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domingo, 10 de agosto de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - POLEMICA EM TORNO DA MUDANÇA DE UMA LETRA


POLEMICA EM TORNO DA MUDANÇA DE UMA LETRA

Ário - o precursor longínquo dos modernos ­"Testemunhas de Jeová" - defendia suas idéias heréticas baseando-se em palavras gregas. Com expressões de duplo sentido e frases equívocas procurava confundir seus opositores. Quem sabe temos aqui uma influência atávica para os moder­nos arianos serem extremados defensores da lín­gua grega para a comprovação de doutrinas ex­cêntricas e antibíblicas, quase sempre envoltas em vocabulário ambíguo.
           Ário para negar que o Filho fosse igual ao Pai usava duas palavras gregas: omoioz- homos (igual) e omoloz - homoios (semelhante). Com a primeira negava a igualdade do Filho oom o Pai e com a segunda defendia a semelhança das natu­rezas do Pai e do Filho.  (as palavras em grego não estão corretas, pois não consegui copia-las).
O problema teológico da Divindade de Cristo culminou com a convocação do Concílio de Nicéia, cujos teólogos terçaram lanças em torno do iota a menos ou a mais em dois vocábulos gregos - ho­moousios e homoiousios. O debate principal des­te Concílio girou em torno da palavra grega ­
oüo-(a - usia (substância). Este Concílio, rea­lizado em 325, foi o mais famoso da história da Igreja, por ter sido convocado pelo Imperador Constantino, que nele pronunciou um discurso as­sentado sobre o seu trono de ouro, por se encon­trarem presentes 318 bispos, mas sobretudo por se defrontrarem dois expoentes de uma famosa controvérsia religiosa - Ário negando a Deidade de Cristo e Atanásio - simples diácono, secretário do bispo Alexandre, levantando-se como o maior baluarte na defesa da divindade do Logos.
Podem ser mencionados três grupos distintos neste Conclave Religioso:
1. O Ortodoxo - liderado por Atanásio, a sua mais fulgurante estrela, que estabeleceu em seu Credo sobre a Divindade de Cristo, que o Filho era da mesma ou de igual substância do Pai - homoousios.
2. O Arianista - capitaneado por Ário, homem de ferro como afirmou Constantino, defendia que o Filho era apenas semelhante ao Pai (homoios) mas não da mesma substância ou essência.
3. O Semi-Ariano guiado por Eusébio de saréia afirmava: O Filho era de substância semelhante com o Pai - homoiousios.
Algumas pessoas menos avisadas poderão es­tar pensando, não é perda de tempo ou pura bi­zantinice a preocupação com o problema insigni­ficante de uma letra a mais ou a menos em vocábulos gregos? Na realidade, não é, porque a pa­lavra homoousios diz uma coisa, mas homoiousios diz outra completamente diferente. Aceita uma, Cristo era Deus, essencialmente Deus, aceitando a outra Ele seria apenas a mais elevada das cri­aturas, o mais eminente dos seres criados por Deus, portanto criatura e não criador.
Eis o que nos diz Daniel Hops no livro" A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires", pág. 544:
Ce­se­
"Alguns dos mais maldosos e entre outros os Eusébios - pensaram que com uma insignificante mudança na grafia, as suas doutrinas poderiam sobreviver. Assim substituiram a palavra Homo­ousios, que quer dizer "da mesma substância" pela palavra Homoiousios, que significa "de subs­tância semelhante". Entre as palavras não há di­ferença senão de um iota, mas tal diferença mí­nima na aparência era fundamental, e temos de avaliar bem o valor da parada posta em jogo".
Desta famosa polêmica religiosa nasceram dois Credos - o de Nicéia e o de Atanásio. O conhe­cimento deles é útil para todos os pesquisado­res de dois assuntos transcendentais - A Divin­dade de Cristo e a Trindade, por isso eles se encontram a seguir:

                                                 O Credo de Nicéia

"Cremos em Deus, o Pai Todo-Poderoso, cria­dor de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, u­nigênito do Pai, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de Verdadeiro Deus, gerado não feito, sendo da mesma substância do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na Terra, que por nós ho­mens e para nossa salvação desceu do céu, e en­carnou-se, fez-se homem, sofreu, ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos. Aqueles que dizem que houve tempo quando Ele não existia e que Ele não existiu antes de ser gerado e que foi feito do nada, ou que o Filho de Deus é criado, que Ele é mutável ou sujeito à mudança, a Igreja Cató­lica anatematiza". A.B.Teixeira, Dogmática Evangélica, pág. 76, Apud Aristarcho P. de Mat­tos na Monografia - Jesus Cristo, Aquele que E­ra, que É e que Há de vir, pág. 82.

                                                        O Credo de Atanásio

Fonte: Philip Schaff, The Creeds of Christendom (New York: Harper, 1919) Vol.2, págs. 66-70.

