Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM




2ª.   Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

  • O que significa o pranto e as lágrimas mencionados na segunda bem-aventurança ? Quem são os que choram? Mat. 5:4, Luc. 6:21.

  • O que Deus deseja fazer com os que choram?
  • Como essa promessa do Senhor aos aflitos, pode cumprir-se hoje e no futuro ?
  • Que efeito a promessa de Jesus tem sobre uma área atribulada de sua vida, trazendo ?
Quando os pobres e destituídos deste mundo confiam nas promessas de Deus, existe e existirá consolação para eles.
A esperança de um mundo melhor os conforta agora;  ela já é um consolo, uma fonte de alegria.

Porque pessoas adultos choram ?
Choramos como conseqüência do sofrimento.

  • Por que o sofrimento? Gen.2:16-17, 316-19
  • Podemos tirar lições positivas do sofrimento?
  • O que Jesus apreendeu com o sofrimento?   Heb. 5:8, I Pedro 2:24, Is. 53:3, Mat. 8:17.

Na 2ª. Bem-aventurança, Jesus apresenta a resposta de Deus ao problema do sofrimento humano. Jesus não discute se Ele é o autor, nem explica por que permite sua existência em nossa vida ou no mundo. Simplesmente nos promete consolação.

  • A que tipo de pranto Jesus esta se referindo?
“O Pranto aqui representado é a sincera tristeza pelo pecado.” O Maior Discurso de Cristo, pg 9. EGW

Jesus não se satisfez em dar-nos uma palavra de encorajamento. Ele veio cumprir o que fora dito por intermédio do  profeta Isaias:  “Ele mesmo tomou  em Seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a sua Justiça; por Suas chagas fostes sarados.”  I Ped. 2:24.

  • Que benefícios espirituais o pranto pode trazer a sua vida, de acordo com o contexto de Eclesiastes 7:2-4 ?

Qual é o propósito de Deus em permitir o sofrimento e as aflições, e qual o seu efeito imediato sobre nos? Heb 12:5,6, 10 e 11
Em meio a provações, somos tentados a culpar  a Deus e demorar-nos na dor do  processo de refinamento, ou na alegria do que nos estamos tornando em Cristo?  Heb 12:11

Deus não é o causador de nossos infortúnios, mas usa-os para guiar-nos de volta a Ele, para nos ensinar, corrigir, educar e santificar. “Por meio da aflição revela-nos Deus os lugares infeccionados de nosso caráter, para que , por sua graça, possamos vencer nossas faltas, Desconhecidos capítulos que nos dizem respeito são-nos patenteados, e sobrevem a prova, a ver se aceitamos a repreenção e o conselho de Deus. Quando provados, não nos devemos afligir e impacientar. Não nos devemos nos rebelar, ou buscar fugir à mão de Cristo. Antes, humilhar a alma perante Deus. Os caminhos do Senhor são obscuros  ao que procura ver as coisas sob um aspecto agradável para si mesmo. Afiguram-se sombrios e destituídos de alegria à nossa natureza humana. Mas os caminhos do Senhor são misericórdia, e o fim é salvação. EGH O Desejado das Nações  pg 301.

  • Quais os Tipos de Tristeza ?  II Corintios  7:10 
“A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Segundo Deus... e segundo o mundo. Exemplos: II Samuel 12:13, Mateus 26:75, 27:3,4;  e Lucas 22: 60-62

a)     pedir desculpa sem reconhecer o erro
b)     não admitir um erro é pecado maior do que o erro cometido em primeiro lugar

Gr. Metanoia = denota mudança de pensamento, de alvos de direção. Ex Pedro.
      Metamelonai = significa pesar, um mero remorso. Ex Judas.

A tristeza segundo Deus contrasta  nitidamente com a tristeza segundo o mundo. A tristeza segundo o mundo é o efeito de um ego ferido, tomado de autopiedade. A outra interessa-se nas pessoas, pois origina-se da percepção dos efeitos que nossos pecados provocaram em Deus e em nosso próximo.

Na tristeza segundo Deus há reconhecimento e admissão de que ofendemos a Céus e nosso semenhante; há também um esforço apropriado para endireitar o erro e um redirecionamento da vida com o propósito de evitar a sua repetição. ...

A tristeza segundo o mundo consiste em lamentar não o pecado, em si,  mas suas conseqüências, e por ser desacreditado perante o mundo e amigos mundanos (I Sam 15:30). A tristeza segundo o mundo trata somente da superfície do problema. Não atinge maior altura que a do próprio homem e seus sentimentos,. Leva a novos pesares e maiores aflições. Enche a mente de descontentamento, o coração de ressentimento e desgosto. Causa amargura e encurta a vida.

O que consolou Jesus em seus sofrimentos? Heb, 12:2

O pranto pelo pecado ocorre quando o coração é abrandado pelo  Espírito Santo e percebe  o infinito sofrimento que nossos pecados causaram a Deus . Quando essa tristeza nos leva ao arrependimento e a um desejo de viver de acordo como a vontade de Céus, Ele aplica esse consolo mais profusa e eficazmente do que a linguagem pode descrever. Ver Isaias 57:18-19; 61:3 Jer. 31:13.

  • Por que Jesus chorou?
  • Em que ocasiões Jesus chorou?  Por que?  João 11:33-37, Heb. 5:7-9, Lucas 19: 41, 44-42. Mar.3:5, Mat.26:36-38.
  • As lágrimas de Jesus foram sinas de fraqueza ou de força?
  • Se Jesus nunca tivesse chorado o que esse fato levaria você a crer a respeito de Sua atitude para com as pessoas sofredoras e necessitadas?

  • Quando todas as lágrimas serão enxugadas? Apoc. 21:3-4, Isa. 51: 11, 65:17-19, Sal. 126 1-6.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...