APOCALIPSE
As cenas introdutórias focalizam o
trabalho no santuário.
PRIMEIRA LINHA PROFÉTICA - 7 IGREJAS
Há uma cena introdutória: João,
prisioneiro religioso (96 AD). Teve uma VISÃO - Jesus falava com ele. ONDE
ESTAVA CRISTO?
vv. 12-13 - no meio dos 7 candeeiros,
com vestes sacerdotais. No santuário terrestre o candelabro se encontrava no
Lugar Santo. A palavra usada no VT para referir-se ao ministério relacionado
com o candelabro é TAMID.
Portanto, Jesus está ministrando à Sua
Igreja, concedendo-lhe luz, e isto é que está sendo representado pelo quadro de
Seu andar no meio dos candeeiros.
SEGUNDA LINHA PROFÉTICA - 7 SELOS -
Apoc. 4 e 5
Cena ao redor do trono no céu - o Pai
assentado no trono, os seres viventes ao lado.
Cap. 5 - visão do livro selado e do
Cordeiro.
Há uma teologia nos dois capítulos, em
particular nos cânticos entoados.
4:11 - "Tu és digno, Senhor e
Deus... PORQUE TODAS AS COUSAS TU CRIASTE..."
5:9-10 - "Digno és... PORQUE
FOSTE MORTO E COMPRASTE COM TEU SANGUE.
Deus, o Pai, é o CRIADOR;} O trabalho de ambos se
Deus, o Filho, é o REDENTOR.} encontra nesta cena.
Cap. 5 - sete selos - precisam ser
quebrados para se abrir o rolo. O QUE É O ROLO? Três teorias:
a. Livro da vida do Cordeiro (registro
dos santos de todas as eras que herdarão o reino);
b. Profecias do resto do livro (esta
interpretação não se encaixa);
c. É um testamento, o mundo como
propriedade de Cristo em razão de Seu sacrifício.
Comentário de Ellen White acerca do
significado do rolo:
1. Em Parábolas de Jesus diz
que os líderes da nação judaica veriam a natureza terrível da
decisão deles em relação a Cristo, quando o rolo for
aberto;
2. Em outro documento ela afirma que
ser refere ao livro contendo a história das nações, em todas as
épocas.
TERCEIRA LINHA PROFÉTICA - 7 TROMBETAS
- 8:2-5
Visão do altar - 7 anjos - 7 trombetas
- Natureza das trombetas: JULGAMENTO.
Duas funções no altar:
a. Em direção a Deus: INTERCESSÃO;
b. Em direção à Terra: JULGAMENTO.
Fogo atirado à Terra: julgamentos -
1ª, 2ª, 3ª trombetas. O incenso/intercessão continua.
Três diferenças principais:
1. Uma pessoa joga o incensário - o
anjo atira brasas;
2. Diferença de localidade: o anjo
joga brasa para a Terra; Cristo joga o incensário no chão do
santuário.
3. Resultados:
a. em um caso temos o fogo/julgamento que se segue;
b. em outro temos o fechamento da porta da graça.
QUARTA LINHA PROFÉTICA - PROFECIAS
CENTRAIS - Caps. 12-14
Esta cena é introduzida em 11:19 -
"Abriu-se o SANTUÁRIO DE DEUS... no CÉU, e foi vista a ARCA DA ALIANÇA NO
SANTUÁRIO..."
"ABRIU-SE O SANTUÁRIO" -
quando esta parte é aberta vê-se a ARCA que ficava no santíssimo. Em termos
terrestres era aberto no dia da expiação, que era um dia de julgamento no
antigo Israel. Aqui temos um evento similar ocorrendo no santuário celestial,
portanto vemos aqui um dia celeste de expiação, um início de julgamento.
Observe-se que uma parte do céu se abre para ver isto e vê-se o início deste
trabalho.
Estas profecias centrais do livro têm
que ver com a guerra entre o dragão, a besta e a mulher.
Transição do livro:
Profecias │
CARTAS - Igreja através das eras;
│>
SELOS - através das eras;
Históricas │
TROMBETAS - através das eras.
Cap. 12 - Profecia histórica:
. Igreja primitiva
. perseguição na
Idade Média
. cena central:
guerra - Miguel X serpente
. perseguição na
Idade Média
. termina com o
remanescente.
Cap. 13 - transição:
a. vv. 1-10 -
besta que surge do mar (profecia histórica)
b. vv. 11-18 -
besta que surge da terra - luta acerca da marca da besta (este é um novo tipo de profecia: ESCATOLÓGICA.
Cap. 14 - as três mensagens angélicas
aparecem no fim e vemos a volta de Cristo.
Portanto, nesta seção (capítulos 12 a
14) temos a transição entre os dois tipos de profecia:
1ª parte: profecias históricas -
12-13:10;
2ª parte: escatologia - 13:11-14:20 (e
até o final do livro).
QUINTA LINHA PROFÉTICA - Caps. 15 a 18
Cena introdutória estabelecida no
templo celestial:
15:5-8 - 7 anjos com as 7 taças.
