Youtube

domingo, 10 de agosto de 2014

A MORTE NA BÍBLIA - UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE O DUALISMO GREGO AOS PAIS DA IGREJA


Um Pouco de História
Extraído do livro “ALÈM DO CONHECIDO Existe Vida”,
de Robert Leo Odom - CASA

A falsa doutrina da imortalidade da alma humana que foi ensinada pela primeira vez por Satanás (Génesis 3: 1-4) tem sido perpetuada através dos séculos até o tempo presente por filosofias e religiões pagãs.
No segundo século d.C. alguns dos assim chamados “Pais da Igreja” que foram criados e educados no paganismo e que, posteriormente, aceitaram o a doutrina pagã da imortalidade da alma como um princípio da igreja. O parágrafo segundo e da New Catholic Encyclopedia diz como isso era feito:
“A doutrina de que a alma humana é imortal e continuará a existir após a morte do homem e a dissolução de seu corpo, é uma das pedras angulares da filosofia e teologia cristã...
“Quando os apologistas e primeiros Pais apresentaram o cristianismo aos gregos, o Juízo Final fazia parte de sua mensagem. Visto que essa doutrina implicava na  sobrevivência e na imortalidade da alma, eles apelaram para os poetas e filósofos e para a tradição universal do pensamento grego para apoiar a crença na imortalidade. Posteriormente, os eruditos preferiram utilizar Platão ou os princípios de Aristóteles.”1
“É mais exatamente nos filósofos que os Pais, encontra­ram apoio para a mensagem do cristianismo. Tanto Pitá­goras como Empédocles, citados por São Justino (Apol. 1.18.5), ensinam a sobrevivência e a transmigração da alma, que para eles é feita de partículas celestes de éter. Todavia, a doutrina é menos filosófica do que religiosa e pode ter sido emprestada do Orfismo. O pensamento de Sócrates, que não deixou escritos, é provavelmente o que está expresso na Apologia de Platão: de que algum ‘elemento divino’ nele o faz acreditar que a morte não é um mal; espera ele que seja um bem, embora não tenha prova disso.
       “A doutrina platônica, citada freqüentemente pelos Pais, é precisa e positiva. A alma, que para Platão é um princípio que se move por si mesmo, é não-gerada e eterna; existiu antes que o corpo, ao qual está unida como forma de castigo por al­guma falta, e, por conseguinte, lhe subsistirá. Existir sem o corpo é, na verdade, o estado natural e próprio da alma, embora Platão admita transmigrações e futuras uniões se a alma não obtiver purificação completa nesta vida (Phaedro 81).” 2

Filósofos Gregos


Muito antes de Cristo nascer, conceitos errôneos sobre a alma humana foram acalentados e ensinados no mundo pagão. Os escritos dos famosos filósofos gregos foram am­plamente divulgados e lidos pelos eruditos.
       The Catholic Encyclopedia diz: “Em Homero, ao mesmo tempo que a distinção de alma e corpo é reconhecida, a alma é, com muito custo, concebida como possuindo uma existên­tia substancial por si mesma. Separada do corpo, é uma simples sombra, incapaz de possuir vida energética.”  Homero, um poeta grego pagão, viveu no século X ou IX a.C. 4
Orfeu, o fundador místico do Orfismo ensinou no século “ VI a.C. “a doutrina do pecado original, na transmigração de almas, na opinião de que a alma está sepultada no corpo “A “As lendas e poemas órficos se referiam em grande parte a esse [deus pagão] Dionísio, com o qual combinavam, como uma deidade infernal, com Hades; e sobre quem os teólogos orfeístas fundamentaram suas esperanças da pu­rificação e imortalidade definitiva da alma.” 6
Poderia ser isso um antecedente da doutrina do purgató­rio, acalentada e ensinada por alguns professos cristãos de nosso tempo?
Também no século VI a.C., Pitágoras (nascido aproxima­damente em 570 a.C), um filósofo grego pagão, ensinou a doutrina da imortalidade da alma. Plutarco, um biógrafo grego (46-120 d.C.), escreveu o seguinte a respeito dele:
“Pitágoras e Platão afirmam ser a alma imortal.... Platão e Pitágoras sustentam, que a parte da alma que é ra­cional  é etena, como sendo procedente de Deus: porém a parte irracional morre.” 7
Diz-se que Pitágoras, um pagão, foi o primeiro expositor filosófico famoso da Metempsicose, ou da reencarnação e transmigração da alma.

