Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

SERMÃO DA MONTANHA




O  Sermão da Montanha

1. O que Jesus tinha como missão anunciar?    Mat. 4:17, 23, Marc. 1:14 e 15, Daniel 9:25, Gal. 4:4.

2. A quem Jesus pregou o que passou a ser conhecido como Sermão do Monte? Mat 5:1

3.  Quais os objetivos de Jesus  ao pronunciar o Sermão do Monte? Mat 5:20

Dar uma nova interpretação da Lei e da Justiça, diferente da que era comum naqueles dias. Será que isso também não diz respeito a nossa maneira de ver a Lei e a Justiça hoje? Naquele tempo o único propósito do Messias era restabelecer o Reino de Judá. Sua visão da missão de Jesus estava obscurecida por falsas expectativas e precisava de alguma correção. 

4.  O Sermão do Monte vem a ser :    A Constituição do Reino  e ao mesmo tempo   Receitas de Felicidade. 

Não 4. O Reino de Deus pode ser visto no mundo hoje?  Lucas 17:20 e 21, 13:18 e 19, Mat. 13:38
Se os princípios do Reino estão dentro de você, você faz parte dele.

Nas palavras introdutórias do Sermão do Monte, Cristo trata do desejo supremo de cada coração humano – a felicidade. Cristo proclama que o principal objetivo do reino é restaurar nos corações a felicidade perdida no Éden e que aqueles que decidirem entrar pela porta estreita e pelo camnho apertado encontrarão a verdadeira felicidade.

 5. Como deve ser o estilo de vida do cidadão do Reino dos Céus? Quem são os cidadãos do Reino?
Quais são os traços de caráter dos cidadãos do Reino, que os torna bem aventurados?
 
As bem-aventuranças como o fruto do Espírto, são parte de um todo; elas caminham juntas. O candidato ao Reino de Deus possuirá todas aquelas graças.  

 Quem são os Pobres de Espírito?  Mateus 5:3,

“Os que sabem que não se podem salvar a si mesmos, nem de si praticar qualquer ação de justiça, são os  que apreciam o auxilio que Cristo pode  conceder.  São eles os pobres de espirito, aos quais Ele declara bem-aventurados.” O Maior Discurso de Cristo, EGH.

A noção da deficiência espiritual significa certa honestidade e humildade em reconhecer as poucas posses espirituais.
“Bem aventurados, disse (Cristo), são os que reconhecem sua pobreza espiritual, e sentem sua necessidade de redenção. O evangelho deve ser pregado ao pobre, não ao espiritualmente orgulhoso, o que pretende ser rico e de nada necessitar, é ele revelado mas aos humildes e contritos.”

Por que Deus escolheu os pobres e não os ricos para herdarem o reino? Tiago 2:5, Marcos 10:23 e 24.


Qual  o ex. de pobre de espirito que Jesus nos deu? Luc 18:9-14

Em Jer. 17:9, “Enganoso e o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?   Ë possível sermoa orgulhosos de nossa pobreza de espirito a menos que olhemos para Cristo, pois unicamente conhecendo-O viremos a conhecer os motivos de nosso coração. “Os lábios podem expressar  uma pobreza de alma que o coração não reconhece, Ao passo  que fala a Deus de pobreza de espírito, pode o coração ensoberbecer-se com a presunção de sua humildade superior e exaltada justiça.”  Parábolas de Jesus pg 159, EGW

Qual o maior Ex de Humildade? Fil 2:5-8


2ª.   Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

  • O que significa o pranto e as lágrimas mencionados na segunda bem-aventurança ? Quem são os que choram? Mat. 5:4, Luc. 6:21.

  • O que Deus deseja fazer com os que choram?
  • Como essa promessa do Senhor aos aflitos, pode cumprir-se hoje e no futuro ?
  • Que efeito a promessa de Jesus tem sobre uma área atribulada de sua vida, trazendo ?
Quando os pobres e destituídos deste mundo confiam nas promessas de Deus, existe e existirá consolação para eles.
A esperança de um mundo melhor os conforta agora;  ela já é um consolo, uma fonte de alegria.

