BATISMO COM ÁGUA, COM FOGO E COM
ESPIRÍTO SANTO
(Batismo de João e Batismo de Jesus)
De acordo com Mateus 3:11 há três tipos de
batismo:
“Eu vos batizo
com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso
do que eu, cujas sandálias n5o sou digno de levar. Ele vos batizará com o
Espírito Santo e com fogo.”
Que é Batismo?
Para os
adventistas o batismo não é um sacramento no sentido em que o aceita a Igreja
Católica.
Que é
sacramento?
O Catecismo
Romano, pág. 209, § 3, letra D, referindo-se aos sacramentos afirma:
“Deus os
instituiu com a virtude, não só de simbolizar, mas também de produzir alguma
coisa. . . São sinais de
instituição
99
divina, e não
de invenção humana, que possuem também a virtude de produzir os santos efeitos
que simbolizam. Assim cremos com fé inabalável”
Para os teólogos católicos romanos o batismo é uma ablução que lava o corpo
e purifica a alma da mancha do pecado. Esta declaração não se harmoniza com
afirmações bíblicas que nos esclarecem que é o sangue de Cristo que nos limpa
de todo o pecado. 1 Ped. 3:21; 1 João 1:7.
Como igreja cremos ser o batismo não um sacramento, mas um compromisso de
lealdade como escreveu Ellen G. White na carta 129, do ano de 1903: “Ao se
submeterem os cristãos ao solene rito do batismo, Ele registra o voto feito
por eles de Lhe serem fiéis. Esse voto é o seu compromisso de lealdade.”
O batismo é um requisito importante
no plano da salvação por simbolizar a morte, sepultamento e ressurreição de
Cristo.
F a porta de entrada para a igreja.
Ë o processo pelo qual nos tornamos
membros da família de Deus.
O batismo é um ato de fé, por isso como igreja não aceitamos o batismo
infantil.
Nos escritos de Paulo é o sinal da comunhão espiritual que deve existir entre
o crente e Cristo. O batismo é um testemunho público de que o batizando aceitou
a Cristo como Seu Salvador pessoal.
E um sinal externo do verdadeiro arrependimento do pecado e a manifestação
de um desejo íntimo de ser purificado.
Pode ainda ser definido como uma manifestação de fé, do
100
crente, na
morte propiciatória de Cristo.
“Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo, Os que ao iniciar a
carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo,
declaram publicamente que renuncia— ram o serviço de Satanás, e se tornaram
membros da família real, filhos do Celeste Rei.” Evangelismo, pág. 307.
O batismo em o Novo Testamento é o sinal externo de que a pessoa aceitou o
plano divino para sua salvação, assim como a circuncisão o era entre Deus e os
israelitas do Velho Testamento. Em outras palavras, o rito da circuncisão foi
substituído na Era Cristã pelo batismo, como nos informa Paulo em Col. 2:11 e
12.
Modos Diferentes de Batizar
Há três maneiras diferentes de batizar: por imersão, aspersão e afusão.
Imersão é o ato de imergir, mergulhar, fazer penetrar, afundar, banhar.
Aspersão é o ato de aspergir, respingar, borrifar, orvalhar.
Afusão quer dizer derramamento.
Encontra-se na Bíblia justificação para qualquer um dos três processos?
Se o batismo é uma comemoração da morte, sepultamento e ressurreição de
Cristo (Rom. 6: 3; Col. 2: 12), apenas uma maneira pode representar com
fidelidade esses aspectos da vida de nosso Salvador. A maneira bíblica de
batizar foi apenas por imersão. Confirmam este processo o batismo de Cristo e o
da igreja primitiva.
101
A Bíblia de Jerusalém (tradução católica) traz a seguinte nota para Bom.
6:3:
“O ‘banho’ por imersão na água (sentido etimológico de batizar) sepulta o
pecador na morte de Cristo (Gol. 2: 12), de onde sai com ele pela ressurreição
(Bom. 8: 22), como nova criatura (I Cor. 5:17), homem novo (Efés. 2: 15)...
Atos 8: 36 e 38, são passagens muito evidentes, na indicação do batismo por
imersão. Se apenas um pouco de água é suficiente no batismo por aspersão, não
haveria necessidade de Filipe e o eunuco procurarem um lugar de água abundante.
No verso 38 lemos: ambos desceram á água”. Há traduções que trazem — desceram para dentro da água. Que esta
tradução é melhor confirma-se pelo verso 39, que diz “saíram da água”. Para
sair da água é necessário primeiro nela entrar.
