Youtube

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O DISCÍPULO AMADO


Quantas vezes vem à nossa mente pensamentos que põem em causa o amor de Deus por nós? 
Acreditoque uma vez ou outra esta questão surja na nossa mente, será que sou amado porDeus? Será que não existe outros mais sortudos que eu, os quais têm o amor deDeus em mais abundância. Ás vezes olhamos para certas pessoas e dizemos estapessoa é realmente amada por Deus. Quem me dera estar no lugar dela, bençãoatrás de benção.

Será irmãos que Deus ama mais umas pessoasque outras? Porquê que umas vivem sempre bem enquanto outras em sofrimento dor,angustia.

Será que os irmãos pensam que eu por serpastor sou mais amado por Deus do que qualquer um de vós?

Sabem irmãos o que acontece muitas vezes éque confundimos as coisas, o estar a sofrer, ou a passar por dificuldades não éo mesmo que abandonado de Deus ou mal amado de Deus. Eu posso exemplificar issoracionalmente quando um pai vê um filho a sofrer, ele não deixa de amar ofilho, por vezes é no sofrimento do filho que o pai ainda se compadece mais.

Todo o ser humano passa por momentos dedificuldade e dor e sofrimento, e podemos ter a certeza que Deus ama a todospor igual.

Existe um texto que eu gosto muito que dizo seguinte, ... Dt 10:17

Acreditamos mesmo que é isto que se passa?

Será que a vida de Jesus mostrou esteprincipio divino.? Não era Jesus que tinha 3 amigos muito íntimos Maria Marta eLázaro? E quanto aos seus discípulos João, Pedro, e Tiago, será que Jesus nãoestava a ser parcial, se calhar até faz sentido pensar que para Deus existe osmais amados e os menos amados.

Na realidade não era Jesus que amava mais Lázaro e as suas irmãs do que outras pessoas, ou mais aqueles 3 discípulos maisdo que os outros nove restantes, o que se passava era o seguinte, tanto os seusamigos de Betania como estes 3 discípulos eram pessoas mais intimas de Jesusnão porque Jesus se aproximasse mais delas do que doas outras pessoas masporque simplesmente eram estas as pessoas que se dispunham a passar mais tempocom o Salvador. Eram amigos íntimos porque eles próprios criaram essa empatia.

Mas o que dizer quando a bíblia nos falaque Jesus tinha o seu discípulo amado (João) que dizer de tudo isto?

Havia naquele grupo de discípulos um pelo menosque era o discípulo amado.

Será que Jesus preferia este em relação aosoutros? Custa-me a dizer isto mas é da maneira como entendemos este assunto quevamos ter uma noção mais certa ou mais errada de Deus.

Vamos então reflectir, quando a bíblia falade João como o discípulo amado quantas vezes o refere?

Sabem em que livro vem essas 5 citações? EmJoão. Será que João era um grande presunçoso e se achava melhor do que osoutros? É bem possível pois ele até pediu a sua mãe para falar com Jesus paraestar ao lado de dele no seu reino.

Será que Jesus tinha revelado somente aJoão que ele era o seu preferido? Como entender estes textos?

Vejamos ao lermos o novo testamento lendoos outros evangelhos será que conseguimos destinguir que por parte dos outrosdiscípulos havia um certo ciúme por Jesus amar mais João que os outros?

Por exemplo em Actos 10:34 Pedro diz oseguinte ...

Então se não havia este conhecimento daparte dos discípulos que João era o mais amado, porque razão João escreve isto?

Sabem prezados irmãos e irmãs, se virmosbem é o próprio João que escreve que ele era o discípulo amado, ou ele épresunçoso ou mentiroso. Não, João não é uma nem outra coisa, João não era opreferido de Jesus, não havia o sentimento em João que ele era preferido emrelação aos outros, o sentimento que João tinha era que o seu mestre o amavamuito então ele se referia a si próprio como o discípulo amado, talvez de todosos discípulos ele foi o mais sensível a este amor de Jesus, é por isso que elese considera o discípulo amado.

Então não se trata de uma preferênciaespecial de Jesus mas da simples contemplação daquele discípulo do amor deJesus em relação a sua pessoa.

Gostava de analisar convosco as 5 vezes queJoão refere-se como o discípulo a quem Jesus amava.

A primeira vez encontramos em João 13:13-15, 21-23.

O texto diz-nos que Jesus tinha lavado ospés aos seus discípulos e que depois pede a eles para o fazerem também comoexemplo, e logo que retomou a seu lugar á mesa e afirmou que entre eles estariaaquele que o ia trair, e é neste contexto que o discípulo que Jesus amavaestava reclinado próximo de Jesus.

