Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

PROFECIAS E REVELAÇÕES





Profecias e Revelacoes…

Por que todos os anos, no inicio, todos procuram ouvir os videntes, para saberem com sera o ano?

O que e’ profecia ?  E o que e’ Revelacao? Tem diferenca entre essas Palavras?
Naba, v. = Profetizar; Nabi, s. = Porta Voz, Profeta. Outra palavra muito usada na Biblia e’
Vidente = “ver” , 
Entendemos que Profetas receberam a habilidade de profetizar, (ou falar) com respeito a coisas que as pessoas comuns nao poderiam ver.  Aquele que ve, por revelacao divina, as vezes em verdadeiras visoes ou sonhos, uma mensagem  que Deus lhe transmite e que, por vez, ele deve transmitir aos outros.
Profecia seria, entao, algum conhecimento que Deus deseja transmitir aos outros por meio de um porta voz.
Revelacao e’ o ato pelo qual Deus se manifesta – no seu carater, vontade e propositos – para estabelecer a possibilidade de um correto relacionamento como seu povo e com o ser humano em geral. O principal meio de revelacao, e’ Jesus Cristo, na sua pessoa, nas suas acoes e palavras (Jo 1:31, luc. 2:32,10:22), e sua palavra viva, dada a de Moises e aso profetas (Is. 22:14, Am.3:7, Heb. 1:1)

1-     Qual o objetivo das profecias dentro do contexto da Biblia?  Isa. 46:10; 48:3-5, 55:11; Joao 13:19, 14:29, 16:4; Mat. 24:32,33, Prov.29:18, Amos 3:7
      Resp. 1- Para crermos em Deus, 2-  nao nos deixarmos corromper, e 3- Deus deseja que saibamos seus segredos com relacao a nos, isto por que nos ama.

Mas Profecias nao salvam ninguem... entao pq ?  Elas podem nos levar (da mesma forma da Lei), através da consciência, a nos despertar e entender a vontade de Deus e seu plano para nossa salvacao, levando-nos  a Cristo.     

      Entao porque as Profecias sao importantes?  II Pedro 1:19-21
      Resp. “Fazemos bem em atende-la...” Para enchergarmos a vontade de Deus e seus planos para nossa salvacao, e tomarmos providencias que sao necessarias. Deus deseja que “o dia clareie e a estrela d’alva nasca em nosso coracao...” e se essa estrela e’ Cristo, segundo o que lemos a profecia nos leva a Ele.
          
            Ex.  Como os Reis Magos foram conduzidos ate Jesus ?  Num.24:31; Mat.2:1-6; Miq.5:2
            Da mesma maneira que os Reis Magos, podemos pelo conhecimento das profecias encontrarmos a
            Jesus.
          
            Interressante e’ notar que os diversos grupos religiosos da epoca (Fariseus, Saduceus, Essenios, etc.,)
            que eram estudantes fervorosos da Biblia, tambem nao o encontraram... Pq?
            Resp. Interpretavam de maneira errada as Profecias da  Biblia... Esperavam o Messias conforme
            suas expectativas, segundo a sua vontade...  Zac. 14:5, Sal.2:6-9, Zac. 14:5 e 9. Eles esperavam ao
            Messias da maneira que as profecias descrevem a sua segunda vinda no V.T.... Essa era mais
            interessante, prometia liberdade e dominio politico... E essa e nossa natureza, nao damos atencao
            aquilo que nao nos convem... e porque nao damos atencao aquilo que nao nos convem?

2-     Por que acontece de nao darmos ouvidos a determinadas profecias?  Is.30:10
      Ex.1 -  II Cron.18:4-7, 16 e 17
Resp. So ouvimos o que desejamos ouvir...
      Ex.2 -  Luc.23:46-48, 24:13-27, 44-46.  Os discipulos teriam evitado um grande desapontamento e tristeza, caso conhecessem as Profecias...

3-     Joao,1:45 - Os discipulos (a seita conhecida como Nazarenos) estudavam a Biblia, tanto e’ que reconheceram a Jesus como sendo o Messias, embora este e’ que os chamou e encontrou..., mas seu conhecimento era superficial (como a grande maioria das pessoas de hoje) pois nao aperceberam, dos acontecimentos que estavam para acontecer e que se estivecem preparados, teriam sofrido menos...  

