Youtube

terça-feira, 27 de outubro de 2015

FOGO NOS SEUS OSSOS Jeremias 20:7-14


FOGO NOS SEUS OSSOS

Depois de Jeremias ter ido ao templo e ter profetizado contra a nação, PASHUR, o chefe da guarda do templo manda açoitar e prender Jeremias a um tronco, e ali passou Jeremias uma noite.

Logo após este incidente vivido por Jeremias, vemos um lamento que ele próprio faz sobre o que lhe estava a acontecer: 
Jeremias 20:7-8
O lamento do profeta
7 Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. 8 Porque, sempre que falo, tenho de gritar e clamar: Violência e destruição! Porque a palavra do SENHOR se me tornou um opróbrio e zombaria todo o dia.

Jeremias não estava a gostar do que lhe estava a acontecer. Não existe ninguém que dizendo a verdade, goste de ser perseguido e molestado por a dizer.

Jeremias sente-se cansado de tanto desprezo e rejeição às mensagens que Deus lhe tinha incumbido de prenunciar.  Ele diz: Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei
Estava a dar a entender que Deus o tinha enganado, por outras palavras Jeremias estava a dizer que Deus o persuadiu e o convenceu dessa missão, mas que se soubesse o que lhe ia acontecer provavelmente não teria aceite. no entanto desde o início do seu chamado Deus deixou bem claro qual a natureza da sua missão: 
Jeremias 1:8
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.

A tarefa de Jeremias não seria fácil, mas Deus prometeu estar com ele.

Jeremias sentia-se gozado, rejeitado, sempre que tinha de falar, as notícias eram más: Porque, sempre que falo, tenho de gritar e clamar: Violência e destruição!

Hoje podemos estar a viver situações semelhantes, porque razão as pessoas não aceitam facilmente o evangelho? Porque é tão difícil resgatar um pecador da escravidão do pecado? Porquê que os nossos familiares e amigos ridicularizam a nossa fé? 

Na verdade a nossa posição não é muito diferente da posição de Jeremias, pois quando levamos o evangelho aos outros, é esse próprio evangelho que as condena, as pessoas não querem ouvir falar em levar a cruz, elas não estão dispostas a sacrificar os seus prazeres. Elas rejeitam a ideia que tem de se submeter à vontade de outro. 

Quantas vezes o desabafo de Jeremias também não é o nosso? queremos que nos aceitem, queremos ser ouvidos, não queríamos que a mensagem que levamos fosse tão repulsiva, mas infelizmente dificilmente alguém nos ouve e se arrepende.

Atentemos para as palavras de Jesus:
João 15:18-21
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; 

Não esperemos mais facilidades do que aquelas que Jesus teve, diz o Apóstolo Paulo:
Hebreus 4:12
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

É nesta angústia de coração que Jeremias vai mencionar as palavras que estão no título da nossa mensagem: 
Jeremias 20:9
9 Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais.

Por momentos Jeremias pensou em desistir. A tentação de fugir à rejeição, de ser aceite, esteve por momentos no seu pensamento. 

Mas, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos

Como deixar de falar a verdade, como silenciar perante tamanha injustiça e depravação. 

O apóstolo Paulo falando da sua responsabilidade de levar o evangelho ele diz o seguinte: 
1 Coríntios 9:16
16 Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!

O profeta Amós vai no mesmo sentido quando diz:
Amós 3:8
8 Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o SENHOR Deus, quem não profetizará?

O verdadeiro servo, não olha os seus interesses, mas daquele que o enviou, grande é a nossa responsabilidade para com aqueles que não conhecem a verdade. 

EGW - TESTEMUNHOS PARA A IGREJA 5, PÁGINA 464
Meus irmãos e irmãs, rogo-lhes que despertem do sono da morte. É demasiado tarde para consagrar as forças do cérebro, dos ossos e dos músculos ao serviço do próprio eu. Não permitam que o derradeiro dia os encontre destituídos do tesouro celeste. Procurem levar avante os triunfos da cruz, busquem esclarecer almas, trabalhar pela salvação de seus semelhantes, e seu trabalho resistirá à difícil experiência do fogo

Gostaria de terminar com uma frase de Jesus: 
Lucas 19:40
40 Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão



1 comentário:

  1. Palavra abençoada, muito inspiradora, espero encontrar pessoas que queiram ouvir independente da aprovação dos outros, quero pregar
    Um abraço,
    obg

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...