Youtube

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

JUIZES 6:1-4 QUANDO AS PRIORIDADES ESTÃO INVERTIDAS

G

Juízes 6:1
1 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos...
3 Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os. amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. 4 E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 


Israel estava a viver mais uma situação difícil, estava sobre o domínio do Midinitas, e outros povos das circunvizinhanças, fazia já sete anos.

Os povos inimigos, vinham e saqueavam tudo, as colheitas, os animais, todo o sustento que tinham e o povo já não acreditava que Deus os pudesse socorrer. 

É bem provável que hoje também possamos viver um drama semelhante dentro da nossa casa. Provavelmente não teremos um povo inimigo que nos atormenta, mas podemos estar na mesma angústia do povo de Israel. Eventualmente podemos estar com dívidas que não conseguimos pagar, ou uma conta que chega que não estamos à espera, ou uma multa que agrava a situação. Ou uma batida do carro e como o vamos reparar, ou as finanças que nos penhoraram a casa, ou o filho que precisa de ir para a universidade, etc.

Pode ser tanta a solicitação que aquilo que ganhamos mal dá para nos sustentarmos, e isto acontece anos a fio, parece que não existe paz, ou tempo para respirar, é um sufoco é uma luta constante. Vivemos em constante labuta para nos mantermos mentalmente e fisicamente sãos.

Queridos amigos, esta tem sido a arma do inimigo para nos aprisionar, só temos tempo para pensar em como arranjar dinheiro para pagar mais uma conta que apareceu. 

Satanás quer que vivamos sempre numa azáfama, a correr de um lado para outro, e sem tempo para parar pensar, reflectir, orar, pedir ajuda a Deus.

Eu acredito que o tempo que passamos aqui a cada manhã é um tempo de qualidade, paramos para reflectir nas coisas de cima. 

Pensem lá, se não fosse estes 15 minutos que tiramos todos os dias, qual seria o vosso tempo no dia para poderem pensar nas coisas espirituais? 

O inimigo imprime sobre nós um ritmo tal, que revertemos as nossas prioridades, primeiro está o sustento, o trabalho, a família, os afazeres da casa, os amigos, os prazeres e finalmente se não tivermos muito cansados então ainda pensamos em Deus.

Era isto que estava a acontecer com o povo de Israel, a opressão do inimigo era tal, que tinham que estar sempre a arranjar estratégias para conseguir sustento, porque se não o fizessem morreriam eles e os seus filhos à fome.

Um dia Jesus estava a ser tentado pelo diabo, e perante a tentação de satisfazer o seu apetite com alimentos, satanás sugeriu que Jesus transformasse pedras em pães, há 40 dias que Jesus não comia, era o momento dele se saciar. Mas Jesus vai responder algo que nos deve pensar. Mateus 4:4
4 Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Jesus estava a querer ensinar com estas palavras que a nossa vida não depende do pão que eu tenho em cima da mesa, não depende da força do meu braço, não depende da minha inteligência, não depende do meu esforço, mas sim de Deus. Dependo sim daquilo que ele me diz para fazer. A minha vida não deverá estar apoiada nos bens materiais, mas na confiança e fé em Deus.

No tempo de Jesus também já existia o stress, vejam o que o seguinte texto:
Marcos 6:31
31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.

Os discípulos estavam tão atarefados com o trabalho que estavam a fazer, que nem comiam, e Jesus chama-os a fazer uma pausa para eles pudessem descansar. 

Hoje o mundo corre, as pessoas estão cansadas, acredito que Jesus também nos quer dizer, a nós que vivemos neste século corrido é louco, para pararmos. Ele diz ainda: 
Mateus 11:28
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Jesus quer aliviar os fardos que carregamos, por vezes ele está ao nosso lado dizendo, olha Eu estou aqui, dá-me esse fardo pois eu carrego-o por ti, e nós dizemos deixa estar Jesus eu consigo, e Jesus insistem nos ajudar, e nós dizemos, oh Senhor não te preocupes, eu já estou habituado, a vida é mesmo assim, tenho de lutar e trabalhar muito, as pessoas à minha volta fazem o mesmo, e eu não sou diferente.

Queridos amigos, estamos cansados? Será que não é tempo de deixar que seja Cristo a orientar a nossa vida, a nossa casa, a nossa família, o nosso dinheiro etc. Ele está disposto a nos ajudar.

Mateus 6:31-34
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal

Deus sabe tudo sobre nós, Ele sabe das nossas necessidades, Ele conhece os nossos dilemas, está atento aos nossos sofrimentos, e vê as nossas lutas. 

O segredo para sermos vitoriosos no meio de tanta pressão, é buscarmos em primeiro lugar a Deus, e Ele diz-nós que as coisas que nos preocupam ou que precisamos, nos serão concedidas.

Ilustracao:
Um dia um professor trouxe consigo uma jarra grande e também alguns sacos, e pediu aos alunos que depois dele exemplificar o exercício que ia fazer, que eles pudessem dar a sua opinião. 
O professor de seguida, abriu um saco cheio de pedras grandes e colocou-as dentro da jarra até a encher. Depois perguntou aos alunos se a jarra estava cheia, os quais responderam que sim, foi então que abriu outro saco e verteu para dentro da jarra pedrinhas pequenas que ocuparam o espaço vazio deixado pelas pedras grandes. Fez novamente a mesma pergunta, à qual os alunos responderam que sim, então o professor abriu outro saco e despejou arreia até encher a jarra. Agora os alunos estavam convencidos que a jarra estava cheia, mas o professor mais uma vez surpreendeu, retirando uma garrafa de água de um saco verteu-a até a água chegar a cima. Depois perguntou que lição poderiam retirar daquele exercício. Foi então que um aluno disse: Imaginando que essa jarra a agenda de um dia, e que as pedras sãos as nossas actividades, então aprendemos que haverá sempre espaço para mais alguma coisa que possamos colocar na nossa agenda. 
Mediante esta resposta o professor explicou que a lição não era essa, mas sim que se não tivesse começado primeiro com as pedras maiores e depois as mais pequenas, que ele não conseguiria colocar tudo o que colocou lá dentro, e isto mostra que se as nossas prioridades estiverem trocadas, e não dermos prioridade aquilo que é mais importante, então já não terão lugar na minha agenda, 

Querido amigo, hoje podemos escolher, continuar na nossa azáfama, na nossa correria, parecendo umas baratas tontas, ou podemos entregar os problemas da nossa vida nas mãos de Jesus. 
Tenhamos a certeza que se Ele for a nossa prioridade, então Ele fará que as outras coisas também tenha o seu lugar. E sejam por Ele resolvidas.

>

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...