Youtube

domingo, 25 de outubro de 2015

15º ESTUDO - DEBAIXO DA GRAÇA E COM A LEI




Debaixo da Graça e com a Lei                        15
                                                                                       
1. O que é o pecado em relação à lei de Deus e qual é o seu salário?
1 João 3:4; Romanos 6:23 1ª parte.

2. Pode a lei salvar o pecador?
Gálatas 2:16; Romanos 3:20; 7:10;I Corintios 15:56.
O apóstolo Tiago 1:22-25 compara a lei a um espelho no qual o homem se vê tal qual é. Com efeito, na lei o pecador descobre Deus e suas perfeições, e ao mesmo tempo, a sua própria mi­séria moral, o seu egoísmo, o seu orgulho, a fealdade do seu pecado. Revelando-lhe as suas transgressões e seus inumerá­veis desvios, a lei desenvolve no coração do pecador o senti­mento de sua culpa e da impossibilidade de se libertar dela por seus próprios meios. Ela desmascara verdadeiramente o peca­do.

3. Ao convencer o homem de sua miséria moral e de sua culpa, qual é o papel da lei?
É um pedagogo: Gálatas 3:24.
A lei, ao convencer o homem de sua miséria moral e de sua culpa, leva-o pouco a pouco ao arrependimento e lança-o aba­tido, desencorajado, incapaz de lutar por mais tempo, aos pes de Jesus, onde encontrará perdão e justificação. O papel da lei é o de um pedagogo, que revela ao doente o seu estado e que, sem o curar, o conduz ao grande médico, o Cristo. A lei não trouxe a salvação: no entanto, em certo sentido, tornou-a possivel.

4. Como pode o pecador ser salvo? Efésios 2:8; Romanos 3:23, 24.

5. O fato de estar “debaixo da graça” implica a rejeição da lei?
Romanos 645, 3:31, 5:11
A lei e a graça, ambas contemporâneas desde a origem do pecado, longe de se excluirem, pelo contrário se completam e de forma harmoniosa. A lei revela o pecado, condena, conduz à graça mas não salva. Ela não pode dar a justiça. A graça intervém, justifica o pecador através dos méritos de Cristo aceitos pela fé, e, por sua vez, leva o homem novamente à lei.

6. Qual é o milagre que deve seguir-se à aceitação da graça de Deus pela Fé?
João 3:3;II Coríntios 5:17.

7. Colocado, “debaixo da graça e com a lei”, que fará natural­mente o pecador regenerado pelo Espírito?
João 15:10; Cá/atas 2:20; 5:22; Tito 2:11, 12.
O cristão realiza a justiça da lei por meio do poder que lhe vem do Espírito. Assim, se ele não está debaixo da lei, está com a lei, uma vez que se encontra debaixo da graça. Esta salva-o não só da condenação, mas também da transgressão. “O que é um cristão? É um homem no qual a lei se encontra estabelecida, é um homem que ama toda e qualquer vontade de seu Deus; por outras palavras, é um homem que nasceu de novo.., O cristão não está debaixo da lei, mas está mais do que nunca com a lei. Nunca lhe tinha ela parecido obrigatória. Admirai de que modo tão santo, tão precioso, tão simples e profundo o Evangelho resolve um problema aparentemente insolúvel: es­tabelecer a lei abolindo o regime legal”. (Comte A. de Gasperim).

8. Onde escreve Deus a lei do homem regenerado?
Jeremias 31 :31-33; Hebreus 8:10-12.A obra da graça é o estabelecimento durável da lei no coração do homem, a lei cumpri­da não como meio de salvação, mas como conseqüência desta salvação, que é uma graça recebida pela Fé.

9. Que deve ser produzido pela verdadeira Fé?
Tiago 2:20.

10. Qual deve ser a atitude do cristão para com a lei?
Salmo 119:47, 57; Romanos 7:22; Mateus 19:17; João 14:15.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...