Youtube

domingo, 14 de outubro de 2012

COISAS LOUCAS DESTE MUNDO




Gostaria de vos apresentar 3candidatos a futuros membros de igreja, com qual deles nos sentiríamos mais avontade, para o aceitarmos como nosso amigo e irmão na fé?
1-   CANDIDATO – Foi assassino e fugitivo, passando por momentosdepressivos e com complexo de inferioridade.
2-   CANDIDATO – Alguém temeroso, que se apoia na mentira, renegandoa família, tendo relações extra-conjugais.   
3-   CANDIDATO – Boa reputação, pessoa motivada, influente ,responsável e humanitário.
 Com certeza que em relação aos dois primeiros iríamossentir alguma dificuldade, pois as suas características não sãos as melhores, oúltimo à partida dava-nos mais garantias.

A titulo de curiosidade os CAMDIDATOSescolhidos seriam:
1-   MOISÈS- (ASSASSINO:ÊXODO 2:12-15; DEPRESSIVO: NÚMEROS 11:15; COMPLEXO DE INFERIORIDADE: ÊXODO 3:13.)   
2-   ABRAÃO – (TEMEROSO EMENTIROSO : GÊNESIS 12:13-GÊNESIS 26:7; RENEGANDO A FAMÍLIA: GÊNESIS 22:10  ; RELAÇÕESEXTRA-CONJUGAIS: GÊNESIS 16:4)
3-   JUDAS – (BOAREPUTAÇÃO: JOÃO 13:28-29; MOTIVADO: LUCAS 10:17; INFLUENTE: MATEUS26:14-15; RESPONSÁVEL: JOÃO 13:29; HUMANITÁRIO: JOÃO 12:4-5;

Este tipo de raciocínios é habitual emnós ser humanos, todos os dias fazemos uso de padrões psicológicos que fomosadquirindo ao longo dos anos que, se por um lado nos ajudam a tomar decisõesque visam a nossa protecção e bem-estar, por outro bloqueiam a nossa capacidadede ver mais além, ou então de correr riscos.  

Esta é a grande diferença entre aforma como nós olhamos para o que nos rodeiam e a forma como Deus olha. Não épor acaso que Deus diz em I Samuel 16:7
7 Porém o SENHOR disse aSamuel: Não atentes para a sua aparência,nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê ohomem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

Já não pergunto se alguma vez julgámosalguma coisa ou alguém pela aparência, visto que todos nós já cometemos esseerro, mas o que dizer se isso passa a ser o habitual na nossa vida!

Por incrível que pareça a bíbliarelata-nos a história de um profeta que se enganou pela aparência, e por causadisso houve uma repreensão da parte de Deus. Esse profeta chamava-se Samuel.

Deus tinha rejeitado Saul como rei deIsrael e pediu ao profeta para ir a casa de Jessé e ungir ali o futuro rei. Podemosver esse relato em: I Samuel 16:1-3:
1 Disse o SENHOR a Samuel:Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobreIsrael? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita;porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.
 2 Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul osaberá e me matará. Então, disse o SENHOR: Toma contigo um novilho e dize: Vimpara sacrificar ao SENHOR.
 3 Convidarás Jessé para o sacrifício; eu temostrarei o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te designar.

Quando Samuel se aproximou de Jessé,apercebeu-se que havia ali um dos seus filhos que se sobressaia a todos osoutros, o seu nome era Eliabe.

Embora não saibamos concretamente oque levou o profeta Samuel a pensar que aquele seria o ungido do Senhor, é bemprovável que ele se tenha deixado enganar por algumas características físicas ouintelectuais deste homem.

Queridos amigos, hoje vivemos numasociedade que super valoriza a aparência, e a nossa tendência é catalogarmos aspessoas mais pelo parecer do que pelo ser.

Lembro-me quando era um jovemadolescente, fui contagiado pela moda, e lembro-me de um dia combinar com mais3 amigos e irmos comprar um par de calças que estava na moda. Essas calçastinham a particularidade de serem bastante largas. Comprei-as e usava-as, massem gostar do estilo, fazia-o porque todos vestiam, achavam COOL. Assim podiapertencer ao grupo, assim não era criticado, assim fazia-me sentir maisatraente ao sexo feminino.

Hoje olho para trás e riu-me do papel ridículoque fazia. Hoje tenho o discernimento de analisar e perceber que embora o mundocatalogue as pessoas pela aparência, essa não deve ser a postura de um Cristão.

Querido amigo, tens lutado e te sacrificadopara mostrares algo que não és? Compras-te um carro caro só para passares aimagem que até tens alguma coisa, ou para não te sentires inferiores aoscolegas de trabalho? E roupa? Será que estamos a deixar contas por pagar, parairmos com uma roupa diferente cada dia para o nosso trabalho? Ou andas a mentirpara mostrares aquilo que não és?

Posso dizer-te que não vale a pena,mais tarde ou mais cedo a máscara cai, e depois a vergonha vai acompanhar-te.

