Youtube

terça-feira, 9 de outubro de 2012

LIÇÃO DE HUMILDADE



 
Éinteressante acompanhar Jesus, logo após a sua ressurreição, podemos percebernos vários encontros que teve, que havia um objecto no sentido de restaurar afé naqueles que o acompanharam por três anos e meio.

Jesusaparece a primeiro a Maria, que por causa do choro e da dor, nem percebeu a suapresença. Depois temos os discípulos de Emaús, que estavam desanimados, depoisTomé que estava incrédulo quanto às ultimas noticias de Jesus.

Maisum desses encontros de Jesus, foi com Pedro, alguém que iria ser confrontadocom o seu erro.

Asua situação não era muito diferente daqueles com quem Jesus já tinha tidoencontros. Também ele estava frustrado, e desanimado, mas Jesus queria vê-lo afim de o confortar também.

Coloquem-seno lugar de Pedro, como encarar novamente o mestre? o que dizer? O que o mestrepensava agora dele? Sabemos que Pedro o tinha negado, como seria agora arelação deles? Pedro provavelmente estaria a pensar que na primeiraoportunidade que Jesus tivesse com ele que o confrontaria com o episódio da suanegação.

Jáviveram experiências destas? Depois de um erro cometido, serem confrontados comesse erro. Como nos vamos defender? O que vou dizer? Que desculpa darei para mesafar desta.

Ilustração:
Lembro-meduma experiência quando era pequeno vivida na escola que ilustra bem aexpectativa antes da confrontação com o erro.
Tinhauns 8 anos de idade, e um certo dia a professora perguntou à minha classe, quemtinha perdido uma nota de 50 escudos algo que equivaleria hoje a 25 cêntimos.Pus-me a imaginar o que poderia comprar com aquela nota, e sem demorar muitotempo disse que a nota era minha. Comprei um bolo e ainda fiquei com troco. Masacabei por ser confrontado quando me apercebi que naquela manhã a minha mãetinha vindo à escola para falar com a professora. Quando fui chamado, comecei apensar na desculpa que poderia dar para me safar da situação, sei que pensei emmuitas desculpas  naqueles segundos atéme encontrar com a minha mãe e com a professora. Escusado será dizer que fuidescoberto. A verdade é que esta história foi tão marcante na minha infância,que ainda hoje tenho medo de ser confrontado com os meus erros.

Normalmentecomo é que vocês reagem quando são confrontados com um erro? Tentamdesculpar-se? A culpa está sempre em alguém e nunca em nós.

Comoé que seria aquele encontro com Pedro? pelo menos Pedro tinha a certeza, queJesus lembrava-se da situação. Ler: Marcos 16:6
“Ele,porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foicrucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinhamposto.
7 Maside, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para aGaliléia; lá o vereis, como ele vos disse.”

Aquiparece que o anjo faz questão de mencionar o nome de Pedro. Pelos vistos Jesusnão se tinha esquecido dele. O que será que Jesus lhe iria dizer?
Vamoscontinuar a ler como foi o encontro:
João21:1
Depoisdisto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades;e foi assim que ele se manifestou: 2 estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamadoDídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais doisdos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe osoutros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite,nada apanharam . 4 Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia ;todavia , os discípulos não reconheceram que era ele . 5 Perguntou-lhes Jesus:Filhos, tendes aí alguma coisa de comer ? Responderam-lhe: Não. 6 Então, lhesdisse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já nãopodiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes7 Aquele discípulo aquem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era oSenhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; 8mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes;porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados. 9 Aosaltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar . 11Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento ecinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não serompeu . 12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousavaperguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor. 13 Veio Jesus, tomouo pão, e lhes deu, e, de igual modo, o peixe. 14 E já era esta a terceira vezque Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre osmortos.

Existeneste texto muitas semelhanças entre o primeiro chamado que Jesus fez a Pedro eeste episódio.
-Ambos ocorreram na praia.
-Ambos Jesus diz para atirar as redes ao mar.
-  Em ambas existe uma pesca milagrosa.