Porque pessoas adultos choram ?
Choramos como conseqüência do sofrimento.

  • Por que o sofrimento? Gen.2:16-17, 316-19
  • Podemos tirar lições positivas do sofrimento?
  • O que Jesus apreendeu com o sofrimento?   Heb. 5:8, I Pedro 2:24, Is. 53:3, Mat. 8:17.

Na 2ª. Bem-aventurança, Jesus apresenta a resposta de Deus ao problema do sofrimento humano. Jesus não discute se Ele é o autor, nem explica por que permite sua existência em nossa vida ou no mundo. Simplesmente nos promete consolação.

  • A que tipo de pranto Jesus esta se referindo?
“O Pranto aqui representado é a sincera tristeza pelo pecado.” O Maior Discurso de Cristo, pg 9. EGW

Jesus não se satisfez em dar-nos uma palavra de encorajamento. Ele veio cumprir o que fora dito por intermédio do  profeta Isaias:  “Ele mesmo tomou  em Seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a sua Justiça; por Suas chagas fostes sarados.”  I Ped. 2:24.

  • Que benefícios espirituais o pranto pode trazer a sua vida, de acordo com o contexto de Eclesiastes 7:2-4 ?

Qual é o propósito de Deus em permitir o sofrimento e as aflições, e qual o seu efeito imediato sobre nos? Heb 12:5,6, 10 e 11
Em meio a provações, somos tentados a culpar  a Deus e demorar-nos na dor do  processo de refinamento, ou na alegria do que nos estamos tornando em Cristo?  Heb 12:11

Deus não é o causador de nossos infortúnios, mas usa-os para guiar-nos de volta a Ele, para nos ensinar, corrigir, educar e santificar. “Por meio da aflição revela-nos Deus os lugares infeccionados de nosso caráter, para que , por sua graça, possamos vencer nossas faltas, Desconhecidos capítulos que nos dizem respeito são-nos patenteados, e sobrevem a prova, a ver se aceitamos a repreenção e o conselho de Deus. Quando provados, não nos devemos afligir e impacientar. Não nos devemos nos rebelar, ou buscar fugir à mão de Cristo. Antes, humilhar a alma perante Deus. Os caminhos do Senhor são obscuros  ao que procura ver as coisas sob um aspecto agradável para si mesmo. Afiguram-se sombrios e destituídos de alegria à nossa natureza humana. Mas os caminhos do Senhor são misericórdia, e o fim é salvação. EGH O Desejado das Nações  pg 301.

  • Quais os Tipos de Tristeza ?  II Corintios  7:10 
“A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Segundo Deus... e segundo o mundo. Exemplos: II Samuel 12:13, Mateus 26:75, 27:3,4;  e Lucas 22: 60-62

a)     pedir desculpa sem reconhecer o erro
b)     não admitir um erro é pecado maior do que o erro cometido em primeiro lugar

Gr. Metanoia = denota mudança de pensamento, de alvos de direção. Ex Pedro.
      Metamelonai = significa pesar, um mero remorso. Ex Judas.

A tristeza segundo Deus contrasta  nitidamente com a tristeza segundo o mundo. A tristeza segundo o mundo é o efeito de um ego ferido, tomado de autopiedade. A outra interessa-se nas pessoas, pois origina-se da percepção dos efeitos que nossos pecados provocaram em Deus e em nosso próximo.

Na tristeza segundo Deus há reconhecimento e admissão de que ofendemos a Céus e nosso semenhante; há também um esforço apropriado para endireitar o erro e um redirecionamento da vida com o propósito de evitar a sua repetição. ...

A tristeza segundo o mundo consiste em lamentar não o pecado, em si,  mas suas conseqüências, e por ser desacreditado perante o mundo e amigos mundanos (I Sam 15:30). A tristeza segundo o mundo trata somente da superfície do problema. Não atinge maior altura que a do próprio homem e seus sentimentos,. Leva a novos pesares e maiores aflições. Enche a mente de descontentamento, o coração de ressentimento e desgosto. Causa amargura e encurta a vida.

