Youtube

domingo, 10 de agosto de 2014

ARTIGOS SOBRE A TRINDADE - PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO QUE SE REFEREM À VINDA DO MESSIAS


.   Profecias do Velho Testamento que se referem à Vinda de um Messias :


1.Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”  Este verso é o Criador que fala à serpente e à mulher, logo após à entrada do pecado no Jardim do Édem. Os cristãos vêem nessa menção à descendência da mulher uma referencia ao Messias na sua luta contra Satanás e na sua vitória final sobre as forças do mal.

2.Gênesis 49:10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre os seus pés, até que venha Siló, e a ele obedecerão os povos”. Cetro é um bastão normalmente de ouro e ricamente ornamentado, que os reis usavam antigamente como símbolo de autoridade real. Silo é entendido como uma referencia ao Messias que deveria ser da descendência de Judá.

3. Números 24:17 e 19 “ Vê-lo-ei mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto. Uma estrela procederá de Jacó, um cetro que quebrará as têmporas de Moabe, e destruirá todos os filhos de Sete.... Um dominador sairá de Jacó, e destruírá os sobreviventes da cidade.” Esta profecia foi feita por Balaão um profeta que não pertencia ao povo de Israel, quando foi chamado pelo rei Moabita, para amaldiçoar o povo de Israel, mas que em vez de amaldiçoar, abençoou. A estrela que procederá de Jacó refere-se ao Messias, que deveria ser descendente de Jacó. Quando Jesus nasceu uma estrela que brilhava intensamente , conduziu os Magos até Belém, a cidade onde ele nasceu.

4. Deuteronômio 18:15 e 18  “O Senhor teu Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás.”... “Eu lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti; porei, as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”  Provavelmente a estes versos foi que Felipe, discípulo de Jesus se referiu quando disse: “Achamos aquele de quem Moises escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
Estas profecias foram escritas por Moisés, que viveu aproximadamente 1500 anos antes do nascimento de Cristo.

5. Jó 19:25 a 27 “Eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, com meus próprios olhos, eu, e não outros. Como o meu coração anseia dentro de mim.”
Supõe os eruditos que o livro de Jó foi o primeiro livro da Bíblia escrito. E que Moisés seria quem o escreveu. Sem dúvidas, o Redentor é o Messias.

6 Salmos 2:6 a 9 “Eu ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os fins da Terra por possessão. Tu os regerás com vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.”   Só para lembrar, o rei Davi viveu aproximadamente 1000 anos antes do nascimento de Cristo.

7. Salmos 16:10 e 11 “porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Tu me farás ver a vereda da vida; na tua presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à tua direita.”  Davi escreve esta profecia, para informar que o Messias não seria consumido pela degeneração de seu corpo na morte, mas que ressuscitaria e estaria à direita de Deus, conforme aplicação feita por Lucas ao escrever o livro de Ato, em 2:7 e 13:35.

8. Salmos 22:16 e 18 “Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre elas lançam sortes.”  Quando Davi escreveu este salmo profético, 1000 anos antes de Cristo, não era costume matar os condenados pregando-os numa cruz, fato que só se iniciou com os Romanos, muitos anos mais tarde...no entanto Davi diz isso...Veja os detalhes comparando com Mat.27:35 e 38;  Mar.15:24 e 27;  Luc.23:32 e 34 ; João 19:24.

9. Salmos 69:21 “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.” Compare com Mat. 27:34 e 48; Marcos 15:23 ; 36 Luc.23:36 ; João 19:28 e 29.

10. Isaias 7:14 “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”. Informa o profeta, que um sinal do Messias é que ele nasceria de uma virgem. Isaias viveu aproximadamente 700 anos antes do nascimento de Jesus.

11. Isaias 8:14 e 15 “Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. Muitos dentre eles tropeçarão e cairão, serão quebrantados, enlaçados e presos.” Profecia mostrando que muitos não aceitariam Jesus como Messias...

12. Isaias 9:6 e 7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso , Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecer  e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O Zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.” Esta profecia nos diz sobre as qualidades do Messias, que ele nasceria e seria da descendência de Davi.

13. Isaias 11:1 a 5.  Não vamos repetir . Acompanhe na Bíblia o que está escrito. Esta profecia fala que o Messias seria descendente de Jessé (pai de Davi) e fala de suas qualidades, principalmente de sua Justiça.

14. Isaias 42:1 a 7 . Também não repetiremos. Acompanhe em sua Bíblia. Esta profecia diz da forma que o messias agiria em sua maneira de ser para com as pessoas Diz que estenderia a sua aliança para os gentios (os não judeus ou israelitas), que devolveria a vista  aos cegos, etc.

15. Isaias 49:16 “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;...” Mostra que o amor de Deus por nos é tão grande que seria gravado nas suas mãos.

