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domingo, 25 de outubro de 2015

11º ESTUDO - A IMORTALIDADE INCONDICIONAL




A Imortalidade Incondicional.                        11

1.  Que ensina a Bíblia quanto aos elementos que constituem o ser humano?
Génesis 2: 7;I Tessalonicenses 5.23.
Estes três elementos são distintos um dos outros mas nenhum deles existe independentemente dos outros dois: não há alma sem espírito e corpo associados, não existe portanto vida consciente sem a presença simultânea de cada um destes três elementos constituintes da personalidade humana. A alma e o espírito, que são erroneamente apresentados muitas vezes como uma só e mesma entidade, são dois elementos bem distintos um do outro (ver Hebreus 4:12).

2.  Quem só possui a imortalidade?
I  Timóteo 6:16.

3.  Qual era a condição do homem quando da sua criação?
Ele era candidato à imortalidade: Gênesis 2:17.

4.  Qual é a sua condição atual?
O homem perdeu sua candidatura, a partir de então é mortal, e o pecado o mantém nesta condição. Romanos 5:12, 6:23 1a parte; Ezequiel 18:4, Gênesis 3:19.

5.  Sacrificando Sua vida pelo homem perdido, que dom lhe concedeu Jesus?
Ao dar a Sua vida pelos homens, Cristo ofereceu-lhes a possibilidade de tomarem posse da imortalidade, por meio da Fé; a imorta­lidade é pois condicional: João 14:6,11:25: lª.Tímóteo 1:10, Roma­nos 6:23 2ª parte.

6.  Que deve o homem pecador fazer para possuir a vida eterna?
João 3:16, 36; 1 João 5:11, 12; Romanos 2:7. João 17:3

7.  Que sabemos nós quanto ao estado dos mortos?
Cinco palavras caracterizam esse estado:
a.   Silêncio: Salmo 94:17; 115:17; Isaías 38:18.
             b.  Esquecimento: Salmo 6:5.
c.   Inconsciência: Eclesiastes 9:5, 6,10; Salmo 146:10
d.   Sono: Daniel 12:2a; Jó 14:12; Salmo 13:3; João 11:11-14; 1; Tessalonicenses 4:13-15.
e.   Repouso: Daniel 12:13; Apocalipse 6:11; 14:13.
A Bíblia declara que os mortos descem ao lugar dos mortos, ou mais precisamente ao Schéol-Hadès. A palavra Schéol (Hebraico) encontra-se sessenta e cinco vezes no Antigo Testamento, e Hadès (grego) é mencionada 11 vezes no Novo Testamento. Correspondem uma a outra. O Schèol-Hadès em nenhum caso é sinônimo de Paraíso, e muito menos de inferno de castigos eternos. Poderá ser entendido por: sepulcro, tumba, morada dos mortos, etc. Todo homem deve descer ali.
Ver Ecles.12:7  e  3:19.

8.  O fato de os mortos repousarem inconscientemente significará que nunca mais tornarão a ter vida?
Haverá uma dupla ressurreição: a dos justos e a dos injustos, sendo a ressurreição de Jesus a garantia desta realidade: Isaías 26:19; Daniel 12:2; João 6:39, 40; 5:28, 29; Lucas 14:13,14; Atos 24:15; Apocalipse 20:4-6; Romanos 8:11; I Coríntios 6:14; 1 Tessalonicenses 4:14.

9.  Que receberão todos aqueles que hão de participar na primei­ra ressurreição?
1 Coríntios 15:53; Lucas 20:36; João 5:29 18 parte; Daniel 12:2 lª parte.
“O corpo ressuscitado não será nem cópia servil de nosso corpo terreno, nem rutura total com o presente estado. Será semelhante ao de Cristo ao sair do túmulo, transfiguração gloriosa, verda­deira apoteose do corpo que havia fletido algumas horas antes sob o peso da cruz”.
Paul Vallotton

10.         Qual é o objetivo da segunda ressurreição?
Ë a ressurreição dos maus, simples regresso à vida, à vida física, prelúdio de destruição total e definitiva: Daniel 12:2 28 parte.




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