1. Para todo aquele que deseja ser salvo: antes de tudo é necessário que mantenha a Fé Católica:
           2. Por cuja Fé, a menos que cada um se conserve íntegro e incontaminado: sem dú­vida perecerá para sempre.
            3. E a Fé Católica é esta: Que a­doramos um Deus em Trindade, e Trindade em Uni­dade;

            4. Não confundindo as Pessoas: nem dividindo a Substância (Essência).
            5. Porque há uma Pessoa do Pai: ou­tra do Filho: e outra do Espírito Santo.
            6. Mas a Deidade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, é totalmente uma: a Glória semelhante, a Majestade co-eterna.
            7. Tal como é o Pai: assim é o Filho, e assim é o Espírito Santo.
            8. O Pai incriado: o Filho incria­do: e o Espírito Santo incriado.
            9. O Pai incompreensível (ilimita­do); o Filho incompreensível (ilimitado): e o Espírito Santo incompreensível (ilimitado, ou infinito).
            10. O Pai eterno: o Filho eterno: e o Espírito Santo eterno.
            11. E contudo eles não são três e­ternos: mas um eterno.
            12. Como também não há três incria­dos: nem três imcompreensíveis (infinito), mas um incriado: e um incompreensível (infinito).
            13. Assim do mesmo modo o Pai é o­nipotente: o Filho Onipotente: e o Espírito San­to Onipotente.
            14. E contudo eles não são três O­nipotentes: mas um Onipotente.
            15. Assim o Pai é Deus: o Filho Deus: e o Espírito Santo é Deus.
            16. E contudo eles não são três Deu­ses: mas um Deus.

            17. Assim semelhantemente o Pai é  Senhor: o Filho é Senhor: e o Espírito  Santo é Senhor.
            18. E contudo não há três Senhores: mas um Senhor.
            19. Porque, como somos compelidos pela verdade cristã a reconhecer cada Pessoa por si mesma como Deus e Senhor:
            20. Assim, somos proibidos pela Re­ligião Católica a dizer: Há três Deuses, ou três Senhores.
            21. O Pai não é feito de ninguém:  não criado, nem gerado.
            22. O Filho é somente do Pai: nao feito, nem criado, mas gerado.
  23. O Espírito Santo é do Pai e do Filho: não feito, não criado, nem gerado: mas procedente.
            24. De sorte que há um Pai, não três Pais: um Filho, não três Filhos: um Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
            25. E nesta Trindade nenhum é ante­rior, ou posterior ao outro: nenhum é maior, ou menor do que o outro (não há nada antes ou depois: nada maior ou menor) .
            26. Mas todas as três Pessoas são,co-eternas, e coiguais.
            27. De sorte que em todas as coisas, como dito anteriormente: a Unidade na Trindade, e a Trindade na Unidade, deve ser adorada.
            28. Aquele, portanto, que será sal­vo, deve (permita-lhe) assim pensar na Trindade.
              29. Outrossim, é necessário para a salvação eterna: que ele também creia correta­mente (fielmente) na Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo.
              30. Porque a verdadeira Fé consiste em que creiamos e confessemos: que nosso Senhor
Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem;
              31. Deus, da Substância (Essência)do Pai; gerado antes dos mundos: e Homem, da Substância (Essência) de sua Mãe, nascido no mundo.
              32. Perfeito Deus: e perfeito Homem de uma alma justa e carne humana permanente.
              33. Igual ao Pai, no tocante à sua Divindade: e inferior ao Pai no que respeita à             sua Humanidade.
              34. O qual embora seja (é) Deus Homem; contudo não são dois, mas um Cristo.
              35. Um; não pela conversão da Divin­dade em carne: mas pela recepção (apropriação)da Humanidade em Deus.
              36. Totalmente uno; não pela confu­são da Substância (Essência): mas pela unidade da Pessoa. .

              37. Quanto à carne e alma justa,é um ser humano: de sorte que Deus e Homem é um Cristo;

              38. Que padeceu pela nossa salvação: desceu ao inferno (Hades, mundo dos espíritos): ressurgiu dos mortos ao terceiro dia.
              39. Ascendeu ao céu, está assentado à mão direita de Deus Pai (Deus o Pai) Todo-Po­deroso.

              40. Donde (dali) ele virá para jul­gar os vivos e os mortos.

               41. Em cuja vinda todos os homens  ressuscitaria com seus corpos;
               42. E prestarão contas por suas pró­prias obras.
    43. E aqueles que tiverem feito o bem irão para a vida eterna: e aqueles que ti­verem feito o mal, para o fogo eterno.
               44. Esta é a Fé Católica: que a me­nos que o homem creia fielmente (verdadeira e firmemente), ele não pode ser salvo.

(NOTA DOS EDITORES: As inserções entre parênte­ses estão na edição de Schaff). Extraída do SDABC, Vol. IX, págs. 298-299.

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