O ESPÍRITO SANTO
Pedro Apolinário – Sermões Exaltando a
Verdade – Casa Publicadora Brasileira – 1a. Edição
Professor de Grego e Exegese Bíblica do
Seminário Latino Americano de Teologia – Eng. Coelho, S.P
O que é Espírito Santo?
O Espírito Santo é um Ser vivo, dotado de personalidade própria,
uma Pessoa divina. Não é como crêem alguns: meramente uma influência ou
emanação de Deus.
Nas páginas do Novo Testamento Ele é designado pelos seguintes nomes:
a) Espírito de Deus (Romanos 8:14)
b) Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
c) Espírito do Pai (Mateus 10:20)
d) Espírito do Senhor (II Coríntios
3:17)
e) Espírito Santo (Atos 2:1-4)
f) Espírito da Sabedoria e Revelação
(Efésios 1:17)
g) Espírito de Poder, de Amor e de Bom
Senso (II Timóteo 1:7)
h) Espírito de Santificação (I
Coríntios 4:2 1)
i) Espírito de Consolo (Atos 9:3 1)
5) Espírito
da Glória (I Pedro 4:14)
k) Espírito da Verdade (João 14:17;
16:13)
Seu
Valor
O Espírito
Santo é, muitas vezes, posto pelos cristãos num lugar inferior com relação ao
Pai e ao Filho. Será que a Bíblia O coloca num lugar inferior quando comparado
com os demais membros da Trindade? A resposta só pode ser um enfático não.
A idéia que alguns têm de ser o Espírito Santo inferior precisa ser
afastada de nosso meio. A subordinação de Jesus a Deus e do Espírito Santo a
Cristo, só existe no Plano da Redenção. Numa organização diferentes membros
realizam diferentes funções. O mesmo é certo em relação à Trindade. As três
Pessoas da Trindade Se apresentam como Fonte, Mediador e Comunicador.
As Páginas Sagradas O exaltam e O põem no mesmo pé de igualdade com o Pai e o Filho. A
valorização que a Bíblia Lhe dá está no seguinte:
a) Ele desempenha um papel muito
importante em nossa salvação.
b) Ele
foi quem inspirou os autores das Escrituras (I Pedro 1:21).
c) Ele
é mencionado 88 vezes no Antigo Testamento e 262 vezes no Novo Testamento. Esta
acentuada ocorrência é uma evidência do Seu valor.
d) Oramos
ao Pai em nome do Filho, mas nos esquecemos de que é o Espírito Santo que
intercede por nós com “gemidos inexprimíveis”.
e) A
nossa salvação depende da aceitação de Cristo em nossa vida mas o Espírito
Santo é o meio que Deus usa para alcançar os pecadores.
f) Sendo
a terceira Pessoa da Trindade, Ele tem o mesmo direito ao culto e à adoração.
Como igreja precisamos estudar mais e
falar mais sobre o Espírito Santo.
Em virtude de cristãos de outras
denominações atualmente falarem muito sobre o Espírito Santo, e a grande ênfase
que os movimentos carismáticos Lhe dão, é necessário um estudo mais acurado
para compreender melhor o assunto.
A compreensão da Trindade e do Espírito
Santo talvez sejam os dois maiores mistérios do cristianismo. É bom
saber que a palavra mistério tem na Bíblia um significado diferente do que
aquele que comumente lhe damos. “Mistério” é algo desconhecido ao homem até que
Deus o revele.
Há muitas idéias errôneas sobre a
natureza e função do Espírito Santo. É da máxima importância termos
conceitos exatos sobre Ele. É importante compreender Sua essência, Seu poder, Sua
relação para com o Pai e o Filho, bem como Sua relação para conosco e a
destacada tarefa que executará em nosso favor e nos eventos finais da história
deste mundo. Essa importância é destacada por Ellen G. White: “Esta prometida
bênção (recebimento do Espírito Santo), reivindicada pela fé, traz consigo
todas as demais bênçãos.” — Obreiros Evangélicos, pág. 285.
Opiniões
Opostas Sobre o Espírito Santo
Quanto a este problema o mundo cristão
está dividido em dois grandes grupos:
1- Os que crêem que o Espírito Santo é
um ser pessoal (a terceira Pessoa da Trindade).
2- Os
que defendem ser Ele uma força, uma influência, um poder.
Sendo a Bíblia a única fonte segura de
informação capaz de revelarnos a verdade sobre estes dois posicionamentos
divergentes, é em suas páginas que encontraremos luz para a solução do
problema.
Um
conhecimento lógico, inteligente e cristão apenas é encontrado na Bíblia.
Argumentos
contestando ser uma pessoa:
a) O Espírito Santo é o poder do
Altíssimo (Lucas 1:35).
b) No Antigo Testamento o Espírito Santo
era uma essência que ensinava e fortalecia (Efésios 3:16).
c) Sendo algo que se derrama não pode
ser uma pessoa (Atos 2:17).
Um
conhecimento lógico, inteligente e cristão apenas é encontrado na Bíblia.