O comentário que Mathew Henry, faz deste verso, é um exemplo frisante para
comprovar aonde pode chegar a influência de idéias preconcebidas: “desceram à
água, porquanto não tinham em sua posse qualquer vaso conveniente, pois estavam
de viagem), com que tirar a água; e por isso tiveram de descer à mesma. Não que
se tivessem despido, e tivessem entrado nus na água, mas, estando descalços, de
conformidade com o costume, desceram talvez até aos tornozelos ou o meio da
canela, e Felipe o aspergiu.”
Seguem-se alguns pensamentos muito úteis sobre o batismo, apresentados por
Colin Brown:
“A despeito de asseverações ao contrário parece que ‘baptizo’, tanto em
contextos judaicos como nos cristãos, normalmente significa ‘imergir’, e que,
mesmo quando veio a ser um termo técnico para o batismo, o pensamento de
imersão permanece.
“O batismo de João. João
administrava um ‘batismo de arre-
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pendimento para remissão de
pecados’ (Marc. 1; 4), antecipando o batismo no Espírito e em fogo que o
Messias exerceria (Mat.3:10).”
“O batismo em
Cristo é batismo para a igreja, porque estar em Cristo é ser membro do corpo de
Cristo (Gál. 3: 27 e segs.; 1 Cor. 12: 13).
“O batismo em
Cristo é para uma vida segundo o padrão da morte de Cristo para o pecado e Sua
ressurreição para a retidão.
“Sendo que o
batismo significa a união com Cristo (Gál. 3: 27), tudo quanto Cristo tem
operado em prol do homem nos Seus atos de redenção, e tudo quanto Ele outorga a
ele em virtude dos mesmos, é associado com o batismo nos escritos apostólicos.”
A Igreja
Adventista administra o batismo por imersão escudada nas seguintes premissas:
1o.)
O verbo batizar no original grego — baptizo, significa imergir, mergulhar, submergir, como nos confirma a
própria história profana.
2o.)
A narração dos batismos apresentados em o Novo Testamento são evidência de que
as pessoas eram imersas.
Confiramos:
a) Mat. 3: 6: — Muitas pessoas eram batizadas por João
no rio Jordão.
b) Mat. 3:16: — Batizado Jesus saiu logo da água.
O apóstolo João (3: 23) afirma: Ora, João estava também batizando em
Enom, perto de Salim, porque ha-
103
via ali muitas águas.
c) A
referência ao batismo do eunuco etíope — Atos 8: 38 e 39.
d) O simbolismo paulino de Rom. 6: 4 é uma confirmação evidente de
que para ele, batismo significa imersão.
Para o
Professor Jorge E. Rice batismo é:
1o.)
A porta de entrada na igreja. Os que ouviram o sermão pentecostal de Pedro
perguntaram: Que faremos irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada
um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo. Atos 2: 37 e 38...
Lucas diz
ainda mais: Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Atos 2:47.
2o.)
Porta de entrada para comunhão e relacionamento íntimos com Cristo.
Ele nos chama
a atenção para a preposição grega ‘eis’ e não ‘en’ usada por Paulo para denotar
o objetivo buscado e alcançado pelo batismo. Rom. 6: 3 e 4. A preposição ‘eis’
indica reciprocidade e não repouso.
39) A porta de
entrada no Concerto.
Sendo a
circuncisão o sinal entre Deus e Seu povo no Velho Testamento; o batismo
representa a circuncisão espiritual do coração, e uma relação salvífica com
Jesus. Afirmação alicerçada em Col.2:11 e 12.~2
O Significado do Batismo
1) “O
significado central do Batismo é a participação na
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morte e
ressurreição de Cristo. O Batismo com o qual o próprio Jesus foi batizado,
segundo Marcos 10: 38, fornece-nos a chave para o entendimento comum deste
tema. Jesus começou por solidarizar-se com os pecadores, no seu batismo no rio
Jordão, e prosseguiu a sua carreira terrena nos caminhos do Servo Sofredor,
através da sua paixão, morte e ressurreição. O Espírito que desceu sobre Jesus
no batismo, desce também sobre a Igreja e une o Seu povo com Ele na Sua morte e
ressurreição, no batismo e através da ação batismal. O nosso batismo une-nos
com Cristo que tomou sobre si mesmo os nossos pecados e os de todo o mundo,
para que esses pecados pudessem ser perdoados e apagados, abrindo-nos as
portas para uma vida renovada.
