Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

SERMÃO DA MONTANHA O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO Mat. 5: 13-16



Sermao da Montanha - : Mat. 5: 13-16

  • Quais algumas qualidades do Sal? 
Dá Sabor, Conserva, transforma e hoje é muito utilizado como matéria prima para muitos produtos.

Os ouvintes de Cristo devem estar cientes do papel que lhes cabe exercer, de tornar atrativos os valores do Reino de Deus, e preservá-los na sociedade. Jesus enunciou os princípios ativos do governo de Deus no Céu, bem como na Terra.
Todos os que afirmam ser amigos de Deus têm a responsabilidade de viver esses princípios, bem como de partilha-los com seus amigos não-cristaos, ou mesmo cristãos nominais.

  • O que faz que uma pessoa seja o Sal da Terra? Ou em outras palavras, como podemos ser o Sal no sentido prãtico?

Jesus salientou o fato de que Seus seguidores deviam usar a sua  compreensão da verdade para ajudar aos outros, em vez de meramente ostentá-la ou deixá-la inútil.

Referindo-se aos seus discípulos  como o Sal da Terra , Jesus estava emitindo um aviso solene: O Sal que perdeu o sabor não tem muito valor, e geralmente é jogado fora.

Jesus insistiu com Seus seguidores a relacionar-se  com as pessoas e partilhar ativamente sua fé.

“ O Sal deve ser misturado com a substancia em que é posto, é preciso que penetre a fim de conservar. Assim, é com o contato pessoal e a convivência que os homens são alcançados pelo poder salvador do evangelho”. EGW “O Maior Discurso de Cristo”, pg 36.

  • Jesus disse aos discípulos: “Vocês são o Sal da Terra, e não  vocês tem o Sal . Qual a diferença em sua opinião?  Mat. 5:13

Na verdade dar-nos em serviço a outros, é o grande amor de Cristo tornado real.

  • Que lição podemos apreender do fato de que o Sal, para ter efeito, deve ser posto na comida?

Jesus veio a esse mundo caído para associar-se às pessoas “salgando” a vida delas com a Sua própria. Ele tomou a iniciativa de busca-los aonde estavam e de levar-lhes o sabor de Seu amor e o deleite de Sua vida.

O Sal deve ser misturado com a substancia em que ~e posto; é preciso que penetre a fim de conservar. Assim , ~e com o contato pessoal e a convivência que os homens são alcançados pelo  poder salvador do evangelho.

  • Como o fato de o Sal perder o sabor representa o povo de Deus que se tornou infiel a Ele? Luc. 14 :34 e 35


Na opinião de vocês pode também representar a igreja, ou igrejas cristãs?

  • Que características na igreja de Laudiceia são equivalentes ao Sal sem sabor? Apoc. 3:15-17

“Aqueles que vivem para si mesmos são classificados sob o titulo da igreja laodiceana: mornos; nem frios nem quentes. O ardor do  primeiro amor extinguiu-se em egolatria... Pode haver uma linda aparência de zelo e cerimônias, mas esta ~e a essência de sua religião de fachada, Cristo ~e repugnante ao seu paladar.”  Comentários de EGW, DAS Bible Commentary, vol.7 pg. 962.

  • Porque o Sal que perdeu o sabor ~e pior do que não haver Sal nenhum? Mat.23:1-3

Não exercem nenhuma influencia para o bem do mundo. São pela falsa representação de Deus , piores que os incrédulos .EGW, O Desejado de Todas as Nações pg 306 
Pessoas muito religiosas podem, pela ma representação de Deus, causar grande dano às próprias verdades que defendem.

Ellen White identifica o Sal da Terra com o Amor de Cristo permeando nossa Vida. O Maior Discurso de Cristo pg 36

  • Como o amor de Deus torna possível amar os que não são amáveis? I João 4:11 e 12
Quando o amor enche o coração, fluirá para os outros, não por causa de favores recebidos deles, mas porque é o amor o principio da ação. Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, pg.38.

  • Que dimensão o amor cristão o torna tão eficaz em nosso mundo dilacerado? I Cor.13-4-8
  • Que esforços Satanás esta fazendo hoje para produzir sal sem sabor na igreja de Deus, à  semelhança de seu apelo a Eva ? Gen. 3:4 e5


Vos Sois a Luz – Mat.5:14-16

  • O que Jesus quis dizer quando comparou os discípulos com a luz do mundo?
Os cristãos consagrados procuram aclarar todos os conceitos equivocados sobre Deus, os quais escravizam o mundo.
Você já passou por um apagão?  Que luz Jesus esta se referindo?

  • O que é a verdadeira Luz? Como podemos cumprir com o mandado de Jesus: Vos sois a luz do mundo? João 1:4
  • “A vida estava nEle e a vida era a luz dos homens.”

Quem tem luz, deve compartilhar com todos o excepcional discernimento que lhes deu quanto à historia do grande conflito, o conhecimento de seu caráter e Sua mensagem distintiva para este tempo.
Quem tem a Luz tem 3 alternativas quando sua função neste mundo:
1ª. Tornar-se exclusivista, arrogante e egoísta.  Pode acumular bênçãos sob o pretexto de manter a  pureza interna.
2ª. Podem concluir que o preço do discipulado e muito elevado. É levado pelos caminhos do mundo, permitindo que este os influencie, em lugar de influenciá-lo.
3ª. Adotar a alternativa semelhante a Cristo, que equilibra a humildade e o senso de serviço com uma brilhante confiança nos valores do reino dos céus.

  • O que é a escuridão espiritual do mundo? João 3:19  Quais são os valores do mundo? Quais os valores de Reino de Cristo? Ler o verso 18 também.
  • “A condenação é esta: A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as obras deles  eram más.”

  • Que definição dá Paulo para trevas?  Rom.1:19-25

  • De acordo com Paulo o que a maioria dos pecadores escolheu em lugar da revelação do caráter de Deus ? Rom. 1:26-31

Como refletimos a Luz?
  • O que Jesus quis dizer quando comparou seus discípulos com a luz do mundo? Mat.5:14
  • “Vos sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade sobre o monte.”

  • Somos realmente a Luz do mundo? I João 1:5, Efes.5:8
  • “Esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é a Luz e nEle não há treva nenhuma.”
  • “Pois, outrora, éreis trevas, porem agora, sois luz no Senhor”...

  • O que é necessário para que uma luz cumpra com seu propósito? Como discípulos de Cristo, onde esta a nossa Luz?  Mat. 5: 14-16; 23:5,  Is.58: 6-10 e I Ped.2:9

  • O que torna ‘boas’ as obras ? Qual é o motivo correto para praticar boas obras? Mateus 6:1-3

  • A quem as nossas boas obras devem glorificar? Mat. 5:16, 6:1


                                             Como somos Sal  e  Luz  ?   O Cumprimento da Lei Mateus 5:17-48

  • Teria Jesus vindo para ensinar que a Lei não precisava mais ser cumprida ou guardada? Mat.5:17-20, Mat.3:13-16, 28:19
  • Conforme profecia do profeta Isaias, qual seria uma das características do Messias? Isaias 42:21,
  • Como Jesus tornou gloriosa sua Lei?




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...