Youtube

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

OUVIDO SENSIVEL




           Ouvido sensível
                É importante ouvir a Deus, ao próximo e a si mesmo

“O medo de ficar em silêncio se deve  ao temor de enfrentar  os subterrâneos mais profundos de si mesmo”

Augusto César Maia é psicólogo clinico em Campinas, SP.

correria do dia-a-dia é uma caracte­rística que define bem a condição do ser humano atual. Procurar en­tendê-la é um modo racional de perceber os sinais dos tempos em que vive­mos, a fim de poder descobrir uma forma de ajudar aqueles que vivem escravizados pelo cotidiano repetitivo que privilegia as exigên­cias externas que o mundo e a convivência com o outro lhes impõem.
Na busca da realização de nossas metas, so­mos constantemente estimulados ao exercício de atitudes cujos objetivos estão fora de nós, e gradativamente vamos nos habituando a pensar e agir sem levar em conta o que está se passando em nosso “mundo interior”.
Talvez o drama do homem moderno con­sista em não saber que tem uma vida interior. Quem é? Por que não consegue fazer tal coi­sa? Qual é a sua função neste planeta? Por que existe? Neste inicio de século, temos ob­servado que o homem, esse desconhecido, tem profunda dificuldade de ficar em silêncio para poder ouvir seu próprio coração.
Aliado a isso existe um desconhecimento profundo do Outro. Somos tão egocêntricos, tão egoístas, que nos incapacitamos para ou­vir os outros. Não sabemos ouvi-los (ficar em silêncio); conseqüentemente, não queremos e não nos detemos para ouvi-los. Fazemos isso porque estamos tão fechados em nosso mun­do que não conseguimos perceber que neces­sitamos do outro. Imagine então nossa difi­culdade de ouvir a Deus, apesar de
orarmos cm nome dEle! Para saber falar, é impor­tante aprender a ouvir. E para ouvir, é preciso silen­ciar. Ficar em silêncio é uma terapêutica que compreende o ouvir. Ouvir a música da cria­ção e dela captar o teste­munho do amor de Deus. Ouvir o coração e a consciência, para me­lhor nos conhecer e diri­gir nossa própria vida. Ouvir os homens sábios, segundo Deus, para enri­quecer-nos com suas experiências e aprender a amá-los. Ouvir o Eterno, Sua palavra, Seu Espírito; receber Sua vida.
Ouvir é a arte de silenciar. Por isso, é preciso to­mar tempo para ficar em silêncio. Tempo de puri­ficar o coração como se desintoxica um toxicôma­no. A transformação é primeiramente interior, de­pois exterior. Silenciar é uma necessidade que sur­ge de dentro para fora. E como o desabrochar de uma flor. E é Deus quem cria dentro de nós a ne­cessidade de, aos poucos, abrirmos, desabrochar­mos para a nossa verdade e o real valor da vida.
É preciso olhar para si mesmo, ficar quieto, a sós, conhecer-se, auto-analisar-se. Assim, o ser humano assume sua pobreza e se abre ao amor de Jesus. O silêncio funciona como um espelho. Promove o encontro com alguém que você não pode deixar de enfrentar: você mes­mo. Ë por isso que há muita gente que entra em pânico com a simples perspectiva de ficar sozinho num fim de semana. O medo de ficar em silêncio se deve ao temor de enfrentar os subterrâneos mais profundos de si mesmo.
Ficar em silêncio é simultaneamente tempo de provação e privilégio. Provação, porque pro­picia um encontro consigo mesmo, que pode ser angustiante, doloroso e conflitante. A prova­ção nos despoja de nossas máscaras, mentiras, suposta segurança e artificialismo. E tempo pri­vilegiado, porque não mais podemos dissimu­lar. Somos obrigados a assumir verdadeiramen­te nossa pobreza radical e finitude esmagadora, que obriga um replanejamento e reformulação de nossos conceitos e valores.
Essa experiência, se bem vivi­da, devolve o gosto pela vida, fa­zendo-nos sentir mais próxi­mos de nós mesmos, dos ou­tros e de Deus e mais conscientes de nossa verda­deira fome e sede. Nessa experimentação perdemos as esperanças faceis de mu­danças mágicas. E essa de­silusão benéfica produz um futuro não ilusório, quimé­rico, incerto, mas sim um fu­turo que nos dá a certeza de maior convivência conosco, com o próximo e com Deus.

Sinais dos Tempos       Janeiro-Fevereiro/2002


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...