. Profecias do Velho Testamento que se
referem à Vinda de um Messias :
1.Gênesis 3:15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua
descendência e o seu descendente.
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Este verso é o Criador que fala à serpente e
à mulher, logo após à entrada do pecado no Jardim do Édem. Os cristãos vêem
nessa menção à descendência da mulher uma referencia ao Messias na sua luta
contra Satanás e na sua vitória final sobre as forças do mal.
2.Gênesis
49:10 “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre os
seus pés, até que venha Siló, e a ele obedecerão os povos”. Cetro é um bastão
normalmente de ouro e ricamente ornamentado, que os reis usavam antigamente
como símbolo de autoridade real. Silo é entendido como uma referencia ao
Messias que deveria ser da descendência de Judá.
3.
Números 24:17 e 19 “ Vê-lo-ei mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto.
Uma estrela procederá de Jacó, um cetro que quebrará as têmporas de Moabe, e
destruirá todos os filhos de Sete.... Um dominador sairá de Jacó, e destruírá
os sobreviventes da cidade.” Esta profecia foi feita por Balaão um profeta que
não pertencia ao povo de Israel, quando foi chamado pelo rei Moabita, para
amaldiçoar o povo de Israel, mas que em vez de amaldiçoar, abençoou. A estrela
que procederá de Jacó refere-se ao Messias, que deveria ser descendente de
Jacó. Quando Jesus nasceu uma estrela que brilhava intensamente , conduziu os
Magos até Belém, a cidade onde ele nasceu.
4.
Deuteronômio 18:15 e 18 “O Senhor teu
Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele
ouvirás.”... “Eu lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante
a ti; porei, as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu
lhe ordenar.” Provavelmente a estes
versos foi que Felipe, discípulo de Jesus se referiu quando disse: “Achamos
aquele de quem Moises escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus
de Nazaré, filho de José.”
Estas
profecias foram escritas por Moisés, que viveu aproximadamente 1500 anos antes
do nascimento de Cristo.
5.
Jó 19:25 a 27 “Eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a
terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.
Vê-lo-ei por mim mesmo, com meus próprios olhos, eu, e não outros. Como o meu
coração anseia dentro de mim.”
Supõe
os eruditos que o livro de Jó foi o primeiro livro da Bíblia escrito. E que
Moisés seria quem o escreveu. Sem dúvidas, o Redentor é o Messias.
6
Salmos 2:6 a 9 “Eu ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o
decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.. Pede-me, e
eu te darei as nações por herança, e os fins da Terra por possessão. Tu os
regerás com vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.” Só para lembrar, o rei Davi viveu
aproximadamente 1000 anos antes do nascimento de Cristo.
7.
Salmos 16:10 e 11 “porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás
que o teu Santo veja corrupção. Tu me farás ver a vereda da vida; na tua
presença me encherás de alegria, com delícias perpétuas à tua direita.” Davi escreve esta profecia, para informar que
o Messias não seria consumido pela degeneração de seu corpo na morte, mas que
ressuscitaria e estaria à direita de Deus, conforme aplicação feita por Lucas
ao escrever o livro de Ato, em 2:7 e 13:35.
8.
Salmos 22:16 e 18 “Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia;
traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me
estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre
elas lançam sortes.” Quando Davi
escreveu este salmo profético, 1000 anos antes de Cristo, não era costume matar
os condenados pregando-os numa cruz, fato que só se iniciou com os Romanos,
muitos anos mais tarde...no entanto Davi diz isso...Veja os detalhes comparando
com Mat.27:35 e 38; Mar.15:24 e 27; Luc.23:32 e 34 ; João 19:24.
9.
Salmos 69:21 “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber
vinagre.” Compare com Mat. 27:34 e 48; Marcos 15:23 ; 36 Luc.23:36 ; João 19:28
e 29.
10.
Isaias 7:14 “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem
conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”. Informa o profeta, que
um sinal do Messias é que ele nasceria de uma virgem. Isaias viveu
aproximadamente 700 anos antes do nascimento de Jesus.
11.