Argumentos
contestando ser uma pessoa:
a) O Espírito Santo é o poder do
Altíssimo (Lucas 1:35).
b) No Antigo Testamento o Espírito
Santo era uma essência que ensinava e fortalecia (Efésios 3:16).
c) Sendo algo que se derrama não pode
ser uma pessoa (Atos 2:17).
Provas
através dos Atos
a) Ele fala: “Disse o Espírito Santo:
Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Atos
13:2).
b) Ele convence: “Quando Ele vier,
convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8).
c) Ele intercede: “O mesmo Espírito
intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).
d) Ele conforta, ensina e faz lembrar:
“Mas o Consolador, o Espírito Santo,... vos fará lembrar de tudo que vos tenho
dito” (João 14:26).
e) Uma força ou poder jamais poderá confortar, ensinar e fazer lembrar,
porque estas características são próprias de pessoas e não de coisas.
Provas através
das Reacões
1) Pode-se
resistir a Ele (Atos 7:5 1). Resistir é recusar-se a aceitar as evidências e
deixar de crer.
2) Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30).
3) Ele pode ser insultado (Hebreus
10:29). Ultrajar significa insultar, tratar as coisas espirituais com
leviandade.
4) Pode ser blasfemado (Mateus 12:3
1). Blasfêmia é a consciente rejeição da salvação, apesar de todas as
evidências que o Espírito Santo coloca diante da pessoa para convencê-la. O
Espírito Santo não é uma simples Pessoa, mas uma Pessoa divina, pois os mesmos
atributos que a Bíblia aplica a Deus são aplicados a Ele:
a) Ele é Onipresente (Salmo 139:7).
b) Ele é Onisciente (1 Coríntios
2:10).
c) Ele é Onipotente (Jó 33:4).
Leitura atenta de 1 Coríntios 2:11 e 12:11 nos indica que o Espírito Santo
é uma pessoa porque possui uma mente com conhecimento e vontade.
“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o
próprio Deus, está andando por estes terrenos.” — Evangelismo, pág.
616.
“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem
explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista,
podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a
aceitação destes pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais
mistérios — demasiado
profundos para o entendimento humano — o silêncio é ouro.” — Atos dos Apóstolos, pág. 52.
Dez
Importantes Funções ou Ministérios do Espírito Santo
1- Convencer o mundo do pecado. Jesus colocou
a convicção do pecado como a primeira obra do Espírito Santo. “Quando o
Espírito Santo vier, Ele convencerá a gente do mundo de que eles têm uma idéia
errada a respeito do pecado” (João 16:8, BLH).
Sem consciência do pecado não há arrependimento. O Seu trabalho é mostrar o
pecado e levar-nos ao arrependimento.
2- Convencer o mundo da justiça. E trabalho do Espírito Santo
convencer-nos de que em nós não há nenhuma justiça. Precisamos aceitar a
justiça de Cristo que vem unicamente pela fé.
3- Convencer-nos do juízo vindouro. Sempre devemos ter a consciência
de que no final compareceremos diante do Tribunal Celeste. É o
Espírito Santo que nos preparará para a aprovação neste exame final.
4- Guiar-nos em toda a verdade. “Porém, quando o Espírito da verdade
vier, Ele os guiará em toda a verdade” (João 16:13, BLH). Um dos papéis significativos do Espírito Santo é
capacitar-nos para entendermos todas as verdades da Bíblia.
5- Glorificar a Cristo. Uma das tarefas mais significativas foi a de
glorificar a Cristo na mente e no coração dos discípulos depois de Sua
ascensão (João 16:14).
“Tão verdadeiro é agora como nos dias dos apóstolos, que sem a iluminação
do Espírito divino, a humanidade não pode discernir a glória de Cristo.” — O Desejado de
Todas as Nações, pág. 508.
Um dos trabalhos mais significativos do Espírito Santo é levar-nos a
glorificar a Cristo.
6-Apresentara Deus as orações dos
crentes em uma forma aceitável é um trabalho
importante do Espírito Santo (Romanos 8:26).
7- Agir poderosamente na Igreja para
estabelecê-la e transformá-la num corpo bem unido (1 Coríntios 12:13 e 14)
8- Conceder dons especiais aos dirigentes e aos membros da Igreja
para sua edificação e para a propagação do evangelho (Efésios 4:11-13).
9- Levar os membros da Igreja a produzir frutos (Gálatas 5:22 e 23).
10- Foi outorgado à Igreja para ensinar (1 Coríntios 2:10), para dirigir (João 16:13),para dar poder (João 16:13) e para falar quando fosse necessário. “E
essencial que o cristão compreenda o significado da promessa do Espírito Santo
pouco antes da segunda vinda de nosso Senhor Jesus. Falai sobre ela, orai por
ela, pregai a seu respeito; pois o Senhor está mais disposto a conceder o
Espírito Santo do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos.” — Review and HeraId, 15(11/1892.
