUSTRAÇÃO, para DESISTIRMOS DO CAMINHO, ele quer que retrocedamos, fujamos, e descansemos debaixo de um Zimbro. FORA DO CAMINHO.

Este espírito de JEZABEL quando invade o interior do crente, ele chega ao ponto de desistir de tudo ao ponto de querer a morte espiritual na sua vida.

Este espírito de JEZABEL mostra ao crente que ele já FOI LONGE DEMAIS NO SEU PECADO, QUE JÁ Não existe retorno. 

Também diz que os OUTROS NÃO VALEM O NOSSO SACRIFÍCIO, não HÁ RECONHECIMENTO.

Que DEUS ABANDONIU-ME NESTE SOFRIMENTO. 

Este espírito de JEZABEL faz com que os cristãos se entreguem de tal maneira ao CANSAÇO, ao DESÂNIMO, às TRIBULAÇÕES às ANGÚSTIAS, que os cristãos se tornam, MENDIGOS À BEIRA DO CAMINHO.

Deus nunca disse que o nosso caminho seria fácil, aliás ao contrário Ele fala de um caminho estreito, que poucos conseguem andar nele, infelizmente o espírito de JEZABEL insta os cristãos a procurarem sombras de zimbro e beiras de caminho. 

Queridos irmãos, onde estás na jornada que te leva ao céu?  Paras-te? estagnas-te? desistis-te? ONDE ESTÁS?

A única maneira de chegarmos ao céu é estar no caminho, é avançar neste  no caminho. 

Querido irmão, o mais doloroso a ver aquele cristão que já foi um guerreiro ao lado de Deus, que venceu crises conjugais, crises financeiras, que passou montanhas, vales da sombra da morte, mas que derrapante se vê influenciado pelo espírito de JEZABEL, a ponto de desistir de tudo, deixar o céu para trás.

Jezabel convence-nos que o nosso desanimo é maior que o nosso Deus, que a nossa tristeza é maior do que Deus, que o nosso problema é maior do que Deus. COMO VENCER ISTO QUERIDO IRMÃO?

Diz o texto a seguir que Deus vem ter com Elias: 
1 Reis 19:5-8
5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

O Senhor convidava Elias a não ficar na sobra do zimbro, alimenta-o a pão e água, e o faz por uma segunda vez, e recuperando Elias a força seguiu o caminho até horebe. 

Elias foi até à montanha, a montanha onde Deus tinha dado os dez mandamentos, onde Deus tinha feito aliança 
Com o seu povo. 

Elias foi e obedeceu, o segredo para o desânimo, é a obediência, se queremos vencer o espírito de JEZABEL temos de voltar ao dia em que estabelecemos a nossa aliança com Deus e voltar ao caminho da obediência.

A obediência é contra a nossa vontade, a obediência é contra o nosso querer, a obediência é contra os nossos desejos.

Querido irmão, não é a fé, ou as obras que fizemos, não são as experiências passadas que vão vencer este espírito de JEZABEL, mas somente a OBEDIÊNCIA.

----------------------------

Gostava agora de vos falar da terceira obra do espírito de JEZABEL na igreja de hoje

3- FAZER COM QUE OS CRISTÃOS COLOQUEM A SUA VONTADE ACIMA DA VONTADE DE DEUS.

1 Reis 21:1-3
1 Sucedeu, depois disto, o seguinte: Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe, rei de Samaria, tinha em Jezreel. 2 Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais.

O Rei Acabe era rei e pensava que isso lhe dava o direito de fazer e querer o que fosse. Por isso desejou a vinha de Nabote, o que não podia desejar.

Ofereceu outra em troca, ofereceu dinheiro, mas o mandamento de Deus dizia que terras não podiam ser vendidas, nem passar para outras famílias. Era uma herança do Senhor para aquela família desde o tempo da conquista de canaã.

Queridos irmãos, infelizmente muitas vezes como crentes pensamos que podemos muita coisa.

Podemos dizer mal do outro irmão, achar que somos mais do que o outro irmão, que sabemos mais do que o outro.

Por vezes até pensamos que porque somos cristãos já temos o céu garantido, sobretudo quando nos comparamos com os descrentes.

Chegamos ao ponto, de sermos cristãos de pensarmos que até temos o direito de pecar, e que não haverá consequências. 

Só que o rei acabe não podia, mesmo sendo rei, ter a vinha de Nabote.

É aqui que entra o espírito de JEZABEL, depois do marido chegar a casa triste, desanimado, ela vai dizer-lhe: 
1 Reis 21:7
7 Então, Jezabel, sua mulher, lhe disse: Governas tu, com efeito, sobre Israel? Levanta-te, come, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita.

O espírito de JEZABEL sempre nos dirá que a nossa vontade será satisfeita, que tudo me é lícito, mesmo o que não convém. 

Não foi Deus que te abençoou? Então usa o dinheiro como quiseres. 

A tua mulher ou o teu marido já não demonstra amor por ti, vai e arranja outro. 

O pastor da igreja não fez o que querias, vai e difama-o com mentiras e calúnias, usa a tua língua. 

Já não tens o cargo que querias, então deixa a igreja. 

Nesta história JEZABEL montou um plano, e acabou com a vida de Nabote, e com os filhos de Nabote, 

Querido irmão cuidado com os desejos do nosso coração, cuidado com a satisfação da nossa vontade. 

O espírito de JEZABEL diz-nós que vai satisfazer o nosso querer. 

Jesus na oração do pai nosso vai dizer : fáça-se a tua vontade, no getsemani Jesus disse não como eu quero, mas como tu queres.

Mas o espírito de JEZABEL diz, que o mais importante é seguir o meu desejo.

Voltemos ao texto de apocalipse:
Apocalipse 2:20
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos

Esta mulher estava dentro desta igreja influenciando os crentes a se normalizarem com o mundo, 

O estranho nisto tudo não era esta mulher estar a dizer e ensinar estas coisas na igreja. O estranho era a igreja deixar-se influenciar por este espírito, tão contrário ao espírito de Deus.

A pergunta não é como deixaram ela falar tudo isso, a pergunta é, como é que os crentes foram atrás dessa conversa.

Como é possível que um crente deixe de ter amor ao espírito de profecia, e que ponha de lado a palavra de Deus, e deixe de seguir as verdades que lá estão.
como é possível que alguém o desanime a desistir de algo que já foi gánho e está ao nosso alcance? 

Como é possível que alguém tenha introduzido na nossa mente que a minha vontade é mais importante que a vontade de Deus?

Querido amigo, não deixes que o espírito de JEZABEL transforme a tua vida ao ponto de á mentira chamar verdade, e à verdade mentira.

Deus te abençoe, feliz dia. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...