Criacionismo Bíblico
Dr. Ruy Vieira
Presidente da Sociedade Criacionista Brasileira
fala sobre fé e ciência.
por Michelson Borges
Jornalista
Para falar sobre a controvérsia
criacionismo x evolucionismo, o Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira concedeu esta
entrevista em São Paulo, enquanto participava de uma comissão para a criação de
centros universitários. Natural de São Carlos, SP, Ruy 68 anos de idade, é
engenheiro mecânico e eletricista, formado pela Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo. Dedicou-se
ao ensino, lecionando Mecânica dos Fluidos, de54 a 56, no ITA
(InstitutoTecnológico da Aeronáutica). Em julho de 1956, foi lecionar
Física Técnica (nome italiano dado à cadeira de Mecânica
dos Fluidos, Transmissão de Calor
e Aplicações Tecnológicas) na Universidade São Paulo, em São Carlos, onde fez a
livre docência e tomou-se catedrático.
Em 1970,
assumiu a chefia do departamento de Hidráulica e Saneamento naquela
universidade, fundando a pós-graduação que é considerada a melhor na área, no Brasil. Foi
convidado em 1972, a Integrar a Comissão de Especialistas do Ensino de
Engenharia do MEC, responsável pelas escolas de engenharia, currículos,
formação de professores e
reconhecimento de cursos.
Segundo Ruy Vieira, apos a
aposentadoria (em 1986)
é que ele começou a trabalhar de “verdade”. Atualmente reperesenta o MEC no Conselho da Agência Espacial Brasileira, como membro de uma reunião mensal e empreendendo viagens por locais onde
existem atividades espaciais. De três em três meses participa, também, de
uma Sociedade Bíblica Brasileira, da qual é Diretor e Tesoureiro.
Além dessas ocupações,durante meio período, Vieira atua como consultor do
Plano das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUDE) junto à Secretaria de
Educação Tecnológica do MEC. No outro meio período, dedica-se a traduções de livros e edita a
Folha Criacionista, publicação da Sociedade Criacionista Brasileira, da qual é presidente.
SINAIS: Quais as principais diferenças entre os modelos criacionista e evolucionista
?
Dr. RUI VIEIRA: O Criacionismo parte do pressuposto de
planejamento, desígnio e propósito no Universo. Ao passo que o evolucionismo
parte de um princípio inteiramente oposto: o acaso. Segundo o evolucionismo,
portanto, não há planejamento na Natureza, as coisas acontecem
deforma casual e aleatória. Fundamentalmente, os modelos criacionista e
evolucionista são duas posições filosóficas e não científicas, que
tem há ver com pressupostos a respeito do Universo no qual estamos inseridos.
SINAIS: que é um modelo ou uma teoria?
Dr. RUY VIEIRA: No estudo do Universo há a necessidade
de uma certa sistematização. Daí surge uma metodologia para esse estudo
e são feitas hipóteses. Existem certas teses preconcebidas, e as hipóteses
muitas vezes são feitas para auxiliar a defesa dessas teses. E é aí que começa toda a estruturação da filosofia da ciência, pois para se trabalhar com ciência, há necessidade de certos parâmetros e a Investigação do Universo se dá dentro desses
parâmetros.
Modelo é sempre urna
coisa estrutura da mentalmente para tentar reproduzir da maneira mais aproximada possível a “realidade” (que no
campo da filosofia é algo
inatingível, pois nem tudo é mensurável).
O que acontece é que muitas hipóteses
acabam sendo assimiladas e
divulgadas como verdades absolutas, “científicas”, quando, de fato, não o
são.
SINAIS: É
possível harmonizar fé e
ciência?
Dr. RUY VIEIRA: Essa pergunta constitui um aspecto
especifico do caso mais geral que tem a ver com a crescente influência da
ciência e da tecnologia modernas na vida diária em nossos dias, que, em seu
extremo, leva à alegação de que
o cristianismo e a Bíblia em particular estão superados em face de numerosas
“comprovações científicas que desautorizam a crença nos seus ensinos básicos.
