Youtube

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO 3ª SESSÃO - ÊXODO





ÊXODO



          Capítulos 1 - 6: descrição do fim da permanência do povo de Deus no Egito. As coisas estavam piorando, o povo orava por livramento, por isto Deus envia um libertador: Moisés.



          Histórias de nascimento na Bíblia: Estas histórias têm uma função especial, não é simplesmente o relato do nascimento de um lindo bebê; as histórias são relacionadas com o nascimento de um libertador. Temos a história do nascimento de Moisés, e ele livra o povo do Egito. Em Juízes temos a história do nascimento de Sansão, e ele deveria ser o libertador contra os filisteus, mas não cumpriu sua missão. Temos, portanto, uma nova história de nascimento - Samuel - e ele deve cumprir aquilo que Sansão não fez. Quando chegamos à história do nascimento de Jesus, a história mais relatada na Bíblia, a maior de todas, ela indica que o maior de todos os libertadores chegou. Não é Aquele que vai livrar do Egito, mas de um inimigo maior. Este é o que nasceu para nos livrar do pecado. As histórias de nascimento na Bíblia, portanto, têm uma função teológica - anunciam a vinda de um libertador.



          Capítulos 7 - 12: fala sobre o diálogo com Faraó e as pragas.



          Capítulos 12 - 15: como resultado da última praga ocorre a libertação de Israel, o Êxodo. Moisés lidera agora o povo para fora do Egito. Eles são libertados através do mar, dos egípcios, que se afogam, e não mais se verá esses egípcios. Então continuam a viagem, a caminho do Sinai.



          Capítulos 16 - 19: a primeira coisa acerca da experiência do povo no Sinai é que há uma aparência, ou semelhança, geral entre o Sinai e o santuário. Consideremos alguns versos em Êxodo 19:


vemos como o povo é preparado ao pé da montanha. O povo deve se consagrar, se santificar, mas notem onde ele deve estar localizado: "marcarás em redor da montanha limites ao povo, guardai de subir ao monte, nem toqueis nos seus termos" (v. 12). Portanto, o povo de Israel que está no acampamento e se consagrou deve colocar limites ao pé da montanha e não deve subir, e nem mesmo tocar, aVmontanha.

. em seguida vemos o aparecimento do Senhor. Notem a Sua aparição: "ao amanhecer do terceiro dia - trovões e relâmpagos e uma espessa nuvem sobre o monte, e clangor de trombetas, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu" (v. 16). E no verso 18 é dito que Deus desce em fogo e fumaça, vemos a majestade e glória de Deus sobre o monte, uma nuvem sobre a montanha e a glória do Senhor se manifesta sobre esta nuvem. Então          instruções são dadas a Moisés (v. 20) e Deus chama Moisés para o cimo do monte (verso 22); alguns sacerdotes devem ir com ele e, no v. 24, Arão também deve ir. Portanto, há          dois grupos de pessoas aí: um grupo vai até uma parte da montanha - os sacerdotes e Arão; mas Moisés se aproxima da Pessoa de Deus, e deixa essas pessoas para trás.


            A sugestão é que um quadro aproximado do santuário está sendo descrito. Vemos na planície o que poderíamos chamar de pátio; os sacerdotes vão até parte do caminho, o que chamaríamos de lugar santo; mas a presença de Deus, que mais tarde será chamada Shekinah (este termo não é bíblico, foi colocado posteriormente ao tempo bíblico, é uma palavra hebraica, mas o hebraico falado após o tempo bíblico. Na Bíblia o termo equivalente é KABOD, que significa a glória, o resplendor que circunda a pessoa). Portanto, Moisés foi até o lugar que chamaríamos de santíssimo, manifestado pela presença de Deus. E é nesta ocasião que os Dez Mandamentos são dados, e é isto o que temos em Êxodo 20.