Platão


O homem cuja pena mais contribuiu para incutir na men­te de eclesiásticos a crença na imortalidade da alma não foi um dos escritores inspirados das Sagradas Escrituras, e sim o filósofo pagão Platão, nascido em Atenas, Grécia, em 427 a.C. Foi um discípulo de Sócrates (469-399 a.C.) cujos ensinos sobre o assunto ele relata em um tratado chamado Phaedro. Sendo um pagão e desprovido da revelação divi­na proveniente de Deus, Sócrates caminhou nas centelhas de seu próprio fogo em sua busca por uma solução para o problema da vida e da morte. Disse ele:
 “Esse foi o método que adotei: Primeiro assumi alguns princípios que julguei ser os mais fortes, e depois afirmei como verdadeiro tudo que parecia concordar com eles, quer se relacionasse com a causa ou com algo mais; e o que discordava eu considerava como falso.” 8
De acordo com seu famoso aluno Platão, Sócrates “assu­miu” que o homem possui uma natureza dupla composta de uma alma e de um corpo e “que a alma existe à mesma seme­lhança da divina, imortal, inteligível, uniforme, indissolúvel, imutável; e o corpo existe à mesma semelhança do humano, mortal, ininteligível, multiforme dissolúvel e mutável”.9
Com base nessa suposição, Sócrates concluiu que “quan­do a morte assalta um homem pode-se supor que a porção  mortal dele morre, porém a imortal sai do caminho da morte e é preservada sã e salva.” 10
“Até mesmo quando Platão empregou a mitologia para descrever a criação, considerou a alma humana como uma substância incorpórea, feita dos mesmos elementos que a alma do mundo, análoga aos deuses e, portanto, parte do mundo de mudança e transformação (‘Um. 41).” 11