4-     Pior ainda, nao ouviram as advertencias de Jesus.  Jesus predisse muitas vezes sobre sua morte e seu sacrificio, e ressureicao... Joao 12:32-33, Luc.9:44-45; Mar.8:31-32; 9:31, 14:28; Mat.22-23; Jo5:39,8:28.
            Muita gente hoje, tem medo de estudar as profecias, e nao as estudam,...  pq? Pq. nos assustam!...
    
      Estudar as profecias, alem de nos permitir saber que estamos no caminho correto, nos dao
      serguranca, e evitam um maior sofrimento ...

5-     No Caminho de Emaus, os discipulos demonstraram que nao entenderam as profecias, ou talves nao  tenham estudado as profecias do V.T., e tampouco dado ouvidos as diversas declaracoes de Jesus, que agora, no caminho de Emaus os esclarece, lembrando-os daquilo que ja haviam estudado antes.

     Eu imagino que dentre as muitas profecias lembradas por Jesus, estas devem ter sido destacadas:       Zac.12:10; 13:6; 9:9; Ose.6:1-3; Dan.9:25-26; Isa.53:4,5,8-12. Sal.41:9; 22:8-9,16-18; 69:21; 16:10; Deut.18:15,18, Gen.3:15. 
Lembrence que muitas dessas Profecias se cumpriram naquele fim de semana!... Os acontecimentos que a profecia mencionava estava fresco na memoria dos discipulos, eles tinham acabado de ver tudo isso!...

Vejamos agora a diferenca entre Profecia e Revelacao. A Biblia nao faz uma distincao clara entre Profecia e Revelacao. Tanto e’ que o Apocalipse, que e’ um livro com muitas profecias,  significa, na realidade, Revelacao. Todas as profecias sao dadas atraves de revelacoes. Estas podem ser atraves de um anjo (Paulo, Daniel), visao (Joao, Daniel), sonhos (Jose, Jose, pai de Jesus) , ou diretamente atraves da consciencia ( Apolo, Paulo, Isaias), (antigamente atraves de Urim e Tumim), comunicada a um ser humano que chamamos de Profeta.
Muitas pessoas, entretanto, fazem uma certa diferenca. Para elas,...

Profecia-   Seria a revelacao da parte de Deus de acontecimentos de grande significado historico que ocorreriam a um tempo ainda distante, que se aplicam a nacoes e povos.Sao previsoes de grande proporcao e amplitude, dadas para que o povo desse credito as palavras do profeta, e se situasse dentro do contexto do tempo da profecia e da  historia.  Ex. Profecias de Daniel 2,7.8,9; Apoc. 12, 13,17, 18.

Revelacao – Seria a revelacao, ou um “insigt” de algum algum acontecimento, ou o esclarecimento de alguma verdade das Escrituras, proveniente da inspiracao por parte do E.S., necessario para algum objetivo especifico, em um curto prazo, geralmente, aplicado ou envolvendo poucas pessoas, senao, uma unica pessoa. Seria mais ou menos como descrito em Is. 30:21.

 Exemplos de Revelacao Gal.1:11-12, Paulo recebeu o evangelho por revelacao, Gal.2:1-2; devido a uma revelacao ele foi a Jerusalem. Atos 21:10-11;  20:22-23 Agapo tb., Mar.14:30 Jesus diz a Pedro o q Ele e’.

Da mesma maneira que as profecias, tambem as revelacoes podem ser falsas. Mas o interessante e’ que uma mesma pessoa que recebe uma revelacao que e’ verdadeira, tambem pode receber uma falsa. Vejamos, isto em Mat.16:15-17; 21-23; Mar.8:31-33;


As profecias nos revelam que pouco antes da Vinda de Jesus, Satanas iria imitar sua volta, e enganaria quase todos...( ate os escolhidos...)  Voce esta preparado? Voce tem estudado as Profecias? Voce tem pedido a Deus o “Colirio” que nos faz enchergar e entender, ou seja, interpretar as Profecias? Lembre-se da condicao espiritual da igreja de Laudiceia!... Precisamos de ouro, vestes brancas e colirio!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...