Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

O ESPÍRITO SANTO



  • Espirito Santo

Quem e’?   Gen.1:2; 1:26; 48:16; II Reis 2:9, 16              

O que é Espírito Santo?
O Espírito Santo é um Ser vivo, dotado de personalidade própria, uma Pessoa divina. Não é como crêem alguns: meramente uma influência ou emanação de Deus.
Nas páginas do Novo Testamento Ele é designado pelos seguintes nomes:
a) Espírito de Deus (Romanos 8:14)
b) Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
c) Espírito do Pai (Mateus 10:20)
d) Espírito do Senhor (II Coríntios 3:17)
e) Espírito Santo (Atos 2:1-4)
f)  Espírito da Sabedoria e Revelação (Efésios 1:17)
g) Espírito de Poder, de Amor e de Bom Senso (II Timóteo 1:7)
h) Espírito de Santificação (I Coríntios 4:2 1)
i)  Espírito de Consolo (Atos 9:3 1)
j)  Espírito da Glória (I Pedro 4:14)
k) Espírito da Verdade (João 14:17; 16:13)

Ele desempenha um papel muito importante em nossa salvação.

b) Ele foi quem inspirou os autores das Escrituras (I Pedro 1:21).
c) Ele é mencionado 88 vezes no Antigo Testamento e 262 vezes no Novo Testamento. Esta acentuada ocorrência é uma evidência do Seu valor.
d) Oramos ao Pai em nome do Filho, mas nos esquecemos de que é o Espírito Santo que intercede por nós com “gemidos inexprimíveis”.
e) A nossa salvação depende da aceitação de Cristo em nossa vida mas o Espírito Santo é o meio que Deus usa para alcançar os pecadores.
f)  Sendo a terceira Pessoa da Trindade, Ele tem o mesmo direito ao culto e à adoração.
Como igreja precisamos estudar mais e falar mais sobre o Espírito Santo.
Em virtude de cristãos de outras denominações atualmente falarem muito sobre o Espírito Santo, e a grande ênfase que os movimentos ca­rismáticos Lhe dão, é necessário um estudo mais acurado para compreender melhor o assunto.
A compreensão da Trindade e do Espírito Santo talvez sejam os dois maiores mistérios do cristianismo. É bom saber que a palavra mistério tem na Bíblia um significado diferente do que aquele que comumente lhe damos. “Mistério” é algo desconhecido ao homem até que Deus o revele.

Opiniões Opostas Sobre o Espírito Santo
Quanto a este problema o mundo cristão está dividido em dois grandes grupos:
1- Os que crêem que o Espírito Santo é um ser pessoal (a terceira Pessoa da Trindade).
2- Os que defendem ser Ele uma força, uma influência, um poder.

Um conhecimento lógico, inteligente e cristão apenas é encontrado na Bíblia.

Argumentos contestando ser uma pessoa:
a) O Espírito Santo é o poder do Altíssimo (Lucas 1:35).
b) No Antigo Testamento o Espírito Santo era uma essência que en­sinava e fortalecia (Efésios 3:16).
c) Sendo algo que se derrama não pode ser uma pessoa (Atos 2:17).

Que Promessa fez Jesus a Seus discipulos antes de os deixar?  Joao 14:16-18, 16:7   A Promessa de que Ele voltaria e que durante o interva-lo que deve preceder essa volta, Ele lhes enviaria o Consolador, o Espirito da Verdade.
O termo grego “Paracleto” traduzido por Consolador, quer dizer simultaneamente : defensor,auxilio, amparo, advogado.