16. Isaias 50:6 “Ofereci as costas aos que me feriam e as faces , aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto dos que me cuspiam.”  Refere-se esta profecia ao tratamento que Jesus receberia quando de seu sofrimento. Ver Mateus 26:67 e Marcos 14:65.

17. Isaias 53  O capitulo inteiro fala do Messias como o Servo sofredor.  O verso 5, fala que “ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz  estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” O verso 6 diz: “...o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” O verso 8 diz: “Ele foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, ele foi ferido”. Veja que aqui diz que o Messias, que haveria de vir, seria morto!...E tambem que o Servo nao poderia se referir a Israel, mas ao Messias.   O verso 9 diz: “Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou na sua boca.”  Jesus foi sepultado no sepulcro de José de Arimatéia, um homem de influência, e muito rico. Veja João 19:38 a 42, Mateus 27:57 a 60. O verso 12 novamente menciona a mote do Messias. Tanto o verso 11 como o 12, informa qual o objetivo dessa morte: “...Justificará a muitos porque as iniqüidades deles levará sobre si... levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercede...” É bom não esquecer que isto foi escrito aproximadamente 700 anos a.C.

18. Jeremias 23:5 “ Eis que vem dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e Rei que é, reinará , e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra.” Diz essa profecia que o Messias seria descendente de Davi... O profeta Jeremias viveu aproximadamente 600 anos antes do nascimento de Jesus. Veja a genealogia de Jesus em Mateus cap. 1.

19. Daniel 9:24 a 27 Esta profecia dá com segurança a data exata em que o Messias viria a este mundo!... Quando Daniel teve essa visao, ele estava cativo em Babilonia, juntamente com todos os israelitas. Ansiavam por libertacao, embora muitos ja estivessem se adaptado com a vida em Babilonia. Vamos analisar cada verso começando com o verso 24: “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade par fazer cessar a transgressão,  para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.” O anjo Gabriel esta dizendo para Daniel que Setenta vezes sete (nº de dias de uma semana) é igual a 490 anos, que seriam determinados para o povo hebreu ou Israel. Porque anos? Porque em profecias apocalípticas, um dia é contado como um ano. Veja o que está escrito em Ezequiel 4:5 e 6 e Números 14:34. Mas, 490 anos para que?  O final do verso responde: “para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados e para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos”. O que isso significa? Vamos perguntar para cada item citado no verso: Como se poderia fazer cessar a transgressão? Não seria porventura vindo o verdadeiro Cordeiro de Deus e morrendo, pagando assim a culpa pelo pecado? Era isso que a festa da Páscoa dos Israelitas apontava, quando o Cordeiro era sacrificado ao entardecer para ser comido na ceia , comemorando a libertação da escravidão do Egito. Assim o Cordeiro de Deus deveria morrer para libertar o povo da Escravidão do Pecado, “dando fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos”. Mas o que significaria ungir o Santo dos Santos? Em primeiro lugar precisamos saber o que é o Santo dos Santos. Podemos encontrar em Hebreus 9 :1 a 3 e vemos que é o segundo compartimento do tabernáculo ou seja do santuário construído por Moisés conforme modelo que Deus lhe apresentou no monte, ou em outras palavras, representava o lugar da habitação de Deus. Ver Heb. 8:1 a 5. No caso trata-se do santuário do céu (O Santuário terrestre em Jerusalém estava destruído quando esta profecia foi proferida e foi reconstruído posteriormente sendo destruído novamente quando Roma destruiu Jerusalém no ano 70 DC). Ungir, significa separar para uso especifico e sagrado, e isso era feito por meio de sangue, sendo que no santuário terrestre com sangue de animais e no Santuário celestial com o sangue de Cristo (ver Êxodo29, 30:10; 40:9 a 11; Hebreus 9:11 a 14 e 22; 10:10 a 12)
O verso 25 diz: “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.”  A ordem considerada para pleno exercício de soberania de Jerusalém, foi emitida em 457 a.C , levada a efeito pelo rei da Pérsia Artaxerxes I, que então dominava um grande império (Ver Esdras 7:11 a 20). Quem seria o Ungido ou o Príncipe ? Com certeza trata-se do Messias que haveria de vir, e que o anjo, na primeira parte do verso, esta informando quando haveria de ser. O que diz ele? “...até o Ungido o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas”... Na segunda parte do verso o anjo informa  que, sete semanas, ou 49 anos para a reedificação das praças e valados...de Jerusalém, que estava em ruínas, destruída que fora por Nabucodonozor, rei de Babilônia. Agora, sete semanas, ou 49 anos (7semanas x 7 dias = 49 dias ou anos) e sessenta e duas semanas ( 62 x 7 =  434 ) ou seja 49 mais 434 anos é igual a 483 anos até a Ungido, o Príncipe. Ou seja até o aparecimento do Messias . Veja :

