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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A SEXUALIDADE NO LAR CRISTÃO 3ª SESSÃO - O DESPERTAR DA JUVENTUDE PARA O SEXO





O DESPERTAR DA JUVENTUDE PARA O SEXO
Cantares 8:4


INTRODUÇÃO

A        Ao deixar a etapa da infância secundária, (idades de 8 a 11 anos), os adolescentes despertam bruscamente para a atração do sexo oposto.  É por esta razão, que os pais ao seu redor, devem criar as condições para que este despertar, seja bem dirigido, mostrando a beleza do amor.

B        Os adolescentes experimentam a perda de três coisas: seu corpo de criança, sua identidade infantil e sua relação de dependência com os pais.

C        Busca da identidade que não sabe como encontrar, por causa das mudanças físicas e sociais.  Esta situação se complica, porque também coloca em tela de juízo os princípios de autoridade e as afirmações categóricas dos progenitores.

D        A responsabilidade que temos como pais e como Igreja é criar as condições para que este despertar da adolescência para o sexo, seja bem encaminhado, mostrando-se a beleza do amor.

E        Neste tema apresentam-se sugestões que ajudarão os pais a orientar seus filhos para que encarem as amizades especiais e o namoro de uma maneira apropriada.


I       ETAPAS PRÉVIAS AO NAMORO

Ilustração – Conta-se uma lenda antiga, que um homem decepcionado com as mulheres decidiu levar o seu filho pequeno para uma mina de carvão para que não conhecesse nenhuma mulher.  Aos 18 anos decidiu leva-lo para uma festa do povo para demonstrar para todos que seu filho não tinha interesse em mulher alguma, já que nem mesmo as conhecia.  Ao cruzar um riacho, se encontraram com uma linda senhorita – o jovem muito assustado perguntou: Papai, o que é isto?  O pai respondeu: - Isso é um ganso.  Ao chegar ao povoado, o filho lhe faz um pedido: - Papai, por favor, compre-me urgentemente um ganso!  Moral da história:  Todo esforço por separa-los é inútil!!


A        SAÍDAS EM GRUPO

1.          Atividades Sociais

a.    Passeios – Deve-se estimular a participação dos passeios ao ar livre. Estas atividades permitem que se desenvolvam física, mental e socialmente.
b.    Clubes – A Igreja patrocina clubes de desbravadores, líderes, guias, liderança juvenil, etc.  Todos os adolescentes e jovens deveriam ter a oportunidade de participar em quaisquer destas atividades.
c.    Qualquer atividade grupal: jantares de gala, coinonias, horas sociais, etc.

2.          Responsáveis

a.           Pais de Família – incentivem seus filhos a participar de todas as atividades possíveis de grupo, ajude-os a perderem o medo para uma socialização sã.
b.           Igreja – criem programas para sua juventude, subvencionem muitas de suas atividades, provendo-lhes espaço para suas recreações.

3.          Benefícios

a.           Conhecer pessoas que tem diferentes gostos, costumes, aspirações que provêm de outros estatutos sociais, e que tem diversas faixas etárias.
b.           Desfrutar de verdadeiros amigos – geralmente os amigos que se conquistam nesta etapa, o serão por muito tempo.

B      ENCONTROS CASUAIS COM DIVERSAS PESSOAS DO
OUTRO SEXO

1.          Atividades Sociais

a.           Encontros Informais – São os diversos encontros que se faz com amigos para conhecer-se melhor: aniversários, festas de amizades, festejos e reuniões de amigos.
b.           Saídas e passeios – Compartilhar com os amigos um dia de campo, ir à sorveteria, caminhadas e passeios.




2.          Benefícios

a.           Comunicação – desenvolve-se a habilidade de comunicar-se com as pessoas, permitindo conhece-las com mais naturalidade e espontaneidade.
b.           Desenvolver-se individualmente – Aprende-se a enfrentar diversas situações, conversar diferentes temas, e tomar decisões perante circunstâncias desconhecidas.

C      Amizades com Seu Círculo Social

1.          Atividades Sociais

a.           Todas as atividades de um círculo social.  Os adolescentes necessitam aprofundar a segurança de pertencer e depender.

2.          Benefícios

a.           Comunicação – Desenvolve-se a habilidade de comunicar-se com as pessoas, permitindo conhece-las com mais naturalidade e espontaneidade.
b.           Desenvolver-se individualmente – Aprende-se a enfrentar diversas situações, conversar diferentes temas, e tomar decisões ante circunstâncias desconhecidas.

D       Alerta!!!

1.           Alguns deveriam ficar nesta etapa e não avançar para a etapa dos apaixonados.
2.           Se não há amadurecimento, melhor ficar como AMIGOS ETERNOS.


