Youtube

domingo, 19 de fevereiro de 2017

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS


HAGAR A EGÍPCIA 

Genesis 21.9-21

9 Certo dia Ismael, o filho de Abraão e da egípcia Agar, estava caçoar de Isaque, o filho de Sara.
10 Quando Sara viu isso, disse a Abraão: – Mande embora essa escrava e o filho dela, pois o filho dessa escrava não será herdeiro junto com Isaque, o meu filho.
11 Abraão ficou muito preocupado com isso, pois Ismael também era seu filho.
12 Mas Deus disse: – Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava. Faça tudo o que Sara disser, pois você terá descendentes por meio de Isaque.
13 O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.
14 No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba.
15 Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha
16 e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.
17 Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está.
18 Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.
19 Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber.
20 Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas.
21 E a sua mãe arranjou uma mulher egípcia para ele

Hagar não tinha uma vida fácil, era escrava, e nos dias  de Abraão  ser escravo era não ter direitos nem liberdade, a sociedade tinham-nos como os mais baixos em consideração. 

Como é que a história de uma escrava se torna conhecida num livro como a Bíblia? 

Pelo simples facto dela ter tido um filho com Abraão. E a benção que Deus deu a Abraão abrangia-a  também.

RESUMINDO A HISTÓRIA

Sara, mulher legítima de Abraão não podia dar à luz, era estéril, e sabendo que Deus tinha feito uma promessa a Abraão de vir a ser pai de uma grade geração, resolveu dar uma mãozinha a Deus, dando a sua escrava Hagar ao seu marido.

Na condição de grávida de Abraão Hagar começou a desprezar Sara sua Senhora, e por causa disto está a humilhou ao ponto de Hagar não aguentar mais e ter fugido de casa.

Numa condição frágil de saúde, e numa época onde a mortalidade infantil era bastante elevada, esta atitude de Hagar era um suicídio.

Foi então que o anjo do Senhor lhe apareceu, e aconselhou-a a voltar para casa e a ter uma atitude humilde para com a sua Senhora.

Aceitando o conselho, ela voltou para casa, e agiu em conformidade com o recomendado, e deu à luz um filho que lhe chamou Ismael. 

O nome Ismael significa "DEUS OUVIRÁ" alusão ao desespero de Agar quando fugia da sua senhora. 

Queridos amigos, gostaria de vos dizer que Deus sempre ouve, ele conhece as angústias e problemas que vivemos. E no momento mais terrível que estivermos a viver Ele será sempre o nosso socorro. 

Ismael foi sempre a lembrança para Hagar que Deus a ouviu. 

Entretanto a história desta mulher vai ficar mais complicada ainda, pois Sara a sua senhora também deu à luz um filho, e agora estavam ali dois herdeiros de Abraão, um ilegítimo pois era filho da escrava e outro legítimo filho de Sara.

Antecipando Sara aquilo que se ia tornar um problema para ela e para toda a família, decidiu mandar embora a escrava juntamente com o filho.

Embora Abraão não fosse propriamente a favor desta solução, Deus veio confirmar a decisão de Sara, prometendo no entanto que Ismael teria também uma grande descendência. Assim sendo Abraão despediu Hagar e Ismael, e estes começaram uma jornada pelo deserto. 

Tanto a água como a comida terminaram e Hagar vê-se nas mãos com o filho enfraquecido a ponto de morrer.

Coloca-o debaixo de uma árvore, e afasta-se para não contemplar o sofrimento é a morte do rapaz. 

Nisto aparece novamente o anjo a Hagar, mostrando mais uma vez que Deus ouvira a aflição dela e do menino. 

Mais uma vez Deus quis mostrar a Hagar que não estava sozinha, e prometeu-lhe que seria tanto com ela como com a criança. 

Foi então que o texto bíblico diz que os olhos de Hagar se abriram e ela viu um poço, dele tirou a água necessária e deu ao seu filho e ambos sobreviveram àquela jornada. 

Diz que o rapaz cresceu, casou-se com uma egípcia, e teve 12 filhos que se tornaram príncipes.

Gostava antes de terminar esta reflexão salientar algo que achei oportuno para nosso ensinamento.

Esta mulher estava em desespero, e quando já não tinha mais esperança diz o texto que Deus lhe abriu os olhos e ela viu um poço.

Sei que Deus tinha a capacidade de fazer aparecer um poço do nada, mas estou convencido que foi o desespero desta mulher que impediu de ver aquela solução. 

Sabem, sempre vamos viver momentos da vida em que não vamos nos aperceber de Deus nem da sua providência, nem do seu cuidado por nós. 

E por vezes temos de passar por angústias, ou dores profundas para que Deus abra os nossos olhos. 

Nessas alturas Deus sempre tem um poço.
(Genesis 21.19) – “Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço

Deus sempre terá um poço de soluções para a nossa vida.

Deus é sempre o Deus das segundas oportunidades, ele deseja abrir os nossos olhos para que vejamos as coisas extraordinárias que Ele tem preparadas para nós.

Estou feliz por estar aqui com a minha família e participar neste culto de acção de Graças, se ele acontece, é porque o Vanderlei e a Adelia.
Reconhecem que Deus lhes deu esta segunda oportunidade, acredito que os olhos de ambos se abriram, a fim de perceberem que Deus quer fazer parte da sua vida.

Nunca se esqueçam que Deus terá sempre um poço pronto para vocês. 

Vamos orar. 

































Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...