Youtube

segunda-feira, 12 de maio de 2014

NO LIMITE - I REIS 19:1-8

 
Texto Para Reflexão:  I Rs 19:1-8

Todos nós passamos por momentos na vida em que parece que a pressão que sofremos é muito maior do que aquilo que podemos suportar. Lutas, adversidades, angustias, ansiedades, provenientes de enfermidades, crises na família, crises no trabalho constantemente nos cerceiam tentando de toda forma fazer com que a gente se sinta sem ânimo para continuar a labuta da vida. Não são poucas as vezes que somos tentados a achar que não existe solução para os problemas da existência. São em situações como estas que o stress se apodera dos nossos sentimentos fazendo com que a gente tenha o desejo de desistir de tudo inclusive da vida.

Definindo Stress:

Stress é uma palavra derivada do latim e foi popularmente usada durante o século XVII para apresentar adversidade ou aflição. Em fins do século XVIII, a utilização evoluiu para denotar força, pressão ou esforço. Passou então a ser um conceito da física que significava “fio preste a arrebentar”, devida a ação de forças eternas. Hans Selye , diretor do Instituto de Medicina experimental e Cirurgia da Universidade de Montreal, Canadá no ano de 1936, afirmou que stress é um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige um esforço para a adaptação a alguma circunstância ou problema.

Elias:

O texto bíblico que lemos nos mostra um episódio extremamente peculiar na vida deste homem de Deus de nome Elias. Depois de milagrosamente derrotar os profetas de Baal no Monte Carmelo, desmoralizando-os publicamente, expondo-os a uma das maiores ignomínias já então vistas pela nação de Israel; nos contam as Escrituras Sagradas que Jezabel a rainha, movida por uma profunda indignação proclama um edito afirmando que no dia seguinte custasse o que custasse Elias estaria morto. Ao contrário do que pareça Elias, ao tomar conhecimento de tal afirmação ao invés de ser tomado pelo mesmo sentimento que havia feito com que ele enfrentasse sem medo os 400 profetas de Baal, sucumbiu diante da pressão e da ameaça da rainha fugindo em direção ao deserto.

1ª Lição importante:

1. Por mais espiritual que eu seja eu preciso entender que como humano que sou, estou sujeito a em determinados momentos da vida sentir que cheguei no meu limite.

Veja bem, Elias o Grande profeta do altíssimo chegou ao limite da sua existência. Diz a Bíblia que ele levantou-se para salvar a vida e foi-se.

Alguns sentimentos que desenvolvemos quando estamos no Limite:

1- Medo. Cf. Vs 03 – “temendo Elias...”
2- Desânimo . Cf. Vs 4.
3- Desejo de ficar sozinho. Vs.4
4- Vontade de Morrer. Vs. 4
5- Depressão. Vs 4,5 – repare na progressão de atitudes. Elias, Senta, deita e dorme!
6- Perda da fome.
7- Frieza e apatia tanto emocional como espiritual. Repare que Elias vê o anjo sem que isso despertasse qualquer tipo de sentimento positivo nele. Vs 5, 6.

Outras lições importantes:

1. Da mesma forma que a vida se encarrega de enviar mensageiros com notícias ruins, Deus se contrapõe a essa situação enviando anjos com notícias de esperança e salvação.

2. O basta de Deus sempre será diferente do basta da gente. O basta da gente nos isola, nos deprime, nos angustia, nos autodesvaloriza. O basta de Deus, nos impulsiona a continuar crendo, nos motiva a enfrentar más notícias, nos incentiva a esperar contra a esperança.

3. A gente pode desistir da gente mesmo, contudo Deus jamais desiste de nós e de nossos sonhos.

6 comentários:

  1. Lindo estudo, Deus continue abençoando..

    ResponderEliminar
  2. Glória a Deus por este estudo simples mas muito instruídor

    ResponderEliminar
  3. Bem resumido,mas com um profundo ensinamento.Deus lhe abençoe

    ResponderEliminar
  4. Muito linda a passagem bíblica e o seu comentário. As pessoas se prendem apenas ao conflito entre Elias e os profetas de Baal, e ao trecho de Elias na caverna, enquanto Deus queria falar com ele. E passa despercebido esse intervalo que estudamos hoje e tem tanto a nos ensinar...

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...