Youtube

sábado, 10 de outubro de 2015

PROFECIAS DE DANIEL E APOCALIPSE


PROFECIAS DE DANIEL E APOCALIPSE

A questão da marca da besta

Hoje não vamos estudar propriamente a marca da Besta essa ficará para uma próxima oportunidade, no entanto falamos dela simplesmente para compreendermos melhor o que o capítulo 3 de DANIEL nos revela para o tempo do fim.

O que é a marca da besta? Alguns pensam ser o número 666. No entanto não é. Vejamos o que a Bíblia nos diz: Apocalipse 13:16-17
16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Aqueles que não podem comprar ou vender tem uma das três coisas: A MARCA, O NOME, OU O NÚMERO.

O versículo 18 vai nos mostrar o que é o simboliza o número 666: Apocalipse 13:18
18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.
Se o número 666 não é a marca, então o que é a MARCA DA BESTA?
Hoje o nosso objectivo não é identificar o que é a marca, mas recolher alguns aspectos interessantes relacionados com esta MARCA.

Vamos ler: Apocalipse 13:11-17
A besta que emerge da terra
11 Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 12 Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13 Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. 14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; 15 e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta. 16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Este texto menciona duas bestas, uma com aparência de cordeiro que fala como dragão, e a primeira (v 1-3). 

Vamos esquematizar o que lemos.
1. (V 11,12) Temos duas bestas.
2. (V 14) A besta com aparência de cordeiro manda construir uma estátua à primeira besta.
3. (V 15) Ele ordena ao mundo que adore a estátua da besta.
4. (V 15) Aqueles que recusarem adora-lá serão ameaçados de morte.
5. (V 16) Este é um acontecimento mundial “TODOS”


Então devemos-nos perguntar o que tudo isso significa. 
O QUE É QUE SIGNIFICA ANIMAL EM PROFECIA?
Daniel 7:15-17
15 Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi alarmado dentro de mim, e as visões da minha cabeça me perturbaram. 16 Cheguei-me a um dos que estavam perto e lhe pedi a verdade acerca de tudo isto. Assim, ele me disse e me fez saber a interpretação das coisas: 17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra.
Daniel 7:23
23 Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.
Com esta chave ficamos a saber que as duas bestas que vêm descritas em apocalipse 13 representam dois reinos. 

Eles controlem uma estátua e ordenam ao mundo que a adorem, se as pessoas recusarem não poderão comprar ou vender, e serão eventualmente ameaçadas de morte, este é o contexto que envolve a MARCA.

Com este pano de fundo, vamos ler o capitulo de Daniel 3 pois descreve um acontecimento que em muito é semelhante ao que acontecerá no final dos tempos.

Vamos ler: Daniel 3:1-6
Livrados os companheiros de Daniel da fornalha de fogo
1 O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia. 2 Então, o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado. 3 Então, se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para a consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado. 4 Nisto, o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós outros, ó povos, nações e homens de todas as línguas: 5 no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. 6 Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.

Vamos ver alguns paralelos com Apocalipse 13.
1. (V 1) Há um Reino poderoso: Nabucodonosor rei da nação mais poderosa da época (Babilônia)
2. (V 1) Ele constrói uma estátua.
3. (V 1) Ele baseia o tamanho da estátua num sistema sexagésimal. Sessenta côvados de altura e seis côvados de largura. Muito semelhante ao 666 de apocalipse 13.
4. (V 4) Ele reúne “ povos, nações e gente de todas as línguas”
5. (V 5) Ele ordena que adorem a estátua.
6. ( V 6) Aqueles que recusarem adorá-la serão mortos.

É interessante reparar que as características da MARCA DA BESTA, tal como estão descritas em apocalipse 13, estão identificadas também neste episódio do antigo testamento. O que mostra que a Bíblia se interpreta a ela própria, e que os relatos que nela vêm escritos dão luz para interpretar os acontecimentos finais da história da nossa terra.

Vamos estudar melhor Daniel 3 pois podemos encontrar pormenores interessantes.

No versículo um, diz que Nabucodonosor mandou fazer uma estátua toda em ouro. Se reparármos no capítulo dois Deus tinha lhe mostrado que ele Nabucodonosor era a cabeça de ouro, seguindo-se depois dele um reino mais fraco, nesse sentido ele torceu aquilo que tinha dito e ele próprio resolveu fazer uma estátua toda em ouro. 

Decidiu dizer ao mundo o que ele próprio pensava quando ao sonho é interpretação que Deus tinha dado. Mostrando que ele não cairia.

Se repararmos Daniel utiliza um símbolo que Deus usou para ensinar uma verdade,   E distorce essa verdade. Ele fez uma estátua como a de Daniel 2, ele fez uma cabeça em ouro como a de Daniel 2, mas onde Deus tinha colocado outros metais simbolizando outros reinos, Nabucodonosor decidiu fazer uma estátua toda em ouro.

Uma das primeiras coisas que aprendemos a partir de Daniel 3 é que a MARCA DA BESTA, tem algo a ver com o acto de falsificar uma verdade de Deus e alterá-la, levando os outros a conhecer somente uma parte da verdade.

