Youtube

terça-feira, 20 de outubro de 2015

SOFREREIS PERSEGUIÇÕES


AVISO A JEREMIAS

Jeremias 11:18-23
18 O SENHOR mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações. 19 Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. 20 Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa. 21 Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras às nossas mãos. 22 Sim, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome. 23 E não haverá deles resto nenhum, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição.

No texto que acabámos dever Jeremias encontra-se no meio de uma conspiração. As pessoas da sua terra natal (Anatote) estavam a planear a sua morte.

Jeremias utiliza uma expressão também encontrada em Isaías e esta expressão é a Seguinte: 
Jeremias 11:19
19 Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro;...

É curioso que Isaías usa a mesma expressão, mas para se referir ao Messias que morreria: 
Isaías 53:7-9
7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela ponderou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. 9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem engano algum se achou em sua boca.

Nesta comparação Jeremias também era como um cordeiro, não que representasse a morte expiatória pela humanidade como foi Jesus, ou mesmo pelo seu povo, mas sobretudo pela imagem de um inocente que é alvo de conspiração para o matarem. 

A palavra de Deus diz que Jesus veio para os seus e os seus não o receberam (Jo 1:11) 

Isto porque os homens João 3:19
19... amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

O próprio Jesus vai explicar a razão deter sido rejeitado ele diz assim:
João 15:25
25 Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

Não havia motivo para que as pessoas estivessem contra Ele, no entanto as pessoas planearam matá-lo.

O apóstolo Paulo lança uma pista, ele diz o seguinte: 2 Coríntios 4:4
4 ... o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Uma das razões pelas quais os homens não receberam Jesus nem a sua palavra, foi porque o Diabo lhes cegou o entendimento.

Outro aspecto que levou os homens a odiarem Jesus foi a inveja:
Marcos 15:9-10
9 E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? 10 Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado.

Que tipo de inveja tinham? 
“O mundo foi atrás dele”, reclamaram os fariseus. (João 12:19)
A inveja de Jesus ser muito popular e de levar após si muitos seguidores.

Outro aspecto do ódio do povo por Jesus vem descrito no Salmo 2, um salmo que fala sobre o reinado do ungido de Deus, e Lemos o seguinte:
Salmos 2:1-3
1 Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: 3 Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas... 
10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. 11 Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.
Neste salmo percebemos que outra razão pela qual o povo não aceitou Jesus foi pelo facto de ser repreendido, é julgado pelo Senhor, e de não se submeter a Ele.

O povo de Israel sobretudo os seus líderes não quiseram ser reprovados, repreendidos, não aceitavam críticas, é muito menos julgamentos.

Nesse sentido um dia Jesus responde aos seus irmãos que o tinham vindo criticar: João 7:7
7 Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.

Jesus era odiado precisamente porque a sua conduta condenava as obras erradas dos seus conterrâneos.


No mesmo sentido todos aqueles que se encontram do lado de Jesus acabam por sofrer em certa medida oposição, rejeição, é perseguição. 

João 15:18-21
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; 

João 16:2-3
2 ... vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. 3 Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.

Pedro um apóstolo de Jesus certa vez escreve sobre aquelas pessoas más que lidamos no nosso dia a dia: 
1 Pedro 4:4
[Os maus] estranham que vocês não participem mais com eles dessa vida louca e imoral, e também falam mal

Jeremias estava prestes a ser levado ao matadouro, porque o seu povo não queria saber daquilo que Deus lhes tinha para dizer. 

Aparentemente o povo não estava furioso porque Jeremias dizia falsidades, ninguém o acusa de ser mentiroso, mas simplesmente o povo não quer ser disciplinado. Não quer reconhecer que andava mal.

Silenciar aqueles que nos importunam é a maneira mais eficaz de puder continuar numa conduta errada. Foi o que aconteceu com João Baptista, com Jesus, e ao longo da história com todos os crentes que querem viver piamente.

Timóteo deixa mais um alerta 
2 Timóteo 3:12
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...