Youtube

domingo, 4 de fevereiro de 2018

VALOR PESSOAL



Valor pessoal

As pessoas amadas e valorizadas têm mais chance de sucesso

“A sensação de ser amado dá à pessoa a noção de existir, ao mesmo tempo em que agrega um valor positivo à existência”

Augusto César Maia é psicólogo clinico em Campinas, SP.

Quando nos sentimos amados, desco­brimos o sentido da vida, pois viver ser capaz de amar, e só ama quem foi amado. A condição para ser al­guém e ter sido amado. Por isso, amar é fazer al­guém; é formar uma pessoa.
É a capacidade de relacionar que faz de nós pessoas. Você só existe nesse processo relacio­nal. O ser humano é por natureza feito para viver em sociedade, para relacionar-se com os semelhantes. E diariamente. em tempo inte­gral, estamos nos relacionando com pessoas diferentes, culturas diferentes, maneiras de pensar diferentes. O que nos mantém unidos de maneira satisfatória, apesar de todas as di­ferenças, é o amor.
Jesus deixou bem clara a necessidade de desenvolvermos uma boa relação conosco e com os outros quando ensinou: “Ama o teu próximo como a ti mesmo.” É evidente nesse ensinamento que, para nos relacionarmos com os outros, precisamos primeiramente aprender a relacionarmos conosco. O lema so­crático “conhece-te a ti mesmo” é um princí­pio básico para amar o próximo.
O ser humano precisa conhecer o que se passa dentro de si mesmo, o que sente, pensa, imagina, quer, sofre e motiva ações, atitudes e valores para poder amar o próximo. Ou seja, é preciso ter autoconsciência. Essa noção se for­rna na infância e vai sendo ampliada durante a vida, pelo acúmulo das experiências positivas e negativas. É o ambiente familiar que primeira­mente transmite a noção de que a criança é ca­paz, passando a idéia de que seus pensamen­tos, sentimentos e ações têm valor ou impor­tância. E na família que a criança aprende a ter confiança na sua ca­pacidade de realizar. Se nas ex­periências familiares ela ad­quiriu a convicção de que é uma boa semente, po­derá enfrentar os desa­fios da vida com a certe­za de colher bons frutos.
Para isso, o ser hu­mano precisa se sentir amado e valorizado como individuo único e especial. Pois cada um quer ser amado por ser ele mesmo. E exatamente o fato de ser único, com suas experiências e emoções, com suas histórias de vida tão particulares e diferentes, que o torna tão especial. A sensação de ser amado dá à pessoa a noção de existir, ao mesmo tempo em que agrega um valor positivo à existência. Realça a autoconfiança e, princi­palmente, ensina a amar.
A necessidade de receber amor surge como uma experiência positiva fundamental desde a gestação. A criança gerada com amor tem mui­to mais condições de ser receptiva ao afeto. E depois que nasce, continuando a recebê-lo, tenderá a retribuir tudo o que receber. Por isso, as pessoas que tiveram uma noção positi­va de si mesmas, por terem sido amadas, valo­rizadas, incentivadas e elogiadas, são as mais altruístas e de maior sucesso. Não desenvol­vem bloqueios com respeito a suas fraquezas. Não duvidam do próprio potencial, apesar das suas limitações. Sentem-se capazes e merece­doras de sucesso, apesar dos fracassos. Gostam de si mesmas e se relacionam bem com os fa­miliares, os companheiros de trabalho e as pessoas em geral. São capazes de arquitetar ob­jetivos, construir sonhos e transformar nobres desejos em realidade.
As ligações entre as pessoas ficam mais fortes quando se tem unta noção positiva sobre si mes­mo. Ou seja, sempre que eu me valorizo, dou também valor a quem está ligado a mim. Não me refiro ao valor-vaidade, ao orgulho que dá ensejo ao egoísmo, mas ao valor verdadeiro, que visa ajudar e construir, que aprecia a pessoa, sem levar em conta o seu desempenho.

Pessoas com auto-estima elevada são mais sadias psicologicamen­te, menos solitárias e mais so­lidárias, contribuindo para gerar crescimento pessoal e coletivo. Pois somente pessoas que se valorizam podem valorizar outras pessoas. Esse valor dá a li­berdade de crescer e se de­senvolver.
Sinais dos Tempos    Janeiro-Fevereiro/2003

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...