Youtube

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A PESSOA MAIS EXTRAORDINÁRIA QUE JÁ VIVEU






Foi conhecido em sua época por Jesus de Nazaré, trabalhou amaior parte da sua vida de adulto como carpinteiro, e foi pela maneira comoviveu, e pela a influência que exerceu, que a palavra extraordinário é limitadapara caracteriza-lo.

Nunca faltou a este mundo grandes mulheres e homens, ahistória está repleta de nomes como, Alexandre o Grande, César, Joana d’Arc,Galileu, Leonardo Davinci, Einstein, Napoleão Bonaparte, George Washington, Isaac Newton, Pasteur, a lista éinfinita , mas nenhum desses nomes se aproxima de Jesus em sua influencia sobrea humanidade.

H.G.Wells, historiador inglês dedica mais espaço a Jesus numdos seus 5 volumes do que a outro ser humano, embora ateu, não podedesconsiderar o homem que mais influenciou a humanidade.

Quem foi Jesus de Nazaré?

Penso que ninguém fica indiferente a pessoa de Jesus, Elefoi e é a pessoa mais estudada, discutida e analisada que já viveu, mesmodepois de 2000 mil anos desde o seu nascimento, ele é o que tem mais defensorese oponentes que qualquer outro que já tenha existido.

Se ele foi apenas um notável carpinteiro, nascido num paísobscuro,  até os mais cépticos têmdificuldade em explicar: - porquê que de todos os notáveis Jesus continua a tero seu lugar impar.

Dos muitos notáveis que existiram neste mundo muitos delesjamais pensaram em usurpar o lugar que pertence a Jesus, considerado uma dosmaiores cientistas Isaac Newton foi um acérrimo seguidor do Nazareno, outrogrande Filósofo, Pascal creu em Jesus durante toda a sua vida, assim como LuisPasteur. E muitos outros grandes notáveis, que aceitaram Jesus como o filho deDeus  incomparável entre todos os que jáexistiram.

Inigualável por seu impacto.

Gostaria de considerar alguns aspectos proeminentes na suasingularidade.

Incomparável comoinfluência moral – sua vida e sus ensinos continuam insuperáveis em suacapacidade de guiar culturas, tribos, e pessoas tirando-as de sua confusãomoral. Ex: quantas pessoas sabemos a história, que depois de aceitarem Jesus asua vida mudou, 180 graus.

Incomparável comoinfluência artística. – Jesus tem servido de inspiração na arte, na música,na literatura etc, ele é o tema central. Hinos infindos têm lhe sido dedicados. Só na biblioteca do congresso Americano existe mais livros que falam de Jesusdo que outro qualquer assunto.

Incomparável comoinfluência humanitária. -  Maishospitais, orfanatos, lares, associações humanitárias, têm lhe sido dedicadosdo que a todos os lideres religiosos juntos .muitos dos esforços humanitáriostêm sido realizados e financiados por seguidores de Jesus mais do que todosjuntos.

Incomparável comoinfluência de inspirar devoção - Nenhum outro individuo nestes dois milanos atraiu maior dedicação entre os seus seguidores, Embora nunca tenhaformado nenhum exército nos seus 3 anos e meio de ministério milhões dos seusseguidores se espalharam pelo mundo para levar a sua mensagem. Não por terrasou dinheiro ou qualquer recompensa, mas por pura devoção.

Incomparável comoinfluência escolástica. -  Emboranunca tendo formado nenhuma faculdade, os seus ensinamentos inspiraram os seusseguidores, a formarem instituições de alfabetização e ensino, mais do que todosos outros juntos. Em todo o mundo exitem milhares de escolas do ensino maisbásico aos mais académicos que foram formadas em nome do seu grande mestre,Jesus. Se olharmos somente o trabalho de alfabetização feito pela destribuiçãode bíblias poderíamos contar com muitas milhares de pessoas em todo o mundo.

