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sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO 9ª SESSÃO - APOCALIPSE





APOCALIPSE

          As cenas introdutórias focalizam o trabalho no santuário.

          PRIMEIRA LINHA PROFÉTICA - 7 IGREJAS

          Há uma cena introdutória: João, prisioneiro religioso (96 AD). Teve uma VISÃO - Jesus falava com ele. ONDE ESTAVA CRISTO?

          vv. 12-13 - no meio dos 7 candeeiros, com vestes sacerdotais. No santuário terrestre o candelabro se encontrava no Lugar Santo. A palavra usada no VT para referir-se ao ministério relacionado com o candelabro é TAMID.

          Portanto, Jesus está ministrando à Sua Igreja, concedendo-lhe luz, e isto é que está sendo representado pelo quadro de Seu andar no meio dos candeeiros.

          SEGUNDA LINHA PROFÉTICA - 7 SELOS - Apoc. 4 e 5

          Cena ao redor do trono no céu - o Pai assentado no trono, os seres viventes ao lado.

          Cap. 5 - visão do livro selado e do Cordeiro.

          Há uma teologia nos dois capítulos, em particular nos cânticos entoados.

          4:11 - "Tu és digno, Senhor e Deus... PORQUE TODAS AS COUSAS TU CRIASTE..."

          5:9-10 - "Digno és... PORQUE FOSTE MORTO E COMPRASTE COM TEU SANGUE.

          Deus, o Pai, é o CRIADOR;}      O trabalho de ambos se
          Deus, o Filho, é o REDENTOR.}   encontra nesta cena.

          Cap. 5 - sete selos - precisam ser quebrados para se abrir o rolo. O QUE É O ROLO? Três teorias:

          a. Livro da vida do Cordeiro (registro dos santos de todas           as eras que herdarão o reino);
          b. Profecias do resto do livro (esta interpretação não se              encaixa);
          c. É um testamento, o mundo como propriedade de Cristo em    razão de Seu sacrifício.







          Comentário de Ellen White acerca do significado do rolo:

          1. Em Parábolas de Jesus diz que os líderes da nação                  judaica veriam a natureza terrível da decisão deles em            relação a Cristo, quando o rolo for aberto;

          2. Em outro documento ela afirma que ser refere ao livro                contendo a história das nações, em todas as épocas.

          TERCEIRA LINHA PROFÉTICA - 7 TROMBETAS - 8:2-5

          Visão do altar - 7 anjos - 7 trombetas - Natureza das trombetas: JULGAMENTO.

          Duas funções no altar:

          a. Em direção a Deus: INTERCESSÃO;
          b. Em direção à Terra: JULGAMENTO.

          Fogo atirado à Terra: julgamentos - 1ª, 2ª, 3ª trombetas. O incenso/intercessão continua.

          Três diferenças principais:
         
          1. Uma pessoa joga o incensário - o anjo atira brasas;
          2. Diferença de localidade: o anjo joga brasa para a Terra;         Cristo joga o incensário no chão do santuário.
          3. Resultados:
             a. em um caso temos o fogo/julgamento que se segue;
             b. em outro temos o fechamento da porta da graça.

          QUARTA LINHA PROFÉTICA - PROFECIAS CENTRAIS - Caps. 12-14

          Esta cena é introduzida em 11:19 - "Abriu-se o SANTUÁRIO DE DEUS... no CÉU, e foi vista a ARCA DA ALIANÇA NO SANTUÁRIO..."

          "ABRIU-SE O SANTUÁRIO" - quando esta parte é aberta vê-se a ARCA que ficava no santíssimo. Em termos terrestres era aberto no dia da expiação, que era um dia de julgamento no antigo Israel. Aqui temos um evento similar ocorrendo no santuário celestial, portanto vemos aqui um dia celeste de expiação, um início de julgamento. Observe-se que uma parte do céu se abre para ver isto e vê-se o início deste trabalho.

          Estas profecias centrais do livro têm que ver com a guerra entre o dragão, a besta e a mulher.

          Transição do livro:
                  
          Profecias       CARTAS - Igreja através das eras;
                               │>  SELOS - através das eras;
          Históricas      TROMBETAS - através das eras.


          Cap. 12 - Profecia histórica:

                              . Igreja primitiva
                              . perseguição na Idade Média
                              . cena central: guerra - Miguel X serpente
                              . perseguição na Idade Média
                              . termina com o remanescente.

          Cap. 13 - transição:

                              a. vv. 1-10 - besta que surge do mar (profecia                                                                                            histórica)
                              b. vv. 11-18 - besta que surge da terra - luta                                                                                              acerca da marca da besta (este é                                                             um novo tipo de profecia: ESCATOLÓGICA.

          Cap. 14 - as três mensagens angélicas aparecem no fim e                                      vemos a volta de Cristo.

          Portanto, nesta seção (capítulos 12 a 14) temos a transição entre os dois tipos de profecia:

          1ª parte: profecias históricas - 12-13:10;
          2ª parte: escatologia - 13:11-14:20 (e até o final do                                  livro).


