Youtube

domingo, 11 de outubro de 2015

SERMÃO PARA FUNERAL


SERMÃO DE FUNERAL

Gostaria está tarde de agradecer em nome dos familiares da Joaquina que aqui estão, a presença de todos neste momento sempre difícil e doloroso. 

Embora a Joaquina tenha já falecido a semana passado hoje estamos aqui a prestar-lhe está última homenagem, por aquilo que ela foi.

Quando há um ano atrás cheguei a esta instituição, tive a oportunidade de conhecer a Joaquina, no entanto devido à sua situação de saúde, pouco ou nada soube sobre ela, e sobre a sua história de vida.

Lembro-me de ter ido ao quarto dela várias vezes este ano, e de ter partilhado, textos bíblicos, ter cantado para ela musicas do hinário, e ter passado algum tempo em oração. 

Mesmo não tendo uma reação da Joaquina devido ao seu estado de saúde, sentia-a sempre mais mexida quando partilhava todas estas coisas.

Havia algo que sempre vinha ao meu pensamento quando estava perante ela, e muitas vezes lhe disse. 

Dizia-lhe que um dia teria muito gosto em poder conhecê-la melhor quando estivéssemos no céu. E que íamos relembrar as musicas e orações que tínhamos feito no seu quarto.

Embora não saiba muito da sua história, sei aquilo mais importante que aconteceu na vida da Joaquina, e isso foi ter aceite Jesus como seu salvador. E só esta informação é suficiente para perceber que ela tomou a decisão mais importante que algum ser humano pode tomar enquanto viver nesta terra.

E para aqueles que aceitaram Jesus como seu salvador e que passam pela morte, a Bíblia diz-nós o seguinte: 
Salmos 116:15
15 Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.
A Bíblia acrescenta ainda noutra passagem o seguinte: 
Apocalipse 14:13
13 Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.

Penso que estes dois textos deixa-nos uma mensagem especial. Podemos perceber que aqueles que aceitaram Jesus como seu salvador são vistos pelo céu como SANTOS, e que a sua morte é vista como PRECIOSA. Diz que FELIZES os que dormem no Senhor, pois DESCANSAM e as suas OBRAS não serão esquecidas.

1. O céu olha para a Joaquina como SANTA, não no sentido que ela não cometeu erros ou tenha pecado, mas porque se separou das coisas mundanas e do que é contrário à vontade de Deus. SANTO é também aquele que é obediente e fiel a Deus. O céu considera a Joaquina SANTA, porque faz uma vida de harmonia com os princípios de Deus.
2. O Céu vê a morte dos santos como PRECIOSA, normalmente algo precioso é algo raro, algo que custa a encontrar algo sentimental importante. Para o Céu a Joaquina é PRECIOSA, porque é raro encontrar, a Bíblia diz: Salmos 14:2
2 Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Diz que Deus procura na terra homens que o entendam e que o busquem, e esse são raros pois o céu procura-os. E a Joaquina foi encontrada e terá o seu lugar no momento oportuno.
3. O céu olha para a morte como um sono, e os que dormem como seres FELIZES. Realmente Deus usa uns óculos diferentes do que nós. Para nós a morte de uma querido é sempre uma infelicidade uma tristeza, mas para o Céu é um momento de felicidade. Vou tentar ilustrar isso com algo que eu vivi na minha infância. Lembro-me na noite da Natal estar ansioso por receber as prendas que o pai natal iria me dar, estava muitas vezes impaciente, perguntando aos meus pais quando é que ele chegava com as minhas prendas, lembro-me de ficar aborrecido pela espera, por reclamar, chorar e ficava triste quando os meus pais me diziam para me ir deitar. Ir dormir para mim era uma infelicidade mas os meus pais sabiam que depois de eu adormecer a manhã chegaria rapidamente e eu receberia os tão aguardados presentes. Assim é com a Joaquina, viveu está vida, aguardou por Jesus e Jesus não veio, aborreceu-se muitas vezes, outras entristeceu-se, a espera foi difícil, mas agora que ela adormeceu, Deus sabe que o tempo passará logo, e na manhã da ressurreição ela receberá o presente pelo qual ela tanto esperou.
4. Para o céu a Joaquina neste momento DESCANSA, descansa das suas lutas, do sofrimento imprimido pelo diabo, sabendo sobretudo como ela viveu estes últimos anos, o melhor na realidade era ela poder descansar. Jesus sabia que a nossa jornada aqui não seria fácil, Ele disse um dia: 
Mateus 11:28
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Jesus sabia que neste mundo iríamos viver tribulações Ele prontificou-se a aliviar esse sofrimento, no entanto o verdadeiro descanso só acontecerá quando estivermos para sempre com Jesus, e enquanto isso não acontece o sono da Morte é  pelo menos o findar das nossa lutas aqui, e aguardar o encontro com Jesus.
5. Finalmente o texto de Apocalipse diz que o Céu não vai esquecer as OBRAS da Joaquina. Gostaria de vos ler um salmo que exprime bem que a nossa passagem por esta vida não será esquecida pelo Céu.
Salmos 56:8
8 Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro? Este salmo é profundo diz que Deus tens os nossos sofrimentos contados, diz que guardou as nossas lágrimas num odre ou num pote. Esta imagem das lágrimas no odre, acontecia sempre que uma mulher se despedia do marido que ia para a guerra, ela guardava um pote e nesse pote guardava as lágrimas do seu choro pelas saudades do marido, quando este voltava são e salvo, ela mostrava-lhe as lágrimas vertidas por ele enquanto o aguardava. Assim se passa com Deus, Ele conhece tudo sobre nós e aquilo que fizemos por Jesus jamais será esquecido. 

Gostaria de terminar este momento com dois textos que embora de profetas diferentes se complementam:
Isaías 51:11
11 Assim voltarão os resgatados do SENHOR e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria lhes coroará a cabeça; o regozijo e a alegria os alcançarão, e deles fugirão a dor e o gemido. Jeremias 31:13
13 Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza.




















Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...