Youtube

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O ÍDOLO QUE PRECISA SER DERRUBADO

L

O Senhor falou estas palavras a Gideão: "Toma o boi de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está ao pé dele" (Juízes 6:25).

O anjo vai pedir a Gideão que possa destruir o ídolo dedicado a Baal, que o seu pai tinha em casa. Isto mostra claramente quão longe este povo estava de Deus. 

Se notarmos bem quando o anjo do Senhor lhe aparece e o saúda dizendo que ele Gideão era homem valente, o próprio Gideão vai dizer: 
Juízes 6:13
13 ...Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto?... Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.

Para Gideão foi Deus que o deixou o povo, que os deixou ser invadido por um povo inimigo. 

Mas o texto mostra que era tanta a cegueira de Gideão, que ele nem percebia que quem tinha abandonado alguém, era precisamente o povo, pois tinham ídolos em suas próprias casas e achavam isso tudo normal. 

A primeira coisa que Deus faz, antes de avançar com Gideão para vencer os Midianitas, foi incumbi-lo de destruir o ídolo que estava em casa do seu pai. 

Como é que Gideão achava que Deus o tinha abandonado se desde pequenino estava familiarizado com outro deus em sua casa e achava isso normal?

Prezado amigo, na realidade este tipo de vivência espiritual é bastante comum entre nós cristãos, por vezes temos um ídolo tão acariciado, que achamos normal ter uma vida espiritual e ao mesmo tempo dedicar às nossas forças o nosso tempo, e o nosso dinheiro, a esse deus e achar que isso pode ser compatível.

Deus estava prestes a dizer a Gideão que não existe comunhão entre os ídolos e Deus, ou impera um ou o outro. 

A nossa vida não vai progredir enquanto não colocarmos o nosso ídolo de lado. 

Um dia um jovem rico chegou-se a Jesus e perguntou-lhe o que tinha de fazer para ganhar a vida eterna, e Jesus lhe impôs as condições, Jesus disse: Mateus 19:17
17 Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Jesus continua e diz-lhe: 
Marcos 10:19-21
19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.

Aparentemente este jovem guardava os mandamentos, Jesus tinha mencionado sobretudo os mandamentos relacionados com o próximo, e segundo a resposta deste jovem ele os cumpria todos. 
Muitas vezes olhamos para nós como sendo pessoas boas, que não fazem mal a ninguém, que não matam, não roubam, não prejudicam os outros, e achamos que comparados com outros estamos mais aptos a entrar no céu do que eles. 

Mas existe uma verdade bíblica que nos surpreende a todos, e essa verdade é que, a minha vida eterna, não depende nem das coisas boas que faço nem das más.

Ou seja, mesmo que eu faça coisas muito boas, e que os outros me considerem uma pessoa muito boa, isso não me dá entrada no céu. É por outro lado se eu for um assassino, ladrão, mentiroso, que prejudique o próximo, também não é impeditivo para ganhar o céu.

Por outras palavras o que eu quero dizer é que o céu não se perde ou se ganha por mérito ou demérito próprio. Mas se aceitarmos Jesus como Senhor da nossa vida, e a colocarmos em dia com ele. 

Jesus vai então dizer uma coisa a este jovem: 
“UMA COISA TE FALTA”, Jesus estava a dizer a este jovem que só lhe faltava um coisinha, ou seja o jovem estava com 99% de nota para entrar no céu e só lhe faltava 1%, “UMA COISA TE FALTA” Jesus então indica-lhe o requisito, “VENDE TUDO O QUE TENS DÁ AOS POBRES E TERÁS UM TESOURO NOS CÉUS, DEPOIS VEM E SEGUE-ME”

Segundo Jesus para este jovem faltava-lhe apenas uma coisa. Ou seja havia somente “UM ÍDOLO” que precisava ser derrubado. 

Aparentemente o jovem pensava que tudo está bem com ele, pois respeitava os seus pais, não matava, não adulterava, não roubava, não cometia, não cubicava, no entanto a sua religião era vã pois havia uma falha na sua vida, foi lhe dito qual era e não quis abdicar dela. 

O seu deus era o dinheiro, e não o Deus verdadeiro, nesse sentido os primeiros 4 mandamentos da lei de Deus foram por água a baixo. Afinal não cumpria toda a lei, além do mais naquilo que ele se achava um cumpridor exemplar, que era no amor ao próximo, acabou por se revelar uma fraude, visto que quando Jesus lhe disse para distribuir a sua riqueza pelos pobres, ele encolheu a sua mão. 

Provavelmente com Gideão também faltava algo, Deus o tinha escolhido, o tinha considerado um homem valente, mas havia algo  que ainda lhe faltava, e isso era derrubar o ídolo que por tantos anos conviveu com ele.

Prezado amigo, hoje Jesus também te diz que existe na tua vida “UMA COISA TE FALTA FAZER”, qual é o ídolo que te impede de entrares no reino de Deus.

Salmos 37:5
5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...