          QUINTA LINHA PROFÉTICA - Caps. 15 a 18

          Cena introdutória estabelecida no templo celestial:

          15:5-8 - 7 anjos com as 7 taças.
          Cap. 16 - pragas
          Caps. 17 e 18 - após as pragas.

          Ninguém pode entrar no templo até que as pragas ocorram.

          15:5 - "TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO" - no antigo santuário a testemunha do tabernáculo era os DEZ MANDAMENTOS, que estavam na arca, no santíssimo, portanto, temos aqui uma referência ao término do julgamento, o dia antitípico da expiação, e nos referimos a isto como o fechamento da porta da graça: o julgamento está terminado, ninguém mais pode ser salvo.


          11:19 - ABERTURA DO JULGAMENTO

          15:5-8 - ENCERRAMENTO DO JULGAMENTO



          SEXTA LINHA PROFÉTICA - 19:1-10

          Esta cena do santuário é um retorno aos capítulos 4 e 5, pois se trata da mesma cena. Mas as canções cantadas aqui são diferentes dos capítulos 4 e 5, pois dizem respeito ao fim do plano da salvação, em particular sobre o casamento do Cordeiro, é uma celebração do casamento, o tempo do casamento chegou, Cristo Se unirá a Sua igreja. Portanto, a cena do santuário é uma cena de celebração à medida que o plano da salvação se encerra.

          Segue-se um quadro da segunda vinda de Cristo, quando Ele sai do santuário. Seguem-se cenas proféticas após a segunda vinda, através do milênio, até a Nova Terra.

          LINHA DIVISÓRIA:

          Apoc. 21:1-8 - pertence à série de profecias precedentes, assim, a cena da Nova Jerusalém começa no capítulo 21, verso 9. Por quê? Ao se comparar os versos 1 e 10 vemos a Nova Jerusalém vindo para a Terra. Se pensarmos que isto está em ordem cronológica, concluiremos que a Nova Jerusalém vem à Terra duas vezes. E isto não acontece.

          21:1 - A Nova Jerusalém vem à Terra como final desta série de profecias.

          221:9 - Começa um quadro da Nova Terra e Nova Jerusalém - uma profecia independente no livro, que é a de número VII.


          SÉTIMA LINHA PROFÉTICA - Apoc. 21:9ss - A NOVA JERUSALÉM

          v. 22 - na cidade não há templo - POR QUÊ? O plano da salvação está terminado.

          Analisando as profecias precedentes, vemos que cada uma das seis começa com uma cena do santuário. Isto nos leva à introdução do curso - a doutrina do santuário mostra uma atividade contemporânea de Deus no céu, assim como mostra o santuário como o centro da salvação, o céu em atividade para salvar o homem, onde o Pai, Cristo e os anjos estão trabalhando em função da salvação do homem, e a execução do plano da salvação.

          Cada uma das cenas do santuário em Apocalipse mostra onde a atividade do plano da salvação está centralizada; por isto as profecias se iniciam com cenas do santuário.

          Ao chegarmos à última profecia, o plano da salvação já terminado, todos os cidadãos do reino reunidos, não há mais necessidade de um plano de salvação.



          DESCRIÇÃO DA CIDADE: dimensões em todas as direções, diferentes pedras na fundação. De onde vem esta linguagem?

          Construção do santuário: Deus deu as medidas do santuário (assim como dá as medidas da Nova Jerusalém); pedras com o nome das tribos no peito dos sacerdotes levadas à presença do Senhor (agora encontramos os nomes escritos nas portas [tribos] e nas pedras da fundação [apóstolos] ).

          O que o santuário tinha em uma menor escala, a Nova Jerusalém tem numa escala muito mais ampla, portanto, há uma comparação geral entre a Nova Jerusalém e o santuário do VT.

          Assim, toda a cidade é um lugar santo, pois que é o lugar da habitação de Deus (Êxo. 25:8-9 - "E Me farão um santuário... e habitarei no meio deles".) Trocando uma palavra no verso, teríamos: "E EU construirei uma cidade para habitar no meio deles."

          Portanto, ao chegar à SÉTIMA LINHA PROFÉTICA, temos um senso de visão do santuário, mas envolvendo toda a cidade em si mesma.

          Zac. 14:16 - o propósito da velha Jerusalém será cumprido.
         
          v. 20 - "Naquele dia será gravado nas campainhas dos cavalos: Santo ao Senhor; e as panelas na casa do Senhor serão como as bacias diante do altar."

          Tudo na cidade será santo, porque a santidade do Senhor permeará todas as coisas.

          A última profecia, portanto, é que a cidade toda é um santuário; não se trata de uma cena introdutória para a profecia, mas é a profecia em si: a cidade é o santuário de Deus.

          O Apocalipse é um livro de 7:

          . 7 igrejas
          . 7 selos
          . 7 trombetas
          . 7 pragas
          . 7 linhas proféticas, dadas no 7º dia.

FONTE: A AUTORIA DESTE ESTUDO DE NOVE SESSÕES É DO PRF. WILLIAM SHEA

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