Incomparável comoinfluência sobre as mulheres. Quando Jesus de Nazaré viveu neste mundo asmulheres eram vistas pouco mais do que animais, eram muitas vezes negociadascomo animais, e com poucos direitos, quer no casamento como na sociedade. Noslugares em que a mensagem de Jesus chegou as mulheres se viram enobrecidas, erespeitadas como seres humanos, os seguidores de Cristo legaram ás mulheres odireito de voto em toda a Europa Inglaterra e USA. Os seguidores de Jesusposicionam-se na defesa da maternidade e se hoje as mulheres do ocidente têm opapel que têm na sociedade embora não o saibam mas devem-no ao Nazareno e aosseus discípulos.

Incomparável comoinfluência na liberdade e Justiça. – Nunca ninguém promoveu mais aliberdade e a Justiça que os seguidores de Jesus, armados com o padrão de suaLei. Tanto a Lei Inglesa como a América foram elaboradas por homens seguidoresde Jesus. John  Locke, William Glaudstone, WilliamWilberforce, William Blackstone, e os Americanos James Witherspoon, John Adams,James Madison, e John Marshall. O expoente destes princípios vieram coma Independência dos USA com a celebre frase “Todos os homens foram criadosiguais” a América do Norte foi fundada para preservar a liberdade religiosa.

Estes são alguns aspectos de como a influencia de Jesusprovocou mudanças na educação lei, sociedade e cultura.

Mas gostaria de analisar mais alguns pontos interessantes.

Inigualável na sua vida Pessoal

Não é por acaso que o homem que mais influenciou ahumanidade teve também a vida mais extraordinária, podemos começar logo porconsiderar o seu Nascimento.,

Milhões de pessoas em todo o mundo celebram o seunascimento, e o mais extraordinário é que não estou só a falar dos cristãos masem uníssono Cristãose não Cristãos celebram esta data, e relembram esta característica incomum desua vinda ao mundo através de uma mulher virgem.

Em sua vida Adulta apercebemo-nos de como os seus opositoreso tentaram destruir, mas mesmos esses tiveram que reconhecer que nãoencontravam nele erro algum.

Jesus foi o único ser que se declarou perfeito não deixandode ser levado a sério tanto seus amigos como seus inimigos, ele nunca teve dese desculpar ou pedir perdão, ele é inigualável pelo facto de nunca ter pedidoperdão.

Os ensinos de Jesus estão colocados numa categoria impar,considerado como o maior de todos os mestres por parte de pensadores filósofose historiadores ocidentais, consideremos frases como “Amai os vossos inimigos”“orai pelos que vos caluniam” “dai e dar-se-vos-á ” todos concordam que se omundo seguisse este ensinamentos seria um mundo muito melhor.

Os milagres de Jesus colocam-no realmente numa posiçãoincomparável, pois realmente aconteceram e são incontestáveis, a sua capacidadede curar enfermidades irreversíveis demonstra que ele tinha o poder de Deus noseu interior como ninguém mais.

Finalmente para coroar esta sua vida extraordinária, ele deua sua própria vida pelos pecados da humanidade, seguindo-se por o maior milagreda história que foi ter ressuscitado. Este acontecimento é comemorado todos osanos também por biliões de pessoas sendo a segunda data mais emblemática docalendário Cristão.

Os Títulos Inigualáveis Atribuídos a Jesus.

Todo-poderoso. – Apocalipse 1:8
Deus forte. - Isaías 9:6     
O Cristo. - Actos 18:5
Senhor meu Deus meu. – João 20:28
Nosso Salvador Jesus Cristo. -  II Timóteo 1:10
Maravilhoso. – Isaías 9:6
Conselheiro. – Isaías 9:6
Pai da Eternidade. - Isaías 9:6
Príncipe da Paz. - Isaías 9:6
Alfa e o Ómega. – Apocalipse 1:8
Primeiro e Último. – Apocalipse 1:8
Filho de Deus. – Mateus 8:29
Emanuel. – Mateus 1:23
Senhor de todos. – Actos 10:36
O Caminho a Verdade e a Vida.- João 14:6
Rei dos Reis. – Apocalipse 17:14
Senhor dos Senhor. – Apocalipse 17:14
Cordeiro. – João 1:29
Miguel. – Apocalipse 12:7
Messias. – João 1:41
Salvador. – Lucas 2:11
Filho Unigénito. – João 3:16

Na História do mundo jamais alguém saiu de uma oficina decarpinteiro para ostentar títulos tão sublimes.