Gnosticismo

Eusébio (nascido aproximadamente 260 d.C.) foi bispo de Cesaréa na Palestina, de 315 até sua morte em 340 d.C. Uma obra de referência de nosso tempo amplamente usa­da diz o seguinte a respeito dele: “É mais conhecido como historiador, e é à sua História da Igreja Cristã que ele deve a fama e o título familiar de ‘O Pai da História da Igreja’. Sua obra publicada na forma final em dez livros, no ano 324 ou no início de 325, é a mais importante história eclesiástica produzida nos tempos antigos.” 12    Diz ele:
“Quando as igrejas por todo mundo passaram a brilhar como as mais cintilantes estrelas, e a fé em nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo floresceu entre toda a raça humana, o demônio que odeia tudo que é bom, e que sempre é hostil à verdade, e que se opôs amargamente à salvação do ho­mem, voltou todas as suas artes contra a Igreja. No princí­pio ele se armou contra ela com perseguições externas. Porém, agora, sendo desligado do uso de tais meios, ele ideou toda sorte de planos, e empregou outros métodos em seu conflito com a Igreja, usando impostores e engana­dores como instrumentos para a ruína de almas e como ministros da destruição. Instigados por ele, impostores e embusteiros, assumindo o nome de nossa religião, levaram às profundezas da ruína os crentes que puderam conquis­tar, e ao mesmo tempo, por meio das ações que pratica­ram, desviaram do caminho que conduz à garantia de sal­vação os que ignoravam a fé.” 13 Alguns líderes do Gnosti­cismo nomeados por Eusébio foram:
Simão, o mágico. Ele é mencionado em Atos 8:9-24. Acer­ca dele Jolm Lawrence von Mosheim diz: “Encabeçando os hereges deste século, e particularmente o Gnosticismo, en­contramos que os pais antigos da igreja são unânimes em co­locar a Simão, o mágico, de quem eles declaram ter sido um e o mesmo cuja depravação e perfídia foram tão severamen­te reprovados por S. Pedro em Samaria  Atos VIII, 9 e 10.”
Escrevendo em aproximadamente 208 d.C., Tertuliano se referiu aos seguidores de Simão deste modo: “Neste mes­mo tempo, até mesmo os ingênuos heréticos desse mesmo Simão (o mágico) estavam tão exultantes com as preten­sões extravagantes de sua arte, que afirmaram eles mes­mos tirar do Hades as almas dos profetas.” 15
Menandro. No início do segundo século, Menandro foi o discípulo e sucessor de Simão, o mágico. Ele ensinava que os que eram dignos de ser batizados por ele “participariam de perpétua imortalidade até a vida presente, e nunca mor­reriam, e sim permaneceriam aqui para sempre, e que sem envelhecer se tornariam imortais”. i6
Satunino foi gnóstico e discípulo de Menandro no início do segundo século, durante o reinado de Adriano (117-138 d.C.)17
Basilicles foi um filósofo Alexandrino, também do come­ço do segundo século. 18  Entre outras heresias, ele ensina­va que algumas almas “poderiam esperar, depois da disso­lução do corpo, recuperar seus lugares originais nas bem-aventuradas mansões do Céu; porém as que negligencias­sem tirar proveito da orientação oferecida, eram destina­das a emigrar para outros corpos, seja de homens ou de animais irracionais, até que suas impurezas fossem com­pletamente removidas.”19
Gnosticismo é o nome geralmente aplicado ao movi­mento espiritual que existe lado a lado com o cristianismo genuíno, como se cristalizou gradualmente na antiga Igreja Católica, que pode ser mais ou menos definido como um sincretismo religioso distinto que carrega a forte impres­são de influências cristãs.”20
“A grande obra de Irineu [120-202 d.C.] contra as here­sias é o principal depósito do qual escritores, tanto antigos como modernos, têm extraído suas explicações acerca das seitas gnósticas.”21
Carpócrates foi outro herege gnóstico do segundo século d.C. “E dito que ele era nativo de Alexandria e judeu por nas­cimento. No entanto, sua família parece ter se convertido ao cristianismo. Juntamente com Epifanes, seu filho, foi o líder de uma escola filosófica que baseava suas teorias principal­mente no Platonismo... . Carpócrates fez uso especial das doutrinas de reminiscência e pré-existência de almas.” 22
Posteriormente, no mesmo século, Tertuliano (aproxima­damente 150-240 d.C.), um escritor eclesiástico, escreveu o seguinte acerca de Carpócrates:
“Contudo não é por você apenas (Simão), que a filosofia da transmigração construiu esta história. Carpócrates, que foi um mágico e fornicador como você mesmo, faz igual­mente bom uso dela.... Por isso, ele pensou que a transmi­gração da alma humana dentro de qualquer gênero de cor­pos heterogêneos, era por todos os meios indispensável, todas as vezes que qualquer depravação não tivesse sido completamente praticada na etapa inicial da passagem da vida. As más ações (você pode estar certo) pertencem à vida. Além disso, tanto quanto a alma tenha faltado como um infrator no pecado, tem que voltar novamente à exis­tência, até ‘pagar a última moeda’, expulsa de tempo em tempo dentro da prisão do corpo.” 23

