Youtube

terça-feira, 9 de outubro de 2012

COMER E BEBER INDIGNAMENTE




LeituraBíblica: 1 Coríntios 11: 27-28

27- Portanto, qualquer quecomer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 
28- Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma destepão e beba deste cálice.

Muitas pessoas interpretam estetexto de forma errada, mostrando que existe pessoas que não são dignas departicipar na Ceia, para elas essas pessoas são culpadas de pecado não estandoem harmonia com Deus nem com o próximo.

Normalmente quem defende este pontoconsidera dignos, todos aqueles que não são culpados diante de Deus, que vivemem harmonia com Deus e com o próximo.

Desta feita existe uma boa maioria deirmãos que não participam, pois ou não está bem com Deus ou com o seu próximo.

Do ponto de vista bíblico, DIGNIDADE E INDIGNIDADE tem de seranalisado de três perspectivas diferentes.

 1- ONovo Testamento exorta as pessoas a viverem dignamente.

Mas também tens emSardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão debranco; porquanto são dignas disso.” Ap 3:4

“37- Quem ama o pai ou amãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais doque a mim não é digno de mim.
38- E quem não toma a sua cruz, e nãosegue após mim, não é digno de mim.” Mt10:37-38

2-A Bíblia não deixa de fazer descobrir aos homens a sua indignidade. 

E o filho lhe disse:Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teufilho” Lc 15:21

4 E, chegando elesjunto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto,
 5 Porqueama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
 6 E foiJesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião unsamigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entresdebaixo do meu telhado.
 7E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, umapalavra, e o meu criado sarará.” Lc 7:4-7
Este é aquele quevem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correiada alparca” Jo 1:27

        3-A dignidade no seu sentido absoluto só se encaixa na pessoa de Deus.

Digno és, Senhor, dereceber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tuavontade são e foram criadas.” Ap 4: 11

LerParábola de Mateus22: 1:10

Porque éque os convidados não foram dignos? Porque não aceitaram o convite. Não teve aver com a sua moral indigna.
O textodiz que vieram às bodas tanto maus como bons.

O próprioJesus não rejeitou Judas mesmo sabendo que ele o ia trair. Talvez o tenha feito,para que nós hoje pudesse-mos lembrar que também podemos participar na Ceia.

Aplicação do texto de Paulo.

QuandoPaulo fala da indignidade de participar na Ceia ele fala de acordo com ocontexto, mais precisamente do problema que os Coríntios estavam a enfrentar.

A faltade amor e de solidariedade que se manifestava no seio da igreja na hora da Ceiae noutras horas. Levava a que cada um trouxesse a sua própria comida em vez decontar com os irmãos, desta maneira as diferenças de classes e as condiçõessociais eram postas em evidência, estando em contraste com o evangelho. Parapiorar a situação, muitos consideravam a Ceia com a oportunidade de fazer umbanquete e de se evidenciarem.

Pauloopõe-se a esta forma de viver a Ceia do Senhor, para Paulo a Ceia era
V 24- ummemorial
V 25-Nova Aliança
V 16- acomunhão na igreja

Por issopodemos dizer que a Ceia é feita indignamente quando nos distanciamos doseu verdadeiro significado.

No casodos Coríntio evidenciava-se mais uma frieza de coração do que propriamenterelembrar a oferta de amor do nosso Senhor.

Umasatisfação egoísta se sobrepunha a uma refeição destinada a renovar a aliançacom Jesus.
Para Paulo a indignidade nãoconsistia na qualidade moral do participante mas sim da maneira errada deconsiderar esta refeição,que contrastava com o significado que Jesus quis dar.

O textodiz V 29 diz que “Não discernindo o corpo de Cristo” por outras palavras Pauloqueria dizer que aqueles que não faziam diferença entre a refeição do senhor eum banquete esses pecam contra o Senhor e contra o próximo.

Para nóshoje isto significa que seriamos indignos de participar na Ceia se osignificado que lhe damos não for claro nas nossas mentes, se de alguma formaJesus não ocupasse o lugar principal, se em vez de renovarmos uma aliança comCristo, fossemos lhe desobedientes, fazer parte de uma reunião comunitária semmostrar unidade com os nossos irmãos.

A Ceia doSenhor é para todos aqueles que se acham indignos que precisam da misericórdiade Cristo, do seu perdão, que vão ter com ele de mãos fazias dispostos aaceitar a oferta que Jesus nos deu quando morreu por nós.

Acreditoque se compreendêssemos o verdadeiro significado da Ceia veríamos que ela foifeita para nós pecadores que precisamos do perdão de Deus, seríamos então osprimeiros a querer participar, pois era o momento ideal de fazer as pazes comDeus e com o próximo. Jesus instituiu esta Ceia para renovar connosco uma novaaliança.            

FIM

DEIXE UM COMENTÁRIO

PARA TERES ESTE SERMÃO EM POWERPOINT BASTA DEIXARES UM COMENTÁRIO COM O TEU MAIL

1 comentário:

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...