Youtube

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

QUANDO O MAL PARECE GANHAR



Daniel 1:1

1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.


Duaas cidades - Babilónia e Jerusalém

Dois reis - Joaquim e nabucodonosor


Babilónia o centro da rebelião contra Deus, centro da confusão, centro do erro, centro da apostasia, babilónia a cidade poderosa ataca Jerusalém a cidade de Deus, a cidade da verdade, a cidade da obediência. O errado ataca o certo.


Possivelmente já ouvimos a expressão que diz se Deus é tão bom porquê que o mal triunfa sobre o bem?

-Se Deus é tão bom Porque é que o meu marido ou a minha mulher morreu daquela forma?

-se Deus é tão bom porquê que o divórcio chegou à minha casa?
-se Deus é tão bom porquê que o meu filho saiu da igreja?
-se Deus é tão bom porquê que tive de perder o meu trabalho?

Se Deus é tão bom porquê que o mal parece estar no trono?

Todo este primeiro capitulo de Daniel vai falar sobre este assunto, sobre uma grande derrota sofrida pelo Deus verdadeiro, diz que Jerusalém está em ruínas, que o povo de Deus agora está no cativeiro, e em escravidão. Este primeiro capitulo vai abordar o conflito entre o bem e o mal.

Ler Daniel 1:4-5
"4 jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.
5 Determinou- lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei."

O texto diz que o rei de babilónia, Nabocodunosor escolhe jovens dos mais inteligentes e trá-los para babilónias para frequentarem as universidades e serem educados e influenciados pelas filosofias babilónicas e depois voltarem para o seu pais como novos governantes.

Para que o processo fosse concluído eficazmente, o rei mandou mudar o nome deles, mudar o nome era mesma coisa que mudar a identidade.
Exemplos : Jacob = enganador
  Israel = lutando com Deus e prevalecendo.
  Mudança de nome significa mudança de carácter.
  Saulo = o perseguidor.
  Paulo = discípulo.

Daniel 1:6-7
"6 Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
7 O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede- Nego"

-Daniel= Deus é o meu juiz.
-beltessazar= o guarda dos tesouros escondidos de bel.

Daniel 1:2
"2 O Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de Deus; a estes, levou- os para a terra de Sinar, para a casa do seu Deus, e os pôs na casa do tesouro do seu Deus."

-Ananias = o senhor é bondoso comigo.
- Sedraque = inspiração do sol.

-Misael = semelhante a Deus.
-Mesaque = o servo da deusa sheba.

-Azarias= o senhor é o meu ajudante.
-Abede-nego = o servo de nebo.

Estes jovens estavam a viver numa cultura ímpia, pervertida a sociedade era materialista sem valores morais, estavam a sofrer pressão a fim de poderem se conformar e assimilar outra filosofia de vida.

O livro de Daniel não começa com uma profecia, Deus quis que este livro começasse com a experiência de um homem, um homem longe de casa, num pais pervertido sendo forçado a conformar-se com a sociedade da sua época, um homem forçado a fazer o mal.

O livro de Daniel foi escrito para um povo especial.
Ler Daniel 12:4
"4 Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará."

Este livro começa com a historia a experiência de um homem que serve como exemplo para os homens e as mulheres que vivem no final da historia desta terra.

Hoje cristãos fieis a Deus também sofrem pressões,
-Jovem e o sexo, drogas, álcool.
-aos pais para trabalhar e ganhar para o bem da família.
-aos pais para delegar responsabilidades a outros.
-o patrão que pede ao empregado para ser desonesto.
-sociedade que o parecer vale mais do que o ser.

Daniel é o exemplo de um homem que vive numa sociedade corrompida e sem Deus que tinha as maiores desculpas para se desviar dos seus princípios.
-estou longe de casa, os meus pais não vêem.
-estou a ser obrigado, não tenho hipótese se não aceitar.
-onde está Deus? Se ele existisse não estaria aqui? Que ganharei se me mantiver fiel?

Daniel 1:8
"8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar- se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar- se."

Resolveu - decidiu
  - determinou-se
  - escolheu

A batalha neste ultimo tempo, não é algo que se passa no Oriente médio, é algo que tem a ver com a nossa mente, com as nossas decisões.

O diabo fará tudo para mudar o nosso processo de pensamento, ele vai utilizar a cultura onde estamos inseridos, vai utilizar os mídia para nos influenciar, ele utiliza todos os meios para influenciar a nossa nossa vontade e assim governar as nossas mentes.

Nos seres humanos somos diferentes dos animais, agem por instinto, o ser humano usa a mente para tomar decisões.
Ilustração: numa universidade em manchasuster, alguns cientistas fizeram experiências com macacos, colocando um electro numa parte do cérebro que eles chamam centro do prazer, dos macacos, esse electro estava ligado a um botão e sempre que se carregava, o macaco sentia muito prazer, resumo da historia o macaco morreu de tanto prazer.

Queridos amigos nós não somos macacos nem produto da evolução, mas infelizmente existe muitas pessoas que estão a destruir o seu sistema nervoso com a única finalidade de ter prazer. O prazer no álcool, tabaco, sexo, estilo de vida imoral, está os matando, mas eles não param de carregar o botão.

Daniel 1:8 diz que Daniel decidiu não se corromper.
Queridos amigos eu oro para que quer jovens quer adultos quer anciãos não se corrompam. Querida irmã não se corrompa com aquilo que anda a ler, querido irmão não se corrompa com aquilo que anda a ver. Querido amigo entregue o seu corpo a Cristo

Neste últimos dias Deus procura homens e mulheres que não se deixem corromper, que dêem seu testemunho de fidelidade e obediência.

Reparem agora, para que Daniel não se corromper algo teve de ser retirado,
Daniel 1:16
"16 Com isto, o cozinheiro- chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.
17 Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos."

A menos que deixemos que deus tire alguma coisa que me enfraquece eu vou continuar a viver uma vida dupla, a menos que eu autorize deus a intervir na minha visa vou continuar a viver entre dois pensamentos.

Queridos irmãos precisamos que deus retire os obstáculos na nossa vida para assim recebermos suas bênçãos. Querido irmão existe alguma coisa na sua vida que precisa ser retirado?

Quais são os botões que precisam de ser desligados para por a minha vida em ordem com Deus.

O livro de Daniel começou com uma grande derrota do Deus de Israel, a cidade de Jerusalém tinha sido invadida sitiada, o povo de Deus tinha sido levado para cativeiro, o errado parecia prevalecer sobre o certo.

Vejamos Daniel 1:20
"20 Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino."

A fidelidade de Daniel levou-o a ser ricamente abençoado,
Daniel 1:21
"21 Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro."

O texto diz que Daniel continuou até ao rei Ciro.
Reinos vêem e vão. Em babilónia Nabocodunosor tinha reinado depois o seu filho e seu neto, o reino passou deles mas Daniel continuou.

Neste mundo ainda homens e mulheres que querem servir ao verdadeiro Deus, eles sabem que a babilónia deste mundo não vai continuar para sempre, ela vai cair. Mas o Fiel sabe que o novo reino virá, e ele próprio continuará.

FIM

 DEIXE UM COMENTÁRIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...