Justino Mártir


Justino Mártir (aproximadamente 100-165 d.C.), um apo­logista cristão, nasceu de pais pagãos em Flavia Neápolis, em Samaria. Converteu-se ao Cristianismo em 130 d.C., e morreu como mártir. Justino estudou sob a orientacão de um filósofo estóico, um peripatético, e também um platô­nico. Tornou-se um eclético. Era um crente nos ensinos do filósofo grego Platão. 24
Enquanto Justino estava em Éfeso, encontrou Trifo, um ju­deu, com quem discutiu religião e filosofia. Quando Trifo per­guntou: “A mente do homem verá a Deus em algum tempo, se não foi instruída pelo Espírito Santo?” Justino respondeu: “Na verdade, Platão diz que o olho da mente é de uma natureza tal, e foi concedido para esse fim, para que possamos ver esse mesmo Ser quando a mente for pura por si mesma,... vindo repentinamente dentro das almas bem-ordenadas, com base em sua afinidade e desejo de vê-Lo.”
Trifo perguntou: “É da mesma forma a alma divina e imortal, e uma parte daquela mesma mente régia?” “Certa­mente”, replicou Justino. “E todas as almas de todos os se­res viventes O compreendem ou são as almas dos homens de uma espécie e as almas dos cavalos e dos asnos de ou­tra espécie?” perguntou Trifo. Justino respondeu: “Não, mas as almas que estão em todos são similares.”25
     Trifo perguntou: “A alma vê [a Deus] enquanto está no corpo, ou depois de ter sido removida dele?” Justino res­pondeu: “Enquanto está na forma de um homem é possível consegui-lo por intermédio da mente; porém quando é li­bertada do corpo, e estando dele separada, se apossa da­quilo a que estava continuamente acostumada e é capaz de amar totalmente.” 26
As seguintes declarações de Justino revelam que ele pa­recia ter sido  por Trifo de que a alma_humana é mortal e pode morrer:       
Nem deve [a alma] ser chamada de imortal; porque se é imortal, claramente não é gerada”, disse Trifo.
“É tanto não-gerada como imortal, de acordo com alguns que são denominados platônicos, disse Justino.
Trifo perguntou: “Você diz que o mundo também não é gerado?”
Justino replicou: “Alguns dizem isso. No entanto, não concordo com eles.” 27
Trifo perguntou: “Então, elas [as almas] não são imor­tais?”
Justino respondeu: “Não” “As almas tanto morrem como são castigadas.”28
A Enciclopédia Católica (The Catholic Encyclopedia), ao comentar o Diálogo com Trifo (Dialogue With Trifo), diz que Justino acreditava que “a alma não é imortal por natu­reza”.
A Primeira Apologia de Justino Mártir, escrita em Roma, aproximadamente 150 d.C., foi dirigida ao Impera­dor e ao povo romano. A respeito da morte, ele afirmou que “se ela resultasse em insensibilidade, seria uma mercê divina para todos os ímpios. Porém, visto que a sensação permanece para todos os que já viveram, e a punição eter­na está reservada (isto é, para os ímpios), cuidai para que não negligencieis estar convencidos, e reter como vossa crença, que essas coisas são verdadeiras. Pois permitem até a necromancia, e as adivinhações que praticam através de crianças imaculadas, e a evocação de almas humanas mortas, e os que entre eles são chamados de magos trans­missores de sonhos e espíritos assistentes (famílias), e tudo que é feito pelos que são hábeis em tais coisas per­mita que estes o persuadam de que até depois da morte as almas estão em um estado de comoção.” 30
Note que ao fazer esta declaração ampla e abrangente acerca do estado da alma de uma pessoa após a morte, Justino não cita declaração da Bíblia para apoiar sua afir­mação de que “até depois da morte as almas estão em um estado. de comoção”.
Nessa mesma obra Justino escreveu a respeito de Menan­dro, que era um falso mestre em Antioquia e um discípulo de Simão, o mágico. “Ele [Menandro] persuadiu aos que a ele aderiram de que nunca morreriam, e até agora existem al­guns que estão vivos, os quais sustentam essa opinião.”31
Quanto a Justino Mártir, uma obra de referência Católi­ca Romana extensamente usada faz as seguintes declara­ções significativas:
“Ele encontrou sua principal inspiração em Timeu.”32
“Suas simpatias estão sobretudo com o platonismo.”33
“São Justino, supondo que a doutrina da imortalidade na­tural logicamente implica em existência eterna, rejeita-a, tornando esse atributo (como Platão em o ‘Timeu’) depen­dente da livre vontade de Deus; ao mesmo tempo que afirma claramente a imortalidade de facto de toda alma humana.”34
      É significativo que a doutrina da imortalidade da alma humana, segundo Justino Mártir, esteja baseada na filoso­gia pagã em vez das Sagradas Escrituras. O filósofo pagão Platão é citado por ele inúmeras vezes como apoio de seu conceito da doutrina cristã
“Em sua ansiedade de mostrar o significado salvífico da imortalidade que é um dom gratuito e que sua intensão é beneficiar ao homem, alguns escritores como Justino e Ta­ciano, tendiam a favorecer a idéia de que as almas dos ím­pios morriam ou eram aniquiladas (tanatopsiquismo).” 35

