Youtube

domingo, 25 de outubro de 2015

17º ESTUDO - AS ORIGENS DO DOMINGO




As Origens do Domingo                                17

1.  Qual foi o comportamento de Cristo quanto à lei e em especial quanto ao Sábado?   Mateus 5:17, 18; Marcos 2.23-28.
Longe de tentar abolir ou transformar a instituição sabática, Cristo, através de uma observância escrita mas justa e de acordo com a vontade de seu Pai, conferiu-lhe Seu verdadeiro caráter. Não po­dendo aceitá-la tal como os Seus contemporâneos a compreendi­am e a observavam, não podendo igualmente aboli-la sem Se pôr em contradição consigo mesmo, espiritualizou-a e desta forma a tornou o que ela era quando da sua instituição.

2.  E os Apóstolos?   Atos 13:14, 27, 42, 44; 15:21; 16:13; 17:2; 18:4.
Não existe nem uma só passagem no Novo Testamento livros que no entanto foram escritos entre os anos 40 e 100 de nossa era, conseqüentemente durante um período que cobre cerca de sessenta anos,  que estabeleça:
1. Que o dia de repouso tenha sido transferido do sétimo para o
primeiro dia;
2. Que o primeiro dia seja um dia santo e que seja necessário
observá-lo como tal;
3. Que Jesus o tenha observado ou que o tenha instituído para que
fosse observado pelos apóstolos e pela Igreja em honra da ressur­reição;
4. Que os apóstolos o tenham observado ou tenham recomendado
a sua observância;
5. Que era um hábito da Igreja reunir-se nesse dia;
6. Que outro nome lhe tenha sido dado além de “primeiro dia”, ou
considerado de outra forma senão como um simples dia semanal;
7. Que o Sétimo Dia tenha sido chamado de outra maneira a não
ser “sábado” ou “dia de sábado”.
8. Que o sábado tenha sido abolido e que estejamos dispensados
de o observar como memorial da Criação.

3.  Podemos nós apoiar-nos em João 20:19 para afirmar que os discípulos estavam reunidos no primeiro dia para comemorar a ressurreição do Salvador?
De modo nenhum. Lucas 23:56 a 24:1 mostra que o Sábado conserva toda a sua importância, que a lei é mantida, que nada distingue o primeiro dia dos outros. Além disso, como poderiam os discípulos estar reuni­dos para comemorar a ressurreição de Jesus se eles ainda não acreditavam nela? (Marcos 16:11, 14). Além disso, os discípulos ocupavam um recinto isolado, onde se congregavam todos os dias. (Atos 1:13, 14).

4.  Qual a explicação para a passagem de Atos 20:7?
Os cristãos encontram-se reunidos para partir o pão, comemorando assim a morte do Senhor; trata-se de um fato ocasional, portanto completamente excepcional. A reunião tendo-se prolongado tarde na noite, tem o seu término no domingo,  os Judeus contavam os dias de pôr-do-Sol a pôr-do-Sol, e Paulo viaja durante o dia de domingo.

5.  A declaração de Paulo em I Coríntios 16:2 permite concluir que as assembléias da Igreja tinham lugar no primeiro dia da semana?
Este versículo fala de uma coleta que cada um punha de lado em sua casa,  e não “numa caixa de esmolas da congregação” (Morton), após ter avaliado os seus ganhos da semana precedente. Olshausen, no seu Comentário sobre o Novo Testamento, diz a este respeito:
“De forma alguma podemos concluir desta passagem que as coletas eram feitas ao domingo nas assembléias da igreja; porque a idéia é que cada um ponha de parte em sua casa o dinheiro em causa”.

6Que culto ocupava lugar de honra entre os Romanos?
O culto do Sol cujo dia santo era o primeiro dia da semana, ou “Dies solis”.

7.  Como se infiltrou pouco a pouco este culto ao cristianismo?
A partir dos começos do século II, à semelhança dos pagãos ro­manos, os cristãos entregam-se ao domingo a prazeres. Preten­dem fazê-lo em honra da ressurreição de Jesus. O fim desse sécu­lo e o começo do século seguinte marcam um progresso nítido no domingo e um recuo quanto à observância do sábado. A festa do primeiro dia, com um caráter totalmente diferente do de sábado, é primeiramente justaposta a este, mas tende a tomar-lhe o lugar. O século III é, no seu conjunto, favorável ao domingo, mas é o século IV que prepara o seu triunfo.

8.  Qual é a data que marca o triunfo do domingo sobre o Sábado?
Ë no dia 7 de março de 321, que o Imperador Constantino promul­gou uma lei sobre a necessidade da observância do domingo, “o dia venerável do Sol”.

9.  Quem, afinal, reivindica a honra de t er substituído o sábado pelo domingo?
É a Igreja Católica.
“Foi a Igreja Católica que, pela autoridade de Jesus Cristo, transferiu esse repouso para o domingo em memória da ressurreição de Nosso Senhor”. (Mgr. de Ségur, Causeries sur e protestantisme d’aujourd’hui, 1903, p. 207).


10.Como provamos que conhecemos Deus?   I João 2:3-6.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...