Youtube

domingo, 10 de agosto de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - O ESPÍRITO SANTO

O ESPÍRITO SANTO

Pedro Apolinário – Sermões Exaltando a Verdade – Casa Publicadora Brasileira – 1a. Edição
Professor de Grego e Exegese Bíblica do Seminário Latino Americano de Teologia – Eng. Coelho, S.P


O que é Espírito Santo?
O Espírito Santo é um Ser vivo, dotado de personalidade própria, uma Pessoa divina. Não é como crêem alguns: meramente uma influência ou emanação de Deus.
Nas páginas do Novo Testamento Ele é designado pelos seguintes nomes:
a) Espírito de Deus (Romanos 8:14)
b) Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
c) Espírito do Pai (Mateus 10:20)
d) Espírito do Senhor (II Coríntios 3:17)
e) Espírito Santo (Atos 2:1-4)
f) Espírito da Sabedoria e Revelação (Efésios 1:17)
g) Espírito de Poder, de Amor e de Bom Senso (II Timóteo 1:7)
h) Espírito de Santificação (I Coríntios 4:2 1)
i)  Espírito de Consolo (Atos 9:3 1)
5)  Espírito da Glória (I Pedro 4:14)
k) Espírito da Verdade (João 14:17; 16:13)

Seu Valor
O  Espírito Santo é, muitas vezes, posto pelos cristãos num lugar inferior com relação ao Pai e ao Filho. Será que a Bíblia O coloca num lugar inferior quando comparado com os demais membros da Trindade? A resposta só pode ser um enfático não.
A idéia que alguns têm de ser o Espírito Santo inferior precisa ser afastada de nosso meio. A subordinação de Jesus a Deus e do Espírito Santo a Cristo, só existe no Plano da Redenção. Numa organização diferentes membros realizam diferentes funções. O mesmo é certo em relação à Trindade. As três Pessoas da Trindade Se apresentam como Fonte, Mediador e Comunicador.
As Páginas Sagradas O exaltam e O põem no mesmo pé de igualdade com o Pai e o Filho. A valorização que a Bíblia Lhe dá está no seguinte:
a) Ele desempenha um papel muito importante em nossa salvação.

b) Ele foi quem inspirou os autores das Escrituras (I Pedro 1:21).
c) Ele é mencionado 88 vezes no Antigo Testamento e 262 vezes no Novo Testamento. Esta acentuada ocorrência é uma evidência do Seu valor.
d) Oramos ao Pai em nome do Filho, mas nos esquecemos de que é o Espírito Santo que intercede por nós com “gemidos inexprimíveis”.
e) A nossa salvação depende da aceitação de Cristo em nossa vida mas o Espírito Santo é o meio que Deus usa para alcançar os pecadores.
f)  Sendo a terceira Pessoa da Trindade, Ele tem o mesmo direito ao culto e à adoração.
Como igreja precisamos estudar mais e falar mais sobre o Espírito Santo.
Em virtude de cristãos de outras denominações atualmente falarem muito sobre o Espírito Santo, e a grande ênfase que os movimentos ca­rismáticos Lhe dão, é necessário um estudo mais acurado para compreender melhor o assunto.
A compreensão da Trindade e do Espírito Santo talvez sejam os dois maiores mistérios do cristianismo. É bom saber que a palavra mistério tem na Bíblia um significado diferente do que aquele que comumente lhe damos. “Mistério” é algo desconhecido ao homem até que Deus o revele.
Há muitas idéias errôneas sobre a natureza e função do Espírito Santo. É da máxima importância termos conceitos exatos sobre Ele. É im­portante compreender Sua essência, Seu poder, Sua relação para com o Pai e o Filho, bem como Sua relação para conosco e a destacada tarefa que executará em nosso favor e nos eventos finais da história deste mundo. Essa importância é destacada por Ellen G. White: “Esta prometida bênção (recebimento do Espírito Santo), reivindicada pela fé, traz consigo todas as demais bênçãos.” —      Obreiros Evangélicos, pág. 285.

Opiniões Opostas Sobre o Espírito Santo

Quanto a este problema o mundo cristão está dividido em dois grandes grupos:
1- Os que crêem que o Espírito Santo é um ser pessoal (a terceira Pessoa da Trindade).
2- Os que defendem ser Ele uma força, uma influência, um poder.
Sendo a Bíblia a única fonte segura de informação capaz de revelarnos a verdade sobre estes dois posicionamentos divergentes, é em suas páginas que encontraremos luz para a solução do problema.
Um conhecimento lógico, inteligente e cristão apenas é encontrado na Bíblia.
Argumentos contestando ser uma pessoa:
a) O Espírito Santo é o poder do Altíssimo (Lucas 1:35).
b) No Antigo Testamento o Espírito Santo era uma essência que en­sinava e fortalecia (Efésios 3:16).
c) Sendo algo que se derrama não pode ser uma pessoa (Atos 2:17).

