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segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PREGAR AOS ESPÍRITOS EM PRISÃO I Pedro 3: 19


Introdução


Os católicos, e até protestantes afirmam que enquanto Cristo esteve morto, passou este tempo pregando aos espíritos em prisão. Justificam esta crença baseados em I Pedro 3: 18-20.

Estaria esta crença em harmonia com o ensino geral das Escrituras Sagradas?

De modo nenhum, porque afirmar que entre a crucifi­xão e a ressurreição, Jesus foi a algum lugar, ou desceu ao Ha­des, selecionou os espíritos dos antediluvianos, dos dias de Noé, e lhes pregou, concedendo-lhes segunda oportunidade, seria crer que a Bíblia advoga esta segunda oportunidade e também o estado de consciência na morte; da existência de algum lu­gar, como seja o purgatório, onde estão os espíritos desencar­nados, doutrinas estas estranhas ao Livro Sagrado.

A resposta às perguntas que se seguem nos ajudará a equa­cionar o problema de conformidade com “um assim diz o Senhor.

1o.) Quem eram os espíritos que estavam em prisão?

2o.) Que espécie de espíritos eram? Vivos ou mortos?

3o.) Quem lhes pregou?

4o.) Quando lhes foi pregado?

5o.) Pode a verdade ser ensinada aos mortos?

6o.) Defende a Bíblia a crença numa segunda oportunida­de após a morte?

7o.) Qual é a prisão mencionada em I Pedro 3:19?

8o.) Será que houve algum problema com copistas ou de tradução, tornando a passagem obscura?


Comentários Gerais


1o.) Quem eram os espíritos que estavam em prisão?

A Bíblia usa espírito como sinônimo de pessoa, o ser hu­mano vivente. Em I Cor. 16: 18 “Porque trouxeram refrigé­rio ao meu espírito, isto é, a mim, a minha pessoa.” GáI. 6: 18. “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja irmãos, com o vos­so espírito.” Vosso espírito, quer dizer convosco, a vossa pessoa.

A primeira parte do verso 20 de 1 Pedro 3 parece identifi­cá-los com as pessoas que viviam na terra. Eram seres huma­nos reais, como as ‘cito almas” que se salvaram na arca.

2o.) Eram estes espíritos vivos ou mortos?

O termo espírito só é usado ria Bíblia com referência aos vivos. Paulo em Heb. 12: 22 e 23 dá as boas vindas aos novos membros que ingressaram na igreja “espíritos dos justos aper­feiçoados”. O apóstolo faz referências a pessoas viventes.

Em Núm. 27: 15-16, retrata que Moisés, no término da vida, roga que um líder, dentre os vivos o substitua. O texto fala dos “espíritos de toda a carne”, isto é, seres vivos e não mortos.

Adam Clarke, vol. VI, pig. 862, comentando esta passa­gem conclui pela impossibildade de se tratar de “espíritos de­sencarnados”. pois diz que a frase “os espíritos dos justos aper­feiçoados (Heb. 12: 23) certamente se refere a homens iustos. e homens que se acham ainda na igreja militante; e o Pai dos Espíritos (Heb. 12: 9) tem referência a homens ainda no cor­po; e o “Deus dos Espíritos de toda a carne” (Núm. 27: 16) significa homens, não em estado desencarnado”.

3o.) Quem lhes pregou?

O Dr. João Pearson, em sua Exposição do Credo, obra clássica da Igreja Anglicana, observa: ‘E certo, pois, que Cris­to pregou àquelas pessoas que nos tempos de Noé foram de­sobedientes, em todo o tempo em que a longanimidade de Deus esperava e. conseqüentemente, enquanto era oferecido o arre­pendimento. E é igualmente certo que Ele nunca lhes pregou depois de haverem morrido”. Este eminente teólogo, crente na imortalidade da alma, afirma que esta passagem não ensina tal doutrina.