Nesse sentido, diversos questionamentos são feitos: (1) Pode um cristão hoje ser ainda cientista? Pode um cientista ser
hoje ainda um cristão? (2) A
ciência moderna já não demoliu a base da fé cristã? (3) A
fidelidade ao cristianismo exige que sejam rejeitadas todas as teorias da
ciência moderna? (4) Devemos viver
considerando a a ciência e a fé cristã como coisas inteiramente separadas
entre si ? (5) Teria a ciência comprovado a fé cristã,
como alguns cristãos alegam? (6) O que dizer dos que afirmam que o desenvolvimento científico atual exige que se inventem uma nova
ciência e uma nova teologia mais adequadas para o novo milênio?
Questões como essas podem ser respondidas de
forma satisfatória tanto para a autêntica fé cristã como para a ciência
autêntica, desde que se levem em conta as perspectivas corretas. Por isso,
deve-se evitar a falsa dicotomia entre fé
e razão. De fato, fé e razão
constituem aspectos essenciais de todas as atividades humanas, aí incluídas
tanto a ciência como a teologia cristã. Ambas fazem suposições (fé) e, a
partir delas, tiram conclusões (razão). A fé em ser o Universo algo racionalmente compreensível constitui uma hipótese da ciência. A fé nessa hipótese não somente motiva os dentistas a pesquisar,
mas realmente torna a pesquisa possível e eficaz. Essa mesma fé pode
constituir uma conclusão razoável proveniente do ensino bíblico a respeito do
Universo ter sido criado por um Deus racional. Assim, ciência e fé não são
conceitos que se contrapõe. Blaise Pascal, filósofo naturalista cristão,
afirmava que a ciência é a “atividade de acompanhar os pensamentos de Deus”.
SINAIS: É possível
ser evolucionista e crer na Palavra de Deus ao mesmo tempo?
Dr. RUY VIEIRA: Não. Evolucionismo e Bíblia não se
harmonizam, pois a Bíblia é essencialmente criacionista. Qualquer tentativa de
se harmonizar a evolução com a Palavra de Deus, leva a dificuldades que se somam: as dificuldades que o criacionismo tem,
com as dificuldades próprias do evolucionismo. É multo pior querer fazer um
híbrido. No entanto, tanto o
híbrido quanto qualquer um dos dois extremos são aceitos pela fé. Não há como se “comprovar” cientificamente qualquer um dos modelos, porque silo filosofias. Não são ciência.
SINAIS: O
Senhor vê evidência de planejamento no Universo?
Dr. RUY VIEIRA: Sem dúvida. Desde o microcosmo até o macrocosmo; em tudo. Consideremos,
por exemplo,a estrutura atômica, molecular e cristalina das substâncias... como
explicar o surgimento dessas coisas por acaso? Moléculas orgânicas que têm a ver com a vida...Tudo isso indica que houve
um planejamento. Se tudo fosse meio caótico, não haveria
cristal, tudo seria amorfo. Não háveria átomos específicos em uma cadeia de uma
tabela periódica (A própria existência de uma tabela periódica, onde se podem fazer
previsões a respeito das características dos elementos, significa que há uma
ordem, o que é o contrário da desordem, característica da aleatoriedade, do
acaso. Já a ordem é característica de planejamento,
desígnio.)
Considerando a Terra, o Sistema Solar, a nossa e
outras galáxias, vemos uma estrutura coerente e lógica a tal ponto
de podermos estabelecer modelos que indicam planejamento. Tente fazer um
modelo do comportamento da economia brasileira, por exemplo. É a coisa mais
difícil do mundo, pois há muitos fatores caóticos e aleatórios que acabam
interferindo, como a bolsa da China, portarias do governo, ou mesmo uma geada
em outro país; tudo isso influi.
O próprio fato de poder existir ciência que
pressupõe que a determinadas causas vão corresponder determinados efeitos já mostra planejamento no Universo.