  457 a.C. –> Saída da ordem para reedificar Jerusalém.
-483         =>    Nº de anos até o Ungido ou Príncipe.(Setenta semanas)
    26 d.C.    a esse nº precisamos somar o ano “0” o que fazemos adicionando                 um ano, e chegamos ao ano 27 d.C. de nossa era (depois de Cristo). Foi exatamente nesta data que o Messias (que significa “O Ungido” apareceu no rio Jordão para ser batizado por João Batista, sendo Ungido (separado ou consagrado para ser o Messias pelo Espírito Santo, que desceu sobre ele na forma de uma pomba (Ver Lucas 3:21 e 22, Marcos 1:9 a 12, Mateus 3:15 a 17).
O verso 26 diz: “Depois das sessenta e duas semanas será morto o Ungido, e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu  fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.” Este verso diz  em sua primeira parte, que depois do ano 27 d.C. o Ungido será morto, e que não estaria mais... e na segunda parte, que haveria de vir um outro príncipe que destruiria a cidade (de Jerusalém, novamente pois ela, no momento da visão estava em ruínas). Este príncipe destruidor foi o Império Romano, que no ano 70 de nossa era,  destruiu Jerusalém, a cidade e o santuário e que o fim desse príncipe destruidor seria “num dilúvio”, ou seja, numa invasão(dilúvio) de povos (bárbaros), e que até o fim dele haveriam “guerras e desolações.”
Agora, vejamos o verso 27 em sua primeira parte: “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares;” Ele, quem? O príncipe destruidor ou o Ungido, o Príncipe?
O anjo Gabriel certamente esta se referindo ao Príncipe o Ungido, pois estes versos estão escritos em forma de poesia hebraica, onde existem uma série de trocadilhos e “quiasmas” que  é próprio da poesia hebraica. Não vamos entrar em detalhes, muito embora seja fundamental para o bom entendimento da profecia, pois seria um pouco longo. Vamos somente elucidar este verso em conformidade com a escola historicista. Trata-se do Príncipe o Ungido que “no meio da semana faria uma aliança com muitos”, e desta maneira não seria mais necessário oferecer sacrifícios, e se ofertar manjares, pois com a sua morte cessariam os sacrifícios, ou seja, ele instituiria a nova aliança para a salvação de todo aquele que crê, ou seja, inauguraria o novo santuário, com um sacerdócio novo, onde Jesus o Messias seria tanto o sacrifício, como o sacerdote e o sumo sacerdote, muito superior ao inaugurado por Moisés. Ver Hebreus 7:25; 8:1 a 3,5 a 7,9 a 13; 9:8 a 18, 24 a 28). Quando o Cristo morreu, o véu que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo no Santuário terrestre, rasgou-se de cima para baixo (Ver Mateus 27:51; Marcos 15:38 e Lucas 23:45 ; Hebreus 9:8), indicando com isso que o santuário terrestre já havia cumprido com seu objetivo de ser um “tipo”, uma “figura” ou ainda uma parábola do santuário celestial. (Ver Heb. 8:5 a 13; 9:9). Na segunda parte, a profecia informa que “sobre a asa das abominações virá o (príncipe) assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.” Em Mateus 24:15 , Jesus identifica esse príncipe destruidor como sendo o poder Romano.


|______________70 semanas = 490 anos _______________+_______|
|                                                                      Batismo de Jesus       Morte de Jesus     Rejeição de Jesus
|7 semanas = 49 anos|_______ 62 semanas = 434 anos ________________|     3,5 anos +   3,5      p/ Judeus – Morte
|___________|__________________________|___|_______|_______|       de Estevão
457 a.C.                     408 a.C.                                                                      “0”     27 a.C.            31 a.C              34 a.C
|_________________ 483 anos ________________|_1 semana ou 7 anos__|


20. Miquéias 5:2 “ E tu Belém Efrata, pequena demais par figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Nesta profecia temos a cidade onde deveria nascer o Messias.  (Aprox. 700 a.C.)

21. Zacarias 9:9 “...eis ai vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” Esta profecia se cumpre quando Jesus entra triunfante em Jerusalém, e é aclamado como Rei. Ver Mateus 21:5, e João 12:15. ( Aprox. 450 a.C.)

22. Zacarias 10:4  De Judá sairá a pedra angular; dele,  a estaca da tenda; dele, o arco de guerra; dele sairão todos os chefes justos.”  A profecia indica que o Messias seria descendente de Judá.


23. Zacarias 13:6  Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos?, responderá ele:  São as feridas com que fui ferido na casa de meus amigos.  Refere-se certamente às cicatri
zes resultantes de sua crucificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...