SERMÃO DA MONTANHA - SE A TUA MÃO DIREITA DE ESCANDALIZAR
A mutilação da
vontade
I.
introdução
1.
"Se a tua mão direita
te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti." Mat. 5:30.
2.
A fim de impedir que a
doença se alastre ao corpo e destrua a vida, um homem se submeteria mesmo a
separar-se de sua mão direita. Muito mais deve ele estar pronto a entregar
aquilo que põe em risco a vida da alma.
II. objetivo supremo de deus
A. salvar do pecado
1.
Mediante o evangelho, almas
degradadas e escravizadas por Satanás devem ser redimidas para partilhar da
gloriosa liberdade dos filhos de Deus. O desígnio divino não é meramente livrar
do sofrimento inevitável resultante do pecado, mas salvar do próprio pecado.
2.
A alma, corrompida e
deformada, tem de ser purificada, transformada, a fim de poder ser revestida da
"graça do Senhor, nosso Deus" (Sal. 90:17), conforme a "imagem
de Seu Filho". Rom. 8:29.
B. preparar para a eternidade
1.
"As coisas que o olho
não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que
Deus preparou para os que O amam." I Cor. 2:9.
2.
Unicamente a eternidade
pode revelar o glorioso destino a que o homem, restaurado à imagem de Deus,
pode atingir.
III. a entrega da vontade
A. salvação tem de ver com a vontade
1.
Para podermos alcançar esse
elevado ideal, o que leva a alma a tropeçar precisa ser sacrificado. É mediante
a vontade que o pecado retém seu domínio sobre nós.
2.
A entrega da vontade é
representada como arrancar o olho ou cortar a mão. Parece-nos muitas vezes que,
sujeitar a vontade a Deus é o mesmo que consentir em atravessar a vida mutilado
ou aleijado.
3.
É melhor, porém, diz
Cristo, que o eu seja mutilado, ferido, aleijado, contanto que possais entrar
na vida. Aquilo que considerais um desastre, é a porta para um mais elevado
bem.
4.
Deus é a fonte da vida, e
só podemos ter vida ao nos acharmos em comunhão com Ele. Separados de Deus, a
existência nos pertencerá por um pouco de tempo, mas não possuímos a vida.
"A que vive em deleites, vivendo, está morta." I Tim. 5:6.
B. salvação tem de ver com a entrega do eu
1.
Unicamente por meio da
entrega de nossa vontade a Deus, é-Lhe possível comunicar-nos vida. Só mediante
o receber Sua vida pela entrega do próprio eu é possível, disse Jesus, serem
vencidos aqueles pecados ocultos que mencionei.
2.
É possível que os sepulteis
em vosso coração, e os oculteis dos olhos humanos, mas como subsistireis na
presença de Deus?
3.
Se vos apegais ao eu,
recusando entregar a Deus a vossa vontade, estais preferindo a morte. Para o
pecado, seja onde for que ele se encontre, Deus é um fogo consumidor.
4.
Se preferis o pecado, e vos
recusais a abandoná-lo, a presença de Deus, que consome o pecado, tem de
consumir-vos.
IV. a entrega é um sacrifício
A. é uma permuta
1.
Exigirá um sacrifício o
entregar-se a Deus; é, porém, um sacrifício do inferior pelo mais elevado, do
terreno pelo espiritual, do perecível pelo eterno.
2.
Não é o desígnio de Deus
que nossa vontade seja destruída; pois é unicamente mediante o exercício da
mesma que nos é possível efetuar aquilo que Ele quer que façamos.
B. é uma fonte de bênção
1.
Nossa vontade deve ser
sujeita à Sua a fim de que a tornemos a receber purificada e refinada, e tão
ligada em correspondência com o Divino, que Ele possa, por nosso intermédio,
derramar as torrentes de Seu amor e poder.
2.
Se bem que essa entrega
possa parecer amarga e dolorosa ao coração voluntário, extraviado, ela te é,
todavia, muito útil.
V. conclusão
1.
Enquanto não caiu coxo e
impotente sobre o peito do anjo do concerto, não conheceu Jacó a vitória da fé
triunfante, recebendo o título de príncipe de Deus.
2.
Foi quando ele
"manquejava da sua coxa" (Gên. 32:31) que os armados bandos de Esaú
foram acalmados diante dele, e o Faraó, orgulhoso herdeiro de uma linhagem
real, abaixou-se para lhe anelar a bênção.
3.
Assim o Capitão de nossa
salvação foi aperfeiçoado "por meio de sofrimentos" (Heb. 2:10), e os
filhos da fé "da fraqueza tiraram forças", e "puseram em fugida
os exércitos dos estranhos". Heb. 11:34. Assim "os coxos roubarão a
presa" (Isa. 33:23), e o fraco se tornará "como Davi, e a casa de
Davi... como o anjo do Senhor". Zac. 12:8.
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