Irineu


Irineu, um dos assim chamados Pais da igreja, era nativo da Ásia Menor. Jerônimo diz que ele viveu no reinado do imperador romano Cômodo (180-192 d.C.). Morreu como mártir em aproximadamente 202 ou 203 d.C. 36
É dito que quando criança viu e ouviu Policarpo em Esmima, que esteve relacionado com o apóstolo João. Em 177 d.C., Irineu foi presbítero em Lyon, França. Em seu re­gresso de uma visita a Roma, tornou-se bispo de Lyon em 178 d.C. Foi contemporâneo de Victor 1, bispo de Roma (189-199 d.C)37. É-nos dito a respeito dele:
“De acordo com Irineu, o homem não foi formado no princípio perfeito e imortal, porém designado, no propósi­to de Deus quanto a ele, de tomar-se assim.”38

    Irineu escreveu um tratado intitulado Contra as Here­sias (Against Heresies) em 180-185 d.C. Escreveu acerca de certos heréticos de seu tempo:
      “Esses homens são incoerentes consigo mesmos em todos pontos, quando decidem que nem todas as almas entram no lugar intermediário, e sim unicamente os justos... Eles sustentam que as almas continuarão no lugar intermediário, enquanto os corpos, porque possuem substância material, quando forem reduzidos à matéria, serão consumidos por esse fogo que existe nela, porém, sendo seu corpo dessa for­ma destruído, e sua alma permanecendo no lugar interme­diário, não restará nenhuma parte do homem para entrar na Plenitude (Pleroma). Pois o intelecto do homem —    sua men­te, pensamento mental e coisas semelhantes —   nada mais é do que sua alma, porém as emoções e ações da própria alma não possuem substância separadas da alma. Que parte deles, então, ainda restará para entrar na Plenitude? Porque eles mesmos, até onde são almas, permanecem no lugar intermediário; enquanto até onde são corpo, serão o consumidos com o resto da matéria.”