As palavras “no qual” do verso 19 podem tanto referir-se ao Espírito Santo como a Cristo. O Comentário Bíblico Ad­ventista, bem identificado, entre nós, pelas siglas SDABC, apre­senta três explicações para a expressão “no qual”.

a) “No qual” refere-se ao termo anterior “Espírito” e o verso 19, significa que Cristo pregou aos antediluvianos, pe­lo Espírito Santo, através do ministério de Noé.

b) “No qual” refere-se ao termo anterior para a versão preferida, “espírito” que é a referência a Cristo, em seu estado preexistente, um estado que, como a sua glorificada natureza na pós-ressurreição, pode ser descrito como no “espírito”. Com­pare a expressão: “Deus é espírito” João 4: 24. A pregação de Cristo foi para os antediluvianos, “enquanto se preparava a arca”, portanto durante o Seu estado preexistente.

c) “No qual” refere-se ao verso ‘IR como um todo, e o verso 19 significa que em virtude da Sua ainda futura morte vicária e ressurreição no “espírito” Cristo foi e pregou “aos an­tediluvianos através do ministério de Noé. Foi em virtude do fato, de que Jesus foi “morto na carne, mas vivificado no espí­rito” (verso 18), que Ele primitivamente pregou a salvação atra­vés de Noé e “foram salvos através da água”, aqueles que a acei­taram. Semelhantemente é “por meio da ressurreição de Je­sus Cristo” que o batismo agora também nos salva” (verso 21).

“A primeira destas explicações é aceita se a expressão “no qual” se refere ao Espírito. A segunda e a terceira estão mais de acordo com a construção grega (dos versos 18 e 19), com o contexto imediato e com as passagens paralelas de outras par­tes do Novo Testamento”.

4o.) Quando lhes foi pregado?

No verso 21 há a expressão “noutro tempo”, que clara­mente se identifica com o tempo em que “a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé”. O tempo era os dias de Noé, os 120 anos durante os quais Deus procurou libertá-los da pri­são do pecado.

5o.) Pode a verdade ser ensinada aos mortos?

O ensino das Escrituras sobre o estado do homem na mor­te não admite tergiversações. Elas claramente nos afirmam que não há consciência na morte. Basta ler: Salmo 146: 4; Ecles. 9:5,6, 10; Mat. 10:28; João 11: 11;I Tes. 4: 13.

Isaías 38: 18 e 19 nos afiança que não há nenhuma espe­rança dos mortos aceitarem a salvação.

6o.) Defende a Bíblia a crença numa segunda oportuni­dade após a morte?

Os ensinamentos bíblicos são muito evidentes em nos mos­trarem que há apenas uma oportunidade para a salvação, isto é, nesta vida.

A leitura de apenas algumas passagens, como II Cor. 6:1-2; Heb. 3: 7-8; 6: 4-6; 9: 27; Rom. 2: 6 elucida bem o assun­to.

A doutrina da segunda oportunidade é antibíblica, portan­to não deve ser aceita.

P) Qual é a prisão mencionada em I Ped. 3:18-20?

No Salmo 142: 7 Davi suplicou que Deus tirasse a sua alma da prisão.

Prov. 5: 22, nos afirma que a prisão que traz a alma prisio­neira é a prisão do pecado.

Isaías 42: 6—7 nos informa que o trabalho de Cristo, quan­do viesse à Terra seria “tirar da prisão os presos”. O mesmo profeta messiânico no capítulo 61: 1 profetizou a libertação dos cativos do pecado, por Cristo. Lucas (4: 18) afirma que Cristo em sua cidade natal, aplicou as palavras de Isaias ao Seu ministério. O Espírito do Senhor me ungiu para proclamar li­bertação às almas presas pelo pecado.

Os seres a quem Jesus pregou “espíritos em prisão” eram pessoas presentes e bem vivas.

Que os antediluvianos estiveram bem presos na prisão do pecado é facilmente deduzível da leitura de Gên. 6: 5-13.

8o.) Seria possível um erro de traducão ou omissão de al­guma palavra por copistas?

A tradução de Moffatt para o inglês é diferente, pois reza assim: Cristo foi morto na carne, porém volveu à vida no Es­pírito. Também no Espírito Enoque foi e pregou aos espíri­tos em prisão, que haviam desobedecido no tempo quando a paciência de Deus aguardou, enquanto era construída a arca, nos dias de Noé.