          Capítulo 20: é importante o conteúdo deste capítulo. Sabemos que parte contém os Dez Mandamentos (vv. 1-17). E o povo novamente olha para o topo do monte, e a manifestação de Deus lá é estarrecedora. O povo pede a Moisés que fale com Deus. Então, no verso 21, temos a segunda instrução deste capítulo: Moisés se chega próximo a Deus e Ele lhe dá novas instruções, desta vez sobre os altares. Duas instruções diferentes são dadas sobre como construir o altar: (a) eles deveriam fazer o altar de tijolos ou então de pedras - e vejam a conexão: Ele dá as leis e então o tratamento quando a lei é quebrada (o que deveria ser feito no caso de ser quebrado o mandamento). Temos aqui, portanto, um par muito importante, que em teologia posterior poderíamos chamar do seguinte: com as leis Deus nos diz como viver (sem dúvida vivemos estas leis pelo poder que Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos dá, e há um nome específico em teologia que chamamos de Santificação, ou vida santificada. Mas o que acontece quando se cai deste estado de vida santificada? Se se quebra estas leis? É necessário um sacrifício. No sistema vétero-testamentário era necessário um sacrifício sobre o altar; no sistema no neo-testamentário temos este sacrifício, o sacrifício de Cristo, de uma vez por todas. O que é cumprido neste caso é aquilo que nos dá a Justificação. Em Êxodo 20, portanto, temos a justificação no altar e a santificação, que é viver as leis. A razão para a indicação deste ponto é porque temos um bom número de Adventistas que parece ter problemas no relacionamento entre a justificação e a santificação. Alguns vão a extremos na justificação e outros na santificação.



          Este é o primeiro exemplo que temos do equilíbrio entre justificação e santificação, e o que é instruído aqui é realizado no capítulo 24. Entre os capítulos 20 e 24, ou seja, 21 e 23, há uma coleção de leis que tem alguns nomes e são chamados os códigos do concerto, ou de pacto. E o que estas leis significam? É uma maior elaboração dos princípios que encontramos nos Dez Mandamentos e há um relacionamento entre os Dez Mandamentos e estes códigos do concerto. Aqui temos princípios elaborados e os casos em que os princípios são aplicados. Portanto, se quisermos ver como os Dez Mandamentos funcionam de fato, no antigo Israel, temos a elaboração dos casos. Por exemplo, "não furtarás" - este é o princípio - e se um homem roubasse um cordeiro em campo aberto deve pagar X moedas de prata.



          Concerto do Sinai - há um acordo entre Deus e Israel - Lev. 26:12: "Andarei entre vós e serei o vosso Deus e sereis o Meu povo". Se quisermos saber qual o núcleo deste concerto antigo, encontramos o seguinte: o acordo de Deus é "Eu serei o vosso Deus" e Israel é parte deste acordo, "Vós sereis o Meu povo". Aí é onde os dois se encontram, as duas partes do concerto. Num verso, numa sentença, temos o centro, o coração do concerto.



          Tem sido dito algumas vezes que este é o concerto das obras, porque eles deviam guardar todas estas leis, mas deveria ser visto que guardar estas leis é algo que nasce de um acordo, um concerto. O guardar das leis é algo que nasce do relacionamento entre as duas partes. Quando Deus diz: "vós sereis o Meu povo", Ele está dizendo "sereis a Minha nação eleita, de todas as nações do mundo Eu escolhi a vós" - isto é eleição, escolha, e é através da graça de Deus que Israel foi escolhido. Portanto, este velho concerto está fundamentado na graça e misericórdia de Deus. Agora, portanto, Deus escolhe e estabelece esta nação como a Sua nação eleita, e então dá a esta nação todas estas leis. Ele dá leis religiosas e políticas, que chamamos de leis civis. Como parte destas leis religiosas estão as leis cerimoniais do santuário e agora, ao considerarmos estas leis, veremos o sacrifício, a expiação. Não é possível dizer, portanto, que este concerto é um concerto de obras, quando as próprias leis estão providenciando agora o sacrifício para a expiação.



          A questão é da relação das obras. O povo que estava ao pé do Sinai guardou as leis porque as leis constituíam o concerto feito com Deus, ou seria o contrário, eles entraram em um relacionamento de concerto com este Deus e, como conseqüência deste concerto, eles guardaram as leis? Realmente a segunda opção: o velho concerto, bem como o novo concerto, ambos são concertos de graça. Ao compararmos os dois, o velho e o novo, em ambos os casos, em primeiro lugar entram num relacionamento de concerto. Em ambos os casos, como conseqüência, vão viver de um determinada maneira, as obras como fruto, ou produto, deste relacionamento. O velho e o novo concertos são estabelecidos na graça. Vemos esta graça mais claramente na cruz. Mas aqui vemos a graça nos sistema de sacrifícios e vemos também na eleição de Israel, portanto, ambos são baseados na graça.



