Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

1º ESTUDO - DEUS FALA AO HOMEM



Deus Fala ao Homem               1

1.   Quais são os três meios de que Deus Se serve para falar ao homem?
A Natureza, a Consciência e a Bíblia.
Três livros essenciais que servem de veículo á revelação de Deus: a Natureza, a consciência e a Bíblia. Eles completam-se mutuamente sem se contradizerem. A Bíblia é incontestavelmente o mais importante dos três. Ela é a Revelação escrita. Formada de 2 Testamentos, ela é uma carta que Deus dirige ao homem.

2.   Qual é o tema central da Bíblia?
Jesus Cristo : João 5:39.

A Bíblia é o livro de Jesus Cristo, porque é a história da reden­ção do homem perdido por um Deus Salvador. O relato desse drama, que vai do Gênesis ao Apocalipse, apresenta-nos, dum lado, Deus que dá o Seu Filho e, por outro lado, Satanás que procura conservar o homem como uma presa. Mas Jesus Cristo veio à Terra para retirar o homem da escravatura de Satanás, resgatá-lo e restabelecer nele a imagem de Deus. Cristo virá, veio e voltará, eis o grande drama da Bíblia!

3.   Que podemos encontrar na Bíblia?
A Palavra de Deus, que é a Verdade e a Vida. João 17:17; 14:6; 1 Tessalonicenses 2:13.

4.    Quem inspirou os autores da Bíblia?

Foi o próprio Deus :11 Timóteo 3:16; II Pedro 1:21


5.    Que ação exerce a Bíblia sobre todos os que a estu­dam e recebem? Hebreus 4:12; II Timóteo 3:17; Romanos 1:16; Isaías 55:11.
Transformação.

6.  A que a Bíblia pode ser comparada? 
      Salmo 119:105. - Uma Lâmpada
  
7.   Quanto tempo durará esta Palavra?  Mateus 24:35; João 10:35; I Pedro 1:23,25.

8.   Qual deve ser o nosso modelo supremo da fé? Atos 17:11.

A Bíblia reúne todas as condições para ser a regra principal de
fé e conduta do cristão. Ela é o critério da Verdade, a pedra de toque, a norma infalível.

9.   Que têm os homens procurado colocar no lugar da Bíblia?

A Tradição: Mateus 15:3; Marcos 7:8,9,13; Tito 1:14. “Aprendei a ter somente pelos livros canônicos das Santas Es­crituras o respeito de crer firmemente que eles não falham em ponto algum. Quanto aos outros autores, por muito santos ou científicos que sejam, leio-os de tal modo que não aceito nada como verdadeiro, pelo simples fato de eles mesmos terem afir­mado, mas sim porque eles me convencem através das Santas Escrituras, ou por meio de razões plausíveis que estejam apoi­adas na Verdade”. (Santo Agostinho)

10Será necessário ler a Bíblia e nela meditar?

Isaías 34:16; João 5:39; Apocalipse 1:3; Jeremias 15:16. Existem numerosas substâncias aromáticas que exalam um perfume tanto mais forte quanto mais pressionadas são entre os dedos. Acontece o mesmo com a Santa Escritura. Quanto mais familiarizados estivermos com ela, mais conheceremos os tesouros que nela foram escondidos e mais saboreamos os seus abundantes frutos”. (São Crisóstomo)



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...