O que consolou Jesus em seus sofrimentos? Heb, 12:2

O pranto pelo pecado ocorre quando o coração é abrandado pelo  Espírito Santo e percebe  o infinito sofrimento que nossos pecados causaram a Deus . Quando essa tristeza nos leva ao arrependimento e a um desejo de viver de acordo como a vontade de Céus, Ele aplica esse consolo mais profusa e eficazmente do que a linguagem pode descrever. Ver Isaias 57:18-19; 61:3 Jer. 31:13.

  • Por que Jesus chorou?
  • Em que ocasiões Jesus chorou?  Por que?  João 11:33-37, Heb. 5:7-9, Lucas 19: 41, 44-42. Mar.3:5, Mat.26:36-38.
  • As lágrimas de Jesus foram sinas de fraqueza ou de força?
  • Se Jesus nunca tivesse chorado o que esse fato levaria você a crer a respeito de Sua atitude para com as pessoas sofredoras e necessitadas?

  • Quando todas as lágrimas serão enxugadas? Apoc. 21:3-4, Isa. 51: 11, 65:17-19, Sal. 126 1-6.




3ª.     “Bem-aventurados os mansos, porque habitarão a terra.”  São Mateus 5:5

  • O que é mansidão ? Mat 5:5


Comumente tendemos a associar a mansidão com timidez e fraqueza. Mansidão não é timidez e nem fraqueza.

Uma nova dimensão de mansidão – uma qualidade a ser mais desejada do que o ouro.

Vivemos em uma sociedade em que parece haver cada vez menos mansidão e bondade, e mais agressividade e rudeza.

Existe uma relação direta entre a terceira bem-aventurança e as duas que a precedem.  A pobreza de espírito e a tristeza segundo Deus produzem a mansidão de coração.

 “Há, através das bem-aventuranças, uma progressão na experiência cristã. Os que sentiram sua necessidade de Cristo, os que choraram por causa do pecado, e se sentaram com Cristo, na escola da aflição, hão de, com o divino Mestre, aprender a ser mansos”. – Elllen White, O Maior Discurso de Cristo, pgs. 13 e 14.

 “Uma definição inspirada pareceria caracterizar a mansidão como a ausência de interesse próprio e a presença  de desprendimento. É o domínio do eu, espírito calmo e confiante, humildade de coração, o adorno interior.

A mansidão é portanto, calma interior e paz mental que se mostra num comportamento exterior gracioso, Cortes, bondoso e amigável. Tem sido considerada uma atitude de mente e de coração que prepara o caminho para a santificação.

A mansidão em sentido espiritual, pode ser definida como uma coragem calma, disposta a cumprir a vontade de Deus sem estardalhaço ou exibição, sem hesitação ou bajulação, sem calculismo ou interresse próprio mas por amor a Cristo.

  • Que terra os mansos herdarão ?  Sal. 37:11, Dan.7:27, II Ped.3:13

Pelo salmista Deus prometeu a terra aos mansos, (Sal. 37:11)
Daniel disse que “os reinos de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo” Dan. 7:27
Mas a terra prometida por Jesus é acima de tudo, a Terra restaurada, uma ‘nova terra’, onde ‘habita a justiça’, II Ped. 3:13.

Em quem você pensa primeiro quando se lembra de alguém manso?
Você conhece alguma pessoa que demonstra verdadeiro espirito de mansidão que não seja fraqueza ?

  • Exemplos Bíblicos de mansidão.  Quem é o maior ex. de mansidão?  Mateus 11:28 e 29.


Qual o significado espiritual da passagem que se inicia com as palavras de Cristo, “Vinde a a Mim”?

Jesus não só ensina a verdade. Ele é a verdade. Tudo o que ensina Ele viveu: o que pede que seus ouvintes se tornem Ele próprio é. É por isso que Ele pode convidar os homens a virem a Si, Aquele que é “manso e humilde de coração”.   A fonte de Sua gentileza e humildade está em Si mesmo, em seu coração, um coração cheio de devoção e compaixão por toda a humanidade.

