Youtube

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SANSÃO NÃO SOMOS PREDESTINADOS 1/3 PARTES

Juízes 13:1-5
1 Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos. 2 Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. 3 Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. 4 Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; 5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.

O texto começa por contar que o povo de Israel estava dominado pelos Filisteus fazia já 40 Anos, poderíamos dizer que foram praticamente metade da vida de um homem. 

Diz o texto que um Anjo aparece a uma mulher estéril e anuncia-lhe o nascimento de um filho que seria o escolhido de Deus para libertar o povo do jugo Filisteu.

À semelhança de João Baptista de Jesus, e do profeta Jeremias, entre outros, esta criança que ficou conhecida como Sansão, foi escolhida ainda antes de nascer. 
Já o Rei David falando de si, reconhece que ele também tinha sido escolhido por Deus ainda antes de existir:
Salmos 139:13
13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Sansão foi escolhido ainda antes de nascer, para uma missão especial e foram dadas indicações específicas para que esta criança cumprisse o plano para o qual Deus a tinha escolhido. 
A primeira indicação do anjo foi para a mãe.
Juízes 13:4
4 Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda;

Naquele tempo não havia muita noção dos cuidados pré- natais, mas hoje sabemos que as mulheres grávidas, devem ter certos cuidados, por isso elas fazem uma série de exames, ecografias, sintologias, despistes etc.

Naquele tempo o homem desconhecia todo esse conhecimento e cuidados, mas Deus sabia tudo isso, e por isso pediu a que está mulher se abstivesse do álcool e certas comidas consideradas imundas para Deus.

Esta indicação precisa, mostrava a preocupação de Deus em dar indicações que favorecessem o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, e assim pudesse estar em condições privilegiadas para cumprir a sua missão. 

À cerca da criança o anjo diz ainda: 
Juízes 13:5
5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.



O menino que nasceria seria um nazireu. Durante toda sua vida seria dedicado ao Senhor.

Foi dada a indicação que esse menino não devia cortar o cabelo,
Pois esse seria o sinal do seu chamado. 

Também não devia beber bebida forte (fermentada): 
Juízes 13:14
14 De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.

Como NAZIREU, também não podia tocar em cadáveres, pois era uma regra de pureza cerimonial como poderia afectar a saúde e assim a missão que Deus lhe tinha chamado.

Nas próximas meditações vamos ver um pouco mais da vida de Sansão assim como das opções que fez, no entanto, e sem entrar já em pormenores, sabemos que Sansão foi tudo aquilo que Deus não queria que ele fosse.

Foi um homem egocêntrico, dado aos prazeres, alheio ao seu chamado, e aos conselhos dos que estavam consigo. 

Se pudéssemos classificar a vida de Salomão diríamos como foi dito a muitos reis de Israel, que FEZ O QUE ERA MAU AOS OLHOS DO SENHOR.

Com tudo isto podemos aprender algo importante, é que apesar de Deus nos escolher, para fazermos a sua vontade, e de nos dar a sua proteção e amparo, não é garantido que nos salvemos. 

Somos escolhidos por Deus para a salvação, mas as nossas escolhas podem-nos levar à perfeição.

Nenhum de nós tem a vida predestinada, ou seja, por vezes pensamos: Independentemente das nossas escolhas boas ou más eu estou destinado á salvação! ou então:  Não importa o que faça de bom, se já estou destinado à perdição, assim será!

O nosso destino está nas nossas mãos, sou eu que escolho, eu tenho sempre a opção de fazer o bem ou o mal, é dessas escolhas colherei sempre os seus resultados. 

Deus criou-nos seres livres, no entanto seres pensantes e responsáveis pelas suas escolhas. 

Gostaria de vos deixar este texto de Deuteronômio.: 
Deuteronômio 30:15-17
A vida ou a morte
15 Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; 16 se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. 17 Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires,



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...