Cap. 16 - pragas
Caps. 17 e 18 - após as pragas.
Ninguém pode entrar no templo até que
as pragas ocorram.
15:5 - "TABERNÁCULO DO
TESTEMUNHO" - no antigo santuário a testemunha do tabernáculo era os DEZ
MANDAMENTOS, que estavam na arca, no santíssimo, portanto, temos aqui uma
referência ao término do julgamento, o dia antitípico da expiação, e nos
referimos a isto como o fechamento da porta da graça: o julgamento está
terminado, ninguém mais pode ser salvo.
11:19 - ABERTURA DO JULGAMENTO
15:5-8 - ENCERRAMENTO DO JULGAMENTO
SEXTA LINHA PROFÉTICA - 19:1-10
Esta cena do santuário é um retorno
aos capítulos 4 e 5, pois se trata da mesma cena. Mas as canções cantadas aqui
são diferentes dos capítulos 4 e 5, pois dizem respeito ao fim do plano da
salvação, em particular sobre o casamento do Cordeiro, é uma celebração do
casamento, o tempo do casamento chegou, Cristo Se unirá a Sua igreja. Portanto,
a cena do santuário é uma cena de celebração à medida que o plano da salvação
se encerra.
Segue-se um quadro da segunda vinda de
Cristo, quando Ele sai do santuário. Seguem-se cenas proféticas após a segunda
vinda, através do milênio, até a Nova Terra.
LINHA DIVISÓRIA:
Apoc. 21:1-8 - pertence à série de
profecias precedentes, assim, a cena da Nova Jerusalém começa no capítulo 21,
verso 9. Por quê? Ao se comparar os versos 1 e 10 vemos a Nova Jerusalém vindo
para a Terra. Se pensarmos que isto está em ordem cronológica, concluiremos que
a Nova Jerusalém vem à Terra duas vezes. E isto não acontece.
21:1 - A Nova Jerusalém vem à Terra
como final desta série de profecias.
221:9 - Começa um quadro da Nova Terra
e Nova Jerusalém - uma profecia independente no livro, que é a de número VII.
SÉTIMA LINHA PROFÉTICA - Apoc. 21:9ss
- A NOVA JERUSALÉM
v. 22 - na cidade não há templo - POR
QUÊ? O plano da salvação está terminado.
Analisando as profecias precedentes,
vemos que cada uma das seis começa com uma cena do santuário. Isto nos leva à
introdução do curso - a doutrina do santuário mostra uma atividade
contemporânea de Deus no céu, assim como mostra o santuário como o centro da
salvação, o céu em atividade para salvar o homem, onde o Pai, Cristo e os anjos
estão trabalhando em função da salvação do homem, e a execução do plano da
salvação.
Cada uma das cenas do santuário em
Apocalipse mostra onde a atividade do plano da salvação está centralizada; por
isto as profecias se iniciam com cenas do santuário.
Ao chegarmos à última profecia, o
plano da salvação já terminado, todos os cidadãos do reino reunidos, não há
mais necessidade de um plano de salvação.
DESCRIÇÃO DA CIDADE: dimensões em todas
as direções, diferentes pedras na fundação. De onde vem esta linguagem?
Construção do santuário: Deus deu as
medidas do santuário (assim como dá as medidas da Nova Jerusalém); pedras com o
nome das tribos no peito dos sacerdotes levadas à presença do Senhor (agora
encontramos os nomes escritos nas portas [tribos] e nas pedras da fundação
[apóstolos] ).
O que o santuário tinha em uma menor
escala, a Nova Jerusalém tem numa escala muito mais ampla, portanto, há uma
comparação geral entre a Nova Jerusalém e o santuário do VT.
Assim, toda a cidade é um lugar santo,
pois que é o lugar da habitação de Deus (Êxo. 25:8-9 - "E Me farão um
santuário... e habitarei no meio deles".) Trocando uma palavra no verso,
teríamos: "E EU construirei uma cidade para habitar no meio deles."
Portanto, ao chegar à SÉTIMA LINHA
PROFÉTICA, temos um senso de visão do santuário, mas envolvendo toda a cidade
em si mesma.
Zac. 14:16 - o propósito da velha
Jerusalém será cumprido.
v. 20 - "Naquele dia será gravado
nas campainhas dos cavalos: Santo ao Senhor; e as panelas na casa do Senhor
serão como as bacias diante do altar."
Tudo na cidade será santo, porque a
santidade do Senhor permeará todas as coisas.
A última profecia, portanto, é que a
cidade toda é um santuário; não se trata de uma cena introdutória para a
profecia, mas é a profecia em si: a cidade é o santuário de Deus.
O Apocalipse é um livro de 7:
. 7 igrejas
. 7 selos
. 7 trombetas
. 7 pragas
. 7 linhas proféticas, dadas no 7º
dia.
FONTE: A AUTORIA DESTE ESTUDO DE NOVE SESSÕES É DO PRF. WILLIAM SHEA
FONTE: A AUTORIA DESTE ESTUDO DE NOVE SESSÕES É DO PRF. WILLIAM SHEA
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