A Razão da sua Singularidade

Pelo simples facto que Jesus foi a pessoa que influenciou omundo mais do que quaquer outra devia lhe conferir um lugar ímpar na históriahumana. Ficamos embasbacados quando começamos a explicar toda esta influencia etoda esta contribuição em apenas 3 anos e meio da sua vida. Qual a razão para tamanhoêxito?

Não foi pela suadescendência familiar.

A sua mãe foi uma simples mulher Judia, e o seu Pai umsimples aldeão carpinteiro.

Não foi pelas suasposses Materiais.

Ele não tinha dinheiro algum, certa vez disse que “não temonde reclinar a cabeça” Mateus 8:20.
Quando faleceu puseram-no num túmulo emprestado João19:38-41.

Não foi pela suaEducação.

Não existe nenhuma indicação que Jesus tenha frequentadoalguma escola, as escrituras mostram sim que Jesus aos 12 anos deu uma lição deteologia aos doutores da Lei.

Não foi pelas suasviagens.

Excepto uma pequena estadia no Egipto quando nascera, Jesusnunca se afastou mais de 150 Km do local onde foi criado em Nazaré.

Não foi porqueministrou num país influente.

Jesus passou praticamente quase toda a sua vida numa pequenacidade da Judeia chamada Nazaré, e que ainda por cima tinha uma má reputação.“De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” João 1:46

Não foi porque teveamigos influentes.

Os amigos de Jesus eram em grande maioria homens com poucoou nenhuma influencia na sociedade, ou então os próprios rejeitados dasociedade, pescadores, cobradores de impostos, viúvas, etc.

Não foi porque aspessoas gostavam dele. 

Normalmente os poderosos e influentes da sociedade eramaqueles que mais o odiavam ao ponto de tentarem apedreja-lo e por fimconseguiram crucifica-lo.

Não foi porque teveuma vida longa e bem sucedida.

Jesus tinha apenas 30 anos quando começou o seu ministériopúblico e três anos e meio depois com apenas 33 anos foi morto.

Não foi porque teveum longo e extenso ministério.
Jesus ministrou publicamente 3,5 anos e nos padrões humanosteve uma morte vergonhosa no meio de salteadores.

Não foi porqueestabeleceu muitas organizações para perpetuar a sua memória.

Jesus fundou somente uma, que foi a sua igreja e que só teveinicio depois da sua morte.

Assim sendo, a que atribuir a posição única de Jesus Cristo?Como é que ele conseguiu tudo isto?

Todos Aqueles que não aceitam Jesus como “O Verbo se fezcarne ” mas tentam demonstrar que ele não passou de uma homem influente acabampor terminar com pontos de vista confusos e contraditórios.

Jesus já devia ter sido esquecido a muito tempo por todo omundo, pois já viveu á cerca de 2000 anos atrás. Contudo isso não aconteceucontinua a ser a pessoa mais amada, os argumentos humanos não conseguemexplicar a influencia que ele ainda exerce sobre este planeta.

Apenas um facto explica a singularidade de Jesus, Ele foiverdadeiramente o filho de Deus que veio sobre forma humana, exactamente comoele declarou.

Quem é que é Jesus para mim?   

Vamos imaginar que chegou aqui á cidade de Lisboa um homembrilhante, que começou a atrair multidões pela sua forma de falar, as pessoascomeçaram a ficar admiradas pelos seus ensinamentos e sabedoria, ficaríamosimpressionados o bastante para ir vê-lo e ouvi-lo espontaneamente?

E se esse mesmo homem começasse a curar todos os tipos dedoença, e depois se ele fizesse milagres extraordinários, milagres quedesafiassem a lógica humana, como ex: andar sobre a agua, alimentar multidõescom apenas um pequeno lanche. Transformar água em um delicioso vinho, será quenos inclinar-nos-íamos a pensar que este homem tinha poderessobrenaturais?  