     Note que Irineu fala de um “lugar intermediário” entre a  morte e a ressurreição no qual, pensava ele, a alma huma­na permaneceria até a ressurreição. Poderia ser esta a introdução da doutrina do purgatório que se tem insinuado em algumas áreas do pensamento eclesiástico?
    Uma das doutrinas heréticas que se tomaram predominantes entre alguns cristãos na época de Irineu foi a me­tempsicose, que ensinava a doutrina da reencarnação e transmigração da alma de um corpo para outro. No livro II, capítulo 33, de Contra as Heresias, Irineu salienta o absur­do dessa doutrina pagã, que foi ensinada pelos filósofos gregos Pitágoras e Platão.40   Essa doutrina errônea é larga­mente ensinada hoje em dia.
Disse Irineu acerca de alguns professos cristãos a quem ele considerava heréticos: “Como não teriam esses homens se confundido, os quais alegam que ‘as partes mais baixas’ se referem a este nosso mundo, porém, que sua alma, dei­xando o corpo aqui, ascende ao lugar celestial superior?  Porque como o Senhor andou ‘pelo vale da sombra da mor­te’ (Sal. 23:4), onde as almas dos mortos estavam, e em se­guida ressuscitou no corpo e depois da ressurreição foi le­vado [para o Céu], é manifesto que também as almas de Seus discípulos, por cuja conta o Senhor sofreu estas coisas, partirão para o lugar invisível designado a eles por Deus, e lá permanecerão até a ressurreição, aguardando esse acon­tecimento; então, recebendo seus corpos, e ressuscitando em sua forma total, ou seja, corporalmente, como o Senhor ressuscitou, virão assim à presença de Deus.” 41
                   Note que Irineu afirmou que na morte as almas partem para o lugar invisível designado a eles por Deus, e lá per­manecerão até a ressurreição”. Na citação mencionada an­teriormente, ele se refere ao “lugar intermediário”, enquan­to aqui ele o chama de “o lugar invisível”. Ele não diz espe­çificamente onde fica esse “lugar invisível” entre a morte e a ressurreição.
Por isso, não é surpresa que: “Contra os gnósticos,  Irineu ‘tenha dito que a alma não é imortal por natureza, porém pode tomar-se imortal se viver de acordo com a lei de Deus. 42

Tertuliano


É dito que Tertuliano foi “o mais original e depois de Agostinho o maior dos antigos escritores da igreja do Ocidente”. 43  Também se diz que foi “o primeiro dos grandes pais latinos, seu chefe em ardor e ousadia, e o primeiro a criar uma latinidade cristã técnica”.44
Tertuliano nasceu por volta de 150 d.C. em uma família pagã em Cartago, África do Norte, tomou-se cristão em 192. Foi ordenado sacerdote aproximadamente no ano 200. Mais tarde tornou-se Montanista. Seus escritos datam de aproximadamente 170 a 218. Finalmente formou sua pró­pria igreja. Morreu entre 220 e 240 d.C.45
Nessa época havia alguma divergência de opinião entre os cristãos acerca da alma humana. O Livro de Tertuliano Da Alma (Um tratado sobre a alma) foi escrito em 208-209 d.C. Seus 58 capítulos ocupam 55 páginas no volume 3 do The Ante-Nicene Fathers. Quanto a ele, uma obra de refe­rência católica diz:
“Um livro extenso, ‘Da Alma’, apresenta a psicologia de Tertuliano. Ele descreve bem a unidade da alma; ensina que ela é espiritual, porém imaterialidade no sentido mais pleno, ele não admite para nada que existe —   até mesmp Deus é corpus.” 46
A definição de Tertuliano da alma humana é a seguinte:  “Então, a alma, definimos ter procedido do fôlego de Deus, imortal, possuindo corpo, tendo forma, simples em sua substância, inteligente em sua própria natureza, desenvol­vendo sua força de varios modos livre em suas determina­ções, sujeita a mudanças por acidente, mutável em suas fa­culdades, racional, suprema, dotada com um instinto de pressentimento, desenvolta de uma (alma original).”47 Isso çoncorda com a sua declaração anterior de que “a alma é imortal” 48
    Note que Tertuliano declarou enfaticamente: “Então, a alma, definimos ter procedido do fôlego de Deus, imortal.” Observe também que ele não cita qualquer declaração das Escrituras que apóie essa afirmação. Por quê? Porque as Sagradas Escrituras não ensinam que, na criação ou no nascimento, o homem é dotado com uma alma imortal.

