Youtube

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

LIÇÕES SOBRE A GENEOLOGIA DE JESUS


OS ASCENDENTES DE JESUS

No dia 22 de Maio de 2004 realizou-se em Espanha o casamento do príncipe Filipe com uma plebeia de nome Letizia, jornalista de profissão e divorciada.

Não é de admirar que nem todos estivessem de acordo com esta ligação, visto que a candidata a princesa estava longe dos requisitos próprios para tal enlace. 

A questão mais relevante era que Letizia não pertencia a nenhuma família real, muito pelo contrário, a sua mãe era enfermeira e o seu pai jornalista ambos divorciados. Com isto faltava-lhe o tal SANGUE AZUL a correr-lhe nas veias. Requisito imprescindível para alguns.

Já agora a expressão SANGUE AZUL, vem do facto que no passado as famílias nobres distinguiam-se do resto do povo, não somente pela luxuria, mas também pela cor da pele, por isso era impensável para uma nobre donzela, apanhar sol e ficar bronzeada. Isso era para os trabalhadores do campo que por necessidade tinham de trabalhar debaixo do sol ardente e por isso escoreciam. Ao contrário a jovem donzela era branquinha, e quando se olhava as mãos, não se podia deixar de reparar na cor AZUL das suas veias, por isso a expressão SANGUE AZUL.

A verdade é que o amor de Filipe por Letizia, foi aceite como um verdadeiro conto de fadas, levando-os ao altar e tendo já hoje ambos, o estatuto de rei e rainha de Espanha. 

Quando pensamos em que Família Jesus iria nascer, ficamos surpresos, pois a escolha divina, foi que o seu filho tivesse como país terrenos um casal humilde de um vilarejo com má reputação. 

Um dos factores que levou a alta sociedade judia a não acreditar Na divindade de Jesus foi precisamente o preconceito quanto aá questão da linhagem real pela o Messias devia nascer.

Isto faz lembrar o texto do apóstolo Paulo quando diz que: 
1 Coríntios 1:27-28
27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;

Jesus não só não nasceu numa família nobre, como também podemos por em causa a reputação dos seus ascendentes. 
Vamos tentar perceber um pouco sobre os ascendentes de Jesus e as suas implicações para nós que vivemos no século 21.


Mateus 1:1-17.
A genealogia de Jesus Cristo
 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

A Genealogia de Jesus foi apresentada por Mateus, aquele que teve como preocupação ao escrever o evangelho dirigi-lo essencialmente ao povo Judeu.

Ao apresentar esta genealogia, Mateus menciona essencialmente homens, o que normalmente era o mais lógico nas descrições de genealogias, no entanto, Mateus fez questão de apresentar na ascendência de Jesus, cinco mulheres. São elas:

Tamar
Raabe
Rute
Mulher de urdias "Batseba"
Maria

Se fizermos uma pequena biografia de cada uma destas mulheres poderemos ver situações tão diferentes, e ao mesmo tempo tão reprováveis que nunca as escolheríamos para fazerem parte duma listagem tão importante como os ascendentes do messias.

Quando falamos de Tamar vemos uma mulher que fingiu ser prostituta para se deitar com o seu sogro. Raabe uma meretriz assumida que pertencia a um povo pagão. Rute, uma moabita viúva que veio viver para Israel. Batseba, que traiu o seu marido com o rei David. E finalmente Maria uma pobre aldeã que engravidou não estando casada.

- Se fosse-mos nós a fizera listagem, com certeza faríamos uma triagem, e escolheríamos pessoas com melhor reputação, afinal de contas estamos a falar dos ascendentes do messias.

O mais incrível de tudo é que Deus não faz excepção de pessoas (Dt 10:17), Ele não avalia as pessoas da mesma forma que nós ser humanos, nós olhamos o exterior e o que é aparente, porém Jesus tem em conta o interior. 1 Samuel 16:7
...porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

- Todas estas mulheres tinham os seus defeitos de carácter, nenhuma delas estava imune ao veneno do pecado, e por isso numa avaliação superficial, nenhuma tinha uma reputação irrepreensível, mas felizmente Deus não anda à procura de santos, ele veio chamar pecadores ao arrependimento, e todas estas mulheres aceitaram o desafio da fé.

Quando Mateus fez questão de às mencionar foi para nos ensinar também a nós que não importa o que tenhamos feito de mal ou errado, Deus continuará a contar connosco, Ele tem a capacidade de nos transformar e reabilitar para pertencermos á sua família. 
Vejamos aquilo que o apóstolo João nos diz: 

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 
João 1:12

O Segredo é aceitarmos Jesus como nosso salvador. E ele incluídos novamente na sua família. O apóstolo João reforça esta ideia na sua primeira carta, ele diz o seguinte:  

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. 
1 João 3:1-2

Deus considera-nos como fazendo parte da sua família, somos considerados seus filhos. Podemos nos orgulhar ter como pai o Senhor do universo.

Prezado amigo é amiga, Jesus veio restabelecer connosco a relação que o pecado tinha destruído, hoje podemos ter a certeza que Deus olha para cada um de nós com um amor eterno, Ele olha o nosso interior, Ele conhece as nossas lutas, e porque caímos, e porque é tão difícil fazer as coisas certas.  

- Hoje Deus está a dizer-te que quer ser teu pai, aceitas tu ser ser filho.

Ver o link abaixo que fala da carta que Deus tem para os seus filhos.

CARTA DE AMOR DE UM PAI :AQUI









Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...