E se este homem tivesse ressuscitado pelo menos 3 pessoas nafrente de muitas testemunhas, e que o profeta da sua geração o chamasse de o“Filho de Deus”, e que depois declarasse ser aquele o Messias prometido. Vocêsacreditariam nisso? Estaríamos nós dispostos a investigar suas declarações eacções a fundo?

E se nessas investigações descobríssemos que existiam maisde 30 profecias que declaravam, a época, e o local do seu nascimento, detalhesda sua vida e de como ele haveria de morrer. Profecias que tinham sido escritascentenas de anos antes de ele aparecer, e que se cumpriram com exactidão.Concluiríamos que ele viera de Deus?

E se não bastasse ouvíamo-lo dizer: coisas como “Eu e o Paisomos UM” “Eu sou igual a Deus” “Tenho poder para ressuscitar dos mortos” “EuSou o Filho Unigénito de Deus que veio para buscar e salvar os perdidos.”ACREDITARIAMOS NELE?

Estas foram as questões que se debateram as pessoas queviveram na época de Jesus, muitos como os discípulos creram nele, Simão Pedrofalando em nome de todos eles disse: - “Tu tens as palavras da vida eterna.”João 6:68

Estes homens assim como outros aceitaram-no como o seusalvador Deus em forma humana que lhes veio perdoar os pecados e dar a vidaeterna, muitos dos seus seguidores morreram prematuramente como mártires porrecusarem abandonar a crença da divindade de Jesus, eles lhe entregaram asvidas para servi-lo e estavam dispostos a ir até ao fim.

Mas porquê que houve quem o rejeitasse?

Infelizmente nem todos aceitaram Jesus, embora admitissemque nenhum homem poderia fazer tais milagres e ensinar daquela maneira “se Deusnão tivesse com Ele” João 3:2

Porquê que então orejeitaram?  
O próprio Jesus deu a resposta em João 5:40. quando Jesusdemonstra aos seus opositores que as escrituras testificavam dele, eleacrescenta “ Não quereis vir a mim para terdes vida” no original o verboquereis está no passado ou seja “não quisestes vir a mim” estes homens nãorejeitaram Jesus com bases na evidência ou na lógica, pois nem com asescrituras eles podiam provar que ele não era o Messias, nem podiam apontar algumadeficiência moral. Eles rejeitaram Jesus por aquilo que o próprio Jesus dissepor causa da sua vontade.

Mesmo que um morto saísse da sepultura para lhes mostrar ocontrário eles continuariam a rejeitar Jesus
Tudo passa pela nossa vontade, se as pessoas teimosamente serecusarem a acreditar apesar da força das evidências elas viverão e morrerão nadescrença, mas ao contrário quando o ser humano abre o seu coração á influenciado poder de Deus , Ele lhe concederá evidências claras para que possam apoiar asua crença.

Jesus hoje quer fazer parte da nossa vida, Ele já deu maisdo que evidências que ele é o Nosso Deu e Salvador, temos nós fechado o nossocoração, tem sido a nossa vontade mais preponderante do que as evidências queDeus já nos deu. Continua a minha vontade em teimar no erro em cair no pecadomais forte do que o chamado que Jesus me faz?

Hoje Jesus está a chamar-te, quais as evidências que ainda precisas ter para lhe entregares a vida. onde está a tua vontade? queres acredites ou não ELE é o teu SALVADOR. 

O que lhe dirás se ele te disser:

Dá-me filho o teu coração.

FIM
 

Esta mensagem foi inspirada em alguns capítulos do livro "Um Homem chamado Jesus; De TimLaHaye". O PowerPoint que se segue é para download e é de minha autoria. (Nunca dês a ti próprio o mérito de o teres feito, pois tu estás na terra e Deus no céu.)

PARA TERES ESTE SERMÃO EM POWERPOINT BASTA CARREGARES NO LINK ABAIXO:

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...