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terça-feira, 20 de maio de 2014

JEFTÉ SACRIFICOU A SUA FILHA AO SENHOR?


E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,

 31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.

 32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.

 33 E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.

 34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.

 35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.

 36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

 37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.

 38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

 39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

 40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.

 

O texto que nos coloca problemas está no versículo 31, onde deixa transparecer que na realidade houve sacrifício humano, sacrifício este, contrário aos desígnios de Deus.

Os estudiosos da bíblia mostram que este verso 31 pode ser lido de duas maneiras.

31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.

Indicando assim que Jefté cumpriu o voto sacrificando a sua filha ao Senhor.

Por outro lado outros especialistas indicam que o texto pode ser lido da seguinte maneira:

31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e eu oferecerei um holocausto.

 Indicando que ele deu a sua filha ao senhor
e com isso a sua virgindade, e depois ofereceu um holocausto.

É importante relembrar que nem tudo o que as escrituras registram é sempre o correcto de se fazer, por vezes temos registados os erros de algumas pessoas, cujo a sua relação com Deus é de fidelidade.

Não podemos provar peremptoriamente que aconteceu uma ou outra coisa. No entanto temos nas escrituras informação que nos pode indicar que esta pratica embora comum neste tempo, não era aprovada por Deus.

Dt 12:31

Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.

 

Deus odeia aqueles que sacrificavam os seus filhos e filhas aos deuses.

Embora não esteja definido qual das opções Jefté tomou, estou inclinado a crer que ele optou por aquela em que ele diz: “será do Senhor e eu oferecerei um holocausto ”

 

Isto por duas razões:

1- Jefté não era ignorante à cerca da proibição de Deus no que diz respeito aos sacrifícios humanos.

2- Por outro lado Jefté encontra-se na galeria da fé de Hebreus 11.  E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,”

 

Neste capítulo 11 temos ali os heróis da fé, e vem neste texto descrito Jefté como um desses heróis, ora se a fé dele foi enaltecida, muito provavelmente ele não sacrificarei a sua filha.   

Podemos até achar que ao lermos Juises 11: 37:40. Ali nos dá indicações bem claras para que Jefté tenha mandado sacrificar a sua filha.

Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.

 38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

 39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

 40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.

 

Depois de lermos este texto o mais sensato seria que a enfâse do escritor do texto fosse mais sobre o sacrifício do que a virgindade, nas o autor acaba por mencionar mais a virgindade da moça.


Nesta época a moça que não se cassasse e não tivesse filhos era amaldiçoada,

Provavelmente Jefté a sacrificou à eterna virgindade.

Para finalizar temos mais este texto que nos mostra mais uma vez que Deus não é a favor dos sacríficos das suas criaturas feitas à sua imagem.

2Reis 17:17

“Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.”

Para Deus esta prática era obominação, ele informou os filhos de Israel que eles não deviam sacrificar os seus filhos, mas infelizmente muitos o fizeram. No entanto e reforçando a ideia, este não era o desejo de Deus.

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