          Será que eles tiveram uma experiência de justificação pelas obras neste concerto? Sim. Este foi um uso inadequado do antigo concerto. Será que temos alguma experiência de justificação pelas obras no novo concerto? Sim. Também é um uso inadequado deste concerto. Portanto, uma tentativa de justificação pelas obras existe tanto no velho como no novo concerto. É sobre isto que os profetas estão reclamando com o povo ao dizerem a palavra do Senhor que não tolera mais os sacrifícios que o povo está oferecendo, porque eles estão usando inadequadamente estes sacrifícios; eles estão oferecendo sacrifícios sem pensar no que estão fazendo. Não é o sistema sacrifical o problema, mas o uso inadequado do sistema.



          A última metade do Livro de Êxodo fala como o santuário deveria ser construído. E eles de fato construíram o santuário desta forma. O código do concerto é finalizado no capítulo 23 e notem o que Moisés faz no capítulo 24: ele recebe as leis de Deus, desce da montanha e, quando desce (v. 4) ele se levanta bem cedo e erige um altar. A segunda parte do capítulo 20 de Êxodo diz "constrói um altar" e agora, no capítulo 24, vemos a realidade, um altar que é construído por Moisés. Notem que este altar não é o mesmo altar que será utilizado no santuário mais tarde. Poderíamos chamar este de um altar "temporário", um altar que é usado até que o santuário seja construído. A construção levou um ano e, durante este ano em que a construção estava em andamento, este era o altar que era usado. Deus não esperou um ano para que o sistema de sacrifícios se iniciasse. No primeiro momento em que Moisés desce da montanha ele construiu o altar e ofereceu sacrifícios sobre este altar. Notem o que ele fez com o sangue deste sacrifício: parte do sangue é derramado ao pé do altar e o resto é espargido sobre o povo; isto significa que este concerto está sendo ratificado, estabelecido.



          No restante do Livro de Êxodo, considerando os capítulos 25 a 30, há algumas instruções sobre como construir o santuário. Há, então, um interlúdio, e o assunto é retomado nos capítulos 36 a 39. E o mesmo ciclo é retomado no capítulo 40. Esta é, portanto, a estrutura:



          . instrução (caps. 25-30);

          . construção (36-39);

          . Deus diz como o santuário deve ser construído (cap. 40) e          ele é de fato construído.



          Basicamente há quatro episódios falando desta construção do santuário. Todos os elementos do santuário, seja qual for a brevidade deste relato, o princípio sobre o qual todas estas instruções são estabelecidas, começa do Santíssimo e vai para fora. O princípio é iniciar do lugar mais santo, indo para o menos santo. Portanto, quando Deus dá a instrução, Ele diz como construir este mais santo, então o menos santo, o pátio e, finalmente, tudo o que está ao redor. E quando eles fazem aquilo, eles trabalham na mesma ordem: do mais santo em direção ao menos santo.



          Quando Deus diz como montar, eles também montam nesta mesma ordem (há uma exceção interessante: o altar de incenso).

          . 25:10 - instrução sobre a construção da arca;

          . v. 23 - instrução sobre a construção da mesa dos pães da           proposição;

          . v. 31 - instrução sobre o candelabro.