De acordo com Tertuliano, a palavra “alma” se refere à pessoa inteira: “Tudo que somos é alma. Na verdade, sem a alma não somos nada; não existe sequer o nome de um ser humano, apenas o de uma carcaça”49
O conceito de Tertuliano sobre o que acontece a uma pessoa quando morre é apresentado por ele como segue:
“Sem dúvida nenhuma, quando a alma, pelo poder da mor­te, é libertada de sua solifidicação com a carne, é pela mes­ma libertação limpa e purificada; além disso , é certo que ela escapa do véu da carne no espaço aberto, a sua clara, pura e intrínseca luz e então encontra a si mesma gozando de sua emancipação da matéria, e pela virtude de sua liberdade,  recupera sua divindade, como alguém que desperta do sono e passa de imagens a realidades.” 50
Igualmente: “A operação da morte é simples e óbvia: é a separação do como e alma.... A verdade é que a alma é indivisível, porque é imortal; (e esse fato) nos compele a acreditar que a própria morte é um processo indivisível, agregando indivisibilidade à alma, na realidade não porque é imortal, mas porque é indivisível... Se de uma vez a mor­te não alcançar a totalidade na operação, não é morte. Se restar qualquer fração da alma, produz um estado vivente. A morte não se confundirá mais com a vida, como a noite não se confunde com o dia.”51
“Por isso, à pergunta até que ponto a alma é retirada, agora damos uma resposta. Quase todos os filósofos que crêem na imortalidade da alma, a despeito de suas opi­niões particulares sobre o assunto, ainda reivindicam esta (condição eterna), como Pitágoras, Empédocles e Platão e como os que condescendem com alguma demora de tempo desde a sua partida da carne até a conflagração de todas as coisas, e como os estóicos que colocam unicamente suas próprias almas, isto é, as almas dos sábios. nas mansões celestes.
Diz um comentarista:   “Como uma preliminar para a con­sideração da maneira pela qual a alma se encontra com a
morte, Tertuliano considera o tema do sono a imagem da morte (cap. XIII- fim). Ele adota por preferência a defini­ção estóica do sono como a suspensão temporária das ati­vidades dos sentidos (‘resolutionem sensuallis vigoris’), e limita os sentidos afetados aos do corpo; a alma, sendo imortal, não requer nem admite um estado de repouso. En­quanto o corpo está adormecido ou morto, a alma está em outro lugar.”53
A escola estóica de filosofia grega foi fundada por Zenão de Cício, no final do quarto século a.C. não “concluiu seu triunfo de coroamento até que foi levado a Roma, onde ... por dois séculos ou mais foi o credo, senão a filosofia, de todos os melhores entre os romanos”.54
Acerca do conceito estóico pagão da alma humana, lemos que “após a morte a alma desencarnada pode manter unica­mente sua existência separada até por um tempo limitado, elevando-se àquela região do universo que é semelhante a sua natureza. Era um ponto discutido se todas as almas as­sim sobreviviam, como pensava Cleantes, ou se apenas as almas dos sábios e bons, que era a opinião de Crisipo; em todo caso, mais cedo ou mais tarde as almas individuais se fundiam à alma do universo, da qual procederam.”55
         Tertuliano extraiu muitas de suas informações do pagão                     Sorano, um médico estóico grego (98-138d.C)56. Embora fosse reconhecidamente um mestre cristão, Tertuliano ci­tou a filosofia pagã em vez das Escrituras Sagradas como a base de sua doutrina de que a alma humana é imortal.