Se analisarmos bem João escreve este livrojá depois de Jesus ter ressuscitado, ele utiliza esta primeira expressão do discípuloamado precisamente na hora em que Jesus sente e anuncia um traidor, João não sesentia como traidor, Jesus era demasiado importante na sua vida para ele otrair, alem do mais o texto mostra onde estava João, diz o texto reclinado próximode Jesus.

Podem ter a certeza que enquanto tivermospróximos de Jesus vamos sentir amados por ele e ao mesmo tempo em vez deestarmos em posição de o trair estaremos numa posição de compreender os seusplanos para a nossa vida, estamos dispostos a ouvi-lo, e a seguir o seu exemplotal qual ele pediu aos seus discípulos.

A segunda vez que vemos a expressão do discípuloamado é em João 19: 25-27.

Nas horas finais da vida de Jesus onde éque se encontrava João? O texto diz que ele estava presente, houve dois discípulosque o seguiram, mas só João ficou, e agora Jesus faz outro pedido a João, Jesuspede para João cuidar da sua mãe, não foi porque João era o preferido de Jesusque ele lhe pediu para ficar com a mãe mas porque João estava lá, bem perto.Podem ter a certeza queridos irmãos que quando sentimos que existe pessoas maisabençoadas não é porque Jesus as prefira, mas porque elas se dispuseram a estarperto dele, e são a essas que Jesus vai confiar mais coisas, simplesmenteporque elas estão lá bem próximo de Jesus.

A terceira vez encontra-se em João 20:1-4

João como os outros discípulos não tinhapercebido bem qual era a missão de Jesus por isso ele também estava um poucodesanimado com a morte de Jesus, mas logo que ele soube que um anjo tinhafalado a Maria sobre a ressurreição de Jesus, ele foi o primeiro discípulo aconfirmar isso.

Aqueles que se sentem amados por Jesustambém passam por momentos difíceis da vida, mas logo que Jesus lhes quer dizeralgo eles estão prontos para ouvir e estão dispostos a correr para mais próximode Jesus, João ele se sentia o discípulo amado não porque Jesus o tinha chamadosó a ele e dado a noticia da sua ressurreição mas porque ele sentiu que Jesus otinha incluído naqueles a quem chamara.

A quarta vez surge em João 21:4-7

Jesus tinha vindo até á praia para seencontrar com os discípulos, por incrível que pareça eles tinham voltado á suavelha profissão aquilo de andar com Jesus tinha sido bom mas não passara de umsonho, foi então que eles vendo Jesus não o reconheceram, embora tenham seguidoas indicações que ele dera, somente um conhecera quem tinha falado com eles,foi então que João diz a Pedro que aquele era Jesus.

Aquele que anda constantemente próximo de Jesussabe reconhecer quando é Ele que fala, João reconheceu, não porque Jesus serevelou só a ele, mas porque ele conhecia a voz do seu mestre. Normalmenteaqueles que sentem o amor de Jesus ajudam os outros a se encontrar com eletambém, muitas vezes fingimos que somos íntimos de Jesus e em vez de trazermosas pessoas a reconhecer Jesus, fazemos o trabalho contrário.

A ultima vez que João utiliza estaexpressão encontra-se em João 21:18-20      

Aqui Jesus esta a falar com Pedro, e mostraa Pedro um pouco de como a sua morte iria glorificar a Deus. Logo de seguidaquando Pedro olha para trás, vê João a seguir Jesus, enquanto Jesus diz a Pedropara o seguir vemos João que já o seguia.

Isto mostra que João já vinha a fazer umacaminhada com Jesus. Talvez percebamos agora porque é que João se sentia amado,simplesmente pelo facto de andar próximo de Jesus.

Será que existe alguém hoje aqui na salaque duvida que Deus a ame? Então penso que a meditação desta manhã ajudou acompreender que Deus ama-nos a todos, mas uma coisa é certa e isso depende denós, só reconheceremos mais esse amor de Deus quanto mais nos aproximarmos dele.

Conta-se a história de um pai que vai aoposto de saúde com o seu filho para levar uma vacina, ao chegar lá a enfermeiracomeça logo por aliviar o menino dizendo que a vacina não doía nada, nesteinstante o filho olha para o pai e pergunta ao pai se ia doer ou não, e o paiolhando para ele disse-lhe que sim que ia doer, mas quando estivesse a doermuito para ele apertar a sua mão com mais força, pois ele estaria ali ao seulado e lhe daria a ajuda que precisasse. O mesmo passa-se connosco, hoje Deusnão nos diz que a nossa vida vai ser só rosas, ele também alerta-nos para osespinhos dessas rosas, mas ele diz que quando as coisas não estiverem a correrlá muito bem, ele estará ao nosso lado para nos sentirmos mais confortados, ecom a certeza da sua presença e amor.

FIM

DEIXE UM COMENTÁRIO  

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...