Por que Moffatt introduz na sua tradução a palavra Eno­que, que não aparece em nenhum manuscrito grego?

Ao considerar qualquer trecho em grego, os eruditos, fre­qüentemente utilizam um processo, que se chama emenda. Este processo consiste no seguinte, às vezes, os estudiosos crêem haver encontrado algo incorreto no texto como se encontra, porque algum escriba, parece haver copiado erroneamente, tor­nando o texto sem sentido. Portanto sugerem que determina­da palavra deveria ser trocada, ou agregada alguma outra, mes­mo que essa palavra não apareça em nenhum manuscrito grego.

No que se refere a esta passagem, Rendel Harris sugeriu, que ao copiar o manuscrito de Pedro se omitiu a palavra Eno­que e que deveria ser reincorporada. Ele diz que entre as pala­vras “kai’ e “toi” se havia omitido a palavra Enoque.
A razão que ele apresenta para isto é a seguinte:

Como a cópia dos manuscritos se fazia por ditado, os es­cribas estavam expostos a omitir palavras que aparecendo em sucessão tivessem um som semelhante —    en ho kai Enoque.

É uma sugestão interessante e engenhosa, mas que não devemos aceitar por falta de evidências comprovatórias.

Segue-se uma explicação para esta passagem dada por Ar­tur S. Maxwell, aparecida na Revista Adventista, setembro de 1962, pág. 8:

“Na primeira epístola de 5. Pedro ocorre esta estranha afirmativa: I Ped. 3:18-20.

Naturalmente, somos levados a indagar: Quem eram os espíritos em prisão? Como podia Crísto lhes pregar e quando? Não haverá aqui algum erro? Não. Se compararmos esta pas­sagem com a história do dilúvio, em Gênesis 6, tudo se torna claro.

As palavras “no qual” referem-se ao Espírito Santo, e foi por esse Espírito que Cristo pregou aos ‘espíritos em prisão’, que no versículo 20 são definidos como pessoas que noutro tempo foram desobedientes’. Esse ‘noutro tempo’ é claramen­te identificado como o tempo em que ‘a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé.’

Assim, o tempo eram os dias de Noé, o lugar era o mundo antediluviano, e o meio pelo qual Cristo contendia com o ho­mem era Seu Santo Espírito ~- fato claramente expresso em Genesis 6: 3. O ministério de Noé, ministério presidido e mo­tivado pelo Espírito, durou 120 anos —  tempo durante o qual Deus procurou libertar o povo da prisão do pecado e salvá-lo na arca. A maior parte recusou o convite, salvando-se ‘através da água’, apenas ‘oito pessoas’.”

Conclusões


Sintetizando as idéias aqui apresentadas concluímos com o sumário feito por Mary E. Walsh, em seu estudo bíblico so­bre esta problemática passagem.

1. “Espírito’’ —       verificamos referir-se a seres vivos, e não a pessoas mortas.

2: “Prisioneiro” —           pessoa presa aos seus maus hábitos. Está na prisão do pecado.

3. Cristo, enquanto esteve na Terra pregou, na sinagoga de Nazaré a almas aprisionadas. Sua mensagem visava liberta-­las do pecado. Tanto Cristo quanto as pessoas a quem Ele pre­gava estavam vivos.

4. Ao ler com atenção I S. Pedro 3: 18, verificamos que o       Espírito Santo que ressuscitou dos mortos a Cristo, foi o meio usado por Cristo para advertir o povo do tempo de Noé, de que estava iminente o dilúvio e se preparassem para entrar na arca. Não obstante, eles rejeitaram a mensagem, e somente Noé e sua família foram salvos.

Não há, pois, nestes passos, insinuação alguma de que en­quanto esteve na sepultura, Cristo haja pregado. Essa doutri­na é ensinada pela Igreja Católica, sem apoio nas Escrituras”.

—            O Ministério Adventista, Março—Abril, 1963, pág. 23.


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