Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA




4ª.    “Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justica, porque serao fartos. Mat. 5:6

  • Porque os que tem fome e sede sao felizes? Nao e uma contradicao?  O que faz uma pessoa que tem fome e tem sede?  Joao 8:37 e 38.
  • Justica – O que e? Com que esta relacionada?

E conformidade com a Lei de Deus, “ pois todos os teus mandamentos sao justica e o cumprimento da Lei e amor.

Rara e a pessoa que nao tem fome e sede de justica. Consciente ou inconsientemente, eles sentem o vazio interior da miseria humana, e sofrem com uma especie da doenca de alma.

  • O que significa ter fome e sede de justica ? A que especie de justica esta Jesus se referindo?

Dikaosune e traduzida 94 vezes como Justica, no Novo Testamento.

Para os gregos, no tempo de Jesus, justica seria conformidade com os costumes
Para os judeus, conformidade com os requizitos da lei , como a tradicao judaica a interpretava.
Para os cristaos, e Cristo e e alcancada pela fe. Ver Galatas 2:16, 3:24.

  • O que pode levar uma pessoa a ter fome e sede de justica?

“ O senso da propria indignidade levara o coracao a ter fome e sede de justica, e esse desejo nao sera decepcionado. Os que dao lugar a Jesus no coracao, compreender-lhe-ao o amor. Todos quantos anseiam ter semelhanca de carater com Deus, serao satisfeitos.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nacoes, pg 302.

  • O que faz com que tenhamos essa fome e sede?  Jer.31:3, Oseias 11:4.

“ De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atrai.” Jer.31:3

“Atrai-os com cordas humanas, com lacos, com lacosde amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas quiexadas e me inclinei para dar-lhes de comer.” Oseias 11:4

  • O que e  a justica de Deus, que Jesus quer que busquemos, e que relacao tem com o Reino de Deus? Mat. 6:33, Jer.26:3.

“Mas buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justica e as demais coisas vos serao acrescentadas.” Mat.6:39

“ Este e o nome com que o nomearao: O Senhor Justica Nossa.” Jer. 26:3

  • Quem serao  os “fartos” ? 

“ Unicamente aqueles que anseiam pela justica com o impaciente anseio de um homem perecendo de fome pela falta de alimento, ou sofrego pela falta de agua , a encontrarao. Nenhuma fonte terrena pode satisfazer a fome e sede da alma, sejam as riquezas materiais, profundas filosofias, a satisfacao do apetite fisico, ou  honra e poder. Depois de tentar todas essas coisas, Salomao comcluiu que ‘tudo e vaidade’.” SDA Bible Comentary, Vol.5, pg. 326.

  • Como eles serao serao fartos? Como se obtem justica? Rom.3:22,24 e 26, Rom. 4:4 e 5, Ef. 3:17 a 19.
“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas ...”(verso Apoc. 3:5)
         As vestes brancas, ‘são os atos de justiça dos santos’ (Apocalipse 19:9). O apóstolo Paulo na carta aos romanos nos diz que ‘não há justo, nem um sequer’ (Romanos 3:10) e o profeta Isaías compara a nossa justiça a um trapo de imundícia (Isaías 64:6). Porém, Cristo nos cobre com vestes de salvação, com o manto de Sua justiça (Isaías 61:10), e Apoc. 3:17 e 18 nos diz qual a nossa verdadeira situacao, e nos aconselha, ‘que de mim compres...vestiduras brancas para te vestires...’

“ Justica de Deus mediante a fe em Jesus Cristo, para todos, ( e sobre todos) os que creem, porque nao ha disticao.” Rom. 3:22
“Sendo justificados gratuitamente, por sua graca, mediante a redencao que ha em Cristo Jesus.” V. 24
“tendo em vista a manifestacao da sua justica no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador
daquele que tem fe em Jesus.
“Ora, ao que trabalha , o salario nao e considerado como favor e sim como divida. Mas, ao que cre naquele qeu justifica o impio, a sua fe lhe e atribuida como justica.” Rom.4:4 e 5.
“ e assim habite Cristo no vosso coracao, pela fe, estando vos arraigados e alicercados em amor, a fim de poderdes comprender, com todos os santos, qual e a largura, e o comprimento, e a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” Ef.3:17 a 19.

  • Qual e o papel de Cristo e qual e o nosso, em relacao a pratica de boas obras de justica? Ef. 2:8-10.


Pois pela graca sois salvos mediante a fe, e isso nao vem de vos; e dom de Deus; nao de obras para que ninguem se glorie. Pois somos feitura dela, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quis Ceus de antemao preparou para que andassemos nelas,” Ef.2:8 a 10.

  • Como a justica nos encontra? Luc. 15:3 a 7  -   Pessoas perdidas como ovelhas perdidas, nunca poderao por si mesmas o caminho para Deus, nem por inteligencia, propria nem por forca de vontade,
  • Qual a verdade central na parabola do fariseu e do publicano? Luc.18: 9-14  -  A justica e possivel unicamente pela fe.
  • Qual a verdade Central do credor incompassivo? Mat. 18:23-35 -   O Pecador e incapaz de restituir o debito a Deus.
  • De que forma a parabola das bodas ensina a verdade da justica comunicada? Mat. 1-14

 Pelas bodas e representada a uniao da humanidadecom a divindade, a vest nupcialsimboliza o carater que precisa possuir todo aqule que ha de ser considerado hospede digno para as bodas. EGW Parabolas de Jesus pg 311.

“ Isto que significa estar trajado com as vestes da Sua justica: Quando o entao o Senhor nos comtemplar, vera, nao o vestido de folhas de figueira, nao a nudez e deformidade do pecado, mas Suas proprias vestes de justica que sao a obediencia perfeita a lei de Jeova.” EGW Parabolas de Jesus, pg.312.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...