Será que andas a esconder que tenspais pobres? Que nunca foste casado? Que és um bom marido ou uma boa mulher, ouque és um bom membro de igreja, espiritual, consagrado?

Se existe algo que me entristece naigreja, é ver membros ou dirigentes espirituais, que constantemente querempassar uma imagem santificada, estão sempre a dizer que acordaram às seis damanhã e tiveram um encontro com o Senhor, que estão sempre a orar, que amammuito os irmãos. Pessoas que estão sempre a mostrar as boas obras que fazem, mas fazem-no sempre dando uma imagem espiritual.

Queridos amigos, aquilo que vosgostaria de dizer, é que não há necessidade de dizermos se somos ou fazemos, osoutros vão perceber. Aqueles que têm necessidade em dizer é porque não o são. Essesvivem da aparência.

Eliabe podia ter uma boa aparência masnão tinha aquilo que Deus procurava. E o que dizer dos restantes filhos deJessé? I Samuel 16:8-10
8 Então, chamou Jessé aAbinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu oSENHOR.
 9 Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samueldisse: Tampouco a este escolheu o SENHOR.
 10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhosdiante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes.

Sete dos filhos de Jessé desfilaramdiante o profeta, mas nenhum era o escolhido de Deus, foi então que aquelafamília se lembrou que havia ainda um outro elemento que não tinha sido levadoem conta. O filho mais novo, de nome David.

O pai de David tinha se esquecidodele, é bem provável que David fosse a ovelha negra da família, aquele quetinha de fazer o trabalho que os outros não faziam, aquele que quando falavaera logo mandado calar, aquele que era inferiorizado pelos seus irmãos.

É aqui que Deus vê de forma diferente,Deus não dá importância à aparência, à classe social, à competência, àinteligência. Deus não escolhe como o homem escolhe!

Se hoje eu sou Cristão, não é porqueeu escolhi Deus, mas sim porque Ele me escolheu!
Se hoje sou o homem que sou, devo-oa Deus, Ele escolheu-me para viver uma vida diferente, para me tornar uma pessoadiferente. Como é que eu seria se eu simplesmente tivesse rejeitado essechamado?

Querido amigo como te sentes hoje? Achasque não tens valor? Achas que existem pessoas mais aptas do que tu paratrabalharem na obra do senhor? Achas que não tens nenhum DOM? então lembra-tede David, ele também não era visto como o melhor, mas foi o escolhido de Deus.

Quem era David?
I Samuel 17:28
28 Ouvindo-o Eliabe, seuirmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, edisse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas nodeserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para vera peleja.”   

Pelos vistos ele era mesmo detestadopelos seus irmãos, havendo neles preconceitos que dificilmente podiam seresquecidos.

I Samuel 17:33
33 PorémSaul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; poistu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.

Era um jovem sem experiência, segundoo qual estava inapto para ocupar um lugar de responsabilidade.

I Samuel 17:38-39
38 Saul vestiu a Davi dasua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de umacouraça.
 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura eexperimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Nãoposso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

David era fisicamente fraco, nemconseguia carregar com uma armadura.
Tudo isto não abonava a favor deDavid, acreditem que este jovem tinha razões para se queixar, ou serdepressivo, complexado, ou simplesmente para se achar um incompetente. Mas felizmentehavia algo que permitia que ele fosse um jovem equilibrando. Podemos ter um vislumbredisso no versículo 37.

O teu servo matou tanto oleão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquantoafrontou os exércitos do Deus vivo.
 37 Disse mais Davi: O SENHOR me livrou dasgarras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então,disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo.

O segredo de David estava no Deus deIsrael, um Deus presente na sua vida, e que o protegia e resolvia os seusproblemas. David era um jovem confiante naquilo que Deus podia fazer atrevesdele.

45 Davi, porém, disse aofilisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém,vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel,a quem tens afrontado.

David ia enfrentar um gigante, alguémque humanamente era mais forte, mais experiente e aparentemente invencível. Ou Davidera louco, ou ele depositava as suas vitórias no seu Deus. O segredo de Davidera sem dúvida a sua FÈ e a sua humildade, sabia que não era nele que residiaa força, e por isso deixava-se guiar pelo seu maravilhoso companheiro e amigo, o seuDeus.

Um dia Jesus disse que para entrarmosno reino dos céus temos que nos tornar como crianças, isto no sentido em que,assim como uma criança depende dos seus pais para viver, assim deveríamos nósdepender de Deus. David tinha esta experiencia com Deus, e aquilo que Deusdeseja para todos os seres humanos é que eles compreendam que da mesma formadevem depender d’Ele a cada momento.

I Coríntios1:26-29
26 Irmãos, reparai, pois,na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne,nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisasloucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundopara envergonhar as fortes;
 28 e Deus escolheu as coisas humildes domundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
 29 a fim de que ninguém se vanglorie napresença de Deus.

FIM

DEIXE UM COMENTÁRIO 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...