Youtube

domingo, 25 de outubro de 2015

22º ESTUDO - A SANTA CEIA



A Santa Ceia                                                     22

1.  Quando faltavam somente poucas horas para a Sua morte, que prova de amor deu Jesus a Seus discípulos? João 13:1-5.

2.  Qual é o significado desta cerimônia e que são os cristãos exortados a fazer?  João 13:12-17.
A ablução dos pés é simultaneamente uma lição moral e um símbolo. É uma lição moral pelo fato de convidar os discípulos a renunciarem às suas divergências recíprocas, ao seu orgulho e à sua ambição e de os exortar a se tornarem servos uns dos outros. Esta lição é válida para os cristãos de todas as épocas. A ablução dos pés é igualmente um símbolo, o símbolo de uma purificação moral.

3.  Que comemorava a Páscoa dos Judeus e que prefigurava ela?     Êxodo 12; I Coríntios 5:7.
Instituída no deserto, a Páscoa comemorava o êxodo do povo de Israel e a sua libertação da escravatura, e prefigurava o livramento por excelência, aquele que o Messias realizaria salvando o Seu povo de seus pecados. O cordeiro pascal anunciava Cristo morrendo na cruz. (João 1:29; Apocalipse 5:6, 9).

4.  Qual é a cerimônia que Jesus estabelece em substituição da Páscoa dos Judeus?
A Santa Ceia: Lucas 22:15-20; I Coríntios 11:23-29.

5.  Através de que passagens podemos compreender que os símbo­los da Santa Ceia não se transformam e que o sacrifício de Jesus não tem necessidade de ser repetido?
     João 6:63; Mateus 26:29; Hebreus 7:27; 9:11, 12, 26, 28: 10:12, 14.

6.  Em que época a teoria da transubstanciação substitui o ensino evangélico?
A doutrina segundo a qual o Pão e o Vinho da Santa Ceia são trans­formados no corpo e sangue de Cristo apresentada no Oriente por ocasião do segundo Concílio de Nicéia em 787, apareceu no Ociden­te no século seguinte, em 831, num escrito da autoria de Paschase Radbert, monge de Corbie, dedicado a Carlos o Calvo.  Combatida por Raban Maur, abade de Fulda, por Ratramne, por Jean Scot Erigéne e mais tarde por Béranger de Tours, triunfou apesar de tudo e a partir do século XII o próprio termo “transubstânciação” impôs-se. O Concí­lio de Latrão de 1215 (4a. sessão) consagra esta noção e o sacramento do altar suplanta a pregação. Em 1220 o papa Honorius III ordena a elevação da hóstia. Tomás d’Aquino e Alberto -  o grande, formula­ram a teoria da missa no seu conjunto, teoria que já não virá a sofrer grandes alterações. O Concílio de Constança em 1415 (13a. sessão) suprime o cálix aos fiéis e o de Trento formula a doutrina da Eucarístia na sua sessão do dia 11 de outubro de 1551 e a do sacrifício da missa na sessão do dia 17 de setembro de 1562.

7.  Que representam o pão e o vinho na cerimônia da Santa Ceia?
I Corintios 11:24, 25; Mateus 26:28.
O pão partido representa o corpo de Jesus, que foi sacrificado por nós. O vinho é um símbolo do sangue vertido pelos pecadores de uma nova aliança. A Santa Ceia comemora não apenas a morte de Jesus, mas também a nossa própria morte para o pecado, morte essa que se deu no momento da nossa regeneração

8.  De que modo o fato de participar no pão e no vinho da Santa Ceia ilustra para o cristão a necessidade de se apropriar da vida de Cristo?
João 6:51, 56, 57; Efésios 3:17.
O fato de comer o pão e beber o vinho torna-se igualmente um ato simbólico significando a participação nos benefícios da expiação de Cristo, participação que se obtém pela comunhão que se estabeleceu entre o Salvador e o resgatado. O pão da Santa Ceia é portanto uma imagem do sustento da existência; comê-lo, é alimentar-se espiritual­mente. O vinho é unia imagem do sangue, que é a vida (“A alma (ou a vida) da carne está no sangue”, Lev 17:11); bebê-lo, é colocar-se na possibilidade do benefício da transmissão de um fluido vital. As­sim, o pão e o vinho simbolizam a plenitude da vida que Cristo comu­nica àqueles que Lhe pertencem.

9.  A que deve a Santa Ceia conduzir?
A comunhão fraternal: I Coríntios 10:17,

10. Ao participarmos na Santa Ceia, que anunciamos nós?
1 Coríntios 11:26.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...