Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS




5a. Bem-aventuranca:   Os Misericordiosos.

  • “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcancarao misericordia.” Mat.5:7

Definicao encontrada no dicionario:  “Perdao concedido por bondade pura”;  “Atributo de Deus que o leva a perdoar as faltas e os pecados dos homens.”

Esta bem aventuranca esta estritamente relacionada com o resumo da Lei de Deus, e de Jesus, ou seja: “Amaras a teu proximo como a ti mesmo”. Ver Lev.19:18 e Joao 13:34.

  • Como se pode compreender a promessa de Jesus aos misericordiosos ? Mat.7:12
“Portanto, tudo o que vos quereis que os homens vos facam, fazei-o tambem vos.” Mat.7:12.

Perceba que esta bem-aventuranca esta intimamente relacionada com o principio da reprocidade, que veremos mais adiante.

  • Porque os misericordiosos alcancarao misericordia? Sal.18:25, Isa.63:7, Prov.15:1
“Com o benigno, te mostraras benigno, e com o homen sincero te mostraras sincero.” Sal.18:25
 “As benegnidades do Senhor mencionarei, e os muitos louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos concedeu; a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que ele lhes concedeu segundo as suas misericordias, e segundo a multidao das suas benignidades.” Isa.63:7
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

Resposta: Os misericordiosos obterao misericordia de Deus porque a valorizam, e como seus filhos a colocam em pratica.

Toda regra tem excecoes. Mas geralmente, a pessoa cruel, agressiva, intolerante, raramente recebe bondade e misericordia por parte de seus semelhantes. Mas, com frequencia, aqueles que sao bondosos e atenciosos com as necessidades e sentimentos de outros descobrem que o mundo geralmente retribui com a mesma moeda.

O Carater de Deus:

  • Quem e’ misericordioso? Exodo 34:6 e 7, Joel 2:13,  Sal.103: 8, Ef.2:4, Miq.7:18
“ Passando o Senhor perante Moises, proclamou:  Senhor, Senhor Deus, misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficiencia e verdade, que usa de beneficiencia com milhares, que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado. Contudo, ao culpado nao tem por inocente, castiga a iniquidade dos pais sobre os filhos dos filhos ate a terceira e quarta geracao.” Ex.34:6 e 7.
“Rasgai os vossos coracoes e nao as vossas vestes. Voltai para o Senhor vosso Deus, pq Ele e’ misericordioso e compassivo e tadio em irar-se, e grande em amor e se arrepende do mal.” Joel 2:13
 “ O Senhor e’ misericordioso e compassivo.” Sl 103: 8.
“Mas Deus que e’ riquissimo em misericordia, pelo seu muito amor com que nos amou.” Ef.2:4
“Quem o Deus e’ semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade, e te esqueces da transgressao do restante da tua heranca? O Senhor nao retem a sua ira para dempre, porque tem prazer na misericordia.” Miq.7:18

  • Como Jesus deu evidencia da misericordia de Deus em sua vida e ensino? Jo. 3:16, Mat.5:44, Luc. 19:10
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito para que todo aquele que nele cre nao pereca, mas tenha a vida eterna.” Jo.3:16
“ Eu porem vos digo: Amai os vossos inimigos e orai plos que vos perseguem.” Mat.5:44
“Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Luc.19:10

  • Para que fosse nosso Sumo Sacerdote, no Santuario Celestial, qual a escola necessaria para Jesus? Heb. 2:17 e 18 e 4:14-16
“Pelo que convinha que em tudo fosse semelhate a seus irmaos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que ‘e de Deus, a fim de fazer propiciacao pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que sao tentados.” Heb. 2:17 e 18.
“Visto que temos um grande sumo saceddote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos ceus, retenhamos firmemente a nossa confissao. Pois nao temos um Sumo Sacerdote que nao possa se compadecer de nossas fraquezas, porem um que, como nos, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos pois, com confianca ao trono da graca, para que recebamos misericordia e achemos graca, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” Heb.4:14-16.
“Os misericordiosos sao participantes da natureza divina, e neles encontra expressao o compassivo amor de Deus. Todos aqueles cujo coracao est’a em harmonia com o coracao do Infinito Amor, buscarao reaver e nao condenar.” EGW, O Maior Discurso de Cristo pg 22.
  • Qual e’ exatamente a licao ensinada pela parabola do bom samaritano? Luc.10:25-37

O Principio da reprocidade

  • Como Jesus explicou o principio da Reprocidade quanto `a misericordia, ao perdao e ao Juizo? Mat. 5:7; 6:12, 14 e 15; 7:1 e 2.
Jesus ensina que so podemos receber o perdao de Deus se tambem nos perdoarmos aos outros. A principal causa para retermos o perdao daqueles que nos ofenderam e’ que ainda nao fomos dominados pela enormidade do perdao de Deus para conosco.

  • Como a parabola do credor imcompassivo e’ um comentario sobre o principio da reprocidade declarado por Jesus? Mat. 18:23-35.
A grande licao da parabola nao esta no contraste entre a compaixao de Deus e a dureza de coracao do homem- no fato de que a misericordia perdoadora de Deus deve ser a medida da nossa propria. ‘Nao devias tu igualmente ter compaixao do teu companheiro, como eu tambem tive misericordia de ti?’

Nao nos e’ perdoado porque perdoamos, porem como o fazemos. O motivo de todo perdao acha-se no imerecido amor de Deus, mas, por nossa atitude para com os outros denotamos se estamos possuidos desse amor. Por isso Cristo diz: ‘ Com o juizo com que julgardes sereis julgados.’ Mat.7:2

Quais algumas maneiras como podemos demosntrar misericordia e compaixao para com nossos semelhantes?
Cite alguns exemplos de alguem de seu conhecimento que demonstrou atos de misericordia. Quais os resultados.?
  • Qual deve ser nosso motivo ao demonstrar misericordia aos outros?  
  • Qual deve ser nosso modo de agir quando achamos dificil perdoar alguem?













Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...