Um conhecimento lógico, inteligente e cristão apenas é encontrado na Bíblia.
Argumentos contestando ser uma pessoa:
a) O Espírito Santo é o poder do Altíssimo (Lucas 1:35).
b) No Antigo Testamento o Espírito Santo era uma essência que en­sinava e fortalecia (Efésios 3:16).
c) Sendo algo que se derrama não pode ser uma pessoa (Atos 2:17).

Provas através dos Atos

a) Ele fala: “Disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Atos 13:2).
b) Ele convence: “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8).
c) Ele intercede: “O mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).
d) Ele conforta, ensina e faz lembrar: “Mas o Consolador, o Espírito Santo,... vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito” (João 14:26).
e) Uma força ou poder jamais poderá confortar, ensinar e fazer lembrar, porque estas características são próprias de pessoas e não de coisas.

Provas através das Reacões
1) Pode-se resistir a Ele (Atos 7:5 1). Resistir é recusar-se a aceitar as evidências e deixar de crer.
2) Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30).
3) Ele pode ser insultado (Hebreus 10:29). Ultrajar significa insultar, tratar as coisas espirituais com leviandade.
4) Pode ser blasfemado (Mateus 12:3 1). Blasfêmia é a consciente rejeição da salvação, apesar de todas as evidências que o Espírito Santo co­loca diante da pessoa para convencê-la. O Espírito Santo não é uma simples Pessoa, mas uma Pessoa divina, pois os mesmos atributos que a Bíblia aplica a Deus são aplicados a Ele:
a) Ele é Onipresente (Salmo 139:7).
b) Ele é Onisciente (1 Coríntios 2:10).
c) Ele é Onipotente (Jó 33:4).
Leitura atenta de 1 Coríntios 2:11 e 12:11 nos indica que o Espírito Santo é uma pessoa porque possui uma mente com conhecimento e vontade.
“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por estes terrenos.” —        Evange­lismo, pág. 616.
“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a po­dem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação destes pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios demasiado profundos para o entendimento humano o silêncio é ouro.” Atos dos Apóstolos, pág. 52.

Dez Importantes Funções ou Ministérios do Espírito Santo

1-  Convencer o mundo do pecado. Jesus colocou a convicção do peca­do como a primeira obra do Espírito Santo. “Quando o Espírito Santo vier, Ele convencerá a gente do mundo de que eles têm uma idéia erra­da a respeito do pecado” (João 16:8, BLH).

Sem consciência do pecado não há arrependimento. O Seu trabalho é mostrar o pecado e levar-nos ao arrependimento.
2-  Convencer o mundo da justiça. E trabalho do Espírito Santo convencer-nos de que em nós não há nenhuma justiça. Precisamos aceitar a justiça de Cristo que vem unicamente pela fé.
3-  Convencer-nos do juízo vindouro. Sempre devemos ter a consciência de que no final compareceremos diante do Tribunal Celeste. É o Espírito Santo que nos preparará para a aprovação neste exame final.
4-  Guiar-nos em toda a verdade. “Porém, quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará em toda a verdade” (João 16:13, BLH). Um dos papéis significativos do Espírito Santo é capacitar-nos para entendermos todas as verdades da Bíblia.
5-  Glorificar a Cristo. Uma das tarefas mais significativas foi a de glo­rificar a Cristo na mente e no coração dos discípulos depois de Sua ascensão (João 16:14).
“Tão verdadeiro é agora como nos dias dos apóstolos, que sem a ilu­minação do Espírito divino, a humanidade não pode discernir a glória de Cristo.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 508.
Um dos trabalhos mais significativos do Espírito Santo é levar-nos a glorificar a Cristo.
6-Apresentara Deus as orações dos crentes em uma forma aceitável é um trabalho importante do Espírito Santo (Romanos 8:26).
7-  Agir poderosamente na Igreja para estabelecê-la e transformá-la num corpo bem unido (1 Coríntios 12:13 e 14)
8-  Conceder dons especiais aos dirigentes e aos membros da Igre­ja para sua edificação e para a propagação do evangelho (Efésios 4:11-13).
9-  Levar os membros da Igreja a produzir frutos (Gálatas 5:22 e 23).
10- Foi outorgado à Igreja para ensinar (1 Coríntios 2:10), para dirigir (João 16:13),para dar poder (João 16:13) e para falar quando fosse necessário. “E essencial que o cristão compreenda o significado da promessa do Espírito Santo pouco antes da segunda vinda de nosso Senhor Jesus. Falai sobre ela, orai por ela, pregai a seu respeito; pois o Senhor está mais disposto a conceder o Espírito Santo do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos.” —       Review and He­raId, 15(11/1892.