Isaias 8:14 e 15 “Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de
ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém.
Muitos dentre eles tropeçarão e cairão, serão quebrantados, enlaçados e
presos.” Profecia mostrando que muitos não aceitariam Jesus como Messias...
12.
Isaias 9:6 e 7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo
está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso , Conselheiro, Deus
Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e
venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para
estabelecer e o firmar mediante o juízo
e a justiça, desde agora e para sempre. O Zelo do Senhor dos Exércitos fará
isso.” Esta profecia nos diz sobre as qualidades do Messias, que ele nasceria e
seria da descendência de Davi.
13.
Isaias 11:1 a 5. Não vamos repetir .
Acompanhe na Bíblia o que está escrito. Esta profecia fala que o Messias seria
descendente de Jessé (pai de Davi) e fala de suas qualidades, principalmente de
sua Justiça.
14.
Isaias 42:1 a 7 . Também não repetiremos. Acompanhe em sua Bíblia. Esta
profecia diz da forma que o messias agiria em sua maneira de ser para com as
pessoas Diz que estenderia a sua aliança para os gentios (os não judeus ou
israelitas), que devolveria a vista aos
cegos, etc.
15.
Isaias 49:16 “Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;...” Mostra que o
amor de Deus por nos é tão grande que seria gravado nas suas mãos.
16.
Isaias 50:6 “Ofereci as costas aos que me feriam e as faces , aos que me
arrancavam os cabelos; não escondi o rosto dos que me cuspiam.” Refere-se esta profecia ao tratamento que
Jesus receberia quando de seu sofrimento. Ver Mateus 26:67 e Marcos 14:65.
17.
Isaias 53 O capitulo inteiro fala do
Messias como o Servo sofredor. O verso
5, fala que “ele foi traspassado pelas nossas
transgressões e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a
paz estava sobre ele, e pelas suas
pisaduras fomos sarados.” O verso 6 diz: “...o Senhor fez cair sobre ele a
iniqüidade de nós todos.” O verso 8 diz: “Ele foi cortado da terra dos viventes;
por
causa da transgressão do meu povo, ele foi ferido”. Veja que aqui diz
que o Messias, que haveria de vir, seria morto!...E tambem que o Servo nao
poderia se referir a Israel, mas ao Messias.
O verso 9 diz: “Designaram-lhe a
sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca
fez injustiça, nem dolo algum se achou na sua boca.” Jesus foi sepultado no sepulcro de José de
Arimatéia, um homem de influência, e muito rico. Veja João 19:38 a
42, Mateus 27:57 a 60. O verso 12 novamente menciona a mote do Messias. Tanto o
verso 11 como o 12, informa qual o objetivo dessa morte: “...Justificará a
muitos porque as iniqüidades deles levará sobre si... levou sobre si o pecado
de muitos e pelos transgressores intercede...” É bom não esquecer que isto foi
escrito aproximadamente 700 anos a.C.
18.
Jeremias 23:5 “ Eis que vem dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um
Renovo justo; e Rei que é, reinará , e agirá sabiamente, e executará o juízo e
a justiça na terra.” Diz essa profecia que o Messias seria descendente de
Davi... O profeta Jeremias viveu aproximadamente 600 anos antes do nascimento
de Jesus. Veja a genealogia de Jesus em Mateus cap. 1.
19.
Daniel 9:24 a 27 Esta profecia dá com segurança a data exata em que o Messias
viria a este mundo!... Quando Daniel teve essa visao, ele estava cativo em
Babilonia, juntamente com todos os israelitas. Ansiavam por libertacao, embora
muitos ja estivessem se adaptado com a vida em Babilonia. Vamos analisar cada
verso começando com o verso 24: “Setenta semanas estão determinadas
sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade par fazer cessar a
transgressão, para dar fim aos pecados,
e para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e
a profecia e para ungir o Santo dos Santos.” O anjo Gabriel esta dizendo
para Daniel que Setenta vezes sete (nº de dias de uma semana) é igual a 490
anos, que seriam determinados para o povo hebreu ou Israel. Porque anos? Porque
em profecias apocalípticas, um dia é contado como um ano. Veja o que está
escrito em Ezequiel 4:5 e 6 e Números 14:34. Mas, 490 anos para que? O final do verso responde: “para fazer
cessar a transgressão, para dar fim aos pecados e para expiar a iniqüidade,
para trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia e para ungir o Santo
dos Santos”. O que isso significa? Vamos perguntar para cada item citado no
verso: Como se poderia fazer cessar a transgressão? Não seria porventura vindo
o verdadeiro Cordeiro de Deus e morrendo, pagando assim a culpa pelo pecado?
