Youtube

domingo, 25 de outubro de 2015

21º ESTUDO - O BATISMO




O Batismo                                                        21

1.  O que é que acompanhava a pregação de João Batista?  Lucas 3:3; Mateus 3:6.

2.  Por quem e de que modo foi Jesus batizado? Mateus 3:13-17; Lucas 3:21, 23.

3.  De que modo completou Jesus o batismo de João? Lucas 3:16.
Ao introduzir o Espírito Santo como elemento permanente na vida do crente batizado, Jesus deu todo o significado ao batismo de água pregado e praticado por João Batista.

4.  Qual é o significado exato do Batismo? Colossenses 2:12; Romanos 6:3, 4.
“A descida à água representava sempre uma imersão, e conse­qüentemente um sepultamento, e a saída da água uma ressur­reição. Assim como o sepultamento é a constatação definitiva da realidade da morte e a ruptura do último elo entre o homem e a sua vida terrestre, também o batismo do crente constata publica-mente a sua morte para o pecado implicada na sua fé e na ruptura radical com a sua antiga vida mundana e egoísta”.
Frédéric Godet

O batismo não é o meio da grande restauração moral que faz passar o pecador da morte para a vida, não é senão o símbolo. Esse milagre é obra do Espírito Santo. O batismo é o sinal exterior pelo qual o neófito dá prova de renúncia ao mundo, à vida passada, ao pecado, e manifesta o seu desejo de morrer com Cristo, para em seguida O representar e viver a Sua vida.

5.  De que é ele imagem?
João 3:3, 5; Gálatas 3:2 7; 2:20; II Coríntios 5:17.

6.  Para que o batismo seja válido, quais as duas grandes condi­ções que impõe ao candidato?
O arrependimento e a Fé Atos 2:37,38; 8:36,37; Marcos 16:16.

7.  Segundo a Bíblia, como deve o batismo ser realizado?
A imersão aplicada aos adultos: Marcos 1:5, 10; I João 3:23; Atos 8:38, 39.
O  verbo batizar vem do grego baptizien: mergulhar, imergir. O significado da instituição, a prática apostólica e a acepção da pró­pria palavra eliminam muito naturalmente a aspersão que se torna verdadeiramente sem significado algum. Infelizmente a palavra batismo perdeu a sua própria definição, é por isso que é necessá­rio juntar-lhe os dois vocábulos: por imersão (o que é afinal um pleonasmo) ou por aspersão (o que é nem mais nem menos uma expressão contraditória quanto aos termos, poderá comparar-se com a expressão seguinte: uma imersão por aspersão).

8.  Qual foi a primeira das duas transformações que retiraram ao batismo o seu verdadeiro significado (um símbolo de morte e de vida) para dele fazer um meio de salvação?
A introdução do batismo das crianças.
O batismo das crianças foi consequência do desejo de atingir as multidões, da tendência muito humana de preferir a quantidade em vez da qualidade.
“Trata-se de fazer entrar toda a gente na rede, e aquela forma de batismo era o que se podia inventar de mais eficaz para atingir esse objetivo”.
Professor Roger

9.  E qual é a segunda dessas transformações? A prática da aspersão.
“A maior parte dos liturgistas admite de uma maneira geral: 10) que houve imersão total desde os tempos evangélicos até cerca do século XII: 20) que do século XIV ao século XV se empregou a imersão parcial do corpo (do qual somente a parte inferior permanece dentro da água), com infusão (aspersão) sobre a cabe­ça; que a partir do século XV somente a infusão substituiu a infusão acompanhada de imersão”.
Abbé Corbet
10.Que ordem dá Cristo à Sua Igreja?
Mateus 28:19, 20; Marcos 16:15, 16.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...