SINAIS: O que é
a Sociedade Criacionista Brasileira?
Dr. RUY VIEIRA: Na minha carreira de docente universitário, como
também no acompanhamento dos estudos de meus fllhos, no curso secundário e no
preparo para o concurso vestibular, bem como na observação dos acontecimentos
sociais, políticos, econômicos, científicos e tecnológicos, pude perceber como
as doutrinas evolucionistas foram sendo introduzidas nos livros-textos e
assimiladas e divulgadas gradativamente pelos meios de comunicação, passando
mesmo a pautar o comportamento social em vários setores da atividade humana.
Pela providência divina, chegaram às
minhas mãos (Isso há cerca de trinta anos) notícias sobre a existência de
sociedades criacionistas no exterior, com Intensa atividade de divulgação de
literatura a respeito da controvérsia entre o criacionismo e o evolucionismo.
Devido às circunstâncias que mencionei, interessei-me pela fundação de uma sociedade
congênere no Brasil, já que era extremamente escassa a literatura
criacionista em língua portuguesa, e se fazia sentir bastante a sua falta.
Assim, em 1972, foi fundada a Sociedade Criacionista Brasileira, tendo início
a publicação do seu periódico a Folha
Criacionista — que neste ano chegará à sua 59a.edição, ao longo desse período de 26 anos.
A continuidade desse
trabalho durante um quarto de século foi um verdadeiro milagre, devendo-se
agradecera Deus pelo sucesso alcançado em termos de um enorme número de
pessoas interessadas que se beneficiaram, de uma forma ou de outra, com o trabalho realizado. Agradecimentos devem também ser estendidos a
muitas pessoas que colaboraram de diferentes formas para tornar realidade esse
empreendimento.
Mais detalhes sobre a Sociedade Criacionista
Brasileira e suas atividades podem ser encontrados na Internet, no site: http://www.scb.org.br ou pela Caixa Postal 08743,
CEP 703 12-970, Brasília, DF.
SINAIS: Porque o senhor é criacionista?
Dr. RUY
VIEIRA: Entendo que tornar-se
criacionista é uma conseqüência lógica de tornar-se cristão. Ser cristão é
aceitar a Cristo como Salvador e, portanto, aceitar a revelação exposta na
Bíblia, especialmente no que diz respeito ao relato da criação de um mundo
perfeito, da provação e da queda subseqüentes, com todas as suas conseqüências
deletérias.
Não tive educação religiosa em casa, e dada a
minha educação escolar até o nível universitário ter sido centrada nos parâmetros
agnósticos, e mesmo ateístas, vigentes em nosso país, não tive educação
religiosa também nos bancos escolares. Dessa forma, só vim a conhecer o cristianismo
como experiência pessoal, pela providência de Deus, já no fim de meu curso de
Engenharia. É evidente que
ocorreram conflitos em minha mente entre o conhecimento adquirido até então e
a nova perspectiva que se abria diante de mim, de um mundo criado, mantido e dirigido
por um Deus que manifestava propósito, desígnio e planejamento em todas as
Suas obras.
Dou graças a Deus por ter conseguido superar
todas as barreiras que se interpuseram no caminho de minha conversão! Hoje posso associar de forma bastante
coerente a imagem de um mundo perfeito criado por Deus, e a degradação decorrente
da entrada do pecado neste mundo, com princípios básicos da ciência que aprendi
na minha carreira de estudante, e que posteriormente integraram o conteúdo de
disciplinas que vim a ministrar como docente universitário, como por exemplo a
Primeira e a Segunda Lei da Termodinâmica, envolvendo considerações
filosóficas sobre o conceito de entropia, ordem e desordem, direcionalidade,
decaimento e degradação.
Vislumbro, hoje, em todos os campos do
conhecimento humano com os quais tive de me relacionar, a perfeita coerência da
visão criacionista com os fatos e as evidências neles encontrados.
Sinais dos Tempos Dezembro/98
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