Porvezes quando as coisas não correm bem, o ideal é voltar ao ponto de partida.Aqui Jesus quis dar mais uma oportunidade a Pedro, quis dar-lhe um novo pontode partida.

Depoisde terem partilhado aquela refeição Jesus dirige-se a Pedro.
15Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim,Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Elelhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia asminhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João,tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu meamas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas , tu sabes que eu teamo . Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

Se vocês repararam, Jesus não o chama de Pedro, Jesus se dirigea ele chamando-o de Simão, ele já não era a Rocha forte que se tinhaapresentado como sendo mais do que os outros. Ele tinha dito a Jesus e napresença de todos que ele estaria ao seu lado mesmo que todos o negassem. AgoraJesus pergunta: Simão ama-me mais do que estes outros?
Quemeram os outros? Seria os peixes? Os outros eram aqueles que no passado tinhamsido minimizados por Pedro.

Poroutras palavras Jesus estava a perguntar a Pedro se ele ainda estava disposto afazer tal afirmação?

Pedroresponde ao seu mestre: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Pedronesta ocasião responde sem comparações, sem mostrar que o seu nível decomprometimento era superior ao dos outros. Pedro tinha aprendido a humildade.

Porvezes agimos como Pedro, temos a nossa auto-estima, ou o nosso ego lá bem emcima, achamos superiores aos outros. Pedro aprendeu com dor a lição dahumildade. Pedro agora sabia que não era tão forte como afirmava ser.


Pedroestava confiante, mas aprendeu que não era tão forte como ele pensava, e porcausa de erro cometido, Pedro foi humilhado, e isso o ajudou a ser honestosobre a sua condição espiritual.

Odialogo entre Jesus torna-se mais interessante quando entendemos um pouco maisas palavras utilizadas no original Grego.

Nestalíngua e na época de Jesus havia três palavras para descrever o AMOR, aprimeira é:
EROS-conhecido como amor erótico.
FILEO-conhecido como amor fraterno.
AGAPÉ- conhecido como amor supremo, o amor de Deus pelo homem.

QuandoJesus pergunta a primeira vez se Pedro o amava ele diz: "PEDRO tuAGAPAS-me"e Pedro responde: "SENHOR eu FILEO"

Possivelmentenoutra ocasião a resposta de Pedro seria do género: SENHOR TU SABESQUE EU AGAPÉ-te"

Averdade é que Jesus repete mais duas vezes a mesma frase e Pedro responde damesma forma: "SENHOR TU SABES QUE EU FILEO"

Pedroestava a ser honesto, e coerente com a sua vida espiritual.

Quantasvezes temos sido honestos na nossa vida espiritual?

Muitasvezes quando as coisas não estão tão bem, costumamos dizer que esta tudo bem.

Deixe-meperguntar, como está é a sua alma hoje? Está "bem"? Não finja quandodiz que seu relacionamento com Cristo está bem quando não está. Não há problemaem admiti-lo.

Oprimeiro passo para a nossa recuperação espiritual é reconhecermos que nem tudoesta bem, admitirmos que possivelmente andámos a colocar mascaras e a passaraos outros uma imagem de espirituais.

Porvezes gostamos de passar uma imagem que oramos muitas vezes quando não ofazemos, que nos relacionamos com Jesus quando não o fazemos, que amamos osirmãos da fé quando guardamos sentimentos negativos de alguns, quando mostramosque na nossa vida familiar tudo vai bem quando na realidade não está, e tantasoutras formas exteriores.

Queridoamigo se houve uma lição que Pedro aprendeu foi a lição da humildade, dadesconfiança de si mesmo, aprendeu as consequências nefastas de se deixarsubjugar pela tirania do EU.

Maistarde Pedro escreve 

1Pedro 4:11
Sealguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça- ona força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado,por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculosdos séculos. Amém!

FIM

DEIXA UM COMENTÁRIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...