Youtube

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

JEREMIAS E A VARA DE AMENDOEIRA


Jeremias 1:11-12
A visão da vara de amendoeira
11 Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. 12 Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

- Deus começa por fazer uma pergunta a Jeremias, Ele pergunta: "O que vês" e Jeremias responde que vê uma vara de amendoeira.

- Jeremias que era filho de sacerdote, e que por descendência também seria sacerdote, estava familiarizado com a simbologia da AMENDOEIRA,

- Ela aparece algumas vezes mencionada nas escrituras tendo um simbolismo muito importante. 

  1. O candelabro era adornado por amendoeiras (Êx 25.33).

- A descrição do candelabro mostra que todo ele era ornamentado com flores de amendoeira, estas flores representam em Israel o início da primavera, e a primeira árvore a florescer, e por isso é conotada como a vigilante, pois parece que está atenta à mudança de estação. Assim como o candelabro representa a presença de Deus, as flores reforçam a ideia de um Deus vigilante, que não se distrai. 

- O segundo símbolo que terá vindo à cabeça de Jeremias foi:
  1. A vara de Arão floresceu e brotou amêndoas (Nm 17.8).
- Se nos lembrarmos bem, está vara foi um teste pelo qual Deus demonstrou ao povo quem é que Ele tinha escolhido para dirigir o Sacerdócios em Israel, das doze varas representando as tribos, só a vara de Arão floresceu, mostrando assim a escolha de Deus. 

- Existe ainda outra menção possivelmente conhecida por Jeremias sobretudo porque era um jovem.
  1. A exortação final de Eclesiastes usa o florescer da amendoeira como exemplo (Ec 12.5).

- Salomão está a falar para os jovens e exorta-os a lembrarem-se do seu criador, usando com isso o florescer da amendoeira, como imagem da criação. 

- Pada Jeremias o ver aquela vara tinha na realidade algum sentido.

- Deus usa o símbolo da AMENDOEIRA que em hebraico significa "VIGILANTE" pata transmitir algumas lições a este Jovem Profeta que iria começar um ministério de 40 anos.
- A primeira lição foi Deus a dizer-lhe que Ele Deus estava em vigilância. "Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir."
- A palavra "VELAR" é a mesma que "AMENDOEIRA"
- Jeremias tinha de entender que Deus estava atento vigilante ao cumprimento da sua palavra. Essa palavra seria cumprida quer o povo quisesse quer não quisesse. Deus aqui iria fazer que ela se cumprisse.
- Jeremias também teria de entender que embora com as desculpas de ser "criança" não devia se deixar intimidar, pois tudo aquilo que Deus lhe desse para transmitir seria cumprido. 
- Outro aspecto interessante neste simbolismo da vara de amendoeira, é que na simbologia bíblica "vara" significa "pessoa". Em João 15:5 Jesus afirmou: "Vós sois as varas..." Portanto "vara de amendoeira" significa: pessoa vigilante.
- Jeremias era também chamado à vigilância.  Ele estaria atento àquilo que o Senhor lhe dissesse para transmitir ao povo.
- O cristão também deve ser vigilante, não somente porque "Jesus vai voltar" mas também em anunciar as Boas Novas do Reino, pois sabemos que a Palavra de Deus irá se cumprir, quer o mundo queira ou não
- O apóstolo Paulo faz a seguinte recomendação a Timóteo 
"Prega a palavra"."...instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes..." (2 Timóteo 4:2) 
Esta Palavra não nos ensina a sermos inconvenientes, mas de ter o compromisso de dever anunciar nas horas certas, que é chegado o Reino dos Céus. Que o Senhor Jesus derramou na cruz do calvário sangue puro para nos salvar. Nunca deixar de falar!
- Gostaria ainda de relembrar que este Deus que "VELA" para que a sua palavra se cumpra, ele cumprirá o que prometeu, quer com a promessa da sua vinda, quer com qualquer outra promessa que nos fez.
Não desanimemos, mas tenhamos a certeza que o nosso Deus cumprirá em nós o seu quer e efectuar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...