Era isso que a festa da Páscoa dos Israelitas apontava, quando o Cordeiro era
sacrificado ao entardecer para ser comido na ceia , comemorando a libertação da
escravidão do Egito. Assim o Cordeiro de Deus deveria morrer para libertar o
povo da Escravidão do Pecado, “dando fim aos pecados, para expiar a
iniqüidade, para trazer justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para
ungir o Santo dos Santos”. Mas o que significaria ungir o Santo dos Santos?
Em primeiro lugar precisamos saber o que é o Santo dos Santos. Podemos
encontrar em Hebreus 9 :1 a 3 e vemos que é o segundo compartimento do
tabernáculo ou seja do santuário construído por Moisés conforme modelo que Deus
lhe apresentou no monte, ou em outras palavras, representava o lugar da
habitação de Deus. Ver Heb. 8:1 a 5. No caso trata-se do santuário do céu (O
Santuário terrestre em Jerusalém estava destruído quando esta profecia foi
proferida e foi reconstruído posteriormente sendo destruído novamente quando
Roma destruiu Jerusalém no ano 70 DC). Ungir, significa separar para uso
especifico e sagrado, e isso era feito por meio de sangue, sendo que no
santuário terrestre com sangue de animais e no Santuário celestial com o sangue
de Cristo (ver Êxodo29, 30:10; 40:9 a 11; Hebreus 9:11 a 14 e 22; 10:10 a 12)
O
verso 25 diz: “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar
e para edificar Jerusalém, até o Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e
duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos
angustiosos.” A ordem considerada
para pleno exercício de soberania de Jerusalém, foi emitida em 457 a.C , levada
a efeito pelo rei da Pérsia Artaxerxes I, que então dominava um grande império
(Ver Esdras 7:11 a 20). Quem seria o Ungido ou o Príncipe ? Com certeza
trata-se do Messias que haveria de vir, e que o anjo, na primeira parte do
verso, esta informando quando haveria de ser. O que diz ele? “...até o Ungido o
Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas”... Na segunda parte do verso
o anjo informa que, sete semanas, ou 49
anos para a reedificação das praças e valados...de Jerusalém, que estava em
ruínas, destruída que fora por Nabucodonozor, rei de Babilônia. Agora, sete
semanas, ou 49 anos (7semanas x 7 dias = 49 dias ou anos) e sessenta e duas
semanas ( 62 x 7 = 434 ) ou seja 49 mais
434 anos é igual a 483 anos até a Ungido, o Príncipe. Ou seja até o aparecimento
do Messias . Veja :
457 a.C. –> Saída da ordem para reedificar
Jerusalém.
-483 => Nº de anos até o Ungido ou
Príncipe.(Setenta semanas)
26 d.C. a esse nº precisamos somar o ano “0” o que
fazemos adicionando um ano, e chegamos ao ano 27 d.C. de nossa era
(depois de Cristo). Foi exatamente nesta data que o Messias (que significa “O
Ungido” apareceu no rio Jordão para ser batizado por João Batista, sendo Ungido
(separado ou consagrado para ser o Messias pelo Espírito Santo, que desceu
sobre ele na forma de uma pomba (Ver Lucas 3:21 e 22, Marcos 1:9 a 12, Mateus
3:15 a 17).