Que dois textos onde o dogma da Trindade e’ formulado de forma evidente: Mateus 28:19, II Corintios 13:13.
E’ admitido geralmente que 3 qualidades particulares constituem a personalidade: a inteligencia a afetividade e a vontade.
Quais as funcoes do ES ?  Joao 16:8-11

Que mais e’ funcao dEle?  Joao 3:5; 14:17, 26; 16:13; Ezeq. 36:26-27; I Cor.6:11, II Tess.2:13

Que frutos produz Ele na vida daquele que O recebe?  Rom. 8:2, Gal. 5:22-25, II Cor. 3:18

Como nos opomos ao trabalho do ES ?  Ef.4:30-32,  Mat. 12:31-32,

Que pedido devemos dirigir a Deus ?  Luc. 11:13, I Tim.4;1-2

Uma das funcoes do ES , e’ capacitar o homen para aplicar os dons para que sua igreja seja aperfeicoada. Ef, 4:16, I Cor.12:1,4-11,25,28-31, 14:1,5,  Rom.12:4-8

Dez Importantes Funções ou Ministérios do Espírito Santo
1-  Convencer o mundo do pecado. Jesus colocou a convicção do peca­do como a primeira obra do Espírito Santo. “Quando o Espírito Santo vier, Ele convencerá a gente do mundo de que eles têm uma idéia erra­da a respeito do pecado” (João 16:8, BLH).

Sem consciência do pecado não há arrependimento. O Seu trabalho é mostrar o pecado e levar-nos ao arrependimento.
2-  Convencer o mundo da justiça. E trabalho do Espírito Santo convencer-nos de que em nós não há nenhuma justiça. Precisamos aceitar a justiça de Cristo que vem unicamente pela fé.
3-  Convencer-nos do juízo vindouro. Sempre devemos ter a consciência de que no final compareceremos diante do Tribunal Celeste. É o Espírito Santo que nos preparará para a aprovação neste exame final.
4-  Guiar-nos em toda a verdade. “Porém, quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará em toda a verdade” (João 16:13, BLH). Um dos papéis significativos do Espírito Santo é capacitar-nos para entendermos todas as verdades da Bíblia.
5-  Glorificar a Cristo. Uma das tarefas mais significativas foi a de glo­rificar a Cristo na mente e no coração dos discípulos depois de Sua ascensão (João 16:14).
“Tão verdadeiro é agora como nos dias dos apóstolos, que sem a ilu­minação do Espírito divino, a humanidade não pode discernir a glória de Cristo.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 508.
Um dos trabalhos mais significativos do Espírito Santo é levar-nos a glorificar a Cristo.
6-Apresentar a Deus as orações dos crentes em uma forma aceitável é um trabalho importante do Espírito Santo (Romanos 8:26).
7-  Agir poderosamente na Igreja para estabelecê-la e transformá-la num corpo bem unido (1 Coríntios 12:13 e 14)
8-  Conceder dons especiais aos dirigentes e aos membros da Igre­ja para sua edificação e para a propagação do evangelho (Efésios 4:11-13).
9-  Levar os membros da Igreja a produzir frutos (Gálatas 5:22 e 23).
10- Foi outorgado à Igreja para ensinar (1 Coríntios 2:10), para dirigir (João 16:13), para dar poder (João 16:13) e para falar quando fosse necessário. “E essencial que o cristão compreenda o significado da promessa do Espírito Santo pouco antes da segunda vinda de nosso Senhor Jesus. Falai sobre ela, orai por ela, pregai a seu respeito; pois o Senhor está mais disposto a conceder o Espírito Santo do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos.” —       Review and He­raId, 15(11/1892.

Espírito não é a mesma coisa que dons ou frutos do Espírito. Dom (dôron) significa o próprio Espírito Santo que é dado no momento da conversão. Os dons (karismata) são as capacitações que o crente recebe para promover a obra de Deus.

Por sua vez, o dom do Espírito não é a mesma coisa que fruto do Espírito (Gálatas 5:22 e 23). “O primeiro compreende a dotação com o poder divino de indivíduos na Igreja com o propósito de levar à perfeição. Fruto do espírito é qualidade de caráter visível nos membros da Igreja que se ren­dem inteiramente à guia do Espírito Santo.” —       SDABC, vol. 6, pág. 268.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...