Podemos reparar em Daniel 3:1 que a estátua tinha como número principal o número 6. 
60 côvados de altura
6 côvados de largura.
Os babilónios desenvolveram o sistema sexagésimal em que existem 60 segundos num minuto e 60 minutos numa hora, 360° graus num círculo. Etc. Este número 6 estava directamente relacionado com a adoração pagã, é um número que simboliza o homem, pois foi no sexto dia que o Homem foi criado.

Isto mostra que o rei estava a basear a estátua, numa adoração pagã e não na adoração ao verdadeiro Deus. Também indica que a MARCA DA BESTA, irá usar a verdade de Deus e falsifica-la. E essa falsificação está baseada no paganismo e não na verdadeira adoração a Deus. 

Voltando ao capítulo 3 de Daniel, vemos que o rei ergueu uma estátua de 30 metros e obrigou que todos a adorassem quando a música tocasse. Ou seriam atirados para a fornalha ardente. Mas houve três jovens que decidiram contrariar a ordem do rei.
Vamos ler: Daniel 3:16-18
16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. 17 Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. 18 Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.

O que estes jovens disseram ao rei foi que eles não estavam minimamente preocupados com aquilo que o rei ia fazer, quer a resposta de Deus fosse livra-ló sou não.

Porquê que estes homens não dobrar os seus joelhos perante a estátua? Podemos ver a resposta em: Êxodo 20:4-6
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

O segundo mandamento da lei de Deus proibia tal prática, isto mostra também que a MARCA DA BESTA, tem a ver com a promulgação de leis que exigem que as pessoas adorem de forma contrária aos mandamentos de Deus.

O que devemos fazer caso sejamos colocados numa situação semelhante à destes jovens: Atos 5:29
29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.

Vamos continuar a ver a história, Daniel 3:19
19 Então, Nabucodonosor se encheu de fúria e, transtornado o aspecto do seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava.

Os três jovens são amarrados como se fossem uma ameaça para a sociedade, está é a forma como satanás trabalha, ele faz com que aquela que respeitam a lei de Deus sejam vistos como incumpridores. 

Os três jovens foram grandemente tentados, aquele tempo que levou a aquecer a fornalha provavelmente o inimigo suscitou-lhes pensamentos do género, o que adianta morreres, depois já não vais poder mais testemunhar por Deus. Pede ao rei uma segunda oportunidade. Quando ouvires a música, inclinas-te e foges que estás a atar as sandálias. Seja o que for que o inimigo possa ter sossegado aos ouvidos daqueles jovens a resposta destes manteve-se firme. 

Vamos ver o que aconteceu a seguir: Daniel 3:21-23
21 Então, estes homens foram atados com os seus mantos, suas túnicas e chapéus e suas outras roupas e foram lançados na fornalha sobremaneira acesa. 22 Porque a palavra do rei era urgente e a fornalha estava sobremaneira acesa, as chamas do fogo mataram os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. 23 Estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha sobremaneira acesa.

Até os homens que os lançaram para dentro da fornalha morreram com o calor da mesma, o rei provavelmente não acreditaria naquilo que se veio a dar: Daniel 3:24-25
24 Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. 25 Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.

Eles afinal não estavam mortos, pois Deus enviou o seu filho para os proteger da fornalha.
Daniel 3:26-27
26 Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo. 27 Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles.

O Rei mando-os sair do fogo, a multidão estava perplexa, e a única coisa que queimou foram as cordas.

Já alguma vez imaginámos caso estes jovens não tivessem sido fiéis e se tivessem dobrado à estátua? Não teriam conhecido o filho de Deus. É precisamente nas provas e desafios que ao nos mantermos fiéis a Deus que poderemos ver Deus bem junto a nós.

Daniel 3:28-30
28 Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. 29 Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este. 30 Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia.
É sem duvida uma história de fidelidade, e como prémio estes três jovens são promovidos. 

Vamos tentar resumir a questão da MARCA DA BESTA, quando comparada com apocalipse 13.

1. A marca não é um número.
2. Reinos poderosos levarão o mundo a estabelecer uma marca.
3. A MARCA, está relacionada com a adoração de uma estátua.
4. A adoração falsa estará baseada na adoração pagã antiga.
5. Todo o mundo é obrigado a seguir esta falsa adoração.
6. A falsa adoração está em oposição aos mandamentos de Deus.
7. Enquanto que a maioria irá transgredir, existirão Lguns poucos fiéis que permanecerão leais a Deus.
8. Deus irá libertá-las e livra-los da morte.
9. Eles terão uma experiência profunda com Deus.

O que terá acontecido a Daniel nesta altura? É bem provável que não estivesse em Babilônia por esta altura, talvez tivesse ido numa viagem diplomática. Deus na sua sabedoria tirou-o de cena, isto levou estes jovens a agir por conta própria. No final da história desta terra Deus também retirará pessoas importantes de cena, para que outras possam assumir a dianteira e tomar decisões importantes por Jesus.

Não sabemos se seremos levamos antes ou se teremos de passar o teste, mas o mais importante é sermos sempre fiéis a Deus. 











Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...