“Temos de entrar para a escola de Cristo, a fim de aprender dEle mansidão e humildade. Redenção é o processo pelo qual a alma é preparada para o Céu. Esse preparo implica em conhecer a Cristo.” Ellen G White. O Desejado de Todas as Nações, pg 330.

  • Da violência para a Mansidão ...  Êxodo 2:11-14, Num.12:3, Atos 7:22

Moises não era manso por natureza... Como você explica a mudança radical de Moises?
“Nas escolas militares do Egito, foi ensinada a Moises a lei da força, e tão fortemente se apegou este ensino a seu caráter que forma precisos quarenta anos de quietação e comunhão com Deus e a Natureza para habilitá-lo à chefia de Israel pela lei do amor. Ellen G White, Educação pg 65.
“ E havia outras lições que em meio da solidão das montanhas, devia Moises receber. Na escola da abnegação e agruras, ele devia aprender a paciência, a moderar as suas paixões. ” Ellen G White, Patriarcas e Profetas, pg 247

  • Que testemunho o apostolo Paulo deu referente à sua transformação de seu caráter ? Atos 8:3, 26:9-11,  I Tim. 1:12 e 13, II Tim. 3:10.

  • Como podemos nos também desenvolvermos este precioso fruto do Espírito ?

  • Acolhendo, com mansidão, a palavra em vos implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tiago 1:21

  • Pela maneira como tratamos as pessoas: “dando provas de toda cortesia, para com todos os homens”. Tito 3:2

  • Pela maneira como pedimos aos outros: “e eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo”II Cor. 10:1

  • Pela maneira como instruímos as pessoas na verdade: “exorta com toda a longaminidade e doutrina” II Tim. 4:2.

  • Pela maneira como corrigimos nossos adversários “ Disciplinando com mansidão os que se opõe, na expectativa de que Deus lhes conceda ... o arrependimento para conhecerem a verdade. II Tim. 2:35

  • Pela maneira como nos comportamos em nosso relacionamento com o nosso próximo, “andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com logaminidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efes. 4:1 e 2.

  • Permanecendo ligado em Cristo, Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. João 15: 5 e 10.

  • Onde se localiza a linha divisória entre ser manso e permitir que os outros obtenham vantagens injusta sobre nos ?

  • Jesus descreveu-se manso e humilde. Como conciliar isto com atitudes como a de expulsar os vendilhões do templo ?

  • Como os cristãos podem melhor desenvolver a mansidão ?



4ª.    “Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justica, porque serao fartos. Mat. 5:6

  • Porque os que tem fome e sede sao felizes? Nao e uma contradicao?  O que faz uma pessoa que tem fome e tem sede?  Joao 8:37 e 38.
  • Justica – O que e? Com que esta relacionada?

E conformidade com a Lei de Deus, “ pois todos os teus mandamentos sao justica e o cumprimento da Lei e amor.

Rara e a pessoa que nao tem fome e sede de justica. Consciente ou inconsientemente, eles sentem o vazio interior da miseria humana, e sofrem com uma especie da doenca de alma.

  • O que significa ter fome e sede de justica ? A que especie de justica esta Jesus se referindo?

Dikaosune e traduzida 94 vezes como Justica, no Novo Testamento.

Para os gregos, no tempo de Jesus, justica seria conformidade com os costumes
Para os judeus, conformidade com os requizitos da lei , como a tradicao judaica a interpretava.
Para os cristaos, e Cristo e e alcancada pela fe. Ver Galatas 2:16, 3:24.

  • O que pode levar uma pessoa a ter fome e sede de justica?

“ O senso da propria indignidade levara o coracao a ter fome e sede de justica, e esse desejo nao sera decepcionado. Os que dao lugar a Jesus no coracao, compreender-lhe-ao o amor. Todos quantos anseiam ter semelhanca de carater com Deus, serao satisfeitos.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nacoes, pg 302.

  • O que faz com que tenhamos essa fome e sede?  Jer.31:3, Oseias 11:4.

“ De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atrai.” Jer.31:3

“Atrai-os com cordas humanas, com lacos, com lacosde amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas quiexadas e me inclinei para dar-lhes de comer.” Oseias 11:4

  • O que e  a justica de Deus, que Jesus quer que busquemos, e que relacao tem com o Reino de Deus? Mat. 6:33, Jer.26:3.

