Youtube

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O PASTOR E O MERCENÁRIO





JOÃO 10:1;10
“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Não sei quantos de vocês já tiveram oportunidade de poder estar diante um aprisco de ovelhas?

Como é que ele é feito? Madeira; Pedras; Tijolos; Normalmente é sem telhado.

Para que serve? Para proteger as ovelhas de serem roubadas ou atacadas por animais predadores.

Não pode haver um ponto fraco no aprisco, uma abertura, um buraco. Caso haja e não seja visto a tempo isso pode ser um prejuízo enorme para o proprietário de um rebanho.

Jesus começa esta parábola dizendo: “O que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.”
Por outras palavras Ele está a dizer que a minha vida é um aprisco e que só ele é o legitimo proprietário.

Não sei se alguma vez já pensaram nesta noção de Jesus ser o nosso proprietário? O que é ser proprietário? Vocês são proprietários de uma casa, ela é vossa, e como é vossa, vocês saem e entram nela quando querem, vocês modificam-na a vossa maneira, vocês dispõem dela conforme o vosso gosto. Como proprietários vocês podem vender alugar, podem até abandonar a vossa casa. Como proprietários temos todos os direitos sobre ela. Existe até lugares nos USA, que se alguém for apanhado dentro da vossa propriedade ou casa vocês podem matar essa pessoa e estarem mesmo assim protegidos pela lei.

ILUSTRAÇÂO:
Imaginem-se a chegar ao vosso carro e apercebem-se que alguém está encostado à porta, imaginem agora a implorarem à pessoa que ali está, o favor para entrarem no vosso próprio carro. Não faz sentido, não é? Mas o que acontece muitas vezes connosco, é que Jesus tem de fazer este papelão, quando na realidade Ele tem o legitimo direito de ocupar a nossa vida.
Existem pessoas no entanto que põem em causa o direito de Deus de entrar na sua vida, acham que ele vai exigir coisas que elas não conseguiram cumprir, ou então que elas serão privadas de prazeres e hábitos que gostam, acabam por fim por não se dispor a abrir a porta do seu aprisco à sua influencia e cuidado. Elas fazem isso porque ainda não perceberam aquilo que Jesus diz no V 11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”

Gostava de dizer àqueles que estão aqui, e que provavelmente ainda não fizeram uma experiencia com Jesus que não tenham medo, ele quer o nosso melhor, não existe nada que ele vos peça que não seja para o nosso bem.
Ele quer ser o proprietário do aprisco que é a nossa vida.

No nosso aprisco entram e saem muitas pessoas, as primeiras são o círculo familiar, esposa, maridos, filhos, depois temos os familiares próximos, tios primos cunhados sogros etc. e ainda os amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou escola etc.

O nosso aprisco não é totalmente fechado, todos os dias entram e saem um cem número de pessoas.
Por vezes o que acontece é que quando uma dessas pessoas entra na nossa vida e nos magoa, erguemos de tal maneira os muros para que ela não tenha mais acesso â nossa vida.

Nunca vos aconteceu isso? Se calhar hoje estou a falar para irmãos que têm os seus muros bem altos em relação a alguma pessoa, talvez a alguns familiares, a vizinhos ou a colegas de trabalho. Talvez haja aqui membros que levantaram altas muralhas em relação a outros membros de igreja, a tal ponto que não permitem mais a entrada deles nas suas vidas. Irmãos que vivem na mesma igreja, mas de costas voltadas, muitas vezes agindo com hipocrisia social, ou até mesmo espiritual, como nada fosse.

ILUSTRAÇÂO- Não sei se já ouviram aquela história de um pastor que vai tentar reconciliar dois irmãos que estavam zangados e pergunta a um deles se queria um dia estar no céu?, e depois fez ao outro a mesma pergunta, e o outro disse que também queria estar no céu, então o pastor admirado questiona novamente, mas o outro irmão também disse que queria lá estar, como é possível que vocês zangados possam viver no céu?, a resposta veio logo a seguir: não vejo qual é o problema o céu é muito grande eu fico de um lado e ele do outro.

O que diz Mateus 18:15 “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.”

Jesus diz algo que nos deveria fazer pensar. No versículo 10 ele diz:  “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Jesus sabia que no aprisco da nossa vida haveriam ladrões, e que as suas intenções seriam, roubar, matar, e destruir. 

ILUSTRAÇÃO: (história de alguém que foi seduzido no mundo das drogas, ou de alguém que perdeu família, ou saúde, etC)

Quantas pessoas vivem vidas miseráveis simplesmente porque o seu aprisco tinha pontos frágeis, quantas pessoas vivem em sofrimento porque confiaram a segurança do seu aprisco a pessoas erradas.

Mais do que seres humanos que nos querem fazer mal, a bíblia fala-nos de um ser que está decidido a nos destruir, ele procura cada ponto fraco do nosso aprisco, e logo que ele vê uma abertura a sua intenção é entrar e fazer o maior estrago possível.

Tenho conhecido muitos irmãos que hoje sofrem porque descuidaram o seu aprisco.

Queridos amigos como vai o vosso aprisco? Quais os pontos francos que conscientemente vocês sabem que são a entrada deste inimigo na vossa vida? Por quanto tempo mais vão deixar que a cerca do vosso aprisco esteja fragilizada?
Porquê que continuamos a partilhar a nossa vida com dois senhores? Porquê que continuamos a coxear entre dois caminhos? A viver uma vida cristã incoerente?

Queridos vivemos num conflito cósmico entre as forças do bem e as do mal, sabemos que o bem vai vencer, pois o inimigo já está derrotado, ele também sabe que para ele já não existe salvação, e sabe que nós temos ainda esse privilégio, o objectivo dele é que o maior numero de crentes caiam, sejam destruídos, ele sabe que tocar em nós é tocar na menina dos olhos de Deus, ele sabe que destruir-nos causará dor naquele que nos quer bem.

Sabem amigos este conflito é desigual, Satanás é muito mais forte do que nós, ele conhece-nos bem, ele sabe tudo sobre a nossa vida, ele conhece sobretudo as nossas fraquezas, se quisermos lutar sozinhos contra ele vamos perder, mas o nosso caso, não é sem esperança, isto porque temos Cristo do nosso lado. Cristo está disposto a reparar a nossa vida, ele quer curar as nossas feridas, pegar-nos ao colo, enxugar as nossas lágrimas.

Não podemos ficar desapercebidos, a bíblia diz-nos:
I Pedro 5:8 – “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”

O Diabo está ao derredor, como leão, e só não nos devora porque Cristo se encontra em redor de nós, é ele que nos mantém contra as investidas do inimigo.

Estes próximos 5 anos vocês vão me ouvir falar muito de Jesus e daquilo que ele pretende fazer na vossa vida, mas quero que saibam que não deixarei nem esquecerei de vos falar de Satanás, não podemos adormecer, nem podemos descuidar a nossa vida. Serei um combatente ao lado de Jesus por cada um de vós.

Estarei a orar para sermos vitoriosos em Cristo, e quero começar já esta manhã, quero orar hoje por aqueles que por ignorância ou descuido deixaram o inimigo destruir muito dos vossos sonhos, quero esta manhã orar por aqueles que estão neste momento a sofrer porque o seu aprisco foi arrombado e invadido. Quero orar por aqueles que querem hoje dizer a Jesus que o querem como pastor das vossas vidas. Quero orar por aqueles que querem começar de novo.
Gostava que pudessem vir à frente quero orar aqui de joelhos por cada um de vós. 
FIM 

DEIXE UM COMENTÁRIO 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...