F. E. Marsh tem uma sugestiva página sobre o trabalho do Espírito Santo:

“Em nós Ele é:
“Uma luz a iluminar;
“Um amigo para aconselhar;
“Um mestre para ensinar;
“Um confortador para animar;
“Um guia para orientar;
 “Um fogo para purificar;
“Uma força e poder para nos guardar;
“Um memorial para nos levar a recordar todas
as preciosas promessas de Deus.” —     Emblems of the Holy Spirit, pág. 246.

Que é Batismo no Espírito Santo?

“Ao aceitarmos pessoalmente a Jesus como nosso Salvador recebemos o Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo ou conversão precede o batismo na água.” Nota da Lição da Escola Sabatina do dia 5/11/1978.
Batismo no Espírito Santo é o momento em que O recebemos como um habitante em nossa vida. Paulo nos ensina esta verdade suprema:
Ninguém é um bom cristão se o Espírito Santo não habitar nele (Roma­nos 8:9).
A tradução de João 1:33 deve ser “no” e não “com” de acordo com o ori­ginal grego. Este batismo seria um revestimento de poder mediante o qual os discípulos ficariam entregues ao cuidado completo do Espírito Santo.
Pedro aplicando a linguagem de Joel ao Pentecostes explicou que ser batizado no Espírito Santo significava que os apóstolos ficaram capaci­tados a testemunhar das grandezas de Deus, como estavam fazendo naquele momento (Atos 2:11).

Dons do Espírito Santo

Deve-se notar que dom do Espírito não é a mesma coisa que dons ou frutos do Espírito. Dom (dôron) significa o próprio Espírito Santo que é dado no momento da conversão. Os dons (karismata) são as capacitações que o crente recebe para promover a obra de Deus.
Por sua vez, o dom do Espírito não é a mesma coisa que fruto do Espírito (Gálatas 5:22 e 23). “O primeiro compreende a dotação com o poder divino de indivíduos na Igreja com o propósito de levar à perfeição. Fruto do espírito é qualidade de caráter visível nos membros da Igreja que se ren­dem inteiramente à guia do Espírito Santo.” —       SDABC, vol. 6, pág. 268.

Símbolos Para o Espírito Santo

Símbolo é uma figura ou imagem que serve para representar alguma coisa. Tanto o Antigo como o Novo Testamento apresentam o Espírito Santo mediante vários símbolos. Uma das figuras mais familiares para representá-Lo é a pomba, embora só empregada uma vez. Outro símbo­lo bastante comum nos dois testamentos é a água. Segue-se-lhe em im­portância o fogo, o vento e o óleo.
Como emblema do Espírito, a pomba é o símbolo da pureza e da paz.
A água é um símbolo comum judaico-cristão para indicar o Espírito. Assim como a água refrigera e transmite vida ao corpo satisfazendo a se­de, assim também Cristo por meio da terceira Pessoa da Trindade refrigera, satisfaz e dá vida à alma (João 7:37-39).
O  Espírito Santo é representado pelo fogo. “Para o pecado, onde quer que se encontre, ‘nosso Deus é um fogo consumidor’ (Hebreus 12:29). O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder. Se os homens, porém, se apegarem ao pecado, ficarão com ele identificados. Então a glória de Deus, que destrói o pecado, tem que destruí-los.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 107.
O  vento não é visível; não sabemos de onde vem nem para onde vai. O Espírito Santo não pode ser visto, mas os efeitos manifestos em vidas humanas transformadas são muito evidentes.
O  óleo é também um símbolo do Espírito Santo. Ver Parábolas de Je­sus, pág. 407. Como a lâmpada do tempo de Cristo não produzia luz sem óleo, assim o cristão não pode levar luz ao mundo, como está comissionado a fazer (Mateus 5:14-16), sem o Espírito em sua vida.

A Plenitude do Espírito

O  que significa a plenitude do Espírito Santo? Estar pleno do Espírito significa estar cheio. Paulo diz: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18). Es­ta expressão é figurada, pois o Espírito não é um líquido ou gás para en­cher literalmente alguém.

Pelas palavras de Paulo, em Gálatas 2:20, podemos dizer que estar cheio do Espírito Santo é ser dirigido pelo Espírito Santo. Quando estamos cheios do Espírito, Cristo está vivendo e operando através de nossa vida.
Em Parábolas de Jesus, pág. 139, lemos: Cristo “cotidianamente rece­bia o novo batismo através do Espírito Santo”. Através de seus escritos Ellen G. White usa a frase “batizados com o Espírito” no sentido de estar cheios do Espírito.



                                                       Conclusão

“Não há limites à utilidade de uma pessoa que, pondo de par­te o próprio eu, oferece margem à operação do Espírito Santo na al­ma, e vive uma vida de inteira consagração a Deus.” —     O Desejado de Todas as Nações, págs. 250 e 251.     

O Espírito Santo não é apenas uma doutrina na qual crer, mas um Ser divino empenhado em prol da nossa salvação. Sendo Deus, é digno de toda honra e adoração.

Entreguemo-nos ao poder do Espírito Santo para sermos transformados e irmos com Cristo para o Lar Eterno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...