           O que deveria seguir-se nesta ordem de dentro para fora seria o altar de incenso, mas não é esta a ordem de instrução. É falado sobre as cortinas, a tenda em geral, o pátio e no capítulo 30 encontramos a instrução sobre o altar de incenso: "porás o altar defronte do véu... onde Me avistarei contigo" (v. 6). A instrução sobre a construção do altar de incenso foi a última. Somente depois de serem dadas as instruções de construção de todas as partes do santuário é que vem a instrução de como construir o altar de incenso. Notem o propósito especial deste altar de incenso: encontrar Deus neste lugar, diante da arca, diante do propiciatório. A razão para esta alusão é porque devemos considerar o livro de Hebreus 9:1-4: parece indicar que o altar pertence ao lugar santíssimo. Geograficamente o altar se encontrava no lugar santo, mas em relação ao ministério ele pertencia, segundo o livro de Hebreus, ao lugar santíssimo. Há comentaristas que dizem que o autor do livro de Hebreus não conhecia a geografia do santuário, que os detalhes não estavam claros, por isso ele colocou o altar no compartimento que não era próprio. Em realidade, ele não usa a preposição "em", ele usa um verbo que tem uma preposição. O que o autor está fazendo aqui é uma consideração ao capítulo 30 de Êxodo, em que o propósito do altar de incenso é de ministério no lugar santíssimo; o incenso que está sendo queimado sobre este altar ultrapassa a cortina diante da presença de Deus cada dia, não somente uma vez por ano. Esta era a função do altar de incenso. E a instrução dada a Moisés no livro de Êxodo reconhece isto ao colocar neste local o altar e o autor de Hebreus está mencionando este fato. Isto tem que ver com o princípio geral de construção - do mais santo para o menos santo.



          Consideremos novamente o livro de Êxodo (25:8) - o propósito final, supremo, deste santuário, é que Deus pudesse habitar no meio deles. O verso seguinte fala de como Moisés deveria construir este santuário - segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte. O vocábulo Hebraico usado aqui é TABNIT e, quando o autor de Hebreus menciona este verso usa o termo TUPÓS, que podemos reconhecer como a palavra "tipo". A pergunta é a seguinte: O que Moisés viu? Há estudos bastante sobre este termo, mas basicamente ele viu um tipo de modelo ou objeto. O que ele não viu, segundo o uso que se faz deste termo, foi uma planificação arquitetônica; viu um modelo, um objeto, mas não um detalhe de planos. Há três idéias sobre o que Moisés viu:



          1. Santuário celestial;

          2. Modelo do santuário celestial;

          3. Modelo do santuário terrestre.



          Primeiro Deus mostrou a Moisés, depois deu-lhe uma ordem para construir.



          v. 40 - os objetos dentro do santuário também têm um modelo (arca, candelabro, mesa dos pães).



          FORMA - encontrada no livro de Êxodo.

          FUNÇÃO - encontrada no livro de Levítico.



          Êxodo 40 - a pergunta é: como eles colocaram para funcionar este tabernáculo?



          Os primeiros oito versos dizem respeito à construção ou montagem do santuário. O verso 8 diz o que eles devem fazer após esta montagem, como inaugurar o ministério do santuário.



          Versos 9 e 10 - UNÇÃO de cada objeto do santuário, depois a tenda também é ungida.



          Verso 12 - as pessoas são ungidas (Arão e seus filhos).



          Esta unção é um sinal de que agora o santuário entra em serviço. Ele é ungido, portanto, para um serviço específico.



          Será que as pessoas do VT, ao estarem diante do templo, compreendiam que este templo ou santuário, tinha alguma relação com o templo celestial?



          I Reis 8 - Esta passagem trata do discurso de Salomão, quando o templo foi inaugurado, o início do ministério deste templo de Salomão. O que Salomão diz neste discurso ajuda a compreender o relacionamento entre este templo e o templo celestial.



          Verso 27 - será que este templo é suficiente para conter a presença divina? Não, ele sabe que Deus é muito maior que aquele templo, mesmo o próprio céu não é suficiente para conter a presença de Deus. Início de uma oração com uma série de pedidos: quando algumas coisas negativas ou más acontecerem com o povo e eles orarem ao templo:



          v. 30 ú.p. - "ouve a súplica...quando orarem neste lugar,                        ouve do céu"

          v. 34 - "ouve do céu e perdoa o pecado de Teu povo"

          vv. 35-36 - pedido do povo e a resposta vem do céu.

          v. 39 - novamente a resposta vem do céu.

          vv. 42-43 - o mesmo.

          vv. 44-45 - o tema se repete.



          O panorama é o seguinte: aqui está a pessoa que vem orar para este templo e, quando a pessoa orar para este templo, Deus, do céu, vai ouvir e responder à oração. Há uma conexão, portanto, bastante íntima entre o santuário terrestre e o celestial. E isto foi reconhecido claramente nos tempos do VT, e Salomão confirma isto nesta oração.

         

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...