2) No Batismo, administrado com água e em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo, para remissão de pecados, somos batizados por um Espírito em um
corpo. Em nosso Batismo, o Espírito do Pentecostes une-nos ao corpo de Cristo
que é a Sua Igreja, e é recebido por aqueles que crêem em Jesus Cristo. Administrado
em obediência à ordem de Nosso Senhor, é sinal e selo do nosso discipulado. Este
batismo único, que nos coloca em comunidade com Cristo e uns com os outros, põe
fim a toda segregação humana baseada, por exemplo, em diferenças de raça ou de
classe.” 3
Diferença do Batismo com Água, com Fogo e com
o Espírito Santo
A mensagem de João Batista, declarando que Cristo batizava com o Espírito
Santo e com fogo, assim como ele batizava com água, tem ensejado muita
discussão e até acalorados debates entre os cristãos.
O batismo com água é um
símbolo da operação feita pelo Espírito Santo de acordo com Tito 3:5 e I João
5:6,8.
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Quando se dá o Batismo no Espírito Santo?
Três idéias diferentes têm sido apresentadas:
19) Quando cremos;
29) Quando somos batizados nas águas;
39) Quando Deus julgar necessário.
Elemer Hasse discute as três, mostrando pela Bíblia, as possibilidades e
impossibilidades de cada uma delas.
De suas declarações, a mais importante é esta:
“Jesus recebeu o Espírito Santo logo após o batismo no Jordão (Marc. 1:
10-12; Luc. 4: 1, 18); os crentes de Cesaréia e o apóstolo Paulo, antes (Atos
10: 44-48; 9:17-18); os discípulos, os irmãos de Samaria (Atos 8: 12-17) e os
de Éfeso (Atos 19: 4-6) receberam o batismo do Consolador depois do batismo nas
águas (os discípulos, anos depois)”4
Leia atentamente a seguinte declaração:
“O batismo no Espírito ou a
conversão, precede de modo ideal o batismo na água.”
Este é uma demonstração externa da mudança que ocorreu no coração. O
verdadeiro crente é nascido do Espírito (5. João 3: 5, 6); o Espírito é o
Instrumento selador (Efés. 1:13, 14); e o Espírito é dado a ele com penhor ou
garantia e uma permanente lembrança de que ele pertence a Deus (II Cor. 5: 5)”5
Os pentecostais usam as passagens de Atos 2: 1 —. 13; 8: 4-12; 9: 1—18; 10: 1-48; 19: 1-7
e outras como provas de que
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o batismo do
Espírito Santo é uma experiência posterior ao batismo da água. Ver comentários
esclarecedores sobre estes textos na Apostila Movimento Carismático do Dr. Wilson Endruveit, págs. 20 c e d.
As divergências maiores estão no “quando” o crente recebe o batismo do
Espírito Santo, tendo como ponto de referência o batismo da água.
Ivan Carlo Zanella estudou o assunto nestes três tópicos:
A — O
Batismo do Espírito Santo junto com o Batismo da Água.
Esses são os que identificam o batismo do Espírito Santo no momento do
batismo na água. Dizem que se o crente tem sido batizado com água em nome da
Trindade, então pode ser considerado filho de Deus, herdeiro do reino dos Céus
e “equipado” com o Espírito Santo.
Esta é a posição sustentada pela Igreja Católica.
Os católicos, bem como os pentecostais, crêem numa plenitude, posterior ao
batismo da água, do Espírito Santo à qual denominam de Sacramento da
Confirmação.
B — O Batismo do Espírito Santo, depois do Batismo da Água.
Dizem que o batismo do Espírito Santo vem após um crescente progresso na
vida cristã.
Os que assim crêem, endossam que o batismo do Espírito Santo é subseqüente
à conversão. Vem depois da conversão e do batismo da água.
107
São inclinados a tomar a conversão do crente como um 19 estágio e a
subseqüente plenitude do Espírito Santo, o qual é normalmente acompanhado pelo
falar línguas como um 29 estágio.
Os pentecostais chamam a este 29 estágio de Pentecostalismo ou
Neopentecostalismo, e é tido como um indispensável passo para o poder
espiritual e completa vida cristã.
C — O
Batismo do Espírito Santo antes do Batismo da Água.
Esses crêem que quando um homem se arrepende e crê em Cristo, quando sua
vida é colocada aos pés de Jesus, e aceito o Espírito de Cristo ressuscitado em
sua personalidade, é batizado com o Espírito Santo.