F. E. Marsh tem uma
sugestiva página sobre o trabalho do Espírito Santo:
“Em nós Ele é:
“Uma luz a
iluminar;
“Um amigo para
aconselhar;
“Um mestre
para ensinar;
“Um
confortador para animar;
“Um guia para
orientar;
“Um fogo para purificar;
“Uma força e
poder para nos guardar;
“Um memorial
para nos levar a recordar todas
as preciosas promessas de Deus.” — Emblems of the Holy Spirit, pág. 246.
Que é Batismo
no Espírito Santo?
“Ao aceitarmos pessoalmente a Jesus como nosso Salvador recebemos o Espírito
Santo. O batismo no Espírito Santo ou conversão precede o batismo na água.”
Nota da Lição da Escola Sabatina do
dia 5/11/1978.
Batismo no
Espírito Santo é o momento em que O recebemos como um habitante em nossa vida.
Paulo nos ensina esta verdade suprema:
Ninguém é um bom cristão se o
Espírito Santo não habitar nele (Romanos 8:9).
A tradução de João 1:33
deve ser “no” e não “com” de acordo com o original grego. Este batismo seria
um revestimento de poder mediante o qual os discípulos ficariam entregues ao
cuidado completo do Espírito Santo.
Pedro
aplicando a linguagem de Joel ao Pentecostes explicou que ser batizado no
Espírito Santo significava que os apóstolos ficaram capacitados a testemunhar
das grandezas de Deus, como estavam fazendo naquele momento (Atos 2:11).
Dons
do Espírito Santo
Deve-se notar
que dom do Espírito não é a mesma coisa que dons ou frutos do Espírito. Dom (dôron) significa o próprio Espírito Santo que é dado no
momento da conversão. Os dons (karismata)
são as capacitações que o crente recebe para promover a obra de Deus.
Por sua vez, o
dom do Espírito não é a mesma coisa
que fruto do Espírito (Gálatas 5:22 e
23). “O primeiro compreende a dotação com o poder divino de indivíduos na
Igreja com o propósito de levar à perfeição. Fruto do espírito é qualidade de
caráter visível nos membros da Igreja que se rendem inteiramente à guia do
Espírito Santo.” —
SDABC, vol. 6, pág. 268.
Símbolos
Para o Espírito Santo
Símbolo é uma figura ou imagem que serve para representar alguma coisa.
Tanto o Antigo como o Novo Testamento apresentam o Espírito Santo mediante
vários símbolos. Uma das figuras mais familiares para representá-Lo é a pomba,
embora só empregada uma vez. Outro símbolo bastante comum nos dois testamentos
é a água. Segue-se-lhe em importância o fogo, o vento e o óleo.
Como emblema do Espírito, a pomba é o símbolo da pureza e da paz.
A água é um símbolo comum judaico-cristão para indicar o Espírito. Assim
como a água refrigera e transmite vida ao corpo satisfazendo a sede, assim
também Cristo por meio da terceira Pessoa da Trindade refrigera, satisfaz e dá
vida à alma (João 7:37-39).
O Espírito Santo é representado pelo
fogo. “Para o pecado, onde quer que se encontre, ‘nosso Deus é um fogo
consumidor’ (Hebreus 12:29). O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos
quantos se submeterem a Seu poder. Se os homens, porém, se apegarem ao pecado,
ficarão com ele identificados. Então a glória de Deus, que destrói o pecado,
tem que destruí-los.” — O Desejado de Todas as Nações, pág. 107.
O vento não é visível; não sabemos de
onde vem nem para onde vai. O Espírito Santo não pode ser visto, mas os efeitos
manifestos em vidas humanas transformadas são muito evidentes.
O óleo é também um símbolo do
Espírito Santo. Ver Parábolas de Jesus, pág. 407. Como a lâmpada
do tempo de Cristo não produzia luz sem óleo, assim o cristão não pode levar
luz ao mundo, como está comissionado a fazer (Mateus 5:14-16), sem o Espírito
em sua vida.
A Plenitude do Espírito
O que significa a plenitude do
Espírito Santo? Estar pleno do Espírito significa estar cheio. Paulo diz: “E
não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do
Espírito” (Efésios 5:18). Esta expressão é figurada, pois o Espírito não é um
líquido ou gás para encher literalmente alguém.
Pelas palavras de Paulo, em Gálatas 2:20, podemos dizer que estar cheio do Espírito Santo é ser dirigido pelo Espírito Santo. Quando estamos cheios
do Espírito, Cristo está vivendo e operando através de nossa vida.
Em Parábolas de Jesus, pág. 139, lemos:
Cristo “cotidianamente recebia o novo batismo através do Espírito Santo”.
Através de seus escritos Ellen G. White usa a frase “batizados com o Espírito”
no sentido de estar cheios do Espírito.
Conclusão
“Não há
limites à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o próprio eu, oferece
margem à operação do Espírito Santo na alma, e vive uma vida de inteira
consagração a Deus.” — O Desejado de Todas as Nações,
págs. 250 e 251.
O Espírito Santo não é apenas uma
doutrina na qual crer, mas um Ser divino empenhado em prol da nossa salvação.
Sendo Deus, é digno de toda honra e adoração.
Entreguemo-nos
ao poder do Espírito Santo para sermos transformados e irmos com Cristo para o
Lar Eterno.
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