“Mas buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justica e as demais coisas vos serao acrescentadas.” Mat.6:39

“ Este e o nome com que o nomearao: O Senhor Justica Nossa.” Jer. 26:3

  • Quem serao  os “fartos” ?  

“ Unicamente aqueles que anseiam pela justica com o impaciente anseio de um homem perecendo de fome pela falta de alimento, ou sofrego pela falta de agua , a encontrarao. Nenhuma fonte terrena pode satisfazer a fome e sede da alma, sejam as riquezas materiais, profundas filosofias, a satisfacao do apetite fisico, ou  honra e poder. Depois de tentar todas essas coisas, Salomao comcluiu que ‘tudo e vaidade’.” SDA Bible Comentary, Vol.5, pg. 326.

  • Como eles serao serao fartos? Como se obtem justica? Rom.3:22,24 e 26, Rom. 4:4 e 5, Ef. 3:17 a 19.
“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas ...”(verso Apoc. 3:5)
         As vestes brancas, ‘são os atos de justiça dos santos’ (Apocalipse 19:9). O apóstolo Paulo na carta aos romanos nos diz que ‘não há justo, nem um sequer’ (Romanos 3:10) e o profeta Isaías compara a nossa justiça a um trapo de imundícia (Isaías 64:6). Porém, Cristo nos cobre com vestes de salvação, com o manto de Sua justiça (Isaías 61:10), e Apoc. 3:17 e 18 nos diz qual a nossa verdadeira situacao, e nos aconselha, ‘que de mim compres...vestiduras brancas para te vestires...’

“ Justica de Deus mediante a fe em Jesus Cristo, para todos, ( e sobre todos) os que creem, porque nao ha disticao.” Rom. 3:22
“Sendo justificados gratuitamente, por sua graca, mediante a redencao que ha em Cristo Jesus.” V. 24
“tendo em vista a manifestacao da sua justica no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador
daquele que tem fe em Jesus.
“Ora, ao que trabalha , o salario nao e considerado como favor e sim como divida. Mas, ao que cre naquele qeu justifica o impio, a sua fe lhe e atribuida como justica.” Rom.4:4 e 5.
“ e assim habite Cristo no vosso coracao, pela fe, estando vos arraigados e alicercados em amor, a fim de poderdes comprender, com todos os santos, qual e a largura, e o comprimento, e a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” Ef.3:17 a 19.

  • Qual e o papel de Cristo e qual e o nosso, em relacao a pratica de boas obras de justica? Ef. 2:8-10.


Pois pela graca sois salvos mediante a fe, e isso nao vem de vos; e dom de Deus; nao de obras para que ninguem se glorie. Pois somos feitura dela, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quis Ceus de antemao preparou para que andassemos nelas,” Ef.2:8 a 10.

  • Como a justica nos encontra? Luc. 15:3 a 7  -   Pessoas perdidas como ovelhas perdidas, nunca poderao por si mesmas o caminho para Deus, nem por inteligencia, propria nem por forca de vontade,
  • Qual a verdade central na parabola do fariseu e do publicano? Luc.18: 9-14  -  A justica e possivel unicamente pela fe.
  • Qual a verdade Central do credor incompassivo? Mat. 18:23-35 -   O Pecador e incapaz de restituir o debito a Deus.
  • De que forma a parabola das bodas ensina a verdade da justica comunicada? Mat. 1-14

 Pelas bodas e representada a uniao da humanidadecom a divindade, a vest nupcialsimboliza o carater que precisa possuir todo aqule que ha de ser considerado hospede digno para as bodas. EGW Parabolas de Jesus pg 311.

“ Isto que significa estar trajado com as vestes da Sua justica: Quando o entao o Senhor nos comtemplar, vera, nao o vestido de folhas de figueira, nao a nudez e deformidade do pecado, mas Suas proprias vestes de justica que sao a obediencia perfeita a lei de Jeova.” EGW Parabolas de Jesus, pg.312.




















Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...