A aceitação deste ponto de vista coloca o batismo da água depois do batismo
do Espírito Santo ou o batismo do Espírito Santo é por ocasião da conversão.
Posição Adventista do 7o. dia ou do
Novo Testamento
Batismo é um testemunho público de que o batizando aceitou a Cristo como
seu Salvador pessoal. Em casos normais o batismo com o Espírito Santo precede
o batismo cristão com água.
a) Atos l:8.
O poder do batismo no Espírito é primeiro e acima de tudo um poder que nos
une a Cristo. A grandeza do batismo no Espírito Santo consiste não no fato de
levar o homem além de Cristo, mas exatamente de o levar a Cristo. Ser batizado no Espírito significa tornar-se
de Crista Em outras palavras: O batismo com
108
o Espírito
Santo é o sinal da ligação espiritual entre o crente e Cristo.
b) Atos 10:44-48.
O dom do Espírito aqui é a conversão e não uma experiência posterior à conversão.
O batismo nas águas e o batismo no Espírito pertenciam juntos de tal maneira
que formavam “um batismo” da Igreja.
c) Marc.
1:10.
A conexão de água com o dom do Espírito Santo foi iniciada pelo próprio
batismo de Jesus.
d) I
Cor.12:13.
A expressão descreve o ato soberano de Deus, pelo qual todos os cristãos
são incorporados, no corpo de Cristo, por ocasião de sua conversão. Paulo
identifica o batismo no Espírito com a conversão ou regeneração.
O batismo na água é o símbolo de nossa união vital e essencial com Cristo,
em sua morte e ressurreição nós morremos para o pecado e ressuscitamos para uma
nova vida. O batismo na água é o sinal simbólico do batismo do Espírito Santo,
ou a união espiritual que deve existir entre o crente e Cristo.
Russel Norman Champlin, comentando Bom. 6: 3, que assim reza: Ou,
porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos
batizados na sua morte?, disse entre outras coisas o seguinte:
“O batismo em água simboliza a regeneração, embora de forma alguma seja
agente dessa realização espiritual. A água é apenas símbolo da operação feita
pelo Espírito Santo. (Ver
109
Tito 3:5 e I
João 5:6-8)...
O batismo em água é um ato de obediência, o qual visa, especificamente,
mostrar ao mundo que o batizando assumiu uma nova lealdade.”
Billy Graham afirma:
“Já que o batismo com o Espírito Santo ocorre no momento da regeneração, a
Bíblia nunca diz que devemos procurar por ele. Estou convencido que muitas
coisas que alguns teólogos e pregadores adicionaram ao batismo com o Espírito
Santo na verdade pertencem à plenitude do Espírito. A finalidade do batismo
com o Espírito Santo é fazer o novo cristão adentrar no corpo de Cristo. Não há
intervalo de tempo entre a regeneração e o batismo com o Espírito.
No momento em que recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador,
recebemos também o Espírito Santo.” 6
A água representa a purificação de nossos pecados efetuada através do
Espírito Santo.
O Espírito Santo convence o homem do pecado de rejeitar a Cristo; da
justiça da obra redentora de Cristo; do juízo por Satanás ter sido derrotado
por Cristo na cruz.
Muito se tem discutido
sobre o significado da água e idéias divergentes têm sido apresentadas, mas
creio que melhor seja esta: o nascimento da água foi empregado metonimicamente
por Cristo para significar o lavar dos pecados, ou a purificação espiritual,
sem a qual ninguém pode ver a Deus. Ezequiel 36: 25 confirma esta exegese.
110
Batismo com Fogo
Dos muitos comentários existentes sobre o significado do batismo com fogo
de Mat. 3:11 limitemo-nos a estes três:
I)
“1)Alguns acham que aqui temos dois batismos, um do Espírito e outro de
fogo, e que este último fala de juízo, provavelmente até do inferno. Assim
interpretaram Orígenes e outros pais da igreja, — Neander, Meyer, de Velte, Lange, e outros modernos. 2) Outros acham que o
fogo, neste caso, significa o fogo que destruirá o mundo no último dia 3)
Outros relacionam esse fogo com o purgatório. Essas interpretações falham ao
considerar que o ‘fogo’ do verso 11 e o fogo do verso 12 não falam do mesmo
ministério de Cristo. O ministério do Espírito seria com ‘fogo’, assim como o
ministério de João foi com ‘água’. É verdade também que Cristo julgará (verso 12), e que o fogo é símbolo de
juízo.... 4) A
interpretação mais aceita é de que o fogo do verso 11 indica o caráter do
batismo do Espírito.... Os hinos de Qumran falam de batismo de fogo, tais como
um rio em chamas que engolfaria os ‘lançados fora’; e alguns bons intérpretes
reputam esse batismo de fogo como algo que se refere ao juízo.” — O Novo
Testamento Interpretado, Versículo por Versículo, vol. 1, págs. 288-289.
