Youtube

domingo, 25 de outubro de 2015

14º ESTUDO - UMA LEI IMITÁVEL E ETERNA




Uma Lei Imutável e Eterna                             14

1.  Onde promulgou Deus solenemente a Sua lei? Êxodo 24:12: Deuteronômio 5:22-24.
Deus deu esta lei a Adão e Eva, que foram encarregados de a transmitir a seus descendentes. Com efeito, os patriarcas possuí­am um texto detalhado a esse respeito (Gênesis 28:5). No entanto, Deus propunha-Se comunicar Sua lei sob forma lapidar, imortal. Queria Ele proclamá-la de forma solene na presença de grande número de testemunhas e em meio de uma inesquecível e des­lumbrante demonstração de poder. Esta promulgação teve lugar sobre o monte Sinai, na presença de todo o povo de Israel isolado no deserto, longe de todo e qualquer contato com as outras nações “do meio do fogo, das nuvens e da escuridão”.

2.  Onde gravou Deus o texto de Sua lei? Êxodo 3 1:18; 32:16.

3.  Como sabemos nós que esta lei é perfeita, santa, justa e boa?
Salmo 19:8: 119:128, 172; Deuteronômio 4:8; Neemias 9:13; Ro­manos 7:12.
“A Lei é a expressão do pensamento e do coração de Deus”.
(E. Thouvenot)
Ela é uma imagem transcendente do caráter de Deus, que é a justiça perfeita. Deus é o seu autor, assim se explica que ela escape às fraquezas e erros humanos. Nela se refletem todos os atri­butos da Divindade.

4.  Que deu Deus a Israel além do Decálogo?
Um conjunto de leis cerimoniais ou rituais: Deuteronômio 31:9, 24-26; Efésios 2:15.
Além da lei moral, Deus deu a Israel um conjunto de leis cerimoniais ou rituais que tinham caráter diferente daquela. Se a primeira, escrita sobre duas tábuas de pedra e promulgada por Deus, colo­cada no interior da arca no lugar santíssimo do santuário, sob o propiciatório (Êxodo 25:16, 21), é divina, perfeita, espiritual, imutá­vel e eterna, e se dirige à humanidade inteira e a todas as idades:
a segunda. a lei cerimonial, escrita num livro e promulgada por Moisés (Deuteronômio 31:9, 24), colocada ao lado da arca (Deuteronômio 31:26), é antes de mais nada humana, imperfeita, carnal, local, temporária, transitória e essencialmente prefigurativa. Hebreus 7:16; 19; Atos 15:10; Gálatas 5:1; Moisés deu-a a fim de que servisse de regra às cerimônias, ritos e sacrifícios, coisas to­das elas prefigurativas do sacrifício de Cristo. Conseqüentemente tinha ela um objetivo profético o que significa que tenha cessado de estar em vigor no momento em que a profecia se cumpriu, ou seja no momento em que a imagem encontrou o objeto que ela prefigurava.

5.  De que modo Se referiu Jesus em relação à lei e como mos­trou a imutabilidade e a eternidade da mesma?  Salmo 40:8, 9; Mateus 5:17, 18; Lucas 16:17.
Cristo exaltou, magnificou e espiritualizou a lei de Deus. Libertou-i.~ das tradições com as quais os judeus a tinham rodeado. Elevou-a acima do materialismo dos fariseus, que eram fiéis à sua letra mas desrespeitavam o seu espírito.A esse respeito, é o sermão da mon­tanha bem significativo. “Analisado sob todos os sentidos possí­veis, Jesus cumpriu a lei. Cumprir uma lei, é levá-la à perfeição; cumprir uma lei é dar-lhe plena satisfação. Ambas as idéias se reúnem no espírito de nosso Senhor.. Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, Jesus Cristo perfeito em verdade, em santidade, em amor, veio para cumprir a lei; e, com efeito, a cumpriu” (Alexandre Vinet).

6.  Como a resumiu Ele?
Mateus 22:37-40.

7.  Que servirá 6. norma no juízo final?
Tiago 2:12.

8.  Qual é o texto desta lei?
Êxodo 20:1-17.

9.  Pode o homem modificar este texto?
Deuteronômio 4:2; Apocalipse 22:18, 19.

10. Como sabemos que amamos a Deus?

1 João 5:2, 3; João 14:15.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...