II    NAMORO

A        Benefícios do Namoro

1.           Começar a amar – Salvador Iserte disse que “o amor é o princípio de tudo, a razão de tudo e o fim de tudo”.  Ellen G. White diz que “o amor é uma planta de origem celestial”.
2.           Conhecer-se a si mesmo e conhecer o seu parceiro.  O namoro permite conhecer a pessoa que escolheu para ser seu/sua namorado(a), mas um dos benefícios principais é que a pessoa conhece-se a si mesma ao comparar-se com seu par.
3.           Estreitar vínculos – Esta etapa também promove uma comunicação mais íntima, já que se podem conhecer os sonhos, aspirações, caráter, debilidades, preocupações do casal.
4.           Conhecer as diversas maneira de encarar os problemas – É necessário compreender que os problemas conjugais são comuns nos casamentos, mas que tem que se adquirir habilidade de poder soluciona-los assim que surgirem.  Portanto, no namoro deve-se praticar as estratégias para solucionar todos os problemas que se apresentarem.
5.           Possibilidade de permanência – O namoro deverá dar possibilidade de ser permanente, quer dizer, que chegue ao casamento.

B        Perigos do Namoro

1.           Desejos de Brincar – Ellen White aconselha: “Brincar com os corações não é um crime pequeno aos olhos de um Deus santo.  No entanto, aqueles que manifestam preferência por certas jovens e conquistam seu afeto, depois seguem seu caminho e se esquecem por completo das palavras que pronunciaram e de seu afeto.  Outro semblante os atrai, repetem as mesmas palavras e dedicam a outra pessoa as mesmas atenções.” (M. I. p. 213).

2.           Imaturidade

a.           Não ter a idade adequada para ingressar nesta etapa.
b.           Namorar somente para passar o tempo, desfrutar do momento, ou por agradar aos amigos.

3.           Começar muito cedo com as carícias – As carícias são parte da demonstração do amor.  No entanto, quando elas substituem a comunicação ou quando não existe limite, se convertem em uma armadilha perigosa.
4.           Acostumar-se a mudar – Quando a troca de par é constante, pode-se adquirir o hábito de mudar.  Quando chega ao casamento existirá a possibilidade de não acostumar-se com uma relação duradoura.






C        Pautas para Escolher Um(a) Namorado(a)

1.           Fatores que ajudam para uma boa escolha
a.           Ajuda divina – Gênesis 24:61-64 – Deus está interessado e deseja ajudar a cada jovem em seus desejos.
b.           Procurar algum conselheiro que tenha a experiência para ajudar: pais, pastor, amigos.
c.           Análise pessoal e real – Este ponto permite “colocar os pés sobre a terra”.

2.           Como escolher um(a) namorado(a)

a.           Área espiritual
a.1     Que tenha um conceito claro de Deus.
a.2     Que tenha um conceito claro de sua fé.
a.3     Que tenha um conceito de sua responsabilidade perante Deus.

b.           Área física
b.1     Que goste dos traços físicos
b.2     Que sinta orgulho de apresentar quando caminharem juntos.
b.3     Que não ande olhando para outra pessoa.

c.           Área intelectual
c.1     Que não exista diferença desmedida.
c.2     Recomenda-se que não tenha muita diferença de formação acadêmica.

3.           Erros na escolha

a.           Escolher por sorte.
b.           Escapar de circunstâncias desfavoráveis – lar, etc.
c.           Desejos de reformar a outra pessoa.
d.           Baixar a norma com o propósito de ter um(a) namorado(a).

D       Recomendações para começar um namoro

1.           Devem os filhos consultar tão somente seus desejos e inclinações sem ter em conta o conselho e a aprovação dos pais?  Alguns não parecem dedicar um só pensamento aos desejos ou preferências de seus pais, nem ter em conta o conselho maduro deles.  O egoísmo fechou a porta de seu coração ao afeto filial.  É necessário despertar os jovens com respeito a este assunto.
2.           Deve um filho ou uma filha escolher o cônjuge sem consultar primeiro seus pais, quando este passo afeta materialmente a felicidade dos pais que tem amor por seus filhos?  E deve esse filho ou essa filha insistir em sua própria conduta, apesar dos conselhos e súplicas de seus pais?  Respondo energicamente: não, mesmo que não se casem.
3.           Um dos maiores erros relacionados com este assunto é que os jovens sem experiência, não querem que alguém se intrometa em seu amor.  Se alguma vez o assunto necessitou ser considerado de todo ponto de vista é este.
4.           O jovem que goza da companhia de uma jovem para cujos pais é desconhecido, e conquista sua amizade, não procede nobre e maneira cristã para com ela e nem para com seus pais.  Mediante relações e encontros secretos poderá adquirir influência sobre a mente dela, mas ao faze-lo, deixa de manifestar nobreza e integridade da alma que tem de possuir todo filho de Deus.  Para conseguir seu objetivo, procedem de modo que não é sincero nem está de acordo com a norma bíblica, e se mostram faltos de sinceridade para com aqueles que os amam e tratam de ser seus fiéis guardiões.


CONCLUSÃO

1.           Deus aconselha aos jovens: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: ‘Não tenho neles prazer’.” – Eclesiastes 12:1.
2.           JOVENS – O despertar do amor é um privilégio que Deus nos presenteou para aumentar nossa felicidade.  Desfrute desta etapa de forma sã e madura.
3.           PAIS – Sejamos íntimos amigos de nossos filhos, brindemos-lhes confiança e fiquemos a seu lado quando nos procurarem.
4.           IGREJA – Queridos irmãos e irmãs, que nossa igreja proveja de ambientes e atividades para que nossa juventude se desenvolva harmoniosamente.

OREMOS...



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