II. “O
fogo e a água são dois grandes agentes naturais de purificação, e é apropriado
que ambos sejam empregados para representar a regeneração do coração.
Semelhantemente, são os dois agentes pelos quais Deus purificou, ou purificará
a Terra do pecado e dos pecadores (II Ped. 3:5-7). Se os homens se apegarem
persistentemente ao pecado, terão de afinal ser com ele consumidos. Quanto
melhor, então, permitir que o Espírito Santo faça a obra purificadora agora,
enquanto ainda há graça! O pecador será, ou purificado do pecado, ou com ele
destruído. Disse Paulo: ‘O fogo provará qual seja a obra de cada um.” SDABC,
111
vol. V, pág. 300.
III. “O
fogo, instrumento de purificação menos material e mais eficaz do que a água,
simboliza já no Antigo Testamento a intervenção soberana de Deus e do seu
Espírito, que purifica as consciências” Nota da Bíblia de Jerusa1ém sobre Mateus 3:11.
O Selo
Nos países do Oriente o selo era muito usado em documentos oficiais, como
uma garantia de que esses documentos não seriam violados.
A Bíblia nos diz que o crente após ser regenerado, justificado e batizado
com o Espírito Santo ele é selado. Efés. 1:13; 4: 30.
Paulo parece ter em mente duas coisas quando fala de sermos selados com o
Espírito Santo. Uma é segurança, a outra é propriedade. O vocábulo selo no
grego quer dizer confirmar ou imprimir. Quando o Espírito Santo nos sela ou põe
em nós sua marca, nós estamos seguros em Cristo. 7
O Professor Elemer Hasse discute o problema do selamento do Espírito Santo
nos seguintes termos:
“ E que sinal dá Deus para sabermos
se estamos ou não selados?
Deus não deixou nenhum sinal.
O importante é que Jeová o saiba. Não há perigo de que na Sua vinda Ele o
ignore. ‘O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os
que são seus’ (II Tim.2: 19).
112
Ademais, todos
os que buscam emoções e sinais para a confirmação e certeza de sua fé. mostram
que não têm certeza da salvação e aceitação por Cristo. Têm dúvidas a respeito
de sua experiência com Jesus. A verdadeira fé não busca sinais: ‘Os judeus
pedem sinal’ (1 Cor. 1: 22); ‘Se não virdes sinais e milagres não crereis (João
4: 48); ‘Que sinal, pois, fazes Tu, para que o vejamos e creiamos em Ti? Que
fazes Tu?’ (João 6: 30). Mas nós ‘andamos por fé, e não por vista’ (II Cor.
5:7).8
O selo é a certeza ou a confirmação de que pertencemos a Cristo. Pode
também ser chamado de selo de propriedade, confirmado pelo Espírito Santo.
A pessoa que aceita a Cristo pela fé é imediatamente selada por Deus como
Seu filho ou filha.
Quero concluir esta parte com o seguinte comentário de II Cor. 1:22.
“Paulo usa aqui a figura do penhor (garantia) para ilustrar o dom do
Espírito Santo aos crentes como uma espécie de primeiro pagamento, a certeza
de plena herança no futuro (ver Efés. 1:13-14, comp. Rom. 8:16). É privilégio
do cristão receber definitiva convicção de sua aceitação da parte de Deus,
como Seu filho adotado, quando da conversão, e retê-lo pelo resto da vida.” 9
Batismo de João e Batismo de Jesus
O batismo de João tinha que ver com o arrependimento, enquanto o batismo de
Jesus inclui o arrependimento, mas também o ato de unir-se a Cristo em sua
morte e ressurreição; isto é o que deduzimos das declarações de Paulo em Atos
19: 3-5.