O
verso 26 diz: “Depois das sessenta e duas semanas será morto o
Ungido, e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade
e o santuário, e o seu fim será num
dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.” Este
verso diz em sua primeira parte, que
depois do ano 27 d.C. o Ungido será morto, e que não estaria mais... e na
segunda parte, que haveria de vir um outro príncipe que destruiria a cidade (de
Jerusalém, novamente pois ela, no momento da visão estava em ruínas). Este
príncipe destruidor foi o Império Romano, que no ano 70 de nossa era, destruiu Jerusalém, a cidade e o santuário e
que o fim desse príncipe destruidor seria “num dilúvio”, ou seja, numa
invasão(dilúvio) de povos (bárbaros), e que até o fim dele haveriam “guerras e
desolações.”
Agora,
vejamos o verso 27 em sua primeira parte: “Ele fará firme aliança com
muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a
oferta de manjares;” Ele, quem? O príncipe destruidor ou o Ungido, o
Príncipe?
O
anjo Gabriel certamente esta se referindo ao Príncipe o Ungido, pois estes
versos estão escritos em forma de poesia hebraica, onde existem uma série de
trocadilhos e “quiasmas” que é próprio
da poesia hebraica. Não vamos entrar em detalhes, muito embora seja fundamental
para o bom entendimento da profecia, pois seria um pouco longo. Vamos somente
elucidar este verso em conformidade com a escola historicista. Trata-se do
Príncipe o Ungido que “no meio da semana faria uma aliança com muitos”,
e desta maneira não seria mais necessário oferecer sacrifícios, e se ofertar
manjares, pois com a sua morte cessariam os sacrifícios, ou seja, ele
instituiria a nova aliança para a salvação de todo aquele que crê, ou seja,
inauguraria o novo santuário, com um sacerdócio novo, onde Jesus o Messias
seria tanto o sacrifício, como o sacerdote e o sumo sacerdote, muito superior
ao inaugurado por Moisés. Ver Hebreus 7:25; 8:1 a 3,5 a 7,9 a 13; 9:8 a 18, 24
a 28). Quando o Cristo morreu, o véu que separava o Lugar Santo do Lugar
Santíssimo no Santuário terrestre, rasgou-se de cima para baixo (Ver Mateus
27:51; Marcos 15:38 e Lucas 23:45 ; Hebreus 9:8), indicando com isso que o
santuário terrestre já havia cumprido com seu objetivo de ser um “tipo”,
uma “figura” ou ainda uma parábola do santuário celestial. (Ver Heb. 8:5
a 13; 9:9). Na segunda parte, a profecia informa que “sobre a asa das
abominações virá o (príncipe) assolador, até que a destruição, que está
determinada, se derrame sobre ele.” Em Mateus 24:15 , Jesus identifica esse
príncipe destruidor como sendo o poder Romano.
|______________70
semanas = 490 anos _______________+_______|
| Batismo
de Jesus Morte de Jesus Rejeição de Jesus
|7
semanas = 49 anos|_______ 62 semanas = 434 anos ________________| 3,5 anos + 3,5
p/ Judeus – Morte
|___________|__________________________|___|_______|_______| de Estevão
457
a.C. 408 a.C.
“0” 27 a.C. 31 a.C 34 a.C
|_________________
483 anos ________________|_1 semana ou 7 anos__|
20.
Miquéias 5:2 “ E tu Belém Efrata, pequena demais par figurar como grupo de
milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens
são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Nesta profecia temos
a cidade onde deveria nascer o Messias.
(Aprox. 700 a.C.)
21.
Zacarias 9:9 “...eis ai vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado num
jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” Esta profecia se cumpre quando Jesus
entra triunfante em Jerusalém, e é aclamado como Rei. Ver Mateus 21:5, e João
12:15. ( Aprox. 450 a.C.)
22.
Zacarias 10:4 De Judá sairá a pedra
angular; dele, a estaca da tenda; dele,
o arco de guerra; dele sairão todos os chefes justos.” A profecia indica que o Messias seria descendente
de Judá.
23.
Zacarias 13:6 Se alguém lhe disser: Que
feridas são essas nas tuas mãos?, responderá ele: São as feridas com que fui ferido na casa de
meus amigos. Refere-se certamente às
cicatri
zes resultantes de sua crucificação.
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