Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

BEM AVENTURADOS OS MANSOS




3ª.     “Bem-aventurados os mansos, porque habitarão a terra.”  São Mateus 5:5

  • O que é mansidão ? Mat 5:5

Comumente tendemos a associar a mansidão com timidez e fraqueza. Mansidão não é timidez e nem fraqueza.

Uma nova dimensão de mansidão – uma qualidade a ser mais desejada do que o ouro.

Vivemos em uma sociedade em que parece haver cada vez menos mansidão e bondade, e mais agressividade e rudeza.

Existe uma relação direta entre a terceira bem-aventurança e as duas que a precedem.  A pobreza de espírito e a tristeza segundo Deus produzem a mansidão de coração.

 “Há, através das bem-aventuranças, uma progressão na experiência cristã. Os que sentiram sua necessidade de Cristo, os que choraram por causa do pecado, e se sentaram com Cristo, na escola da aflição, hão de, com o divino Mestre, aprender a ser mansos”. – Elllen White, O Maior Discurso de Cristo, pgs. 13 e 14.

 “Uma definição inspirada pareceria caracterizar a mansidão como a ausência de interesse próprio e a presença  de desprendimento. É o domínio do eu, espírito calmo e confiante, humildade de coração, o adorno interior.

A mansidão é portanto, calma interior e paz mental que se mostra num comportamento exterior gracioso, Cortes, bondoso e amigável. Tem sido considerada uma atitude de mente e de coração que prepara o caminho para a santificação.

A mansidão em sentido espiritual, pode ser definida como uma coragem calma, disposta a cumprir a vontade de Deus sem estardalhaço ou exibição, sem hesitação ou bajulação, sem calculismo ou interresse próprio mas por amor a Cristo.

  • Que terra os mansos herdarão ?  Sal. 37:11, Dan.7:27, II Ped.3:13

Pelo salmista Deus prometeu a terra aos mansos, (Sal. 37:11)
Daniel disse que “os reinos de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo” Dan. 7:27
Mas a terra prometida por Jesus é acima de tudo, a Terra restaurada, uma ‘nova terra’, onde ‘habita a justiça’, II Ped. 3:13.

Em quem você pensa primeiro quando se lembra de alguém manso?
Você conhece alguma pessoa que demonstra verdadeiro espirito de mansidão que não seja fraqueza ?

  • Exemplos Bíblicos de mansidão.  Quem é o maior ex. de mansidão?  Mateus 11:28 e 29.


Qual o significado espiritual da passagem que se inicia com as palavras de Cristo, “Vinde a a Mim”?

Jesus não só ensina a verdade. Ele é a verdade. Tudo o que ensina Ele viveu: o que pede que seus ouvintes se tornem Ele próprio é. É por isso que Ele pode convidar os homens a virem a Si, Aquele que é “manso e humilde de coração”.   A fonte de Sua gentileza e humildade está em Si mesmo, em seu coração, um coração cheio de devoção e compaixão por toda a humanidade.

“Temos de entrar para a escola de Cristo, a fim de aprender dEle mansidão e humildade. Redenção é o processo pelo qual a alma é preparada para o Céu. Esse preparo implica em conhecer a Cristo.” Ellen G White. O Desejado de Todas as Nações, pg 330.

  • Da violência para a Mansidão ...  Êxodo 2:11-14, Num.12:3, Atos 7:22

Moises não era manso por natureza... Como você explica a mudança radical de Moises?
“Nas escolas militares do Egito, foi ensinada a Moises a lei da força, e tão fortemente se apegou este ensino a seu caráter que forma precisos quarenta anos de quietação e comunhão com Deus e a Natureza para habilitá-lo à chefia de Israel pela lei do amor. Ellen G White, Educação pg 65.
“ E havia outras lições que em meio da solidão das montanhas, devia Moises receber. Na escola da abnegação e agruras, ele devia aprender a paciência, a moderar as suas paixões. ” Ellen G White, Patriarcas e Profetas, pg 247

  • Que testemunho o apostolo Paulo deu referente à sua transformação de seu caráter ? Atos 8:3, 26:9-11,  I Tim. 1:12 e 13, II Tim. 3:10.

  • Como podemos nos também desenvolvermos este precioso fruto do Espírito ?

  • Acolhendo, com mansidão, a palavra em vos implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tiago 1:21

  • Pela maneira como tratamos as pessoas: “dando provas de toda cortesia, para com todos os homens”. Tito 3:2

  • Pela maneira como pedimos aos outros: “e eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo”II Cor. 10:1

  • Pela maneira como instruímos as pessoas na verdade: “exorta com toda a longaminidade e doutrina” II Tim. 4:2.

  • Pela maneira como corrigimos nossos adversários “ Disciplinando com mansidão os que se opõe, na expectativa de que Deus lhes conceda ... o arrependimento para conhecerem a verdade. II Tim. 2:35

  • Pela maneira como nos comportamos em nosso relacionamento com o nosso próximo, “andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com logaminidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Efes. 4:1 e 2.

  • Permanecendo ligado em Cristo, Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. João 15: 5 e 10.

  • Onde se localiza a linha divisória entre ser manso e permitir que os outros obtenham vantagens injusta sobre nos ?

  • Jesus descreveu-se manso e humilde. Como conciliar isto com atitudes como a de expulsar os vendilhões do templo ?

  • Como os cristãos podem melhor desenvolver a mansidão ?


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...