Orígenes


Orígenes (aproximadamente 185-244 d.C.) foi aluno de Clemente de Alexandria e o sucedeu como diretor da esco­la catequética desse lugar. “Epifânio estimou o numero tu­tal de seus escritos em aproximadamente seis mil.”57  O conceito de Orígenes sobre o que acontece à alma na mor­te é declarado como segue:
 O ensino apostólico é que a alma, possuindo substância e vida em si mesma, após partir deste mundo, será recom­pensada segundo seus méritos, sendo destinada a obter seja uma herança de vida eterna e de bem-aventurança, se as suas ações procuraram isso para ela, ou para ser entre­gue ao fogo eterno e às punições, se a culpa de seus delitos a rebaixaram a isso.”58
Note que Orígenes, nesta declaração, não cita qualquer texto bíblico que diga quando serão dadas as recompensas.
         Eusébio, bispo de Cesárea (315-340 d.C.),  escreveu que na época de Orígenes alguns crentes árabes diziam que “a alma humana morre e perece com o corpo, mas que no momento da ressurreição serão juntamente reno­vados”. Orígenes foi enviado para lá e os persuadiu a abandonarem a verdade bíblica que tinham nutrido quanto ao estado dos mortos.59   Assim, a história da igre­ja primitiva revela que a falsa doutrina de que a alma hu­mana é imortal, conforme sustentado por Orígenes, es­tava sendo difundida entre os cristãos na metade do ter­ceiro século d.C.60
Orígenes ensinava “que a fúria da vingança de Deus era benéfica para a purificação das almas. Que, também o cas­tigo, que se diz ser aplicado pelo fogo, é entendido para ser aplicado com o objetivo de curar”.61  Nessa doutrina Orígenes prepara o terreno para a introdução do conceito ecle­siástico posterior de um purgatório.
Na mesma obra Orígenes diz: “A alma sobre a qual Ele [Deus] exerce este cuidado providencial é imortal; e, por ser imortal e eterna, não é excluída da salvação, embora não sejam imediatamente tomadas medidas, o que é adia­do para um momento mais conveniente.”62
Ele também diz: “Se as almas humanas participam da mesma luz e sabedoria, e desse modo são mutuamente de uma natureza e de uma essência, então, visto que as virtu­des celestes são incorruptíveis e imortais, a essência da alma humana também será imortal e incorruptível.”63
 Note que Orígenes não cita nenhuma passagem bíblica para apoiar essa afirmação de que a alma humana é imortal. Uma obra de referência religiosa largamente usada diz:
“Orígenes ensinou a preexistência da alma. A vida terrestre é uma punição e um remédio para o pecado pré-natal.”64
Na edição revisada dessa obra de referência encontra­mos esta declaração: “Orígenes, que era muito mais susce­tível ao argumento racional, foi induzido à opinião de que as almas, na realidade, preexistiam e foram inseridas nos corpos como uma punição para os pecados cometidos numa vida anterior.”65
Em seu comentário do Evangelho de João, livro VI, capí­tulo 7, Orígenes tem “uma notável discussão sobre a pree­xistência das almas, e a entrada da alma no corpo”. E no livro XX ele comenta sobre a “preexistência e caráter das almas” 66
Platão, o filósofo grego pagão, é mencionado muitas ve­zes por Orígenes em suas discussões sobre a alma humana. Ele cita Platão com respeito à natureza da alma: “‘Por­que a essência, que é tanto incolor como disforme, e que não pode ser tocada, que realmente existe, e é o piloto da alma, e é vista apenas pelo discernimento: e em volta a es­pécie do verdadeiro conhecimento ocupa esse lugar’, [Phaedro, pág. 247].”67

Conclusão


Pelos fatos precedentes podemos perceber que o amplo preconceito pagão da imortalidade da alma humana, confor­me ensinado pelos antigos filósofos pagãos, foi ainda aca­lentado e ensinado por muitos dos assim chamados Pais da igreja depois de sua conversão do paganismo para o cristianismo.
Chamamos a sua atenção para as seguintes excelentes declarações da New Catholic Encyclopedia acerca do ensi­no das Sagradas Escrituras sobre esse assunto:
 “Entre os primeiros escritores cristãos nenhum deles en­contra os argumentos da razão acerca da imortalidade da alma, e sim a proclamação de que Deus, por intermédio de Cristo, convida o homem para uma vida de felicidade que nunca terá fim.”68
“A noção de que a alma sobrevive depois da morte não está facilmente discernível na Bíblia.”69

“A Bíblia não fala da sobrevivência de uma alma imaterial.”70 Nossa única esperança de desfrutar de imortalidade — vida eterna — repousa nas preciosas promessas e na certe­za apresentadas nas Sagradas Escrituras. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23. “Por­que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Fi­lho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” S. João 3:16.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...