A Revista Adventista, através de sua “Caixa de Perguntas”
113
apresentou as
seguintes respostas à inquirição que encima este subtítulo:
1a.) “João fora enviado para preparar o caminho do Senhor,
pregando energicamente a mensagem do arrependimento e era natural que ele
oferecesse uma cerimônia de lavagem dos pecados aos que atendiam a essa
mensagem. Quando as pessoas se dirigiam, arrependidas, a Jo5o, confessando
seus pecados ele as levava ao rio Jordão, e lá as batizava imergindo-as nas
águas. Isto significava também que testemunhavam publicamente a decisão de
aceitar a orientação de João, que era conduzí-las a Cristo. Atos 19: 4. Era,
portanto, distinto do batismo crist5o, ordenado por Jesus em Mat. 28:19.
Que o batismo de João não era suficiente confirma-se pelo fato de S. Paulo
ter rebatizado alguns que vieram a ele em Éfeso, os quais haviam sido
batizados por João. Atos 19:5.” ‘~
2a.) “O batismo de João era um chamado ao arrependimento, mas
não um meio de transmitir graça espiritual. Assim o batismo com o qual Cristo
batizava os crentes era batismo muito maior do que o de João.”11
De tudo o que os comentaristas apresentam, para diferençar o batismo de
Jogo do batismo de Cristo, parece ser o essencial e, isto é bíblico, o batismo
de João tinha um significado simbólico, e ele o chama da água para contrapô-lo
ao de Cristo, que é chamado do Espírito Santo e do fogo.
Não encontramos evidencias em o Novo Testamento de que aqueles que foram
batizados por João, tornando-se discípulos de Cristo eram obrigados a um
segundo batismo, O batismo de João era aceito como batismo cristão. Este grupo
rebatizado, mencionado em Atos 19:5
supõe-se que não havia experimentado a verdadeira conversão.
114
É bom saber que os anabatistas (a palavra significa rebatizados) se
apegavam a esta passagem (Atos 19: 5) como prova de que pessoas anteriormente
batizadas convertendo-se a sua seita, deveriam batizar-se de novo.
Pesquisando sobre o batismo na Bíblia, concluiremos que no tempo de João Batista, o
verdadeiro significado do batismo não era bem compreendido. Depois dos escritos
paulinos, especialmente Rom. 6, houve melhor consciência de sua profunda
significação.
Conclusão
Esta conclusão não é bem uma conclusão, mas um adendo que reforça e
esclarece certos aspectos já apresentados neste estudo.
“Consideramos ser o batismo uma das ordenanças da igreja cristã e um memorial apropriado da morte,
sepultamento e ressurreição de Cristo.”
Como hábito cerimonial, o batismo antecede a era cristã. O fato de o
batismo por imersão haver sido um dos requisitos que os prosélitos eram
obrigados a cumprir, evidencia que os judeus o praticavam.
Para o judeu familiarizado com o sistema mosaico, as ‘várias abluções (Heb. 9: 10) indicadas nas
ordenanças tinham significação espiritual.
Em sua oração Davi implorou a Deus — Lava-me. Sal. 51: 7.
Batismo significa mudança de proprietário.
Batizado em Cristo, significa tornar-se propriedade de Cristo.
115
O batismo
significa a renúncia de todos os liames da velha vida de pecado — as
coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo, II Cor. 5:17.
Batismo
significa ligação vital com Cristo. O batismo significa fé em Cristo ‘Quem crer e for batizado...’ Marc. 16:16.
O batismo
significa arrependimento.
Arrependei-vos
e cada um de vós...
Arrependei-vos
porque é chegado o reino dos céus.” 12
Referências:
1. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, vol. 1,
págs. 260-264.
2. O Ministério Adventista, setembro-outubro de 1983, págs.
16 e 17.
3. Um só Batismo, Uma só
Eucaristia e Um só Ministério, Documento da Comissão de “Fé e Ordem”, do Conselho Mundial de Igreja, págs. 16 e
17.
4. Luz Sobre o Fenômeno Pentecostal, pág. 36.
5. Nota da Lição da Escola Sabatina do dia 5 de Novembro de 1978.
6. O Espírito Santo, pág. 70.
7. Ver Billy Graham — Opúsculo citado, págs.
72 e 73.
8. Luz Sobre o Fenômeno Pentecostal, págs. 26 e 27.
116
9. Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. VI, pág. 833.
10. Revista Adventista, janeiro de 1974, págs. 30 e 31.
11. Idem, janeiro de 1961, pág. 37.
12. O Ministério Adventista, novembro e dezembro de 1962, pág. 11.
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