Youtube

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

MAL DE HUMOR A DEPRESSÃO



Mal do humor
Saiba como ajudar alguém que sofre de depressão

“As pessoas com depressão necessitam ser amadas, e não criticadas”.

Augusto César Maia é psicólogo clinico em Campinas, SP.

Você já se sentiu triste, cansado por qualquer coisa, mal-humorado e sem vontade de fazer nada, até mesmo as coisas que normalmente mais o entusiasmam? Já se viu numa situação onde tudo é sem graça? Onde seu sono e ape­tite estão perturbados? E a sua concentração ficando reduzida? E você desistindo da vida?
Pois é, esses sintomas específicos e compor­tamentos discrimináveis caracterizam urna doença que a psiquiatria classifica como depres­são. A depressão compõe o conjunto de trans­tornos do humor. A característica primária e dominante é a mudança dos afetos. Consiste no surgimento de um sentimento generalizado de tristeza, cujo grau pode variar desde um desa­lento moderado até ao mais intenso desespero.
O deprimido desqualifica-se, sente-se inútil e culpa-se por suas deficiências, acreditando que nada pode fazer para melhorar seu estado. Ocorrem crises de choro, perda de peso, insônia, ausência de paladar, o sexo não o excita e as outras pessoas tornam-se desinteressantes. E, para piorar, vem o irmão de fé bem-inten­cionado, mas mal preparado, tentar ajudar e fulmina: “Irmão, ânimo! Como pode um cris­tão ficar assim deprimido? Isso é falta de fé.”
Esse tipo de “ajuda” realça a doença, em vez de gerar recuperação. Em situações como essa, as pessoas com depressão tendem a fazer uma avaliação a partir de uma perspectiva negativa e autocrítica. Acentuam o fracasso e desvalorizam o sucesso; culpam-se a si mesmas, em vez de às circunstâncias; e os pensamentos ne­gativos ocupam um lugar domi­nante na consciência.
Se realmente desejarmos ajudar uma pessoa depressi­va, não devemos tratá-la como no exemplo menciona­do, mas tentar compreendê-la, saber que é muito dolorida a depressão, e que ninguém fica assim porque quer.
As causas da depressão ain­da não são bem definidas. Acredita-se que o despertar das crises aconteça devido à soma de múltiplos fato­res. Para os psicanalistas, a depressão é interpretada corno urna reação à per­da. Basta um acontecimento brutal, inesperado, para que sirva de gatilho. Por outro lado, evidên­cias crescentes indicam que nossos humores são regulados pelas nossas células cerebrais. Nesse caso, a depressão está associada não à deficiência de fé, mas à de um dos neurotransrnissores.
Deus não quer ver ninguém doente, é cla­ro, mas Ele compreende e respeita a situação doentia dos Seus filhos. Deus é o nosso Psicó­logo, e nos deu a Bíblia, um valioso e inesgo­tável manual de psicologia, para que possa­mos cuidar de nós mesmos e do nosso próxi­mo. Em Eclesiastes 7:3, Salomão diz que a tristeza é melhor do que o riso, ‘~porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”. Grande é a sabedoria bíblica; pena que só queiramos ficar no “sempre alegre”.
Ora, mas que psicólogo é esse que, quando eu me achego a ele sorrindo, sentindo-me bem, ele pede para eu sair de lá chorando e triste? É di­fícil para o ser humano entrar em contato com a sua tristeza. Por isso, é sempre mais fácil masca­rá-la com o jogo do “sempre alegre”. E, ao nos encontrarmos com alguém depressivo, tentamos demovê-lo de seu estado, pois seu desalento pode fazer com que a nossa tristeza venha à tona.
Muitas pessoas fogem da dor e da tristeza como se temessem ficar aprisionadas por elas. Mas é justamente enfrentando o mal-estar de certas situações que aprendemos a decidir, a optar, e assim retomamos as rédeas, encon­trando o caminho da cura.
  Pesquisas recentes têm mostrado que o grau de suscetibilidade e vulnerabi­lidade do individuo depressivo tem relação direta com o quan­to ele se sente ou não amado, digno de receber amor e segu­ro em suas relações afetivas.
Por isso, as pessoas com de­pressão necessitam ser amadas, e não criticadas. Quando são amadas, ficam fortalecidas, se sen­tem seguras e dispostas a fazer algo que faça sentido, que ajude a conferir um sen­so de dignidade e valor pessoal. Ao dar os primeiros passos em direção à cura, a pes­soa criará forças e perceberá que é capaz de crescer e sair do processo depressivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...