Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

CASAMENTO CRISTÃO



  

                                                            Relacionamento no Casamento - Pratica

Religiao – religare    =  Relacionamento Vertical e Horizontal

Somos completos quando amamos e nos tornamos como que uma extensão direta do coração de Deus, quando agimos com amor!
A grande intenção do coração de Deus era que Seus filhos amassem com o mesmo amor que Ele ama a cada um de nós.

O que, segundo a Biblia, e’ a quebra da unidade do relacionamento? 
Is.59:2  - “Os vossas iniquidades (pecados) fazem separacao entre vos e o vosso Deus.” Com o pecado houve uma separacao  -  Pecado = Separacao.

A quebra do relacionamento e’ pecado ou e’ provocada pelo pecado?

Gênesis 2:18 - Com que finalidade Deus criou a mulher ?  “ Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”

Amor = Argamassa   Promove a uniao  - uma construcao precisa de tijolos e argamassa para ficar firme...
Portanto, se o amor não funcionar em casa, não funcionará em lugar algum.    Da mesma maneira, se você for cristão em casa, certamente o será em todos os outros lugares.

Ao Deus estabelecer o casamento, como a primeira instituicao estabelecida, o que disse ?
Gen. 2:24 “por isso deixa o homem pai e mae e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma so’ carne.”

O que significa ser uma so carne?   Qual o objetivo de Deus ao criar o casamento? R. Para que compreedessemos a natureza de Deus.
Gen. 5:2 - Embora agora fossem DUAS pessoas, juntos se tornavam UM que Deus continuava a chamar de Adao. Foi Adao que deu o nome de Eva a sua esposa. Gen.3:20

Gen. 1:26 –“Facamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhanca” Porque tinham a natureza que Deus lhes havia dado, era natural para eles serem amaveis e darem-se um ao outro, preferindo, honrando e servindo um ao outro.

Gen.2:25 – “Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e nao se envertonhavam.”
A palavra traduzida por “envergonhavam” neste versiculo e’ traduzida por  “confundidos” em outras partes do V. T. Quantos de nos falamos a mesma lingua e ainda assim estarmos confusos quando conversamos um com o outro.
Quando ocorre uma quebra no relacinamento, e’ como se estivessemos confusos e nao nos entendemos com a pessoa com quem tentamos manter o relacionamento.
Quando colocamos as necessidades do nosso conjuge acima das nossas, ajudamos a fortalecer o relacionamento de uma so carne que Deus nos deu e somos abencoados.

Fil. 2:3-4 “Nada facais por partidarismo ou vangloria, mas por humildade , considerando cada um oa outros superiores a si mesmo.Nao tenha cada um em vista o que e’ propriamente seu, senao tb cada qual o que e’ dos outros.”

Efesios 5:22-

Papeis...

Marido: Tranquilizador -  Ef.5:25, I Ped 3:7

As esposas necessitam ser amadas e tratadas com carinho. Elas sao extremamente sensiveis aos motivos por tras de todas as acoes. Elas prestam atencao nao so ao que os maridos dizem mas ao que eles fazem.  Voce precisa continuamente tranquiliza-la reafirmando seu amor e reforcando sua fidelidade ao relacionamento atraves de suas acoes. Dizer que voce ama, significa pouco se suas acoes nao dizem o mesmo.

Esposa:  Auxiliadora – Gen. 2:18, Prov 31:10-12

A Palavra “auxiliadora” vem do hebraico “arredondar”, “circundar”. O Papel da auxiliadora nao e’ secundario mas um papel vital em circudar o marido com apoio, exortacao e conforto, qdo necessario. Ser auxiliadora significa tornar disponivel para seu marido todas as qualidades santas depositadas dentro de voce, capacitando-o a liderar como ele foi dirigido a fazer e ajuda’-lo a desenvolver-se no homem santo que ele foi chamado para ser.

Marido: Lider  - I Cor.11:3  O que  e’ um lider?
a-Lider e’ aquele que tem a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identivicados para o bem comum.
b-Lider  e’ alguem que identifica e satisfaz todas as necessidades legitimas de seus liderados (e remove todas as barreiras para melhor servir ao proximo)
Estabelecer limites, regras e padroes  e’ fundamental para satisfazer as necessidades de seguranca e protecao.
O lider deve incentivar e dar condicoes, para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser.
A lideranca que deve perdurar deve estar baseada na influencia e na autoridade. A autoridade se estabelece sempre ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. Voce colhe o que planta....
Lideranca requer muito amor, que por sua vez envolve muitas virtudes, como: paciencia(mostrar auto controle), bondade (dar atencao, apreciacao, incentivo), humildade (ser autentico, sem pretencao ou arrogancia), respeito (tratar os outros como pessoas importantes), abnegacao (satisfazer as necessidades dos outros), perdao (desistir do ressentimento qdo prejudicado), honestidade (ser livre de engano), compromisso (sustentar suas escolhas), autoridade (por de lado suas vontades e necessidades e buscar o bem para os outros) . A autoridade se estabelece  ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. Exps.   Ghandi, Jesus...

Tolstoi disse:  “Todos querem mudar o mundo, mas ninguem quer mudar a si mesmo.”

Esposa : Apoiadora  -  Ef.5:22-24,  I Ped.3:1-2

Marido :  Provedor   I Tim 5:8, Deut.6:6-9

Esposa : Administradora   Prov. 3113-27

A Lei da Semeadura e da Colheita     O que estou colhendo atualmente?  Certamente o que plantei anos atras...
                                                            O que estou semeando?      Vou colher no futuro proximo... 
Galatas 6:7-9

Bornal de Deus  sementes boas:  Humildade, sinceridade, honestidade, esperanca, otimismo, trabalho, bondade, alegria, simplicidade, descomplicacao, confianca, ser agradavel, prestativo, amoroso, Vida eterna, harmonia, organizado, simples, paz, amor descontracao, fidelidade, bencao, fe’ em Deus, Estudo da Palavra, companheiro, calmo, tranquilo, carinhoso, disposicao, ativo, prosperidade, compreensao, reservado, Luz, perdao,...

Bornal de Inimigo: sementes mas:  Orgulho, mentira, falsidade, desesperanca, pessimismo, ociosidade, egoismo, tristeza, arrogancia, complicado, desconfiado, desagradavel, intil, despresivel, morte, desarmonia, desorganizado, vaidade, gerra, odio, preocupacao, infidelidade, maldicoes, incredulidade em Deus, Critica a Palavra, Individualismo, nervoso, ansioso, estupido, indisposto, preguicoso, fracasso, discussao, fofoqueiro, trevas, nao esquecer as faltas.
Oracao       Talves seja o item mais importante... Mat.5:44; 10:36; Luc.6:27,28,35
Perdao 
Mat. 6:14-15  Perdoar significa conceder perdao de graca ou remissao de uma ofensa ou divida; disistir de qualquer reivindicacao. 
O que e’ mais facil, perdoar ou ser perdoado?

Acordo

Amos 3:3

Como podemos fazer acordos...  Cada conjuge apresenta sua opiniao ou seu desejo. Chegam a um acordo no meio dos dois extremos.
Cada um esta convencido de que sua opiniao e a mais correta. Lutam pela decisao ate que um enfraqueca. Aquele que resistir por mais tempo ganha.
Manipulacao: Se voce fizer do meu jeito, eu lhe darei...

Mat. 18:19

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...